margem-de-lucro

No post  # 1 e # 2  falei das 2 alavancas de vendas  que são elas

# Velocidade – veja aqui o artigo completo

# Quantidade ( volume)- veja aqui o artigo completo

Agora a  terceira alavanca é  o  valor agregado.

 Cada produto seu tem sua “margem de contribuição” e sabendo  qual o produto ou serviço é o mais importante para seu negócio você consegue focar naqueles que tem um valor agregado maior e uma margem de contribuição mais ampla.

Muitas vezes trabalhamos muito e os resultados simplesmente não aparecem. Esse é um fator de desmotivação. Ao utilizar o acompanhamento de metas por valor de oportunidades, você consegue ter com mais facilidade uma visão de como andam seus resultados no período. Trabalhar produtos ou serviços com maior margem de contribuição, impulsionam seus resultados a curto, médio e longo prazo.

Algumas coisas que você deve ter em mente antes de definir suas metas é saber exatamente quais os produtos tem uma maior margem de contribuição. Isso irá impactar sensivelmente seus resultados. Escolhendo a meta de forma coerente você irá mudar os resultados seus e de sua equipe.

Em outro post irei falar mais de METAS. Agora falando de números, siga o exemplo;

Para um produto A que  a MC é de R$ 10,00 onde sua meta é 1000 unidades mês o resultado ao atingir a meta será de R$ 10.000,00 .

Agora imagine outro produto B com as mesmas características com a MC de R$ 20,00 onde sua meta é 500 unidades. O resultado final será o mesmo, ou seja os R$10.000,00. Assim você começa a entender como e onde deve focar seu trabalho.  Se você aumenta em 10% suas vendas no produto A  terá um impacto de R$1000,00 e se trabalhar aumentar 15% o produto B terá um impacto de R$ 1500,00 ( 75 unidades x 20,00).

Essa simples conta permite você avaliar e saber qual a direção deve tomar.

Estabeleça suas metas baseado nas margens que você tem. Isso e vá criando novas metas depois de já ter definido qual o melhor  produto ou serviço a ser trabalhado.

Bons negócios e boas vendas.

Tavares é co-fundador do Meets e tem como missão ajudar as empresas a vender mais todos os dias.

tavares perfil abril 2014

 

 

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