Produtividade da Equipe de Vendas

Que tal aumentar a produtividade da equipe de vendas? Temos algumas dicas que irão ajudar você a tornar isso possível

Se tempo é dinheiro, o que podemos dizer do tempo de uma equipe de vendas? Como sabemos que ele é crucial para o sucesso de uma empresa, aumentar a produtividade da equipe de vendas deve ser prioridade.

Prioridade, não apenas porque quanto melhor for o desempenho de um vendedor, mais ele vende.

Mas também, porque aprender a priorizar é importante. Principalmente para os vendedores, que são os motores de crescimento de uma empresa.

Quando uma equipe de vendas não está batendo suas metas, ou até mesmo, está gastando um tempo desproporcional em atividades não relacionadas às vendas, algo está errado.

Muitos gestores acreditam que o que há de errado é preguiça, falta de persistência, profissionalismo e etc.

Mas, a atitude da equipe pode não ser o problema. Em vez das pessoas, o trabalho pode ser o grande culpado.

Ou melhor, o fluxo de trabalho.

Por isso, quando se trata de permitir que a sua equipe de vendas seja mais produtiva e tenha um melhor desempenho, aqui estão algumas ideias que você precisa considerar.

#1. Automatize tarefas repetitivas

Acredita-se que um vendedor acabe gastando apenas 1/3 do seu dia vendendo, e metade do seu tempo em tarefas administrativas e outras tarefas não relacionadas às vendas.

Fazendo um cálculo rápido, em um dia, um vendedor passa menos de 3 horas realmente vendendo.

Embora seja praticamente impossível que um vendedor esteja vendendo 100% do seu tempo, vender apenas em 1/3 do tempo é uma estatística assustadora.

Há espaço para melhorar esse número, e a maneira mais fácil de conseguir isso é automatizar as suas tarefas administrativas básicas.

Por exemplo, é possível automatizar a geração de relatórios, a realização de chamadas telefones, a assinatura de contratos, o atendimento de chamadas, as respostas de e-mails e outras tarefas que tomam o seu tempo.

A internet, a tecnologia e os novos serviços podem ajudar – e muito – a aumentar a produtividade de cada vendedor, elevando o seu nível de performance.

Produtividade da Equipe de Vendas

#2. Divida suas atividades

Ir e voltar para várias tarefas exige que nossa mente faça muitas mudanças. É algo cansativo e totalmente improdutivo.

No final, nossa cabeça está com a certeza de que gastou muito tempo para realizar poucas coisas.

Por isso, incentive seus vendedores a dividir as tarefas: realizar todas as chamadas telefônicas ao mesmo tempo, sem parar no meio delas, para verificar e-mails ou realizar quaisquer outras chamadas.

Ao dividir as tarefas e agrupá-las, além de ter foco total nas atividades a serem realizadas, você ainda divide suas tarefas para garantir que elas sejam executadas da melhor maneira possível.

Podemos fazer uma rápido comparativo de agrupar e dividir tarefas com lavar louça.

Quando estamos lavando louça, lavamos sempre os mesmos objetos juntos: todos os pratos, todos os talheres, todos os copos, e assim por diante.

Por que fazemos isso? Simples: porque assim lavamos mais rápido toda a louça.

Para aumentar a produtividade de sua equipe de vendas, incentive que cada vendedor agrupe suas tarefas em blocos.

#3. Reserve um horário para as reuniões ou fuja delas

As reuniões são uma completa perda de tempo se não são executadas de forma eficiente e dentro de um cronograma.

Reserve um horário regularmente para as reuniões e tenha um propósito claro para cada uma.

Se você não tem um propósito para uma reunião, cancele.

Não faz sentido nenhum juntar pessoas ao redor de uma mesa, se você não tem um objetivo para isso.

Além disso, é melhor manter as reuniões curtas. As reuniões curtas encorajam as pessoas a falar rapidamente e não se deixarem distrair.

Meia hora deve ser tempo bastante para discutir um tema, decidir e definir os próximos passos, além de esclarecer todas as dúvidas.

#4. Combine marketing e vendas

A mão direita sabe o que a esquerda está fazendo?

Uma parceria íntima entre marketing e vendas é importante para a produtividade e para o controle das vendas.

No entanto, poucas empresas operam dessa maneira.

As suas equipes de marketing e vendas determinam os pontos de dor de seus clientes e definem o que é um lead de alta qualidade em conjunto?

Trabalhar em conjunto no plano geral ajuda os vendedores a se sentirem importantes na geração de leads e os profissionais de marketing importantes na geração de vendas.

Isso vai criar um senso de responsabilidade para que ambas as equipes entendam que trabalhar juntos é o melhor que têm a fazer.

Embora possa parecer que o marketing diminui a produtividade de vendas, o que acontece é justamente o contrário.

#5. Forneça ferramentas para flexibilizar o trabalho

Sua equipe de vendas precisa estar na rua. Afinal, é lá que os verdadeiros contatos e oportunidades de vendas acontecem.

Ficar no escritório o dia todo não tem mais sentido.

Apesar da popularidade das mídias sociais, as pessoas continuam dando valor às interações reais.

Permita que sua equipe de vendas esteja vendendo em qualquer lugar, mas certifique-se de ter as ferramentas certas para que isso aconteça.

Dependendo do seu segmento, isso significa disponibilizar um tablet, um CRM, um catálogo virtual, ou outras ferramentas úteis para tornar o seu processo de vendas ainda mais eficiente.

No que diz respeito aos locais de reunião, às vezes não é conveniente levar o seu potencial cliente no escritório.

As cafeterias podem ser um ótimo local para um encontro casual e menos formal, mas se você precisar de um local de encontro silencioso e garantido, um escritório virtual pode ser excelente.

Lá, além de uma excelente infraestrutura, você encontra toda a tecnologia necessária para uma apresentação profissional para seus clientes.

Os escritórios virtuais, podem ainda, ser uma ótima opção para representantes comerciais receberem potenciais clientes que precisem de um ambiente profissional.

Produtividade da Equipe de Vendas

#6. Reconheça um trabalho bem feito

A motivação é uma das chaves da eficiência.

As pessoas que estão motivadas a fazer um bom trabalho, ou simplesmente ganhar reconhecimento, são mais propensas a fazerem o trabalho certo.

Nunca subestime o poder do reconhecimento.

Respeite a sua equipe de vendas, reconheça-os, trabalhe com cada um individualmente, nutra seus talentos, dê espaço para crescerem e se desenvolverem, e você certamente será recompensado com sua produtividade.

Finalmente, não se esqueça de desenvolver uma maneira de medir a produtividade e o sucesso.

Sem uma referência, é impossível saber se você realmente fez algum progresso.

Para uma equipe de vendas, o número de clientes envolvidos e o número de vendas finalizadas são boas métricas a serem consideradas.

Considere essas dicas para aumentar a produtividade da equipe de vendas

Você nunca vai aumentar a produtividade simplesmente dizendo para seus vendedores serem mais produtivos.

Ao usar nossas dicas, você deve ajudar os vendedores a orientar o seu tempo e foco no que eles fazem de melhor: vender mais.

Com isso, você vai mudando, aos poucos, o comportamento dos vendedores, e utilizando-os de exemplo para fazer com que inspirem uns aos outros.

Quando os resultados começarem a aparecer, todos estarão engajados em torno de uma rotina mais produtiva.

Certamente, aplicar nossas dicas à sua equipe de vendas, vai permitir que, no curto prazo, você consiga aumentar a produtividade da equipe de vendas.

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>