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Por que o cadastro de clientes é importante?

Você sabe a importância do cadastro de clientes? Sabia que esse cadastro pode melhorar seus resultados, auxiliar na elaboração de ações estratégicas para sua marca e na tomada de decisões? Confira agora sua importância e mude sua visão!

Inicialmente, sabemos que ter um cadastro de clientes pode parecer algo monótono e sem sentido. Pode nem ser algo tão legal ou divertido para o seu negócio em um primeiro momento. No entanto, há um outro lado. Ter uma maneira de coletar informações do seu cliente e utilizá-las, pode realmente melhorar o seu backoffice. Afinal de contas, conhecer um pouco sobre os clientes, prospects e potenciais clientes de um negócio é indispensável para mensurar e prever resultados.

Há poucas décadas atrás, as escolhas de nossos clientes eram limitadas. Eles eram, praticamente, obrigados a comprar daquele fornecedor que tinha um produto ou serviço para oferecer. Hoje, o mundo mudou. Os clientes têm toda uma gama de marcas e ofertas para escolher e caminhos a seguir.

Esses caminhos vão mudando, de acordo com o que as pessoas querem, como querem e como gostam de ser tratados. Conhecer e catalogar o cliente é importante, já que se eles não estão satisfeitos com o negócio eles simplesmente vão buscar outro negócio.

É justamente nesse momento que entra em cena o cadastro de clientes e sua influência positiva sobre a sua inteligência comercial. Se você ainda não sabe o porquê de ter um cadastro de clientes, vamos ajudá-lo com 5 dicas.

DICA DE LEITURA MEETS: Saiba também por que parar de usar planilhas de vendas em um texto exclusivo no Blog do Meets!

1. Fazer com que os clientes voltem

Qual o melhor tipo de cliente que uma empresa pode ter? Aqueles que compram novamente, não é mesmo? E para isso, seu cadastro de clientes pode ajudá-lo a conseguir mais clientes voltando e comprando novamente aquilo que você vende.

Como isso é possível? Ao saber coisas importantes, como quais foram suas compras no passado; ou quando compraram pela última vez. Ao analisar esses detalhes, você pode criar ações comerciais personalizadas para que os seus clientes voltem a comprar com você.

Se você sabe, por exemplo, que seus clientes gostam de chocolate meio-amargo, então talvez eles estejam interessados em sua nova linha de chocolates especiais, que acabaram de chegar. Que tal convidá-lo para uma degustação?

Ter um cadastro de clientes é uma oportunidade de ter muitas informações sobre e utilizá-las para se conectar novamente com eles.

Cadastro de clientes. Meets.
Cadastro de clientes. Reprodução: www.pexels.com

2. Descubra o seu cliente ideal através do cadastro de clientes

Os clientes ideais são aqueles que você mais deseja. Seu cadastro de clientes pode ajudar a descobrir o perfil certo do cliente para a sua empresa.

Comece procurando clientes que gastam mais dinheiro com a sua empresa; ou que têm uma frequência maior de compra daquilo que você vende. Com essa informação, pense: o que os distingue dos outros clientes? Não se esqueça de analisar o lucro que cada cliente proporciona e não apenas o valor de cada venda.

Ao manter o controle de detalhes importantes em toda relação com o cliente, você poderá ter uma imagem do cliente perfeito. Talvez, seus melhores clientes sejam pessoas com quem você se relaciona online, ou até mesmo pessoas que compram por impulso.

Saber um pouco mais dessas informações pode ter uma grande valia em ajudá-lo a adaptar o seu processo de vendas para melhor.

DICA DE LEITURA MEETS: Saiba mais sobre o que é gestão de clientes e como otimizar em um artigo no Blog do Meets!

3. Produza clientes mais felizes

Todo negócio vive de clientes felizes. Isso nos leva à pergunta: por que algumas empresas produzem clientes infelizes? A verdade é que, às vezes, um negócio perde o contato com as necessidades do cliente.

Um cadastro de clientes forte pode ajudá-lo a garantir que você esteja fazendo tudo que estiver ao seu alcance para agradar o cliente.

Seu cadastro de clientes não deve ser apenas uma planilha. Você precisa ter a opção de usar o seu cadastro de clientes para acompanhar suas conversas de vendas, atribuir tarefas e acompanhar os relacionamentos.

Ao saber tudo aquilo que é possível sobre seus clientes, toda equipe pode oferecer um melhor serviço a ele e formar clientes felizes em seu negócio.

4. Saiba o contexto das coisas

O contexto é muito importante. Vamos fingir que você tem um cliente que acabou de lhe enviar uma mensagem irritada sobre o seu produto ou serviço.

Antes de pensar na resposta, você não gostaria de saber, por exemplo, o que o levou a enviar a você essa mensagem? O cadastro de clientes pode lhe dar a imagem completa dessa mensagem. Talvez, o seu cliente tenha alguma história problemática. Ou talvez esse possa ser um bom cliente com uma história ruim para compartilhar, e que por isso, precisa apenas de atenção.

Conhecer o contexto do seu cliente ajuda em tudo, desde fazer com que você venda mais até lidar com pagamentos em atraso e receber referências e seus clientes atuais. Se você não estiver compartilhando o contexto do cliente através de seu cadastro de clientes, você já sai perdendo.

Cadastro de clientes na importância de entender o contexto. Reprodução: www.freepik.com

5. Coloque os clientes no centro do negócio

É preciso envolver todas as pessoas do seu negócio para agradar o seu cliente. O seu cadastro de clientes deve envolver e permitir a colaboração.

Ao manter detalhes de um cliente em um cadastro, você pode distribuir os clientes entre as vendas de maneira facilitada. Você também pode ter controle sobre a vida útil dos clientes, mesmo que os funcionários entrem e saiam da sua companhia.

Quando cada vendedor tem o seu cadastro de clientes de maneira independente, não temos um cadastro centralizado. Um cadastro de clientes pode reunir todos os dados de contato para que ele seja útil para toda a equipe.

Você também pode ter o conhecimento de informações importantes e saber o que fazer para que os clientes estejam satisfeitos.

Você mantém seu cadastro de clientes atualizado?

Agora que você já sabe como um cadastro de clientes pode ajudar você, que tal começar a pensar como implementar um cadastro público completo para ajudar na sua força de vendas?

Um cadastro de clientes não é apenas um detalhe chato que apenas grandes empresas devem se preocupar. Todas as empresas devem ter um banco de dados ativo cheio de contexto em seus potenciais e clientes.

O cadastro de clientes é o seu centro de inteligência, onde você tem acesso a todos os detalhes de seu cliente e pode melhorar seu negócio através da abordagem comercial. Isso vai ajudar a sua empresa a ter uma maior eficiência operacional, para satisfazer as necessidades dos clientes. E, por outro lado, vai permitir que você saiba exatamente onde seus vendedores e equipe comercial estão, para aí entender o que precisa ser feito para aumentar cada vez mais os resultados.

Agora que você já entende tudo isso, prepare, de forma organizada, o seu cadastro de clientes e conte com o Meets para ajudá-lo. Nosso CRM possui facilidade para cadastrar uma oportunidade, separá-la por Tags e agendar um atendimento personalizado na sua agenda. Ademais, contamos com uma central de atendimento estruturada e integrada ao CRM, auxiliando na melhoria comunicacional com seu cliente e seu público interno. Disponibilizamos também diversas integrações, automações e tecnologias para facilitar o dia a dia do seu negócio. 

Ainda não realizou o cadastro dos seus clientes? Não possui um histórico detalhado com informações importantes para definir suas estratégias de marketing digital, por exemplo? Então não perca mais vendas e clientes, faça já um teste gratuito no Meets ou converse com nossos colaboradores.

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