HomeVendasComo enfrentar uma crise de forma mais eficiente?

Como enfrentar uma crise de forma mais eficiente?

Saiba nesse artigo como você pode enfrentar a crise de forma mais eficiente e saudável.

Mas do que nunca agora você precisa saber como vencer na crise.

Para quem já está perto de meio século como eu  já viveu um país em crise por vários anos. Sabemos  o que são altos e baixos da economia. Inflação, desemprego,mais insegurança, menos consumo e mais incertezas.

Mas qual a lição que podemos tirar do passado para melhorar nossos resultados a curto e médio prazo?

Fato é que muitos esperam que o Brasil saia desse marasmo somente daqui a dois anos. Muito tempo que pode fazer uma grande diferença.

Muita água vai passar por baixo da ponte, empresas vão quebrar e empregos serão extintos.

Sem entrar aqui no aspecto político, entenda como vencer na crise pois o que quero mostrar aqui é que algumas ações podem e devem ser tomadas por qualquer empresa ou pessoa.São dicas práticas que quero deixar aqui que podem ajudar a você a passar de forma mais tranquila por esse mar agitado.

Durante os anos que vivi na década de 80 e 90 pude perceber alguns pontos comuns que me ajudaram a aprender o que deve e não deve ser feito.

As vezes parece óbvio o que se fala, mas na prática muitas empresas desaparecem porque não conseguem reverter o ciclo da falência.

Aqui um caso bem emblemático de uma empresa que prestei consultoria onde até dezembro de 2104 faturava mais de 3 milhões mensais com 20 vendedores em uma área de alimentação.

Em maio do ano (2014) essa empresa caiu sua receita mensal para 1,5 milhões e começou a ficar preocupada com o futuro. A verdade é que  a água já havia entrado dentro do barco e ela já começou a afundar.O futuro chegou e não deve levar muito tempo para ficar toda alagada.

Citei esse exemplo como mais um caso de uma empresa que estava passando dificuldades. Hoje quando revejo esse artigo em 2020, ainda encontro sua marca rodando nos caminhões de entrega na cidade. Não sei sua situação atual, mas entendo que certamente ela deve ter feito a lição de casa.

Neste momento que vivemos de COVID-19 você precisa estar preparado para saber como vencer na crise

1- Organização primeiro passo de como vencer na crise

É fato que quanto mais organizada for uma empresa ,mais fácil será para ela se recompor. Mesmo que seu nicho de mercado seja um nicho difícil e pouco atraente.

Se manter organizada é a melhor forma de ter um controle mais efetivo e tomar as decisões mais rapidamente. Vi muita gente quebrar porque não enxergou e não conseguiu implantar esse princípio básico.

Hoje temos muito mais condições de ser  e estar organizados. Muito mais do que na década passada. Ferramentas , sistemas e internet e celulares facilitam nosso dia a dia. Se antes para gerenciar uma equipe de vendas era uma enorme dificuldade, era necessário reuniões, quadros, metas em planilhas e relatórios semanais, hoje você pode ter tudo isso na hora de qualquer lugar usando apenas uma simples ferramenta o Meets. Mas o mais importante disso é  entender que o sistema em si só não resolve seu problema de organização. Ele vai ajudar muito a sua equipe e a você.Mas deve haver um trabalho onde a cultura da empresa esteja focada em otimização, metas, resultados, funis de vendas e atendimento.Isso tudo com o Meets você amplifica e potencializa seus resultados.

2-Foco

Manter o foco onde se pode ter resultado é o caminho mais eficiente.Esquecer momentaneamente os produtos  que não são atrativos e que sua margem não permite erros é outro ensinamento que aprendi nos anos de crise.

Lembro que quando trabalhava com meu pai na sua rede de hotéis o patinho feio só funcionava no verão. Apesar de dar um resultado excelente no verão consumia tempo e esforço no inverno. Ao decidir vender focamos em unidades que  tinham um resultado mais equilibrado. Isso permitiu enxergar oportunidades que antes não enxergávamos.

Esse é o grande problema do foco. Percebemos apenas o que nossa mente está preparada pra enxergar.Quando mudamos a expectativa e o ângulo de visão passamos a ver novas oportunidades.

3-Metas e resultados para entender como vencer na crise

Se você é daqueles que enxerga a meta como um horizonte distante, vai perceber que o mar está cheio de tubarões e você vai ser logo engolido. Estabelecer as metas pessoais e de sua equipe é fundamental pra se manter vivo. Colocar os tubarões dentro do tanque e começar  a se mexer pra se manter vivo é fundamental. Estabeleça metas por período,por colaborador. Isso irá te ajudar a enxergar quem está acompanhando o resultados e quem está fora da curva.

4- Simplicidade

As vezes pensamos que os resultados vem de algo muito complexo. Na verdade na crise , manter a as coisas simples é parte da solução do problema. Lembro que nas provas de matemática na escola as respostas estavam na minha cara e eu simplesmente estava cego. Manter a simplicidade permite chegar perto da perfeição. Esse é o objetivo do Meets. Encontrar sempre as respostas para suas necessidades de forma simples faz parte do nosso dia a dia. Experiente , compare e acima de tudo use. Seus resultados irão aparecer.

Eu vou adorar receber um email como da Nancy que disse:

? Feliz

não conseguimos mais viver sem o Meets 

Para suporte ou ajuda na implementação do Meets veja aqui.

Afinal de contas queremos um país com mais empregos, mais resultados e mais empresas produzindo. Se esse artigo te ajudou de alguma forma e a sua empresa, deixe seu comentário, compartilhe .

Sua opinião é muito importante para nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Posts Populares

spot_img

Posts Relacionados