Como enfrentar uma crise de forma mais eficiente ?

Como enfrentar uma crise de forma mais eficiente ?

meets naufragando

 

 

Para quem já está perto de meio século como eu  já viveu um país em crise por vários anos. Sabemos  o que são altos e baixos da economia. Inflação, desemprego,mais insegurança, menos consumo e mais incertezas.

Mas qual a lição que podemos tirar do passado para melhorar nossos resultados a curto e médio prazo?

Fato é que muitos esperam que o Brasil saia desse marasmo somente daqui a dois anos. Muito tempo que pode fazer uma grande diferença.

Muita água vai passar por baixo da ponte, empresas vão quebrar e empregos  serão extintos.

Sem entrar aqui no aspecto político,o que quero mostrar aqui é que algumas ações podem e devem ser tomadas por qualquer empresa ou pessoa.São dicas práticas que quero deixar aqui que podem ajudar a você a passar de forma mais tranquila por esse mar agitado.

Durante os anos que vivi na década de 80 e 90 pude perceber alguns pontos comuns que me ajudaram a aprender o que deve e não deve ser feito.

As vezes parece óbvio o que se fala, mas na prática muitas empresas desaparecem porque não conseguem reverter o ciclo da falência.

Aqui um caso bem emblemático de uma empresa que até dezembro de 2104 faturava mais de 3 milhões mensais com 20 vendedores em uma área de alimentação.

Em maio dessa ano essa empresa faturou 1,5 milhões e começou a ficar preocupada com o futuro. A verdade é que  a água já entrou dentro do barco e ela já começou a afundar.O futuro chegou e não deve levar muito tempo para ficar toda alagada.

 

Então vamos lá:

 

1- Organização– É fato que quanto mais organizada for uma empresa ,mais fácil será para ela se recompor. Mesmo que seu nicho de mercado seja um nicho difícil e pouco atraente.

Se manter organizada é a melhor forma de ter um controle mais efetivo e tomar as decisões mais rapidamente. Vi muita gente quebrar porque não enxergou e não conseguiu implantar esse princípio básico.

Hoje temos muito mais condições de ser  e estar organizados. Muito mais do que na década passada. Ferramentas , sistemas e internet e celulares facilitam nosso dia a dia. Se antes para gerenciar uma equipe de vendas era uma enorme dificuldade, era necessário reuniões, quadros, metas em planilhas e relatórios semanais, hoje você pode ter tudo isso na hora de qualquer lugar usando apenas uma simples ferramenta o Meets. Mas o mais importante disso é  entender que o sistema em si só não resolve seu problema de organização. Ele vai ajudar muito a sua equipe e a você.Mas deve haver um trabalho onde a cultura da empresa esteja focada em otimização, metas, resultados, funis de vendas e atendimento.Isso tudo com o Meets você amplifica e potencializa seus resultados.

 

2-Foco

foco tavarescma

Manter o foco onde se pode ter resultado é o caminho mais eficiente.Esquecer momentaneamente os produtos  que não são atrativos e que sua margem não permite erros é outro ensinamento que aprendi nos anos de crise.

Lembro que quando trabalhava com meu pai na sua rede de hotéis o patinho feio só funcionava no verão. Apesar de dar um resultado excelente no verão consumia tempo e esforço no inverno. Ao decidir vender focamos em unidades que  tinham um resultado mais equilibrado. Isso permitiu enxergar oportunidades que antes não enxergávamos.

Esse é o grande problema do foco. Percebemos apenas o que nossa mente está preparada pra enxergar.Quando mudamos a expectativa e o ângulo de visão passamos a ver novas oportunidades.

 

3-Metas e resultados– Se você é daqueles que enxerga a meta como um horizonte distante, vai perceber que o mar está cheio de tubarões e você vai ser logo engolido. Estabelecer as metas pessoais e de sua equipe é fundamental pra se manter vivo. Colocar os tubarões dentro do tanque e começar  a se mexer pra se manter vivo é fundamental. Estabeleça metas por período,por colaborador. Isso irá te ajudar a enxergar quem está acompanhando o resultados e quem está fora da curva.

 

4- Simplicidade

sinples=meets

As vezes pensamos que os resultados vem de algo muito complexo. Na verdade na crise , manter a as coisas simples é parte da solução do problema. Lembro que nas provas de matemática na escola as respostas estavam na minha cara e eu simplesmente estava cego. Manter a simplicidade permite chegar perto da perfeição. Esse é o objetivo do Meets. Encontrar sempre as respostas para suas necessidades de forma simples faz parte do nosso dia a dia. Experiente , compare e acima de tudo use. Seus resultados irão aparecer.

Eu vou adorar receber um email como  da Nancy que disse:

 

não conseguimos mais viver sem o Meets 🙂

 

Afinal de contas queremos um país com mais empregos, mais resultados e mais empresas produzindo. Se esse artigo te ajudou de alguma forma e a sua empresa, deixe seu comentário, compartilhe .Sua opinião é muito importante para nós.

Este artigo foi escrito por Tavares do Meets. Se você tiver alguma dica ou sugestão envie um email pra contato@meets.com.br