6 dicas para contratar bons vendedores

Está lutando para contratar bons vendedores? Nossas dicas irão aumentar a sua chance de sucesso

As empresas de sucesso conhecem e reconhecem a importância de se contratar bons vendedores.

Uma equipe de vendas forte é essencial para os bons resultados de qualquer empresa.

Se utilizarmos a Lei de Pareto, chegaremos à conclusão que comprova que 20% de sua força de vendas entrega 80% do seu resultado.

Como gestor comercial, você é responsável por contratar bons vendedores.

Você precisa garantir que a sua empresa tenha o pessoal certo para alcançar os objetivos necessários.

Um obstáculo que os gestores precisam vencer é encontrar os vendedores certos que não encarnam a natureza estereotipada que tende a afastar os clientes.

Mas, todos os gestores comerciais sabem que a contratação da equipe certa é uma façanha mais fácil de falar do que fazer.

Afinal, a contratação causa arrepios em muitos deles.

Às vezes, currículos e habilidades de entrevista não são suficientes quando se trata de descobrir se um candidato seria um bom vendedor.

Por isso, você vai precisar um pouco mais do que boas análises de currículo.

Se você quer contratar bons vendedores, vai ter que criar um processo seletivo organizado e bem estruturado.

Encontrar bons vendedores pode ser tão difícil quanto encontrar uma agulha no palheiro.

Por isso, temos algumas dicas que serão úteis para você durante esse processo.

#1. Tenha uma descrição do cargo

Quando você decide contratar um novo vendedor, você acaba utilizando a mesma descrição de cargo que usou outras vezes.

Você sequer avalia se ela está atualizada ou não.

Mas, antes de fazer isso, dê pelo menos uma lida rápida para confirmar se o seu material realmente condiz com o que você procura.

Se você estiver utilizando a mesma descrição de trabalho há alguns anos, pode estar um tanto quanto obsoleto.

Essa é uma ótima maneira de colocar no papel o que você busca, e encontrar pessoas que realmente se alinham ao perfil desejado.

Acredite! Pode parecer careta e antiquado, mas isso vai ajudar a te poupar trabalho.

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#2. Defina diretrizes e estabeleça um processo detalhado

O primeiro passo para contratar bons vendedores e garantir que qualquer processo seletivo funcione sem problemas é estabelecer um critério detalhado do que você quer avaliar de seus candidatos.

Ao identificar o que deseja em um candidato a vendedor, você irá estabelecer diretrizes que irão ajudá-lo a avaliar cada entrevistado de maneira justa.

Isso vai ajudar também, a reduzir os erros na contratação.

É impossível reconhecer se alguém vai se destacar em uma posição se você mesmo não entender que posição é essa, ou o que ela implica.

Saiba mais sobre o seu processo de vendas antes de finalizar suas entrevistas, para que você consiga avaliar o desempenho deles.

#3. Invista tempo na seleção de candidatos

Invista parte do seu tempo selecionando cuidadosamente seus candidatos.

Utiliza a da avaliação de seus currículos e realize bate-papo por telefone antes de agendar um contato presencial.

Ao investir mais tempo revisando as credenciais dos candidatos, você se livra do tempo desperdiçado entrevistando candidatos que não sejam qualificados.

É importante que você tenha um processo para selecionar os candidatos para que não perca o seu tempo conversando pessoalmente com profissionais que não possuem o perfil que você busca.

#4. Evite colocar muito peso em coisas que não importam

Ao entrevistar seus candidatos, certifique-se de haja um equilíbrio nas qualificações para garantir que você dê a mesma oportunidade a todos.

Siga o protocolo da sua empresa, mas também identifique qual é a melhor pessoa para preencher o cargo.

Só porque você e o candidato se conectaram durante a entrevista, não significa que ele seja a pessoa certa para o trabalho.

Da mesma forma, mesmo que você e o outro candidato não tenham nada em comum, ele ainda pode ser o mais qualificado.

Concentre-se no que realmente importa para o trabalho.

Nunca coloque muito peso sobre a aparência, formações ou informações que podem ser facilmente manipuladas.

Crie uma lista de pontos fortes e busque por técnicas e casos de sucesso para encontrar seu vendedor ideal.

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#5. Identifique pontos fortes e fracos

Depois de entrevistar com sucesso vários candidatos, é hora de analisar cada um para determinar o melhor ajuste possível para sua equipe de vendas.

Anote quais são os pontos fortes e fracos de cada um e crie um processo de classificação para esses atributos.

Lembre-se, nem todos são vendedores naturais. Saiba como reconhecer quando um empregado não é uma boa opção para sua posição ou produto.

Veja se as fraquezas que você identificou podem ser construídas e melhoradas através de capacitação.

Procure por áreas onde você pode precisar dar tempo para que a pessoa melhore.

Considere ainda, oportunidades de cursos e treinamentos de vendas, além de suporte adicional que sua empresa possa oferecer.

#6. Mantenha todos informados

Depois de verificar cuidadosamente as referencias de um candidato e ter decidido quem você deseja contratar, siga todas as etapas para cada entrevistado.

Se a sua empresa não possui um plano estabelecido, formalize um processo para garantir que todos os candidatos sejam contatados da mesma forma por você.

Faça um esforço para informar prontamente as pessoas que não foram contratadas.

Seja sincero e franco sobre a sua decisão.

Considere, se for o caso, desejar aos candidatos que não contratou, a oportunidade de se candidatar a outros cargos atualmente abertos, ou a cargos que possam ser abertos no futuro.

A maneira com que você se comunica com futuros funcionários, ou com os candidatos que decide não contratar é extremamente importante e pode afetar muito a reputação da sua empresa.

O recrutamento é uma tarefa dispendiosa e importante que desempenha um grande papel na criação de uma empresa lucrativa.

Por isso, trate seus candidatos da mesma forma que você trata seus clientes.

Coloque em prática essas dicas para contratar bons vendedores

Contratar bons vendedores parece uma tarefa impossível nos dias de hoje.

Muitos profissionais estão na zona de conforto, outros possuem problemas com o processo de vendas e gestão comercial e muitos simplesmente estão vendedores.

Por outro lado, nem sempre um vendedor que pode vender um determinado produto, se dá bem vendendo outros.

Esse é o motivo porque um processo seletivo precisa ser realizado dentro de um processo: fica mais simples de mensurar e classificar todos os candidatos.

Seguir esse passo-a-passo vai aproximar você da chance de contratar bons vendedores.

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