A diferença entre tática e estratégia

Você já teve dúvidas sobre a diferença entre tática e estratégia? Hoje vamos ajudar você a entende-las de uma vez por todas

Você conhece a diferença entre tática e estratégia? Muitas vezes confundimos tática com estratégia, pensando que os 2 termos são intercambiáveis no planejamento estratégico.

De acordo com Michael Walter, um dos autores referência em estratégia, a estratégia competitiva é sobre se diferenciar.

Significa, deliberadamente escolher um conjunto diferente de atividades para oferecer uma mistura única de valor.

Estratégia é o que. Funciona como parte da equação e ajuda você a responder a pergunta: “o que estamos tentando realizar?”.

Todo negócio tem recursos limitados e lida com uma paisagem competitiva.

Quanto mais fazemos uma coisa, menos podemos fazer de outras. Esse conceito leva às táticas, ou ao “como” da equação.

Suas táticas ajudam você a responder à pergunta: “como vamos atingir nosso objetivo?”.

Em última análise, uma boa maneira de pensar sobre a diferença entre as 2 coisas é que a estratégia atua como um guia para um conjunto de ações que vários departamentos e equipes irão realizar.

As empresas usam 3 níveis de estratégias no processo de planejamento para ajudá-las a crescer e se tornar sustentável.

Vamos entender um pouco mais sobre eles:

  1. Estratégia de nível corporativo: este nível responde a questão fundamental do se que deseja alcançar. É crescimento, estabilidade ou redução?
  2. Estratégia de nível de unidade de negócios: este nível se concentra em como você vai competir. Será através do relacionamento com o cliente, liderança do produto ou serviço, ou menor custo total? Em que consiste a sua diferenciação?
  3. Estratégia de nível de mercado: esse nível de estratégia se concentra em como você vai crescer. Será através de penetração do mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos, serviços ou diversificação?

Diferença Entre Tática e Estratégia

Entendendo na prática, a diferença entre tática e estratégia

Há cerca de 2.500 anos atrás, o estrategista militar chinês Sun Tzu escreveu “A Arte da Guerra”.

Nela, ele disse que a estratégia sem tática era a via mais lenta para a vitória; e que tática sem estratégia era o ruído da derrota.

Como podemos ver, por mais que não sejam a mesma coisa, elas não estão em desacordo uma com a outra: estão jogando no mesmo time.

Vamos entender um pouco melhor.

A estratégia define seus objetivos de longo prazo e como você está planejando alcança-los.

Em outras palavras, sua estratégia oferece o caminho que você precisa para alcançar a missão da sua organização.

As táticas são muito mais concretas e muitas vezes são orientadas a etapas menores e prazos mais curtos ao longo do caminho.

Elas envolvem práticas recomendadas, planos específicos, recursos e etc. Elas também são chamadas de iniciativa.

Aqui estão alguns exemplos que irão ajuda-lo a diferenciar entre os 2 termos.

A estratégia é mais concreta e de longo prazo, mas suas táticas podem mudar de acordo com o rumo de sua estratégia.

Se a sua estratégia de marketing for melhorar a sua influência e desempenho das mídias sociais, as táticas podem determinar qual canal é o melhor para o seu negócio e quais mensagens funcionam melhor para seu público.

A estratégia e as táticas funcionam juntas como um meio para um fim.

Se a sua estratégia é escalar uma montanha, um dos principais componentes de sua estratégia pode ser decidir de que lado da montanha você deve começar.

Já suas táticas seriam os artigos que você compraria, as pessoas que trouxe consigo, seu plano de viagem, quanto tempo demoraria para chegar lá, em que época você começaria, e assim por diante.

Estratégias e táticas têm sempre que estar alinhadas umas com as outras.

Você pode estar realmente apaixonado por um projeto específico (uma tática), mas só vale a pena prosseguir se ele se alinhar com a sua estratégia de longo prazo.

Assim, sua estratégia deve informar quais táticas sua organização executará ou financiará.

Como acompanhar o progresso de sua tática e sua estratégia?

Para exemplificar, digamos que a missão da sua empresa seja reduzir o rastro de carbono que os seres humanos estão jogando na atmosfera.

Se a sua estratégia é reduzir as emissões de carbono em uma certa área em um determinado percentual, um de seus objetivos pode ser educar as pessoas sobre as opções disponíveis para a mudança de hábitos.

A partir daí, você pode decidir que uma tática específica para se usar seria uma campanha de marketing através de anúncios na TV.

Feito isso, tudo que você precisa fazer é rastrear os recursos que você precisa para esse projeto e começar a verificar itens como a contratação de um produtor, elaboração do roteiro, filmagem, edição, e assim por diante.

Mensurando a estratégia

Os indicadores de desempenho (KPIs) são os recursos mais recomendados para que possamos acompanhar a nossa estratégia.

Se a sua estratégia está sendo bem sucedida, isso significa que você está fazendo progresso em direção aos objetivos de sua organização.

Mantendo nosso exemplo anterior, se o seu objetivo é ter mais pessoas usando energias sustentáveis em uma determinada área, você pode medir o número de pessoas utilizando energias renováveis.

Mas, dependendo do tipo de sucesso que você está buscando, você pode mudar suas táticas e começar a medir o sucesso de sua campanha de marketing, ou o número de chamadas que sua empresa recebe sobre sua ação.

Isso não altera a sua estratégia. Isso apenas lhe dá um novo caminho para alcança-la.

Diferença Entre Tática e Estratégia

Acompanhando as táticas

Ao falar sobre as táticas, estamos falando sobre planejamento e componentes.

As táticas normalmente têm uma data de início e fim, recursos alocados e uma série de marcos e itens de ação para ajudar a ser alcançada.

Você quer ter a certeza de que está responsabilizando todos os membros de sua organização pelas táticas que estão comandando.

Por isso, deve atribuir responsabilidades quando uma tática é atribuída.

Vistas em conjunto, suas táticas serão as etapas concretas que você precisa acompanhar sobre qualquer coisa vinculada à sua estratégia.

Aprendemos a diferença entre tática e estratégia

É fácil falar sobre sua estratégia e táticas como se ambas fossem a mesma coisa. Mas não é bem assim.

Elas dependem fortemente uma da outra e são ambas muito importantes para os resultados, mas os termos não devem ser usados de forma intercambiáveis.

Lembre-se, sua estratégia deve ser consistente, por isso é importante que todos na sua organização entendam seu papel.

Desta forma, eles saberão como as táticas de que fazem parte realmente contribuem para os objetivos da organização como um todo.

Ao entendermos a diferença entre tática e estratégia, estamos prontos para fazer nosso negócio crescer.