Ferramentas de Vendas

Quer impulsionar seu desempenho em vendas? Temos algumas ferramentas de vendas que irão ajudar você!

Ferramentas permitem que pessoas façam mais com menos. E, ferramentas de vendas permitem que vendedores vendam e se relacionem melhor com o seu mercado.

Ao longo da história, as pessoas utilizaram ferramentas para auxiliar nas diversas formas de trabalho diferente.

Isso aconteceu no passado, quando o homem começou a desenvolver ferramentas para aumentar a sua força de trabalho, e ainda vem desempenhando um papel importante ainda no presente.

Ferramentas possibilitam vantagem competitiva.

Uma ferramenta que permite que você seja mais forte, mais preparado, mais esperto e mais eficiente que o seu concorrente dá poder a você.

Usar ferramenta de vendas permite que você não apenas venda mais, mas se diferencie de maneira inovadora da concorrência.

Hoje, as tecnologias e as ferramentas disponíveis são muitas.

É impossível, seja para um vendedor, um gestor comercial, ou qualquer outro profissional, mesmo fora da área de vendas, dominar todas as tecnologias existentes e transformá-las em ferramentas.

Você não precisa ser um vendedor exterminador do futuro; aquele que é confundido com uma máquina por conta das inúmeras ferramentas que usa.

Você pode utilizar as ferramentas essenciais para os seus resultados e dominá-las para ter um desempenho satisfatório.

Por isso, escolhemos apenas algumas ferramentas que vão dar a você a vantagem em um mercado altamente competitivo.

#1. CRM

Uma ferramenta de CRM (em inglês, Customer Relashionship Manager, ou gestão de relacionamento com clientes) vai afetar muito a maneira como você se conecta e, em última instância, vende para seus clientes.

Você precisa de uma ferramenta de vendas que lhe dê acesso a informações de contatos importantes, mas ainda mais, dê acesso ao que realmente importa para influenciar e conhecer os clientes.

Digamos que você tenha uma reunião com um cliente hoje à tarde.

Você conversou com ele no início do ano, mas sua empresa não estava pronta para avançar.

Agora estão prontos, e ela pediu uma reunião com você.

Você precisa saber do que ela lhe disse no início do ano.

Desde o momento da sua empresa, passando pelo nome dos filhos, esposa, e outras informações inteligentes que você possa utilizar para criar uma aproximação.

Você precisa de uma ferramenta de CRM que permita que você encontre essas informações rapidamente, para usá-las de maneira tão rápida.Ferramentas de Vendas

#2. Ferramentas de vídeo

Vivemos em um mundo visual. Hoje, o YouTube é um buscador, e não mais um serviço de hospedagens de vídeo, como era há 15 anos atrás.

A possibilidade de criar vídeos rápidos para se comunicar com potenciais clientes e clientes atuais é uma realidade nos dias de hoje.

Vídeos tutoriais, vídeos demonstrativos e outros vídeos podem facilitar e aproximar você de seus clientes.

Isso é pessoalidade. É criar uma conexão mais humana e mais real para influenciar o processo de compra.

Geralmente, um vídeo rápido, que pode ser gravado no seu próprio smartphone e enviado para o YouTube pode ser uma ferramenta poderosa para você e seu cliente.

E outra, você pode deixar o vídeo como “não listado”, o que permite apenas o acesso de quem receber o seu link.

#3. Evernote

Você certamente já ouviu falar do Evernote, se não viveu nos últimos anos em uma ilha deserta.

Se você não usa o Evernote, deveria repensar a sua decisão.

Armazene toda a sua papelada por lá, e lembre-se que lá é possível fazer notas em áudio para se lembrar de suas tarefas e etc.

Você pode, por exemplo, gravar uma reunião, ou fazer notas de áudio após uma conversa com o cliente para poder brifar seu pessoal, ou até mesmo anotar insights importantes.

O Evernote é o aplicativo que o seu cérebro precisa para lembrar do que é importante no seu dia-a-dia.

#4. Internet de qualidade

Ter a capacidade de acessar uma internet de qualidade é algo imprescindível para um vendedor.

Hoje, mais do que em qualquer outro momento, a internet é a ferramenta de vendas que garante a proximidade entre um vendedor e seus clientes, ou entre um vendedor e sua equipe.

Em se falando de Brasil, internet de qualidade e velocidade pode ser uma piada, não é mesmo!?

Mas, você precisa garantir que tem internet para atender bem e realizar suas tarefas conectado.

Por isso, um bom plano 4G é necessário. E, muitas vezes, o serviço de uma operadora não é suficiente. Você vai precisar de uma redundância.

Sabemos bem que a operadora que pega em alguns lugares, muitas vezes não é a que pega em outros.

Lembre-se, o seu smartphone também é uma ferramenta. Então, ela precisa estar bem municiada.

Ferramentas de Vendas

#5. Baterias de reserva

Essa é uma ferramenta de vendas complementar ao item acima.

Juntos, elas municiam uma das principais ferramentas de vendas de um vendedor contemporâneo.

Nós sabemos que a sua bateria do telefone e/ou laptop vai acabar em algum momento. E isso sempre acontece quando não deveria.

Carregar baterias extras (sim, no plural), pode permitir que você esteja online enquanto os outros não estão.

Já que falamos sobre bateria, vamos dar uma dica especial para que você cultive novos relacionamentos.

Uma das coisas mais legais que você pode fazer, seja em uma reunião, em um evento, ou qualquer coisa do tipo é emprestar seu carregador portátil (ou power bank), quando ver que o telefone de alguém ao seu lado morreu.

Acredite! Isso vai fazer com que você tenha um amigo pro resto da sua vida. E, obviamente, essa é uma maneira de se conectar com as pessoas.

#6. Ferramentas de conexão com cliente

Pense em quais ferramentas você e a sua rotina requerem exclusivamente para que você esteja conectado com seus clientes.

Isso pode significar um telefone extra, teclados para digitação em smartphones e tablets e tudo que for necessário para que você dê a sensação de estar sempre – ou, quase sempre – online.

Esteja sempre preparado e faça o que precisa ser feito. Seus clientes, e os potenciais, vão agradecer.

#7. Aprenda rápido

Uma das habilidades mais importantes que você pode adquirir em um mundo em rápida mudança é a capacidade de aprender rapidamente.

Nós falamos um pouco sobre isso no artigo “Aprenda a vender todo o dia: aperfeiçoe suas habilidades”.

Isso significa ler rápido e entender rápido. Isso também significa uma boa capacidade de memorização.

Outra habilidade crítica é aprender a ler as pessoas rapidamente.

Descubra o que as pessoas gostam e o que não gostam. Combine isso ao seu estilo, e seja visto como um recurso por essas pessoas.

Você está pronto para implementar essas ferramentas de vendas no seu dia-a-dia?

Estas são algumas ferramentas que podem ajuda-lo a obter uma vantagem competitiva e se aproximar dos seus clientes e potenciais clientes.

Um vendedor próximo sempre será mais lembrado do que um vendedor distante.

Ao mostrar uma conexão humana com seus prospects, você vai causar uma boa impressão e terá a oportunidade de levar o relacionamento para um novo nível.

Com isso, vai chegar nos resultados esperados.

Agora que você já conhece novas ferramentas para aumentar o seu desempenho, sugerimos que comece a implantá-las de maneira modular.

Inicie o uso contínuo de uma ferramenta e só passe para a próxima quando isso se tornar hábito.

Assim, você consegue mensurar realmente o impacto de cada uma delas no seu dia-a-dia e no seu resultado de vendas.

Para testar um CRM simples e fácil você pode usar o Meets . Essa é uma opção que vai desde planos gratuitos a planos pagos . Experimente aqui.

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