10 dicas de como manter o foco e ser mais produtivo

foco como manter

10 dicas de como manter o foco e ser mais produtivo

Com essas dicas, você irá aprender como manter o foco e melhorar a sua produtividade no dia a dia, além de manter um estilo de vida que suporta seu desempenho!

Saber como manter o foco pode fazer toda a diferença em seu dia a dia, especialmente enquanto se concentra em atividades e tarefas relacionadas ao seu trabalho, estudo, entre outras.

Entretanto, manter o foco pode ser mais desafiador do que parece, principalmente para quem trabalha em casa ou em um escritório que possui um ambiente propenso à distrações. 

Para ajudá-lo a lidar com este problema, confira nossas 10 dicas de como manter o foco e melhorar a produtividade no trabalho.

1. Tente eliminar as distrações

Pode parecer realmente óbvio, mas a principal dica de como manter o foco é eliminar possíveis distrações que tiram a sua atenção das atividades que está executando.

Seja enquanto trabalha em casa ou mesmo no escritório, comece a observar quais elementos e fatores são capazes de tirar a sua atenção com facilidade e podem impedi-lo de executar tarefas produtivamente.

Algumas distrações muito comuns são:

  • Músicas agitadas ou televisão ligada ao fundo;
  • Crianças e filhos pequenos;
  • Animais de estimação;
  • Redes sociais;
  • Notificações de mensagens ou afins no seu celular;

Entre diversos outros fatores que podem interrompê-lo durante sua jornada de trabalho. É claro que você não conseguirá eliminar completamente algumas dessas distrações, mas se possível, busque criar um ambiente de trabalho exclusivo, no qual crianças e pets não tenham acesso direto, por exemplo.

Assim, você terá muito menos chances de ser interrompido do que, por exemplo, se sua mesa de escritório for localizada na sala de televisão, ou próximo da cozinha de sua casa, a não ser claro que você more sozinho.

2. Use a técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro envolve segmentar sua jornada de trabalho em pequenos sprints de 25 minutos, com um intervalo de 5 minutos de descanso entre cada um deles, com mais um descanso de 15 a 30 minutos após a execução de quatro ciclos.

Um ciclo pomodoro tem uma duração completa de 2 horas e 40 minutos, em média, conforme apresentado na imagem abaixo:

Dessa forma, você consegue manter o foco durante 25 minutos sem interrupções e então pode passar pelo menos 5 minutos lidando com as demais distrações antes de voltar a se concentrar em suas atividades.

3. Organize seu ambiente de trabalho

Ter um ambiente de trabalho organizado, uma mesa limpa e um local no qual você consiga se concentrar exclusivamente às atividades que está executando é uma dica realmente valiosa para quem deseja aprender como manter o foco.

Como já mencionamos, eliminar as distrações é algo importante, mas você também deve se certificar que está mantendo seu local de trabalho limpo, sem acúmulo de utensílios como copos, pratos e afins para que estes também não comecem a atuar como fatores que podem distraí-lo.

Além disso, é importante tomar cuidado para não procrastinar com pensamentos como “não posso me concentrar até limpar minha mesa” ou coisas parecidas. Portanto, mantenha seu ambiente limpo, organizado e faça com que isso seja parte de sua rotina para evitar perda de tempo.

4. Priorize tarefas e atividades

Saber como priorizar as tarefas e atividades que você deve executar diariamente é algo crucial para essencialmente todas as áreas de atuação profissional.

Isso porque sem a priorização, é possível que você se sinta sobrecarregado com muitas tarefas, enquanto na verdade, se você focar nas mais importantes primeiro e executá-las uma de cada vez, verá que certamente consegue lidar com toda a demanda.

A priorização é importante pois, caso ocorram imprevistos ou emergências no decorrer de sua jornada de trabalho, você terá mais chances de já ter terminado o que era mais importante – fazendo com que tais ocorridos tenham um impacto menor em seus resultados diários.

5. Considere ouvir músicas para manter o foco

Pessoas possuem gostos diferentes no que diz respeito à qual estilo de música podem ajudá-las a se concentrar mais, mas tendem a concordar que sim, no geral, ouvir uma música agradável e menos agitada pode ajudá-lo a entrar no estado mental ideal para que você consiga produzir e se manter focado.

Inclusive, criamos uma lista com as melhores músicas que você pode ouvir para manter o foco.

Basta encontrar seu estilo favorito e perceberá como ouvir música ajuda a eliminar os ruídos de seu ambiente de trabalho, como por exemplo barulhos do trânsito na rua ou de outros colaboradores falando ou telefone, digitando, etc.

6. Desconecte-se das redes sociais

Sabemos como é tentador querer bater um papo com seus colegas e familiares em grupos no WhatsApp, no chat do Facebook ou até mesmo conferir as atualizações nos perfis do Instagram.

Entretanto, a realidade é que tudo isso atua como uma grande distração capaz de interromper suas atividade por muito tempo.

Comece a observar quanto tempo você passa observando as redes sociais e interagindo com outras pessoas através das mesmas durante seu horário de trabalho e poderá avaliar o quanto isso impacta sua produtividade no dia a dia.

Portanto, silencie seu smartphone, não abra o Facebook, Instagram ou sua conta no YouTube e perceberá como é fácil evitar ser fisgado pelas distrações causadas pelas redes sociais.

7. Saiba dizer não quando necessário

Receber solicitações de colegas de trabalho é algo extremamente comum em essencialmente qualquer área de atuação.

Entretanto, se você simplesmente aceitar realizar todas as tarefas solicitadas pelos mesmos, acabará não tendo tempo para focar exclusivamente em suas próprias atividades.

Portanto, outra grande dica de como manter o foco é saber como e quando dizer “não”. Você certamente conseguirá reconhecer as situações nas quais um simples “não posso fazer isso, preciso priorizar outras atividades” poderá salvar o seu dia de trabalho.

Isso não significa que você deve dizer não sempre, mas é importante estar ciente de que todas as atividades adicionais normalmente tomam prioridade sobre sua própria lista de tarefas, atrasando-as efetivamente.

8. Mantenha um estilo de vida saudável

Pode parecer bobagem, mas sua alimentação e se você é ou não uma pessoa que pratica exercícios ativamente também afetam diretamente a sua produtividade e, inclusive, sua capacidade de manter o foco.

De acordo com múltiplas fontes, incluindo este material do próprio Trello, “Nosso cérebro consome 20% de todas as calorias que comemos em um dia, e a qualidade da nossa alimentação no trabalho tem um impacto direto sobre nossa sensação de foco e produtividade.”

Além disso, no que diz respeito aos exercícios, a recomendação é que você faça não menos que 30 minutos de atividades físicas por dia. Pessoas sedentárias ou com baixo ritmo de exercícios e má alimentação tendem a ter menos disposição para executar tarefas, consequentemente, impactando negativamente a própria produtividade e capacidade de manter o foco.

9. Defina sua rotina

A palavra rotina pode ser o pesadelo de algumas pessoas, mas a verdade é que estruturar seu dia a dia de forma organizada, priorizando atividades e delimitando o tempo necessário ou disponível para a execução de cada tarefa é uma dica de ouro de como manter o foco.

Entretanto, é importante lembrar que sua rotina deve ser estruturada levando em consideração a realidade em seu ambiente de trabalho – dependendo de seu cargo, você não tem controle sobre todas horas de sua jornada de trabalho.

Nesse tipo de cenário, o ideal é certificar-se que está executando as atividades mais críticas no período que você tem controle, mesmo que este varie ao longo do dia.

10. Use a tecnologia ao seu favor

Se hoje você ainda trabalha com planilhas de Excel para rastrear contatos com clientes ou até mesmo para organizar as suas atividades diárias, devemos lembrar que existem soluções gratuitas com interfaces mais completas para ajudá-lo a automatizar processos de vendas e gerenciar suas atividades.

As ferramentas e sistemas que usa devem dar suporte ao seu desempenho, não atrapalhá-lo a manter o foco.

Por isso, aproveite soluções de gerenciamento de projetos disponíveis online, assim como sistemas de gestão de relacionamento com clientes, para que nunca mais perca uma oportunidade de venda por falta de organização.

Aprendeu como manter o foco no seu dia-a-dia?

Esperamos que nossas dicas possam ajudá-lo a trabalhar com mais foco. Lembre-se de evitar distrações e ajustar seu estilo de vida para que se mantenha saudável, seja mais produtivo e consiga organizar as suas atividades, no final, você só tem a ganhar.

E claro, lembre-se que você pode economizar muito tempo deixando que a tecnologia suporte a sua jornada de trabalho.

Portanto, se você precisa organizar as suas tarefas de forma visual em um pipeline ou gostaria de rastrear o contato com clientes e etapas de seu funil de vendas, vale a pena conferir os diferenciais que um sistema CRM profissional como o Meets pode proporcionar. 

Tavares

Tavares

Deixe seu comentário

Posts Recentes

Sobre nós

O Meets foi concebido para tornar as coisas simples e práticas. Ao permitir que você visualize todo o seu processo de vendas acompanhando as atividades certas a serem realizadas.

Siga-nos

Vídeo Tutorial

Comece com conta GRATUITA!

Nenhum cartão de crédito é necessário.
Ao clicar em “Cadastre-se”, você concorda com a nossa Política de Privacidade