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13 ideias de vendas: como fechar mais negócios nos dias de hoje

13 ideias de vendas: como fechar mais negócios nos dias de hoje

O mundo muda, a dinâmica de mercado também sofre alterações e, consequentemente, as maneiras de fechar negócios acabam, do mesmo modo, mudando. 

E você tem que estar preparado, não apenas para acompanhar as mudanças, mas, para saber se adaptar a elas

De fato, o processo de vendas é o ponto-chave para qualquer negócio. Contudo, será mesmo que o processo de vendas se limita ao ato de vender? Empurrar goela abaixo o seu produto/serviço?

É isto que muitas marcas fazem e, na verdade, não sabem que estão perdendo mais oportunidades ao agir de tal maneira. E você deve saber que ao perder oportunidades, consequentemente, você está perdendo dinheiro, certo? 

O processo de vendas, na verdade, envolve etapas que começam desde antes o fechamento de uma compra, bem como processo a posteriori. Além disso, o “vender” engloba uma série de habilidades de persuasão, diga-se de passagem, por parte do seu time comercial. 

Ideias de vendas Meets
Confira ideias de vendas para fechar cada vez mais negócios.

Essas habilidades são desenvolvidas através do uso de técnicas e estratégias de vendas, as quais aceleram o processo comercial e o torna mais assertivo, ao ponto que você consiga captar mais clientes (bons negócios) em um intervalo de tempo cada vez menor. 

Se perguntarmos a você qual o momento o qual a venda é concretizada, o que você responderia? 

Acredito que vem à mente o momento no qual o martelo é batido, quando há o aperto de mão, a famosa frase “Obrigado, volte sempre!”, certo? 

Contudo, para chegar ao fechamento, qual o caminho percorrido? Houve realmente um caminho para preparar o cliente para chegar ao final da negociação da melhor forma? 

Para esse percurso, é necessário colocar em prática estratégias de vendas. O processo tem que ser pensado. 

O cliente mudou

Você já deve ter escutado que, hoje, o cliente é o foco do mercado, não é mesmo? 

A afirmação está correta. 

O cliente assumiu o protagonismo no processo comercial, inclusive assumindo o comando das negociações.

Diante de um mercado muito competitivo, promover excelentes experiências de compra para o cliente é crucial

Quando se fala em ótimas experiências de consumo,  inclui-se, nisso, todo o caminho percorrido até o fechamento e o que é feito para fidelizar clientes

Você costuma criar um caminho para fechar vendas no seu negócio ou já vai ansioso querer fechar logo uma compra? 

A sua marca promove boas experiências de consumo? 

Neste artigo, daremos um enfoque no processo de vendas, trazendo dicas para você fechar mais negócios no mercado atual, ao mesmo tempo em que promove boas experiências ao cliente. Ficou interessado? Nos acompanhe na leitura! 

Ideias para vendas: o que são técnicas para fechamento de vendas?

Ideias de vendas Meets
Saiba o que são técnicas de vendas.

Como já foi destacado, o fechamento, logicamente, é o momento chave para concretizar uma venda. Todavia, para chegar até esse momento,  tem-se todo um caminho percorrido, o qual é subsidiado pelas técnicas para fechamento de vendas.

As técnicas de vendas, também tratadas como ideias de vendas, são ações específicas para melhorar a performance do seu time comercial ao longo do processo de vendas e para garantir o fechamento de bons negócios em menos tempo

Nessas ideias de vendas, portanto, se insere tanto comportamentos dos seus vendedores, na condução do processo comercial, quanto estratégias utilizadas para convencer os consumidores de que a solução oferecida pela sua empresa é necessária para aquele momento. 

Imagina quando você vai comprar um produto, por exemplo, em uma loja de eletrônicos. Ao chegar lá, o vendedor faz uns questionamentos, que até parecem espontâneos e parte de uma conversa informal. Nesses questionamentos, ele consegue captar de você a sua necessidade. O porque você deseja comprar um dado produto. Qual a necessidade que quer atender…

Enfim, perto do momento de decisão, ele relembra os motivos que o fizeram você ir até a loja e tentar evidenciar como o produto pode sanar sua dor. 

Sabe o que é isso?

Uma técnica de vendas

Podemos considerar que as técnicas de vendas estão inclusas nas ideias de vendas, sendo estas mais amplas. Por que mais amplas? Por que, na verdade, as ideais de vendas envolve ações que são realizadas desde antes o processo de venda ser iniciado com um cliente, a exemplo de como o seu time está preparado para negociar, as condições tecnológicas são ofertadas para sua equipe trabalhar de modo mais otimizado… Enfim, são ações que vão qualificar ainda mais o seu processo comercial

Saiba a importância de entender (e atender) as necessidades dos clientes

Antes de tratar das principais ideias de vendas para você fechar mais negócios, é importante falarmos sobre o cliente. 

O título deste artigo destaca o fechamento de negócios nos dias atuais.

Ou seja, se foi feita uma delimitação para falar do hoje, significa que, atualmente, vivenciamos uma dinâmica mercadológica diferente, recheada de novidades.

Tal dinâmica é fruto, sobretudo, de um mercado de alta concorrência na qual o cliente tornou-se foco do processo comercial.

Sugestão de leitura do nosso blog: Foco no cliente: 7 estratégias que você precisa conhecer

Sendo assim, para sua marca obter sucesso e vender mais é preciso conquistar, a princípio, o cliente

O consumidor pode escolher a sua marca, mas pode, também, escolher as várias outras que estão no mercado.

Mas o que vai fazer a diferença para que ele escolha você ao invés do concorrente?

É simples: justamente as estratégias comerciais que você utiliza

As ideias de vendas são fundamentais para você captar mais clientes e fechar bons negócios.

Contudo, tratamos de boas ideias de vendas. 

Mas, para ter boas ideias de vendas, é preciso que você conheça o seu cliente.

Por que conhecer o cliente?

O cliente hoje não se contenta somente com um bom produto/serviço. Ele quer mais do que isso.

O cliente quer ter uma ótima e completa experiência de compra e uma solução que atenda, realmente, suas necessidades e o ajude a alcançar algum resultado específico.

Em virtude disso, para ter um processo de vendas qualificado, a prática comercial não deve se reduzir a empurrar os produtos e/ou serviços, mas envolver um conjunto de ideais de vendas criativas para melhorar resultados.

Portanto, hoje, é crucial que você vá a fundo nas necessidades dos clientes, entendendo-as e deixando claro como a sua marca pode atendê-las. Para isso, é indispensável o estabelecimento de abordagens flexíveis e de ideias de vendas criativas e assertivas. 

13 ideias para vendas: saiba como fechar mais negócios

Ideias de vendas Meets
Separamos 13 ideias de vendas para você se destacar no mercado e fechar mais negócios. Confira!

Nos dias atuais, o que deve ser feito para vender mais?

Talvez essa seja uma das maiores dúvidas dos gestores atualmente, sobretudo daqueles que estão vendo os seus resultados caindo ou estagnados.

Para ajudar você, listamos 13 ideias de vendas para serem adotadas na sua empresa com a finalidade de melhorar a performance do seu time comercial e, consequentemente, resultar no fechamento de mais vendas. 

Confira! 

#1 Desenvolva um planejamento comercial previamente

Antes de falar do contato direto da sua marca com o cliente é preciso pensar na organização interna, ou seja, como o seu negócio está preparado para encarar e estabelecer o processo comercial

Pensando nisso, saiba, de primeira, que o planejamento de vendas é o que guia a sua equipe

E o que isso quer dizer? 

O seu negócio deve ter objetivos e metas de vendas claros para toda a equipe

Um dos grandes erros é sair atirando para todos os lados e/ou no escuro, achando que uma hora vai acertar o alvo. De fato, em dado momento talvez acerte, mas antes disso, quantos tiros não acertaram o alvo?

Se fizermos uma alusão a um jogo de dardos, cada dardo que não foi para o alvo representa investimento realizado de modo errado. 

Portanto, é muito melhor atirar de maneira certeira e ser assertivo nas vendas, certo? 

Dessa forma, trabalhe com dados, estude quais estratégias deram certo no passado e trouxeram resultados positivos, analisando se elas podem entrar no planejamento atual. Do mesmo modo, identifique os obstáculos dos tempos de baixa performance, verificando o que pode ser feito de diferente. 

Sugestão de leitura do nosso blog: Métricas de vendas: acompanhe com o Meets CRM

Além disso, trabalhe com previsões, analisando o cenário do seu nicho e quais as tendências. Com todos os dados em mãos, você consegue construir um planejamento muito mais coeso. 

#2 Invista em treinamento

Ideias de vendas Meets

A sua intenção é contar com um time afiado que consiga colocar em prática excelentes ideias de vendas?

Portanto, prepare sua equipe para isto. 

Invista em treinamentos de vendas para ampliar os conhecimentos dos seus colaboradores e para desenvolver um padrão de abordagem, o qual deve ser ASSERTIVO.

Além disso, torne a sua empresa um espaço aberto para trocas de conhecimentos e compartilhamento de experiências, criando momentos de diálogos entre as equipes. 

Leia também: Mensagens motivacionais para equipe

#3 Alinhe as metas de vendas com o time de marketing

Para aumentar suas vendas, é crucial alinhar o time de vendas com o de Marketing. Por mais que esse alinhamento seja fundamental, muitas empresas  ainda insistem e/ou encontram dificuldades para integrá-los. 

De fato, cada equipe tem suas demandas específicas. Contudo, um complementa e, acima de tudo, facilita o trabalho do outro. 

O time de marketing conta com informações riquíssimas sobre os clientes da sua empresa e sobre os locais onde eles estão concentrados, os quais potencializam as estratégias de vendas. Do mesmo modo, os dados comerciais são essenciais para gerar boas estratégias de marketing.

Ou seja, há uma interdependência entre esses times.

Quer saber mais sobre a importância do alinhamento entre os times de Marketing e Vendas? Confira o nosso artigo: Integração entre marketing e vendas: A importância e 6 dicas essenciais

Você pode realizar um alinhamento usando um CRM de qualidade, como o Meets. Com a nossa solução, você armazena uma série de dados de modo centralizado e seguro, deixando-os à disposição dos seus times para que sejam acessados em qualquer lugar e qualquer momento. 

O que é CRM e para que serve?

Qual a função de um CRM?

Solução em CRM: quais são as soluções que o CRM traz à sua empresa?

Como implantar um sistema de CRM?

#4 Conheça o seu cliente

Destacamos este ponto acima, entretanto, vale a pena trazê-lo, novamente, como uma das ideias de vendas.

Saiba que as chances de uma venda ser fechada são ainda maiores quando o vendedor conhece bem o cliente. Conhecer as características do cliente, o seu perfil, suas necessidades e dores, bem como o seu comportamento e sua jornada de compra é fundamental para que o seu time comercial execute ações mais assertivas. 

Novamente destacamos a importância de contar com o suporte do Meets CRM para registrar todo o histórico de interação com o cliente, bem como dados de grande valia sobre ele para que seja possível elaborar e executar estratégias mais certeiras que realmente atendam às suas necessidades.

Além disso, é importante que o seu negócio conte com uma persona definida, de modo que seja identificável quem é o seu consumidor ideal. 

#5 Personalize sua comunicação

A boa experiência do cliente advém de um bom relacionamento construído, o qual tem como um dos seus elementos uma boa comunicação.

Saiba mais clicando no post a seguir ➤ Como definir uma boa comunicação com o cliente?

Do mesmo modo que a equipe de marketing trabalha personalizando campanhas para ser mais eficiente nas ações, cabe ao time comercial colocar em prática abordagens personalizadas.

Conhecendo bem o seu cliente, tendo em mãos dados sobre ele, é possível personalizar as interações e todos os pontos de contato dos vendedores com os consumidores. O cliente, desse modo, vai entender que aquela comunicação é exclusiva e que sua marca realmente o conhece. 

#6 “Ataque” a dor do cliente

Ideias de vendas Meets
Identifique as dores dos clientes para saber como saná-las.

Aqui, não estamos falando em fazer o seu cliente sofrer mais ainda, mas mostrar que sua marca pode solucionar as dores dele e como isso é possível

No processo comercial, muitos vendedores rendem demais falando sobre o produto/serviço, sobre suas características técnicas e etc… No entanto, não dizem ao cliente como o produto/serviço pode resolver os problemas e as dores dele. 

Se o cliente chegou até o seu negócio, é porque está em busca de uma solução para suprir alguma demanda. Você precisa ter isso em mente, a princípio. A partir de então, busque saber mais sobre essa dor, entendendo o lado do cliente, e, desse modo, mostrar ao consumidor que a sua marca é a solução ideal para saná-la e como isso é possível.

Ou seja, alinhe o discurso de vendas com as necessidades do cliente, portando-se como a solução necessária para acabar com a dor. 

Recomendação: Leia os artigos do nosso blog sobre atendimento ao cliente

O que é mais importante no atendimento ao cliente?

O que faz a diferença no atendimento ao cliente?

Leia também:

O que é necessário para um bom atendimento ao cliente?

5 razões para digitalizar o seu atendimento com o Meets

#7 Evidencie, portanto, o valor do seu produto/serviço 

Pegando gancho no tópico anterior, mostre o valor do seu produto/serviço.

Porém, atente-se ao seguinte. Preço é diferente de valor!

Ao conhecer o cliente e suas dores, a sua solução deve ser oferecida para ajudá-lo. Ou seja, mais do que vender, você quer ajudar o seu cliente e isso deve ficar evidente. O consumidor quer se sentir acolhido, isso é um diferencial de mercado e faz parte da construção de uma boa experiência de consumo.

Dessa forma, o seu produto/serviço deve ser uma solução que leve o cliente a alcançar um objetivo. Para isso, você e sua equipe comercial precisam vender valor, não somente um produto/serviço.  

Portanto, o seu produto e/ou serviço é apenas uma parte do valor que você vai agregar para o cotidiano dos clientes, entende?

#7 Foque nos benefícios

Valorize, mas valorize muito o que você tem a oferecer.

Agregue valor ao que você comercializa. Ou seja, mostre as características positivas do produto/serviço oferecido, deixando claro para o cliente como a aquisição daquilo poderá ajudá-lo. 

Faça o cliente se sentir na obrigação de adquirir aquilo, pois ali está a solução para o que ele precisa. 

#8 Desse modo, crie um senso de urgência

Faça o cliente se sentir na obrigação de adquirir aquilo, pois ali está a solução para o que ele precisa.  

Para fechar uma compra de modo mais rápido, o cliente precisa estar convencido que realmente precisa daquele produto/serviço

Ao longo do processo comercial, é muito comum surgir objeções de vendas, incertezas por parte do cliente… é natural, mas você deve driblá-las. 

O cliente disse “não”. E agora, o que eu faço?

Para evitar um prolongamento desnecessário, é preciso criar um senso de urgência no que diz respeito à finalização de uma negociação

Sendo assim, o vendedor deixa evidente para o cliente que ele precisa fechar  a compra naquele momento. Portanto, lance uso de argumentos baseados no valor da compra, para atingir a fundo a dor dele. 

#9 Sinceridade acima de tudo 

Seja honesto com o seu cliente, começando pelo passo de oferecer apenas aquilo que você realmente pode suprir

Não invente que sua solução pode fazer X, Y e Z, se ela só pode fazer X e Y. 

Se o cliente, a posteriori, notar que não recebeu o Y, isso afeta diretamente o pós-compra, e este momento posterior ainda faz parte do processo comercial e tem grande importância. 

Ganhe o cliente pelo seu comprometimento para com ele

Talvez no calor da emoção e no fervor do mercado, o qual está em constante movimento, esta prática seja mais delicada para seguir, mas é fundamental para você desenvolver sua credibilidade

#10 Concessão final

Se o cliente ainda continua impondo uma série de objeções, tente uma concessão final, por quê não?

De repente, tire uma carta da manga. 

Ofereça um desconto, um benefício extra, um cupom de desconto para uma próxima compra, no caso de um serviço, oferte um benefício extra… Enfim, analise o que é possível oferecer a mais para convencê-lo.  

#11 Realize follow-up

Follow-up trata-se do acompanhamento de algum processo que está sendo desenvolvido. Acontece logo após o pontapé inicial. 

Follow up de vendas: o que é e como fazer

No cotidiano empresarial, essa técnica é frequente possuindo, inclusive, função estratégica para acompanhar o processo de vendas até o seu fechamento.

E como corre o follow-up?

São uma série de tarefas que podem ser seguidas para o acompanhamento do processo de vendas, como envio de e-mails, de mensagens SMS ou através do WhatsApp, realização de um call ou de reunião presencial, ligações, etc. 

#12 Desenvolva um networking  

Ideias de vendas Meets

Se você vem promovendo excelentes experiências de consumo, a tendência é que o seu pós-venda seja excelente, com cada vez mais clientes sendo fidelizados. 

Um dos maiores benefícios de clientes fiéis é a possibilidade de desenvolver sua rede de contatos, os quais indicam outros potenciais clientes para sua marca.

Pós venda: como fazer e fidelizar clientes

Networking: 6 dicas de ouro para fortalecer

Se você possui clientes satisfeitos com seus produtos/serviços, eles mesmo podem fazer o famoso marketing boca a boca, indicando o seu negócio para conhecidos. 

Além de  gerar um lead, você já tem uma case de sucesso para enfatizar. 

#13 Implemente o Meets CRM na rotina comercial da sua empresa

Destacamos, nas primeiras dicas, a importância de ter um planejamento bem estruturado e um alinhamento entre equipes para aumentar as vendas no seu negócio. De forma concomitante, antes de embarcar nas dicas de ideias de vendas em contato direto com os clientes, pensamos no ambiente interno da sua empresa e na sua organização. Dessa forma, entra em questão a rotina comercial e as condições ofertados para um trabalho otimizado. 

Para fazer um acompanhamento ideal do processo de vendas e do seu time comercial, é preciso contar com ferramentas de automatização de tarefas e processos

Nesse acompanhamento, para garantir maior assertividade, é essencial que você se desprenda de práticas obsoletas para não perder nenhum detalhe importante de cada negociação. 

Quais os riscos de utilizar planilhas para armazenar dados e como isso interfere negativamente na minha empresa?

Por que parar de usar planilhas de vendas?

Invista em um CRM

Para isso, é essencial contar com um CRM de qualidade, como o Meets, o qual garante maior autonomia  e segurança para você e sua equipe obterem melhores resultados. 

Com o Meets, fica muito mais fácil para cada vendedor acompanhar suas atividades, os registros de cada dia e as tarefas previstas. O gestor, por sua vez, consegue ter uma visão completa da sua empresa, conseguindo acompanhar cada detalhe do que vem sendo realizado, acessando, ainda, métricas de grande valia para avaliar a saúde do seu negócio. 

Portanto, destacamos como dica final a implementação do Meets CRM na sua empresa, o qual auxilia não apenas no processo comercial, mas em todos os setores da sua organização.

Falando especificamente do comercial, o CRM Meets otimiza toda a rotina, alavancando e acelerando o fechamento de vendas.

Todas as ideias destacadas acima ficam muito mais palpáveis e ágeis ao contar com o suporte de um CRM de qualidade, como o Meets. Tudo fica mais assertivo quando você se adequa à transformação digital e deixa de lado práticas obsoletas. 

Saiba exatamente do que o seu cliente necessita 

Com o Meets CRM, o processo de vendas torna-se mais fácil pelo fato de a sua equipe saber  exatamente o que o cliente precisa e em que momento agir.

No Meets, você registra e acessa todo o histórico do cliente com a empresa, o que, permite, dessa forma, saber exatamente em qual estágio da jornada de compra ele se encontra.

Além disso, com os dados de clientes, você consegue personalizar tarefas, enviar conteúdos de qualidade que sanem as dúvidas dele e, além disso, mantém um relacionamento forte e real. 

O CRM, trata-se, justamente, de uma alternativa para qualificar o relacionamento com o cliente e esse fortalecimento da relação cliente-marca tem como um dos seus elementos o valor que é gerado acerca da sua marca e dos seus produtos/serviços. 

Venha para o Meets CRM! 

O Meets é o primeiro CRM com central de vendas e atendimento, diferencial de mercado que facilita a rotina do seu negócio. Com a nossa central, você tem todos os atendimentos centralizados, recebendo todos os leads gerados em diversos canais em uma única tela, a partir da qual você cria oportunidades, adiciona tags, realiza agendamento, etc. 

Desse modo, tudo fica muito mais rápido e prático, na medida em que você passa a conhecer melhor o seu cliente e, consequentemente, a promover melhores experiências de consumo. 

Além disso, você tem a possibilidade de explorar os mais diversos recursos que o CRM oferece, unindo adaptabilidade e versatilidade a qualquer tipo de negócio.

Ademais, tenha Controle total no atendimento com Atendimentos concentrados em um só lugar, tudo graças a solução Omnichannel

Gerencie e organize suas oportunidades, tudo de modo prático e fácil. Assim, você e sua equipe se desprendem de práticas obsoletas e ganham muito tempo, dedicando esforços para demandas que necessitam de mais atenção.

Por fim, aumente a produtividade do seu time e alavanque os resultados do seu negócio com o suporte dos funis de vendas e atendimento, bem como das múltiplas integrações que o nosso CRM realiza com outros sistemas e plataformas, como o Instagram, a partir de onde você gera leads direto do seu direct. 

Como funciona a integração do Meets com o Instagram?

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