Métricas de vendas: acompanhe com o Meets CRM

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Acompanhe as métricas de vendas usando o CRM Meets

Métricas de vendas Meets
Acompanhe as métricas de vendas do seu negócio com o Meets CRM.

O que pode ser medido, pode ser gerenciado.

Na gestão de um negócio, independentemente de nicho e porte da sua empresa, existe um conjunto rico de indicadores a partir dos quais você pode se orientar e tomar as melhores decisões pensando na boa performance do negócio. 

No processo comercial, o ciclo de vendas abarca operações diversas, as quais reúnem vendedores, oportunidades, contatos, e-mails, ligações… Enfim, tudo em grande volume, que pode ser ainda maior quando tratamos de grandes empresas. 

Dessa forma, são números e mais números para dar conta.

Esses números tratam-se das métricas de vendas, recursos importantíssimos para a gestão do seu negócio, sobretudo no que diz respeito à tomada de decisões estratégicas.

Com elas, você pode avaliar suas estratégias de vendas, o desempenho da sua equipe, entre outros pontos, tendo, portanto, condições de agir da melhor maneira, corrigir o que não vem dando certo e reestruturar estratégias diversas

Todo o processo de análise de métricas é facilitado quando você dispõe de uma solução em CRM.

Contar com um CRM, como o Meets, que concentra o processo comercial e automatiza várias funções, armazenando dados e resultados, garante que você realize uma gestão muito mais organizada, sabendo exatamente quais passos seguir.  

Neste artigo, trataremos das métricas de vendas que você pode acompanhar utilizando o CRM Meets, destacando a importância do acompanhamento desses dados para melhorar o desempenho do seu negócio.

O que são métricas de vendas?

As métricas de vendas são medidas quantificáveis que possibilitam que você entenda o comportamento e desenvolvimento de uma diversidade de estratégias, ações e resultados. 

Desse modo, as métricas de vendas apresentam dados para que você possa avaliar a performance do seu negócio, de um vendedor ou de uma equipe no processo de vendas

Métricas de vendas
Saiba o que são as métricas de vendas

Muitos gestores utilizam essas informações para analisar o desempenho do time comercial, verificando o progresso da equipe e os resultados que vêm sendo obtidos. 

Sugestão de leitura do nosso blog: Aumentando o desempenho do departamento comercial

Existem inúmeras métricas de vendas, na medida em que cada ação realizada no processo comercial pode gerar alguma métrica. Dessa forma, como o processo de vendas é complexo e envolve múltiplas etapas, as métricas de vendas são diversas. 

Por que analisar métricas de vendas?

As métricas de vendas são ferramentas de grande relevância para que você possa acompanhar e mensurar resultados e desempenho de vendedores e equipes, certo? 

Diante disso, surge o questionamento do porquê se utilizar as métricas de vendas.

A resposta é simples.

Você não vai gerir o seu negócio dando tiros no escuro, não é mesmo?

As métricas trabalham com informações reais. São dados da performance da sua equipe no quesito vendas

Com essas métricas, você consegue atuar de maneira mais assertiva, tomando decisões com base na realidade do seu negócio.

Vamos pegar um exemplo.

A sua empresa está oferecendo planos de saúde, tentando cada vez mais aumentar o quantitativo de clientes, certo? Ao entrar em contato com o público para oferecer o seu produto, o melhor é quando o tempo de venda é mais curto, concorda? Com um tempo de venda mais curto, mais rapidamente um vendedor pode ir até outra pessoa para oferecer o plano. 

As métricas de vendas permitem que você analise o ciclo de vendas, inclusive por vendedor. 

Se você percebe que o tempo de venda pode ficar mais curto, demorando menos, você pode planejar novas estratégias ou reorganizar o que já está em prática, qualificando a abordagem, por exemplo. 

Como acompanhar suas métricas?

Métricas de vendas Meets
Como acompanhar as métricas de vendas?

Assim como mencionamos, o processo de vendas tem a sua complexidade e uma ação pode gerar diversas métricas de vendas para você analisar

No entanto, por mais que todas as métricas sejam importantes, é preciso que você saiba priorizar as principais para o seu negócio. 

Para estabelecer uma gestão concentrada, focando na qualidade do processo de vendas, é importante selecionar muito bem quais métricas acompanhar e como realizar esse processo

Abaixo, listamos alguns tópicos para você seguir no acompanhamento de métricas de vendas, confira:

  • Escolha quais métricas você irá acompanhar: Apesar da importância das métricas, é óbvio que você não irá conseguir dar conta de todas elas. Logo, foque nas métricas mais relevantes do seu negócio; perceba, também, quais métricas se complementam e quais estão totalmente associadas ao setor de vendas. 
  • Regularidade: De nada adianta você olhar para as métricas do seu negócio uma única vez. Se você deseja realmente utilizar esses dados para tornar o seu negócio mais eficaz e sua equipe de vendas mais assertiva, é importante ter regularidade no acompanhamento das métricas. Se você faz uma análise das métricas de modo desregulado, não segue um período estabelecido, realizando quando achar necessário, pare agora mesmo!  Tenha um planejamento e até mesmo um calendário para analisar as métricas de vendas. 
  • Organize os dados: Ter essas métricas organizadas é fundamental para realizar um bom acompanhamento. A análise das métricas não se limita a exibição de números, mas envolve interpretações, correlações, cruzamentos, etc. Ter esses dados desencontrados e/ou bagunçados acabam prejudicando a compressão das métricas. Para evitar isso, é importante contar com o suporte do Meets CRM para organizar as informações e entregá-las de modo prático, rápido e com clareza.

  • Relacione as metas com as métricas: Uma melhor maneira para avaliar as métricas de vendas e entender os resultados, é associando elas com as metas. Será que os resultados obtidos estão de acordo com o planejado? Caso não, como mudar essa realidade? Com o suporte das métricas você consegue realizar essas avaliações e melhorar o desempenho do seu negócio

Quais métricas de vendas você encontra no Meets CRM? 

A seguir, listamos quais métricas de vendas você pode acompanhar no Meets CRM. Quer saber mais? Continue a leitura! 

Valor Total de vendas

Você sabe o valor total de vendas do seu negócio em determinado período?

Saber sobre esse quantitativo é de grande importância para entender como se encaminha a saúde do seu negócio e se a lucratividade está de acordo com o que foi planejado. Melhor ainda é superar as expectativas, não é? 

Na tela do Meets CRM, você pode conferir o valor total de vendas, selecionando o período o qual deseja avaliar. 

Se você, por exemplo, considera que o valor está baixo, pode tomar alguma decisão e estabelecer novas estratégias para elevar o valor.

Ticket médio

Uma outra métrica de grande importância é o ticket médio.

Mas, afinal, o que seria ticket médio?

O ticket médio, de modo geral, é uma métrica que fornece o valor médio de vendas por cliente. Para chegar a esse resultado, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas em dado período. 

Pelo lado do vendedor da sua empresa, a métrica mensura o dinheiro que cada vendedor trouxe ao seu negócio, a partir de cada negócio fechado. 

Se, por exemplo, um vendedor possui um ticket acima da média, significa que sua abordagem está tendo eficiência, o contrário é uma situação na qual o ticket médio está muito baixo, o que exige melhorias na forma de abordagem. 

Leitura recomendada: O que é Ticket Médio e por que é importante calcular?

Conversão

É importante entender que as métricas destacam o desempenho do seu time e dos vendedores em particular, de modo que você consiga avaliar a performance coletiva e individual. 

Dentre as métricas de vendas mais importantes e indispensáveis para o seu negócio, tem-se a taxa de conversão. Essa métrica analisa quantas oportunidades são transformadas em vendas, ou seja, dá uma ideia do sucesso do seu processo comercial.

Em outras palavras, a taxa de conversão mensura quantos leads são convertidos em clientes de fato.

Com essa métrica você, gestor, pode também avaliar o desempenho de um funcionário de vendas. Vamos supor que um vendedor teve 200 oportunidades em um período de três meses. Nesse intervalo de tempo, 20 de 200 viraram clientes. Assim, a taxa de conversão é de 40%. 

Dicas de leitura do nosso blog:

Como aumentar a taxa de conversão no funil de vendas?

Quais as etapas da otimização de conversão?

Possuindo noção da taxa de conversão, você consegue realizar as avaliações para entender se o valor está de acordo com o esperado e o que pode ser feito para aumentar essa métrica e obter mais sucesso no processo de vendas. 

Quantidade Vendas

Uma outra métrica básica a que você tem acesso é o número de vendas realizadas. Esse quantitativo pode ser analisado em determinado períodos de tempo e em um contexto coletivo, de equipe, ou individualizado. 

Quantidade Leads geradas

Métricas de vendas Meets

Sem dúvidas, umas das maiores dores encontradas pelos gestores de qualquer empresa é a geração e gestão de leads. Obviamente, a geração é uma etapa anterior, naquele momento em que você busca ocupar espaços para captar clientes

No entanto, a atividade é complexa, ainda mais em um mercado tão concorrido, o que exige que você seja assertivo. 

Para tomar as melhores decisões, um CRM é indispensável. Com o suporte do Meets, você armazena informações valiosas sobre leads e clientes, sabendo o momento e forma certa de abordá-los. 

Como usar uma Landing Page dentro do Meets para captar leads?

Como usar um formulário para captação de leads?

Ademais, com a nossa solução você tem total controle sobre a gestão de leads, identificando a quantidade de leads que foram gerados. E saber de quantitativo é importante, visto que quanto mais leads gerados, mais clientes podem ser captados. 

Quantidade atendimentos realizados(CRM)

Dentro do CRM Meets, você pode, também, verificar o quantitativo de atendimentos realizados.

Essa quantidade pode ser visualizada, inclusive, através de gráficos.

Para analisar essa métrica, você encontra a possibilidade de delimitar um determinado período de tempo e avaliar o desempenho de cada vendedor, identificando quantos atendimento foram realizados por cada no último mês, por exemplo. 

Dentro do CRM, você consegue cruzar dados, ou seja, ao verificar os dados de atendimentos realizados por um vendedor, você pode analisar a performance dele, constando se ele vem obtendo sucesso ou não, observando, por exemplo, a taxa de conversão. 

Quantidade Oportunidades geradas

Essa é, também, uma das métricas básicas do CRM e, sem dúvidas, uma das mais importantes para analisar o desempenho da sua equipe de vendas e do seu negócio.

No sistema do Meets CRM, você pode analisar quantas oportunidades são geradas em dado período e quantas estão chegando para cada vendedor.

Assim, você consegue avaliar se o volume de oportunidades geradas está em consonância com as metas estabelecidas, mensura o número de novas oportunidades no funil de vendas, identificando quantas delas foram fechadas ou perdidas.

Enfim, são múltiplas possibilidades dentro do Meets

Com essa métrica, você pode analisar a performance de um vendedor. Por exemplo, se os dados apontam que um funcionário gerou poucas oportunidades de venda, você pode realizar algumas alterações e fornecer algumas orientações para aumentar a geração. 

Além disso, você pode realizar comparações, pegar o número de oportunidades geradas por ele e comparar com o número de vendas realizadas. 

Ou seja, essa métrica tem um grande poder no que diz respeito à gestão do seu negócio. 

Quantidade de oportunidade perdidas

Métricas de vendas Meets

Uma das maiores vantagens do CRM Meets é permitir que você analise o status das oportunidades.

Tendo acesso ao histórico de cada oportunidade, você consegue identificar quais delas foram conquistadas e quais foram perdidas. 

Com a análise dessa métrica, você acessa insights sobre o processo comercial, sabendo se precisa de melhorias e de mudanças em estratégias. E o melhor, é que você também tem acesso aos motivos de perdas, o que permite agir diretamente no ponto. 

Quantidade oportunidades com tag

As oportunidades que você gera podem ser segmentadas para uma melhor análise.

Como assim? 

Você pode adicionar tags às oportunidades

As tags ajudam a segmentar os contatos, encontrar leads ou negócios rapidamente. Atribuindo tags às suas oportunidades, a gestão de leads e clientes se torna muito mais fácil. 

Diante disso, você tem acesso, no Meets, ao quantitativo de de oportunidades geradas por tag, visualizando, inclusive, via gráficos, para dar maior dinamicidade à avaliação. 

Performance de vendas (vendas x cadastrados)

No Meets, você acessa gráficos que indicam a performance de vendas do seu negócio.

Assim você pode analisar a relação entre cadastros x vendas x perdas, tanto no tocante ao quantitativo, quanto relacionado ao valor

No quantitativo, por exemplo, você pode selecionar um dado período de tempo, um vendedor em específico e avaliar a sua performance. Assim, você consegue ter acesso ao quantitativo de oportunidades que foram cadastradas, quantas delas foram conquistadas e quantas foram perdidas. 

Dica de leitura do nosso blog: Como aumentar a produtividade de sua equipe com um CRM

Quantidade lead por origem

A geração de leads acontece a partir de diversos canais os quais sua empresa utiliza, podendo ser a partir das redes sociais, de e-mails, do Ads, do WhatsApp, de estratégias de Inbound Marketing, etc. 

No Meets, você acessa a quantidade de leads gerados em cada canal utilizado pelo seu negócio, avaliando se eles vêm obtendo sucesso ou não

No painel do sistema, você visualiza a origem/canal, o valor investido, número de leads gerados, o custo, entre outros pontos. 

A métrica de leads por origem permite identificar quais canais não funcionam e quais devem ganhar mais atenção, neste caso, por terem melhores resultados. 

Com essa métrica você tem a possibilidade de deixar de perder dinheiro investindo alto em canais que não geram ou pouco geram leads. 

Quantidade top 5 perdas

As perdas também devem ser consideradas no processo de gestão para que, dessa forma, os mesmos erros não sejam cometidos por mais tempo.

No Meets, você identifica o top 5 de perdas, sabendo o que vem resultando mais perdas para o seu negócio.

Sabendo disso, você consegue reformular suas estratégias para reverter a situação.

Funil por etapa

Na Dashboard do Meets, você acessa dados importantes sobre funil, analisando o funil por etapas. 

O funil de vendas auxilia você a entender toda a jornada de compra de um cliente com a sua marca, desde o primeiro contato estabelecido.

Esse funil é composto por uma série de etapas, as quais, em conjunto, dão suporte à jornada de compra dos perfis de clientes de um negócio. 

No Meets, você cria os funis de vendas, cadastrando todas as etapas que sua equipe vai seguir até chegar a venda. 

Com o funil, você pode visualizar suas oportunidades, mudar uma oportunidade de etapa no funil de vendas, tudo muito rápido e prático

Analisando o funil por etapa, você consegue identificar em qual fase seu lead está, o que dá munição para equipe de vendas e atendimento estabelecer um contato/uma proposta mais assertiva. 

Metas por produto, quantidade ou valor

Métricas de vendas Meets

Você que vivencia o mundo dos negócios deve ouvir falar bastante sobre metas, certo?

Estabelecer metas na sua empresa é crucial para o planejamento de um negócio, na medida em que se estipula os caminhos a serem seguidos de forma concreta. 

No Meets CRM, você pode elaborar metas individualizando-as por produto, por quantidade ou valor.

Essas metas podem ser analisadas, de modo que você consegue avaliar se elas estão sendo alcançadas ou não.

Muitos gestores estipulam metas, mas acabam não acompanhando-as. De que adianta? 

Metas são criadas para serem avaliadas! 

Quantidade tarefas geradas, finalizadas e pendentes

Para cada etapa do funil você pode definir tarefas.

No sistema do Meets, em relatórios, você consegue ficar por dentro de relatórios de acompanhamento de desempenho. Nessa parte, você pode filtrar por vendedor, analisar quantas tarefas foram geradas por eles, quantas foram finalizadas e quantas ainda estão pendentes. 

De acordo com o total de tarefas, associando-as ao quantitativo de fechadas e pendentes, você avalia a performance daquele vendedor, analisando se precisa de mais agilidade, por exemplo. 

Motivação da Equipe: como melhorar e atingir resultados

Indicadores por origem 

Ainda em relatórios, você tem acesso aos indicadores por origem/canal

Nessa aba, é possível visualizar o valor investido em cada canal, o número de leads gerados, o custo por lead, número de oportunidades, custo por oportunidade, número de vendas TKM por canal. 

Esses indicadores apontam se os canais que você investe estão tendo rentabilidade ou não.

Ferramenta para acompanhar suas métricas de vendas

Um CRM de qualidade, como o Meets, é uma ferramenta essencial para você acompanhar suas métricas de vendas. 

Com a solução, você tem acesso à todas informações sobre o desempenho do seu time de vendas, tudo de forma prática e com agilidade. 

Utilize o Meets CRM

Um dos maiores obstáculos no acompanhamento de métricas de vendas é manter o registro de todos os dados. 

Para preencher essa lacuna, nada melhor do que contar com o CRM Meets

Com o Meets, a sua equipe está preparada para alavancar as vendas do seu negócio, sabendo o momento certo e a forma correta de abordar cada lead e cliente

O nosso CRM permite que você fique por dentro de todo o processo comercial, analisando o desempenho da sua equipe e de cada vendedor, para, dessa forma, sempre estar pronto para realizar os ajustes necessários e otimizar a performance do seu negócio.

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Thomáz Pinho

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