Como aumentar a taxa de conversão no funil de vendas?

Como aumentar a taxa de conversão no funil de vendas? Meets

Como aumentar a taxa de conversão no funil de vendas?

Você sabe como contornar a fase de conversão, desafiadora para muitos profissionais de marketing e vendas? Conhece também como alavancar essa mesma conversão no funil de vendas? Confira mais abaixo e observe estratégias assertivas que servem para trabalhar ambos os conceitos. 

Segundo estatísticas, 75% dos negócios que estão relacionados ao funil de vendas mantém-se sempre na ativa. Através desse dado, já pode-se inferir a importância de um funil de vendas para nutrição de leads e detalhamento da jornada de compra do consumidor.

O funil de vendas, também conhecido como pipeline de vendas, é definido como uma das ferramentas disponibilizadas em um CRM para compreensão sobre as etapas de aprendizado e descoberta, reconhecimento de um problema e consideração de uma solução, finalizando com a decisão de compra.

Já a taxa de conversão é uma métrica utilizada para entender e analisar determinadas ações, acompanhando quanto foi convertido e quais os resultados gerados. Através dela, você pode melhorar seu processo de vendas, focando na elaboração de estratégias de marketing mais assertivas e treinando sua equipe para oferecer um atendimento personalizado e baseado nas dores dos clientes/leads.

DICA DE LEITURA MEETS: Você conhece quais as etapas de otimização de conversão (CRO) e como um CRM pode ajudar a desenvolver facilmente essa conversão? Clique aqui e veja mais em um texto disponível no Blog do Meets!

Ambos os conceitos, quando trabalhados interligados, transformam os resultados da sua empresa e alavancam o reconhecimento da sua marca pelo seu público. 

Taxa de conversão e funil de vendas para transformar os resultados da sua empresa. Meets.
Taxa de conversão e funil de vendas para transformar os resultados da sua empresa. Reprodução: www.freepik.com

Estágios do funil de vendas e conversão

Para compreender melhor as estratégias recomendadas no tópico abaixo, faz-se necessário o conhecimento dos estágios do funil de vendas e como eles auxiliam na conversão.

1. Conscientização

Inicialmente, o funil de vendas deve possuir o primeiro estágio para conscientização. Nessa etapa, você melhora a visibilidade da marca e começa a coletar novas leads. O estágio de conscientização ainda não deve promover nenhum produto/serviço específico, apenas focar no compartilhamento de ideias e soluções.

Para conseguir avançar uma lead para a próxima etapa obtendo reconhecimento sobre sua marca, você deve investir em campanhas para as mídias sociais, SEO, webinars, infográficos e vídeos. Lembre-se que nessa fase, o consumidor reconhece que possui um problema/dor que deverá ser solucionado.

2. Captação e interesse

Nesse estágio do funil, você deve captar aqueles consumidores que já passaram pelo topo e despertar o interesse em iniciar um relacionamento com esse prospect. Como nesse estágio os clientes já reconhecem sua dor/necessidade e que seu produto ou serviço pode ser a solução, aposte no oferecimento de ebooks, testes grátis, campanhas de retargeting e de e-mail marketing.

3. Decisão e fechamento do negócio

Por fim, o consumidor já foi ‘alimentado’ adequadamente (através dos conteúdos disponibilizados) e deve estar pronto para fechar negócio e ser convertido para um cliente em potencial. Nessa fase do funil, concentre-se no sucesso do cliente e nas táticas de vendas assertivas, como o upsell e o cross-sell, para que o consumidor dê o passo final e finalize a compra. 

Após o fechamento, não se esqueça de continuar nutrindo o consumidor e acompanhando, ou dando assistência se necessário, para conseguir alavancar sua experiência de compra e, consequentemente, fidelizá-lo.

DICA DE LEITURA MEETS: Você sabe quais as diferenças de um funil de vendas para um funil de atendimento? Conhece as utilidades de um funil de atendimento? Clique aqui e confira um texto bem direcionado sobre o assunto, disponível no Blog do Meets!

7 estratégias recomendadas para aumentar a taxa de conversão no funil de vendas

Para conseguir alavancar a taxa de conversão dentro do funil, indica-se algumas estratégias citadas abaixo e utilizadas para diferenciar-se da concorrência e implantar estratégias adequadas e úteis para conquistar clientes

1. Coloque a experiência do consumidor como foco principal da sua empresa

Primeiramente, busque colocar a experiência do consumidor como foco principal da sua organização. Dessa forma, você conseguirá fazer com que o usuário sinta-se único, encontre relevância na sua empresa e torne-se um consumidor fidelizado. 

Estatísticas obtidas sobre investimentos em CX, revelam que as iniciativas na experiência do cliente potencializam dobrar sua receita em 36 meses. Ou seja, investir em CX é garantir a incorporação de valores e aumento das estratégias de propagação da sua marca.

Utilize as ferramentas necessárias para atendimento e vendas, como o Meets CRM, essencial na organização e centralização de dados da sua empresa, garantindo um funil de vendas e atendimento personalizável para seu nicho e necessidades.

2. Construa uma boa reputação no mercado

Vale destacar-se através da sua reputação e credibilidade no seu mercado/nicho de atuação. Para essa ação, busque passar uma imagem (percepção do seu público) de seriedade e transparência para ajudar a alavancar a sua reputação (consolidação da imagem). 

A confiança criada no momento da persuasão e as cases de sucesso (relato da trajetória inspiradora de algum consumidor que utilizou o seu produto/serviço e aprovou, ou conquistou sucesso com a ajuda do mesmo) são boas estratégias para construir uma confiabilidade do seu negócio.

3. Otimize seu site

Outrossim, invista na otimização do seu site para alavancar a conversão. Como mostrado na 3ª etapa do funil (decisão e compra), os clientes precisarão de uma apresentação organizada de um site para não desistirem da compra no último estágio (esse fator pode ser levado em consideração pelos consumidores). Por isso, planeje um site que seja fácil de utilizar, intuitivo e acessível. Indica-se a realização de testes A/B sempre que necessário para descobrir qual página converte mais e um CTA (Call To Action ou chamada para a ação) forte, claro, direto e conciso.

4. Defina uma boa comunicação com o cliente

Ademais, foque na boa comunicação com o seu cliente. Essa é uma das peças-chave para o progresso do seu negócio, principalmente nos quesitos de concorrência, elaboração de estratégias e vendas. 

Trabalhando melhor a comunicação com o consumidor, sua marca fortalece a relação com os clientes, melhora a experiência de compra, alavanca a imagem e reconhecimento da empresa. Atente-se sempre em consolidar sua comunicação interna, ser objetivo, mensurar resultados da comunicação e investir em ferramentas que facilitem esse relacionamento com o cliente.

5. Obtenha um funil bem estruturado e personalizado

Para facilitar a conversão no funil de vendas, faz-se necessário que ele esteja bem estruturado e personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa e nicho. Para isso, analise bem quais as etapas devem ser essenciais e quais as conversões empregadas para cada uma. Observe também se existem leads frias que podem ser resgatadas para aumentar sua receita, já que elas são bem trabalhadas e averiguadas no funil estruturado. 

Diferencie os estágios do prospect, já que no topo do funil ele será apenas um visitante, no meio do funil já é considerado uma lead e, no fundo do funil, ele torna-se um cliente.

6. Treine sua equipe para atingir metas

Quando definir metas e objetivos, faça com que sua equipe também se integre e mantenha-se alinhada para conquistarem juntos os resultados satisfatórios. Para tal fim, priorize as estratégias digitais que mostram-se mais eficazes e concentre esforços para mantê-los engajados dentro das ações da sua empresa. 

DICA DE LEITURA MEETS: Você sabia que funcionário engajado é sinônimo de cliente feliz? Que tal conhecer mais e ver como esse aspecto implica diretamente na satisfação do seu cliente? Clique aqui e veja mais em um texto disponível no Blog do Meets!

Treine sua equipe para atingir metas e objetivos que aumentam a conversão no funil de vendas. Meets.
Treine sua equipe para atingir metas e objetivos que aumentam a conversão no funil de vendas. Reprodução: www.pixabay.com

7. Utilize as ferramentas essenciais para a conversão e comunicação

Por fim, recomenda-se a utilização das ferramentas que serão essenciais na sua conversão e comunicação. Tenha um sistema que sua equipe possa acompanhar de perto a jornada de compra do cliente. Ferramentas de outbound e um CRM, por exemplo, são ótimas opções para tornar seu time mais produtivo e organizado.  

O Meets, um CRM descomplicado e acessível, conta com diversas integrações de automação de marketing e atendimento. Nosso CRM já auxiliou mais de 2000 empresas a elevarem e otimizarem a conversão no funil de vendas. Muitas delas, estavam com taxas de conversão abaixo de seu nicho de mercado e, com a ajuda do nosso sistema operacional, centralizaram suas leads e aumentaram a experiência do consumidor.

Pronto para aumentar sua taxa de conversão no funil de vendas?

Conseguiu entender mais sobre como aumentar a taxa de conversão no seu funil de vendas? Então prepare-se para alavancar suas métricas relacionadas a experiência de compra e conversão. 

Outrossim, atente-se a seguir as estratégias recomendadas para garantir sucesso em seu planejamento de marketing, atendimento e vendas. Não deixe de contar com o Meets para facilitar suas ações e organizar suas leads advindas do WhatsApp ou das mídias sociais.

Não consegue alavancar sua conversão? Seu funil de vendas não está organizado e adaptado para atender suas necessidades? Não alcança um aumento na sua métrica de experiência do cliente? Se a resposta foi SIM para algumas dessas respostas, está na hora de modificar sua perspectiva comercial e conhecer nosso CRM!

Você pode ser nossa próxima case de sucesso! Fale agora mesmo com nossos consultores pelo WhatsApp ou, se preferir, realize um teste gratuito na nossa plataforma. Também não deixe de comentar abaixo e siga nossos perfis nas redes sociais. 

Fale com nossos especialistas:

Carol Rodrigues

Carol Rodrigues

Deixe seu comentário

Posts Recentes

Sobre nós

O Meets foi concebido para tornar as coisas simples e práticas. Ao permitir que você visualize todo o seu processo de vendas acompanhando as atividades certas a serem realizadas.

Siga-nos

Vídeo Tutorial

Comece com conta GRATUITA!

Nenhum cartão de crédito é necessário.
Ao clicar em “Cadastre-se”, você concorda com a nossa Política de Privacidade