Frases prontas para atendimento ao cliente e vendas no WhatsApp

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Sua empresa utiliza o WhatsApp? Conhece as frases prontas para atendimento ao cliente e vendas no WhatsApp, otimizando o seu tempo e aumentando a produtividade? Confira agora sobre frases para o seu atendimento e como o CRM pode melhorar seu relacionamento com o cliente, inclusive pela plataforma de mensagens.

Hoje, diversas empresas brasileiras já usam o WhatsApp Business como um de seus canais de atendimento ao cliente e vendas.

Isso porque, hoje, atualmente, mais de 130 milhões de brasileiros já usam o aplicativo de mensagens no Brasil, encontrando-se instalado em 99% dos celulares brasileiros, como aponta o R7.

Levando isso em consideração, as chances são que os seus clientes também usam o WhatsApp e, por isso, vale a pena investir seu tempo em conhecer como potencializar os resultados através do atendimento feito pelo app. Neste conteúdo, preparamos diversas frases prontas para atendimento e vendas que você pode usar no WhatsApp, especialmente, usando o recurso de Respostas Rápidas do WhatsApp Business – ensinamos como criá-las neste conteúdo.

Sem mais delongas, confira frases que você pode configurar para melhorar a eficiência de sua equipe e gerar mais vendas!

DICA DE LEITURA MEETS: WhatsApp Web ou WhatsApp Business API: quais os benefícios de cada um? Se quer saber mais e qual o melhor para sua empresa, clique aqui e conheça sobre no Blog do Meets!

Melhores frases de atendimento no WhatsApp

No WhatsApp Business, você pode criar atalhos para frases prontas, use os exemplos a seguir para diferentes situações!

Antes de começarmos, é importante mencionarmos que, sempre que falarmos sobre inserir um link em uma frase, o recomendado é usar um link curto, este pode ser criado através de ferramentas como o Bit.ly, Short.io, Abre.ai, entre outras.

Frases prontas para atendimento no WhatsApp. Meets
WhatsApp. Reprodução: www.pixabay.com

Dessa forma, você evita inserir links realmente extensos e fazer com que suas frases para atendimento e vendas fiquem muito grandes e difíceis de ler, especialmente nos dispositivos móveis como smartphones, que possuem telas menores.

Frases prontas para anunciar novidades

Se a sua empresa acaba de lançar novos recursos, novos serviços ou até mesmo novas coleções de produtos e categorias em sua loja virtual, não deixe de usar o WhatsApp para alertar seus clientes usando frases como:

  • Olá, tudo bem? Estamos super felizes com o novo lançamento do [novo recurso] em nosso sistema, você já teve a chance de experimentá-lo? Acesse o [link da página do recurso] para saber mais ou fale comigo aqui para tirar suas dúvidas!
  • Temos uma surpresa para você! A nova coleção de [produtos] acabou de chegar e já está disponível em nossa loja, acesse em [link] e confira!
  • Finalmente chegou! Agora nossos clientes podem contar com toda a conveniência de nosso sistema CRM diretamente no WhatsApp!

Veja como, dessa forma, você consegue rapidamente captar a atenção do consumidor e gerar curiosidade para que ele clique no link e seja redirecionado para as suas páginas de captura, páginas de produto, entre outras.

Frases prontas para sugerir produtos ou serviços

Para empresas que trabalham com uma gama de produtos ou serviços bem delimitada, como por exemplo uma loja online de roupas, você pode criar respostas e frases de atendimento prontas para direcionar clientes exatamente onde precisam ir.

Se um cliente perguntar, por exemplo, se a sua empresa vende roupas infantis, você pode enviar uma frase já preparada através de um atalho simples, como:

  • Olá! Você pode conferir toda a nossa seleção de roupas infantis acessando em [link da categoria], caso precise de qualquer informação a mais, basta falar comigo aqui!

Assim, toda a equipe de representantes usando o WhatsApp Business para atendimento não precisará sempre ir atrás do link da categoria e enviar, bastando digitar um comando, como por exemplo “/infantil” para responder esse tipo de dúvida comum.

Alternativamente, você pode integrar um chatbot de vendas ao seu WhatsApp com ferramentas profissionais de atendimento e deixar que o próprio chatbot envie essa frase de atendimento e lide com perguntas frequentes.

Frases prontas de confirmação de pedidos

Para aqueles que fazem venda pelo WhatsApp, recomendamos criar pelo menos uma frase de confirmação de pedido para economizar tempo sempre que confirmar o recebimento de pagamentos de um cliente, por exemplo:

  • A sua compra acaba de ser confirmada! Todos os dados foram enviados ao seu endereço de e-mail e você pode contar comigo para tirar qualquer dúvida adicional;
  • O seu pedido foi recebido, estaremos preparando e enviando dentro de um prazo de [X] minutos. (Este tipo de frase pode ser usada por restaurantes que recebem pedidos de Delivery pelo WhatsApp, por exemplo).
  • A sua assinatura acaba de ser ativada! Você pode conferir os detalhes no painel de usuário e poderá aproveitar todos os recursos de nosso plano PRO por X dias. (Aqui, você também pode criar variações como por exemplo, 30 dias, 3 meses, 6 meses, 1 ano, de acordo com os planos oferecidos por seu negócio).

Para que seja eficiente no acompanhamento de pedidos, recomendamos rastrear cada negociação em aberto através de seu funil de vendas em um CRM profissional, como o Meets.

Frases prontas para vendas

Além das frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp, você também pode configurar frases para vender e promover seu negócio, como por exemplo:

  • Olá! Estamos com promoções imperdíveis para o dia das mães, aproveite as ofertas limitadas até o dia [X] e dê um presente especial para as mamães!
  • Preparamos um cupom de desconto especialmente para você! Basta inserir o CUPOM na hora do checkout e ganhar 20% de desconto em sua próxima compra, válido até dia [X], confira nossas ofertas em [link da página];
  • Você já conhece o nosso programa de fidelidade? Confira todos os detalhes em [link para o programa de fidelidade];

Essa é uma excelente forma de rapidamente chamar a atenção de seus clientes e trazê-los de volta para a sua página de vendas.

DICA DE LEITURA MEETS: Saiba porque uma central de vendas por WhatsApp é importante para uma empresa, acesse esse conteúdo e conheça mais!

Aqui, o importante é que você tenha um CTA (Call to Action, ou chamada para ação) claro e que desperte a curiosidade do cliente. Além disso, não deixe de aproveitar os gatilhos mentais para despertar curiosidade e senso de urgência.

Frases prontas para lidar com problemas

Por mais que você ofereça os melhores produtos e serviços do mercado, não há como evitar ter de lidar com clientes frustrados ou que tenham encontrado algum problema durante a sua jornada de compra ou mesmo após adquirir suas ofertas.

Por isso aqui o importante é desarmar o cliente e certificar-se que você está pronto para solucionar qualquer situação o mais rápido possível, use as frases prontas para atendimento de exemplo:

  • Sinto muito que isso tenha acontecido. Eu estou aqui para ajudar, por favor, pode me descrever o problema em detalhe para que eu consiga diagnosticá-lo com mais agilidade e apresentar a melhor solução?
  • Peço desculpas pelo ocorrido! Estou aqui para ajudar a resolver esta situação da melhor maneira possível e o quanto antes, conte comigo! Você pode por favor me descrever exatamente como isso ocorreu?

Lembre-se de manter o foco na obtenção de detalhes e informações sobre o problema para que você possa oferecer uma solução o mais rápido possível.

Frases prontas para confirmar solução de um problema

Após solucionar um problema e o cliente confirmar que está tudo ok, você pode enviar frases prontas para se despedir e personalizar o atendimento:

  • Espero que nossa solução tenha sido satisfatória, eu me coloco à disposição para ajudar em qualquer nova situação, pode contar comigo!
  • Muito bem, estamos à disposição para ajudar sempre que necessário, basta entrar em contato conosco por este canal, através de nosso chat online no site ou por telefone. Estamos disponíveis em [informe seu horário de atendimento];

Frases prontas para coletar feedback

Coletar feedback de seus clientes é importantíssimo para que você consiga rapidamente identificar problemas e corrigi-los antes que impactem negativamente a jornada do cliente em grande escala.

Por isso, ao final de todo atendimento no WhatsApp, certifique-se que todas as dúvidas do cliente já foram respondidas e, caso positivo, faça perguntas simples para coletar feedback, como:

  • Muito bem! Caso tenha tempo, deixe sua avaliação do meu atendimento com uma nota de 0 a 10. Agradecemos e valorizamos o seu feedback.
  • Ficamos felizes em poder ajudar. A nossa experiência de atendimento foi satisfatória?
  • Olá! Você tem um minutinho? Gostaríamos apenas de saber, em uma escala de 0 a 10, sendo zero a pior classificação e dez a melhor, o quanto você indicaria nossa empresa para seus amigos e familiares?

Note que no último exemplo estamos fazendo uma pergunta diretamente relacionada ao seu Net Promoter Score, neste conteúdo falamos sobre o que é NPS e qual a sua importância.

Profissionalize o atendimento ao cliente no WhatsApp

Além de usar o recurso de Respostas Rápidas para criar frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp e agilizar o trabalho de sua equipe, existem ainda outros recursos e formas de profissionalizar a comunicação com clientes neste canal:

Crie uma mensagem de saudação

Configure uma mensagem de saudações para dar boas vindas automaticamente aos clientes que entrarem em contato com você pela primeira vez no WhatsApp, especialmente aqueles que acessarem através de um link do WhatsApp.

Crie uma mensagem de ausência

Configure uma mensagem de ausência para informar seus clientes o seu horário de atendimento, sugerir demais canais de atendimento e não deixá-los sem qualquer resposta mesmo quando estiver indisponível no aplicativo.

Integre o WhatsApp ao seu CRM

Integre o seu WhatsApp Business a um sistema CRM profissional como o Meets e centralize toda a comunicação com o cliente enquanto aproveita recursos profissionais para gerenciar seu funil de vendas, otimizar processos e melhorar o trabalho da equipe de vendas.

Dessa forma, você também consegue, por exemplo, adicionar múltiplos representantes de sua equipe a um único perfil comercial do WhatsApp.

Todos os recursos que existem de frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp, você consegue forma bem rápida dentro da central de atendimento de whatsapp do Meets CRM.

Além desse recurso, diversos outros como gestão de equipe, funis, automações, integrações e muitas outras funcionalidades, você encontra apenas no primeiro CRM com uma central de atendimento de WhatsApp estruturada.

Se sua empresa ainda não possui uma central de vendas pelo WhatsApp, o atendimento está falho e as vendas estão diminuindo, está na hora de conhecer o Meets! Não perca tempo e faça agora um teste gratuito ou fale com nossos colaboradores e escolha o melhor plano para sua empresa.

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Tavares

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