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Integração entre marketing e vendas: A importância e 6 dicas essenciais

Integrar as áreas de marketing e vendas na sua empresa é imprescindível. A desconexão das ações desses setores causa um alcance distante a contemplação das metas e uma má comunicação interna. Confira agora a importância de integrar essas duas áreas e 6 dicas essenciais.

A smarketing, nome dado a integração de sales (vendas) e marketing, vem para alinhar os dois setores e fazê-los trabalhar com uma comunicação mais ampla e gerando oportunidades de negócios para a empresa. Os potenciais também terão uma experiência mais fluida e natural e as estratégias serão diretamente direcionadas para oferecê-los uma melhor experiência do consumidor.

Quando essas áreas se juntam, o departamento de marketing consegue criar campanhas e trabalhar na geração de conteúdo para atrair a persona. A partir daí, a lead já entra no funil de vendas, é qualificada e, no momento de decisão e compra, a equipe de vendas alinhada a equipe de marketing entra em ação para analisar a qualificação dessa lead, oferecendo os produtos/serviços, tirando possíveis dúvidas e acompanhando o pós-venda.

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Unindo essas duas áreas sua empresa consegue acelerar resultados. Com as estratégias de marketing bem assertivas, as vendas são proporcionalmente aumentadas, promovendo a imagem do seu produto/serviço e aumentando o reconhecimento da marca no seu nicho.

Integração das equipes de marketing e vendas. Meets.
Integração das equipes de marketing e vendas. Reprodução: www.freepik.com

Quais os problemas de não integrar as áreas de marketing e vendas?

Como vimos, integrar essas áreas só trará benefícios. Porém, algumas empresas ainda não possuem essa conexão dos times e acabam prejudicadas. Confira abaixo alguns problemas comuns encontrados em marcas que não integram marketing e vendas.

  1. Comunicação prejudicada: Setores que “falam línguas diferentes” e que não convergem informações acabam afetados. O trabalho é desencontrado e a equipe de marketing muitas vezes não sabe se a lead foi abordada pela equipe comercial. Ou, como também ocorre, a equipe de vendas não sabe como anda o processo de geração das leads qualificadas;
  1. Falta de metas e métricas bem definidas: A não definição de metas e métricas atrapalha o desenvolvimento da sua organização e das áreas. Por isso, quando não definimos metas e métricas conjuntas, as áreas de marketing e vendas acabam criando estratégias falhas e não avaliadas, perdendo tempo e dinheiro;
  1. Times desconectados e competitivos: Os times também ficam desconectados, desalinhados e competitivos. Eles passam a não ter consciência do processo em equipe, gerando diversos desentendimentos. Isso atrapalha o desenvolvimento do clima organizacional e o andamento das ações significativas para o endomarketing;
  1. Vendas baixas: Segundo pesquisas, quando há um alinhamento das áreas de marketing e vendas, a empresa alcança cerca de 20% de crescimento na receita anual. Além disso, há uma redução de custos com leads que estão na fase de aprendizado. Por isso, é indispensável alinhar seus times para alavancar a receita. 

6 dicas essenciais para integrar as equipes de marketing e vendas

Após conhecer os problemas da não integração desses times, saiba como integrá-los e fazê-los trabalharem juntos para alcançarem estratégias e atingirem resultados satisfatórios.

1. Crie um SLA entre marketing e vendas

SLA significa Service Level Agreement e, na tradução para o português, trata-se de um acordo de nível de serviço. Com ele, suas equipes terão um direcionamento mútuo das tarefas de cada setor, criando um compromisso entre os times e esclarecendo o processo de integração.

O SLA deve ser bem definido para que os departamentos conversem entre si e criem um processo de vendas claro e assertivo. Nele, suas equipes devem definir parâmetros para aplicar o lead scoring, estabelecendo quais as ações que qualificam uma lead ou a desqualificam. O lead scoring será ideal para criar estratégias de inbound marketing, gerar leads e aumentar a produtividade.

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2. Faça reuniões em conjunto

Em alguns períodos será interessante aplicar reuniões em conjunto. A junção dos times de marketing e vendas nos encontros, muitas vezes semanais ou quinzenais, será imprescindível para discutir objetivos, metas, estratégias e resultados. Dessa maneira, busque definir as personas, os canais de atuação e como será o trabalho de ambas as equipes na jornada de compra do consumidor.

Após isso, traçe um plano de ação estratégico e defina os indicadores de performance (KPIs) que serão utilizados para mensurar resultados.

3. Fortaleça a comunicação integrada das áreas

Em todo tipo de relação, a comunicação é fundamental. No trabalho interno e em conjunto com os times de marketing e vendas, os canais devem ser abertos e os objetivos e as informações devem ser compreensíveis.

Essa comunicação ampla e clara favorece o compartilhamento de informações e mensagens sem ruídos, além de proteger sua marca e evitar boatos. Para fortalecer a comunicação integrada, realize as seguintes ações:

  • Faça reuniões, como citado no tópico acima, para discutir o progresso da equipe e como andam as estratégias. Se alguma tática não estiver dando certo ou necessitar de alterações, já planeje o que sua equipe irá fazer;
  • Utilize estratégias para vender suas campanhas de marketing para o time de vendas e venda seus produtos/serviços para essa mesma equipe. Dessa maneira, sua equipe comercial terá mais informações para utilizar no momento da venda e sua equipe de marketing terá planejamentos mais direcionados e ações mais eficazes, já que eles estarão vendendo campanhas para o time que fica na “linha de frente”.

4. Tenha uma boa gestão e monitoramento das leads

Para atingir pontos mais direcionados dessa integração, tenha sempre uma boa gestão e monitoramento das leads. Eles permitem acompanhar melhor a jornada, como ela está em andamento e como as informações estão chegando nas leads, seja correta ou incorretamente.

Um bom CRM, como o Meets, será necessário para auxiliar sua empresa na gestão e monitoramento dessas leads, estando elas dentro do funil de atendimento ou no de vendas. O software também ajuda a identificar os gargalos no funil e quais as oportunidades perdidas, além de facilitar o entendimento da taxa de conversão,  reduzir os custos nas áreas integradas e alinhar as estratégias de inbound e outbound marketing.

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5. Treine e capacite as equipes

Para alinhar as equipes de marketing e vendas, busque treiná-los e capacitá-los para conquistar os resultados e objetivos em comum. Beneficie-os com planos de carreira e valorização profissional, além de melhorar e fortalecer a comunicação tornando o processo mais fluido e engajado.

Ofereça treinamentos de marketing para a equipe de vendas e vise-versa, pois, essa estratégia beneficiará o entendimento da outra área e como eles podem se alinhar melhor, além de um time conhecer melhor o outro e aumentar seu conhecimento.

6. Comemore os resultados

Como já falamos no artigo de liderança em vendas, indicamos que você deve comemorar com sua equipe os bons resultados e conquistas. Dessa maneira, ambas as equipes entendem que seu trabalho está sendo observado e apoiado, aumentando o engajamento do público interno e incentivando-os a continuar nessa linha ou até mesmo aumentar as metas.

Ademais, certifique-se de reconhecer os funcionários e recompensar toda a equipe – e não apenas a atitude de um colaborador.

Comemore os resultados das equipes de marketing e vendas. Meets.
Comemore os resultados das equipes de marketing e vendas. Reprodução: www.pexels.com

Como um software de CRM pode ajudar a integrar as áreas de marketing e vendas?

Um CRM ajuda sua empresa como um todo a funcionar melhor. Nas áreas de marketing e vendas, ele auxilia no acompanhamento e análise das métricas importantes para os times, como a taxa de conversão, ajuda na qualificação e gestão das leads, além de entender melhor da persona, criando estratégias mais assertivas para conquistá-la.

Também há uma facilidade no cálculo do ROI (Retorno Sobre o Investimento) e ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade), a centralização das informações e a integração com ferramentas de automação de marketing.

Está preparado para integrar as áreas de marketing e vendas na sua empresa?

Compreendeu melhor sobre a importância de integrar marketing e vendas e está preparado para dar o “start” a sua empresa?

Então não perca mais tempo, identifique se há problemas e busque estratégias para solucioná-los. Outrossim, não se esqueça de fortalecer a comunicação interna da sua empresa e ter uma gestão e um monitoramento das leads.

Para esse último ponto, conte com o Meets CRM. Nossa plataforma de hub de leads será indispensável para gerenciar suas vendas e oferecer acompanhamento das leads no funil, utilizando-se do marketing de conteúdo ideal para cada etapa. Ademais, contamos com uma central de atendimento e vendas integrada ao WhatsApp disponível em um número para vários atendentes. Isso facilita a centralização de dados e acesso aos históricos e informações dos potenciais e clientes.

Sua empresa precisa de um software que auxilie na integração de marketing e vendas? Não consegue ter visibilidade suficiente no seu nicho e aumentar conversões? A imagem da sua empresa anda se destacando pouco? Então está na hora de conhecer o Meets e mudar essa perspectiva comercial.

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