Marketing boca a boca: o que é e como fazer?

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Marketing boca a boca: o que é e como fazer?

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Trocar experiências é um hábito bastante comum entre as pessoas. Não importa se é algo positivo ou negativo, frequentemente compartilhamos fatos com o outro. 

Uma pessoa ao adquirir um produto/serviço, por exemplo, é provável que em algum momento comente sobre ele com alguém. Pode ser uma referência direta ao que foi consumido ou até mesmo em relação à marca.  

Na troca, pode se falar bem ou mal do produto/serviço, da forma como foi atendido, de uma promessa que não foi cumprida, de uma frustração, de uma expectativa suprida ou ultrapassada, etc. Enfim, são múltiplas questões e percepções que são levadas em conta ao compartilhar experiências. 

De modo semelhante, não é apenas contar algo para o outro de maneira espontânea. Muitas vezes quando vamos comprar algo, por exemplo, gostamos de consultar alguém que já consumiu o mesmo produto/serviço, não é mesmo?

Qual o nosso objetivo nisso? Provavelmente nos apoiarmos em uma opinião de confiança, certo? 

Isso tem ligação direta com o chamado marketing boca a boca

É, portanto, a troca de ideias/experiências como consumidor de um produto/serviço

Você já ouviu falar em marketing boca a boca? 

Sabia que esse meio pode ser um forte aliado do seu negócio?

Neste artigo iremos destacar os principais pontos acerca do marketing boca a boca, destacando o que é, sua importância, benefícios e como executá-lo. Ficou interessado? Siga a leitura! 

O que se entende por marketing boca a boca

Marketing boca a boca Meets
Você sabe o que é marketing boca a boca?

Em linhas gerais, o marketing boca a boca é uma estratégia de marketing pautada em recomendações de clientes. Talvez você já utilize no seu negócio e nem sequer saiba! 

Do ponto de vista do seu significado e da perspectiva histórica, o marketing boca a boca é uma tradução de “buzz marketing”, sendo esta uma estratégia nascida nos Estados Unidos como uma forma alternativa às mídias de massa.

Ou seja, não se prendendo unicamente à publicidade em TV, revistas, jornais, rádios (hoje nas redes sociais), a estratégia esteve (e está) pautada na transmissão do valor da marca de pessoa a pessoa.

Sendo assim, de forma espontânea o marketing boca a boca possibilita que o seu negócio atinja o público-alvo com mais precisão e espalhe o valor de marca, reduzindo custos e aumentando a eficiência. 

Qual a importância dessa estratégia de marketing?

Primeiramente, ao atender a necessidade de clientes, estes podem indicar sua marca para outras pessoas que possuem as mesmas dores. Assim, você consegue alcançar mais leads de maneira assertiva.

Além disso, atualmente, com a velocidade na disseminação de informações, fica muito mais rápido para a sua empresa ser divulgada por clientes em grande escala, em vista do potencial dos canais digitais. 

Ainda podemos levar em consideração as pessoas que postam o serviço/produto nas redes, não é mesmo?

Os famosos “recebidos pagos”

Imagine que um cliente consumiu um produto da sua marca e simplesmente se surpreendeu positivamente com o resultado.

Assim, de modo espontâneo, ele decide mostrar o produto para sua rede de contatos e compartilhar a marca junto a quem ele adquiriu.

Rapidamente, a mensagem dele chega a muitos outros consumidores, os quais podem estar precisando da mesma solução ou até mesmo sem ao menos precisar, são influenciados a consumir.

Portanto, mais clientes chegam até você, ao mesmo tempo em que o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) reduz significativamente

Com a boa imagem sendo propagada, o seu negócio ganha uma grande vantagem competitiva frente aos concorrentes, o que contribui diretamente com o aumento das vendas. 

Alguns dos pontos positivos do boca a boca 

Já destacamos o fato da redução do CAC, do possível aumento no quantitativo de clientes, da rápida propagação… Enfim, de algumas vantagens.

E são inúmeras.

Entre os principais benefícios de se investir no marketing boca a boca, podemos destacar os seguintes:

  • Confiabilidade: nem sempre as pessoas sentem confiança nas empresas, apesar de um anúncio atrativo e muito bem criado. Mas, estas podem confiar nas opiniões de pessoas próximas ou de influenciadores digitais… Assim, ao promover excelentes experiências ao seu cliente, garantindo que suas necessidades sejam atendidas, você abre espaço para que eles compartilhem sobre sua vivência com outros e fale bem da sua marca. Acredite, esses feedbacks de clientes são importantíssimos.

  • Direcionamento: “eu tava com esse mesmo problema e comprei o produto X lá na Y”. Isso é muito frequente, não é mesmo? Possivelmente até nós mesmo já falamos ou ouvimos algo semelhante. Sabe o que isso significa? Possivelmente, dentro do círculo de contatos do seu cliente existam outras pessoas que compartilham das mesmas necessidades, as quais podem ser atendidas por serviço/produtos da sua marca. 

  • Influente: se tem uma coisa que o marketing boca a boca é, é influente! Se um lead já ouviu falar no seu negócio ou já passou por um anúncio, ao receber boas referências da sua marca rapidamente tende a procurar pela sua solução. 

Por que investir no marketing boca a boca?

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Conheça os motivos para investir no marketing boca a boca.

Até aqui, já mencionamos algumas das vantagens de se contar com o marketing boca a boca no seu negócio, sobretudo no tocante a captação de mais leads, aumento das conversões, redução do CAC, etc. No entanto, as vantagens dessas estratégias de marketing não se encerram por aí.

Abaixo, listamos os principais fatores para se utilizar o buzz marketing, confira! 

#1 Escalabilidade via canais digitais

O marketing boca a boca não é de hoje. 

Contudo, obviamente em tempos passados essa forma de marketing só acontecia a partir de interações pessoais, certo?

Assim, um cliente da sua marca conseguiu chegar até algumas poucas pessoas para falar sobre seu produto/serviço. Porém, nada ainda tão amplo. 

Hoje é bem diferente…

O alcance pode ser a nível global, graças aos canais digitais. 

Na era das TICs, ou seja, das Tecnologias da Informação e Comunicação, a comunidade que dissemina experiências torna-se muito maior. 

Atualmente, é possível, por exemplo, escolher um hotel para se hospedar lendo avaliações/opiniões de indivíduos de várias partes do estado/país/mundo. 

Em vista disso, nos dias atuais, existem diversos canais digitais que potencializam o marketing boca a boca, como as redes sociais, sites de perguntas e respostas, sites de reclamações, sites especializados em algum serviço, como o TripAdvisor, por exemplo, comunidades especializadas, entre outros. 

Por falar nas redes sociais, saiba Como potencializar o seu negócio com o Instagram

#2 Baixo custo de aquisição

Já destacamos o grande potencial na redução do CAC. Sendo assim, o marketing boca a boca é um excelente canal orgânico (podemos considerar assim) para captação de leads e captação de clientes

E por que?

Simples. São os consumidores que conduzem boa parte do processo de prospecção

Daí, novamente citando o CAC, este será bastante reduzido.

#3 Aumento da taxa de conversão

O cliente, hoje, está no centro do processo comercial, sendo, inclusive, um sujeito ativo ao longo das etapas. 

Além disso, nessa nova dinâmica, a qual exige que sua marca zele pelo customer experience  em bons níveis, o que o cliente deseja e pensa está sendo cada vez mais levado em consideração. 

Como melhorar o seu Customer Experience com o Meets?

Essas percepções possuem peso, inclusive, na hora de adquirir um produto/serviço. Sendo assim, as marcas  que investem no marketing boca a boca acabam encontrando maiores possibilidades para otimizar sua taxa de conversão.

Consequentemente, as vendas crescem, há uma redução em custos operacionais, há uma otimização de tempo e esforço, além de um encurtamento de espaço-tempo na chegada dos leads ao fim do funil de vendas

Como colocar em prática o marketing boca a boca? 

Marketing boca a boca Meets

Agora que você já sabe o que é marketing boca a boca e quais suas vantagens, vamos descobrir como colocar em prática a estratégia de marketing boca a boca? 

Confira 10 dicas essenciais! 

Dica 1: Invista em marketing de relacionamento

Jamais esqueça: o relacionamento com o cliente é peça-chave para o sucesso de todo o negócio!

Portanto, criar e manter um bom relacionamento com os seus clientes é fundamental para melhorar os resultados, fidelizar a clientela e, consequentemente, potencializar a estratégia do boca a boca.

Dessa forma, invista de maneira frequente no relacionamento com o cliente, oferecendo serviços/produtos de valor e fazendo com que os consumidores percebam que sua marca apresenta diferenciais frente à concorrência. 

Uma excelente estratégia para otimizar o relacionamento com o público é lançar uso de um CRM, como o Meets. Com a nossa solução, você qualifica a geração e gestão de leads, torna o acompanhamento de cada cliente e potencial cliente mais eficiente, conhece mais profundamente as necessidades e dores dos seus clientes, além de gerir o seu negócios com maior assertividade.

O que é CRM e para que serve?

Qual a função de um CRM?

Como implantar um sistema de CRM?

O Meets CRM é a solução ideal para você estabelecer excelentes práticas de atendimento e estreitar os laços com o seu público. 

Dica 2: Produza conteúdo que viralize

Além de esperar que o seu cliente fale bem do seu negócio para outros, você pode produzir conteúdos de qualidade, pautados na criatividade, para que os consumidores compartilhem

A mensagem pode acompanhar tendências da atualidade e fugir da rotina de anúncios servindo para entreter e, ao mesmo tempo, captar mais leads

Dica 3: Estabeleça um atendimento de qualidade

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Não basta apenas ter bons produtos/serviços a serem vendidos. O cliente quer mais. Ele quer toda uma experiência satisfatória, o que envolve um bom atendimento

Já parou para pensar como é o atendimento no seu negócio? 

Você, se fosse cliente da sua empresa, sairia satisfeito se fosse tirar uma dúvida ou realizar alguma reclamação? 

Em qualquer oportunidade na qual o cliente entrar em contato com o seu negócio, atenda-o da maneira mais acolhedora possível. Deixe-o satisfeito e contente com o atendimento.

É importante prezar pela praticidade e agilidade, assim como por um atendimento humanizado, o qual traga soluções efetivas.  

Portanto, qualifique o seu time, realize pesquisas de satisfação, automatize o atendimento, registre sempre todos os pontos de contato e conte com um CRM de qualidade, como o Meets. Com o nosso CRM, você encontra uma central de atendimento omnichannel, a qual potencializa o atendimento na sua empresa e permite que todos os contatos realizados, nos múltiplos canais, cheguem de maneira centralizada, sendo todas as informações registradas de forma segura. 

Dica 4: Surpreenda o seu cliente e vá além do esperado 

Em um mercado de forte concorrência é preciso se destacar. Portanto, para isso, nada melhor do que surpreender o público de maneira positiva, não é mesmo?

Dessa forma, surpreender os clientes e leads é uma excelente estratégia para potencializar o boca a boca, na medida em que você aumenta o customer experience e encontra grandes espaços para fidelizar clientes

Para surpreender bem o seu público, é preciso levar em conta alguns elementos, tais como: a criatividade na produção de conteúdos, nas estratégias de marketing digital e de atendimento; conhecimento sobre o cliente, o que se torna fácil a partir do momento que você tem uma persona definida e faz uso de um CRM, como o Meets; personalização no atendimento e nas estratégias de marketing digital; objetivo de engajar, não apenas vender. 

Dica 5: ofertar realmente uma solução de valor 

Fazendo alusão ao tópico acima, de nada basta surpreender o cliente com uma abordagem e oferecer uma posição frustrante, não é mesmo? 

Vamos supor que você diz que o seu o produto faz isso, aquilo, dá piruetas, congela o sol…. Enfim, faz N coisas que o da concorrência não faz. Mas, na verdade, ele só faz X…

Complicado, não é mesmo?

Pensa no lado do cliente, será que você irá fidelizá-lo assim?

Imagine tamanha decepção.  

Portanto, foque, também, na qualidade de produto/serviço, sendo sempre honesto com o seu cliente

Dica 6: Colete percepções

É importante ficar atento aos feedbacks!

Procure saber o que seus clientes pensam de sua empresa e do que você oferta.  

Assim, fica mais fácil mensurar e compreender a capacidade que o seu negócio tem de gerar mais leads, clientes e mais vendas  a partir do marketing boca a boca.

Uma excelente forma de realizar esse acompanhamento é através das pesquisas de satisfação, como o NPS (Net Promoter Score), e das menções da sua marca nas redes, por exemplo. 

Dica 7: Ofereça benefícios 

Você não deve apenas esperar as indicações espontâneas, mas deve, também, incentivá-las.

E como fazer isso?

Você pode oferecer descontos, conteúdos exclusivos, brindes, bônus, upgrades em serviços, etc. 

Dica 8: Mensure os resultados

É importante sempre destacar que qualquer estratégia adotada deve ser mensurada.

De nada adianta você colocar em prática estratégias e não verificar quantitativamente se elas deram resultado. 

Você precisa constar, portanto, se o resultado foi, de fato,  efetivo e se houve retorno sobre o investimento.

Sendo assim, o marketing boca a boca também entra no seu planejamento. Ou seja, ao planejar, defina quais KPIs serão monitorados e os objetivos e metas a serem alcançados. Dessa maneira, você conseguirá realizar os ajustes sempre que necessário. 

Dica 9: Feche parcerias com influenciadores digitais

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A cada dia surgem novos influenciadores digitais.

No mundo dessas personalidades, uma das tarefas executadas diariamente é a famosa “publi”, a partir da qual eles utilizam o seu poder de influência para incentivar o seu público a consumir o produto/serviço divulgado.

Pensando nisso, vale a pena você refletir na possibilidade de contar com  suporte de um influenciador digital da área ou afins para divulgar sua marca

Dica 10, a dica final: se há grande potencial no marketing boca a boca, aproveite!

Nada melhor do que ter a sua marca bem falada, não é mesmo? 

Se o seu negócio ainda não investe no marketing boca a boca para que ele se torne ainda mais potente, já passou da hora de começar! 

Neste artigo, trouxemos uma série de dicas para você aumentar a visibilidade da sua marca e colocar as suas soluções em evidência. 

Entre os principais pontos de urgência para que o marketing boca a boca venha a funcionar, percebemos a importância de se investir no customer experience, de modo que os cliente tenham vivências satisfatórias com sua marca e se tornem fiéis ao seu negócio, ao ponto de indicá-lo para mais pessoas.

Porém, para ter sucesso na jornada do cliente é excelente colocar em ação boas práticas que otimizem o relacionamento empresa-consumidor.

Diante disso, é importante contar com um CRM de qualidade, como o Meets CRM. Com o suporte do Meets, você conta com as melhore soluções em vendas, gestão de leads e atendimento digital, unindo a versatilidade e adaptação ao seu tipo e volume de negócios

O Meets é o primeiro CRM com central de vendas e atendimento, sendo a solução ideal para empresas de todos os segmentos de diversos tamanhos.

Com o Meets, a sua empresa encontrará as melhores condições para saber como atrair, envolver e agir no contato com o cliente, bem como para organizar e promover mais vendas.

As ferramentas do nosso CRM permitem que você conheça mais sobre o seu cliente e saiba como encantá-lo, ajudando-o de forma rápida e prática.

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Thomáz Pinho

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