O que é marketing sensorial?

Marketing sensorial. Meets.

Você sabe ou já ouviu falar no marketing sensorial? Conhece as estratégias e entende como utilizá-las no seu negócio? Que tal aprender mais e aplicá-las? Confira mais e desperte os sentidos do seu público.

Na busca de oferecer ao cliente uma melhor experiência de compra, surgiu o marketing sensorial. Sabemos, é claro, que para 89% dos brasileiros, uma boa experiência de compra impacta diretamente na sua decisão.

O marketing sensorial vem com o objetivo de “atingir o intangível” e explorar o sistema sensorial do ser humano. Por isso, podemos conceituá-lo como uma subdivisão do marketing que serve para desenvolver ações que utilizam-se de algum dos sentidos do corpo, como o olfato, o paladar, a visão, a audição e o tato. Isso instiga a ação do consumidor, atrai e impulsiona a compra por aproveitar-se das imagens, cheiros e paladar, por exemplo, para atingir o subconsciente dos usuários e influenciá-los.

Além de proporcionar os produtos/serviços, a empresa também entrega valor superior ao consumidor, oferecendo uma maior satisfação e prazer. Por essa razão, o cliente passa a confiar na marca, fidelizar-se e continuar indicando aquela empresa para pessoas do seu convívio que estão com aquela necessidade.

DICA DE LEITURA MEETS: Conheça também o marketing digital e sua finalidade, texto disponível no Blog do Meets!

Benefícios do marketing sensorial para sua empresa

O marketing sensorial traz diversos benefícios para sua empresa, dentre eles:

  • Despertar o desejo de compra e fidelizar os clientes;
  • Envolvimento do consumidor com o produto/serviço;
  • Ações com custos mais baixos que as tradicionais;
  • Diferença criada na mente do consumidor, formando lembranças que serão ativadas quando expostos a determinados estímulos;
  • Maior desenvolvimento na identidade da marca.
Olfato no marketing sensorial. Meets.
Olfato no marketing sensorial. Reprodução: www.pexels.com

Os estímulos no marketing sensorial

Após compreender um pouco mais sobre o marketing sensorial e seus benefícios, está na hora de entender detalhadamente como funcionam os sentidos na estratégia.

Visão

Utilizado em cerca de 73%, a visão é um dos principais sentidos para estimular e ser empregado como estratégia. Ela está presente nas campanhas de marketing e publicidade e faz bom uso das cores, tamanhos e formatos que são absorvidas pelos subconsciente e atingem emoções.

A decoração das lojas, as vitrines e a organização também impactam diretamente na perspectiva que o público terá sobre a marca.

A psicologia das cores, por exemplo, é altamente empregada nesse sentido para que os seres humanos identifiquem as cores e entendam quais seus efeitos no comportamento e nas emoções. O azul, na maioria das vezes, transmitirá a ideia de calma, confiança e serenidade. Já o laranja, dará sentido a emoções de energia, calor e sociabilidade.

Audição

Responsável por cerca de 21% das estratégias, a audição é o segundo sentido mais utilizado no marketing sensorial. Com ela, a música absorvida pelo indivíduo é enviada para o cérebro e desperta diversas sensações emocionais e, algumas vezes, motoras.

Quando esse estímulo sensorial auditivo é utilizado para provocar essas emoções e melhorar a experiência do consumidor, as chances de aumentar o tempo de permanência na loja oferecendo um ambiente mais confortável e afetivo são significativas. Além disso, se a música escolhida for ideal, seu cliente pode ser estimulado a comprar por impulso e aumentar seu ticket médio.

Olfato

Detentor de 3,5% da percepção dos sentidos humanos, o olfato também deve ser utilizado no marketing sensorial.  Passar por uma loja ou reconhecer uma empresa pelo seu “cheirinho único” são ações que mexem com nossa habilidade olfativa e a memória.

Eles evocam sensações emocionais que influenciam nosso estado de espírito e melhoram nosso humor. Os estabelecimentos que apostam nesse sentido, como os restaurantes, podem despertar a vontade de consumo e o interesse.

Tato

Outrossim, o tato estará presente como estratégia no marketing sensorial para facilitar o toque e o contato real. Com ele, conseguimos explorar texturas, melhorando a experiência de compra e levando uma maior confiança sobre os produtos adquiridos.

A sensação, por exemplo, de tocar em objetos que passam conforto e tranquilidade estimulam ainda mais o desejo de adquirir um produto.

Paladar

Por último, temos o paladar como outra estratégia. Nesse sentido sensorial, no momento de experimentar uma comida e obter percepções de sabores, seu cérebro te levará para lugares afetivos ou para experimentar sensações e gostos desconhecidos.

Não precisa necessariamente ter uma empresa do ramo para oferecer cafés e biscoitos na visita de um cliente à sua loja. Ele estará mais confortável e a visita também será mais agradável.

Exemplos de empresas que utilizam o marketing sensorial

Que tal conhecer exemplos de empresas que utilizam o marketing sensorial no seu dia a dia? Veja mais abaixo:

O Dunkin’ Donuts, marca famosa de cafés e donuts, utilizou as estratégias de  marketing sensorial para atrair público. Inicialmente, a empresa já era conhecida pelos deliciosos donuts, porém eles queriam um crescimento na área de bebidas. Em Seoul, capital sul coreana, a marca decidiu instalar dispensadores com aroma do seu café no momento que tocasse o jingle da sua campanha na rádio interna. Essa estratégia foi aplicada nos ônibus e trens, pois, além do trânsito caótico da cidade, as pessoas utilizam esses meios para ir e voltar do trabalho.

Com essa estratégia de marketing criada pela Dunkin’ Donuts, aplicando as conexões sensoriais de olfato e audição, a empresa aumentou em até 29% a venda de cafés nas lojas próximas aos pontos de ônibus.

DICA DE LEITURA MEETS: Conheça também como as estratégias de marketing digital otimizam o seu atendimento, disponível em um texto aqui no Blog do Meets!

A Melissa e a Havaianas, lojas de calçados brasileiras, também empregam o marketing sensorial. Ambas as marcas apostam na estratégia de ter um “cheirinho” característico nas lojas e nos produtos, dando uma sensação prazerosa e de acolhimento.

A Cacau Show, uma rede de franquias brasileira especializada em chocolate, implementou as estratégias de marketing sensorial em suas lojas. A rede instalou aromas nos pontos de vendas, preparou uma playlist com mais de 900 músicas e busca oferecer constantemente a experimentação dos produtos. Com isso, ela estimula os sentidos de audição, paladar e olfato promovendo a criação de lembranças nas lojas e retendo clientes.

Neuromarketing X marketing sensorial

Nesse momento, depois de ter conhecido mais um pouco do conceito e exemplos, você pode estar se perguntando se o marketing sensorial não é a mesma coisa do neuromarketing, certo? Sabemos que ambos trabalham com estratégias e campanhas que atingem o subconsciente do consumidor, mas vamos entendê-los.

O neuromarketing é uma área da ciência voltada para compreender os fatores que influenciam o consumidor a realizar uma compra, entendendo seus impulsos, desejos e satisfações. Ela relaciona os conceitos de marketing e os conhecimentos neurológicos. Já o marketing sensorial, como vimos, trabalha para estimular os 5 sentidos do corpo humano.

Através disso, entendemos que o marketing sensorial é uma subcategoria do neuromarketing. O marketing sensorial é mais visado para trabalhar estratégias mais direcionadas, já o neuromarketing é considerado uma ciência, abrangendo outras estratégias e técnicas mais complexas, como o mapeamento das áreas do cérebro na tomada de decisões.

Neuromarketing X marketing sensorial. Meets.
Neuromarketing X marketing sensorial. Reprodução: www.pixabay.com

Como uma plataforma de CRM pode ajudar nas estratégias de marketing sensorial?

As estratégias de marketing sensorial também podem ser otimizadas com o uso de um CRM. O software serve para auxiliar o dia a dia da sua empresa, facilitando a gestão de relacionamento com o cliente e integrando as equipes de vendas e marketing.

Para traçar estratégias direcionadas no marketing sensorial, será necessário sua empresa obter boas informações sobre a persona, conseguindo-as armazenar e centralizar em um único lugar. Dessa maneira, você consegue melhorar o relacionamento com o consumidor, oferecendo atendimento personalizado e tendo acesso ao seu histórico de compra.

Essa credibilidade e identidade da sua marca, pode ser uma vantagem em relação ao seu concorrente, ajudando na fidelização e encantamento do cliente.

O CRM, por sua vez, será essencial para segmentar e centralizar os dados e informações dos clientes, facilitando o entendimento da jornada de compra do consumidor, analisando os perfis e criando ações de marketing sensorial mais assertivas.

Conseguiu compreender mais sobre o marketing sensorial?

Conseguiu entender melhor sobre o marketing sensorial, seus benefícios e estímulos?

Então prepare sua equipe para entender melhor o seu cliente, busque quais os sentidos que deseja aplicar em seu estabelecimento e faça bom uso para aumentar sua taxa de conversão e ticket médio.

Outrossim, não deixe de contar com Meets CRM para alavancar suas vendas. Com o nosso CRM, sua empresa consegue armazenar dados dos clientes, classificá-los por Tags e criar estratégias de marketing mais assertivas. A integração de um funil de vendas personalizado, a automação de marketing, o cálculo de ROI (Retorno Sobre o Investimento) e ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade) e uma central de atendimento estruturada também será disponibilizada pelo Meets.

Sua empresa ainda não possui boas estratégias de marketing? Não está conseguindo converter clientes? As informações sobre as leads não estão concentradas em uma central e organizadas? Se sua resposta foi SIM para alguma dessas perguntas, então está na hora de conhecer o Meets.

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Carol Rodrigues

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