Quais os benefícios de um CRM para agronegócio?

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Quais os benefícios de um CRM para agronegócio?

O agronegócio se configura como um dos segmentos pioneiros da economia brasileira. Na sua dinâmica atual, há uma tendência cada vez mais forte de investimentos em tecnologia para o controle da otimização dos negócios, sobretudo diante de um mercado de grande concorrência. 

Por mencionar os investimentos em tecnologia, sabe-se que desde a segunda metade do século XX, em especial, as atividades do campo vêm sendo incrementadas com suportes tecnológicos. Assim, o agronegócio (agrobusiness), que é todo o conjunto de atividades econômicas resultantes ou associadas à produção agrícola e à pecuária (da porteira à distribuição), vivencia, constantemente, transformações em seu campo, estando a tecnologia em uma posição de aliada no crescimento das empresas do ramo. 

CRM para agronegócio Meets
Você sabe o que é CRM para agronegócio e quais os benefícios para a sua empresa? Ainda não? Neste artigo iremos tratar sobre Customer Relationship Management para agronegócio.

Ao falar sobre o crescimento dos negócios do campo, em seu contexto histórico, não podemos deixar de mencionar o processo de modernização do espaço rural, fato conhecido como Revolução Verde. Este processo consistiu em uma modernização em escala global, ocorrido na metade do século XX, nos países mais desenvolvidos, e a partir da década de 60 no Brasil. 

Nessa fase, foi incorporada uma série de inovações tecnológicas na cadeia produtiva do agronegócio, seja com a inserção de maquinários, insumos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos, bem como o uso de sementes geneticamente modificadas

Ou seja, a Revolução Verde trouxe uma nova dinâmica ao campo, implementando a mecanização das lavouras, a otimização do trabalho de irrigação e fortes investimentos em pesquisas e desenvolvimento.

Setor em constante crescimento

Com esses investimentos, o agronegócio se fortalece e vem se fortalecendo a cada dia, destacando-se, assim, como um setor extremamente forte e desenvolvido. 

Hoje, o setor movimenta uma considerável parte do Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro, tendo uma participação de cerca de 27,4%. Sendo assim, com tamanho desenvolvimento, o mercado apresenta-se como um espaço de inúmeras possibilidades, o que, consequentemente, o torna cada vez mais competitivo. 

Em face da concorrência, as empresas do nicho precisam se desdobrar para destacarem-se entre a concorrência, o que exige, assim, a implementação de novas práticas e de suportes tecnológicos

Todavia, quando falamos em investimentos em tecnologia não nos limitamos aos elementos estabelecidos com a Revolução Verde, pois estes itens já devem fazer parte do seu negócio em uma perspectiva de crescimento. 

Falamos, portanto, em tecnologias que otimizam os serviços, a gestão de negócios e o relacionamento da sua marca com o cliente, o qual surge como protagonista da dinâmica de mercado. 

Desse modo, entra em contexto o CRM para agronegócio, assunto que trataremos neste artigo a partir de agora.  

Quer saber como um CRM pode ser utilizado para facilitar a gestão comercial do seu negócio e o relacionamento com os clientes? 

Quer fidelizar cada vez mais clientes, aumentar a participação do seu negócio no mercado e ter um maior controle do processo comercial da sua empresa? Este artigo foi feito para você!

Continue a leitura e saiba quais as vantagens do seu negócio contar com um CRM para agronegócio. 

O que é CRM?

Customer Relationship Management

Antes de tratarmos sobre o CRM para agronegócio é preciso, primeiramente, saber o que é CRM, não é mesmo?

CRM, portanto, é a sigla para “Customer Relationship Management”, termo em inglês que significa “Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente”. De modo bem objetivo, partindo da sua tradução, o CRM é um sistema que gerencia a relação dos clientes e potenciais clientes com sua marca, auxiliando na otimização das etapas e na maximização da atração, fidelização e satisfação do público.

Confira alguns dos artigos do nosso blog sobre CRM:

O que é CRM e para que serve?

Qual a função de um CRM?

Solução em CRM: quais são as soluções que o CRM traz à sua empresa?

CRM, uma prática necessária aos empreendedores

Quais os fatores que justificam o uso do CRM nas empresas?

Como implantar um sistema de CRM

Para isso, o CRM organiza e automatiza a coleta e armazenamento de dados sobre clientes e negócios, o que auxilia você e sua equipe na tomada de decisões assertivas. 

Desse modo, com a solução, você consegue identificar mais facilmente as dores e necessidades do seu público, podendo, inclusive, antecipar-se a elas. 

O que é CRM para agronegócio?

O CRM da Meets dispõe de grande versatilidade e adaptação a qualquer tipo de negócio, independente de segmento. Assim sendo, para melhorar a performance da sua empresa que trabalha com produtos/serviços agropecuários, o CRM para agronegócio é a solução ideal. 

O CRM para agronegócio reúne condições para a sua empresa melhorar os resultados, atendendo diferentes tipos de negócios/atividades como: Cooperativas Agropecuárias, empresas agrícolas diversas, lojas de produtos agropecuários, fabricantes de defensivos agrícolas, vendas de insumos, desenvolvedores de sementes, fabricantes e vendedores de máquinas e equipamentos, produtores de rações, frigoríficos, empresas do ramo alimentício, armazéns, atacadistas, distribuidores, etc. 

Qual a importância do CRM agronegócio para a sua empresa?

Para as empresas do ramo do agronegócio, a gestão pode ser uma missão desafiadora, principalmente quando não se utiliza um CRM no dia a dia para facilitar a execução das demandas e, além disso, para otimizar a gestão interna. 

Na ausência de um CRM, o seu negócio perde nos quesitos organização, controle e competitividade. Em situação oposta, lançando mão de um suporte em CRM, você passa a ter controle total sobre as safras, saúde do solo, potencial de vendas, produtos, estoque, etc. Ou seja, independentemente do serviço/produto que a sua empresa oferece, dentro do ramo do agronegócio, um CRM de qualidade, como o Meets, deixa tudo muito mais fácil e objetivo.

Para você, qual seria o ideal de negócio em relação aos resultados? 

Ou melhor, qual seria um parâmetro tomado para entender que o seu negócio está no caminho certo?

Para muitos gestores, uma boa gestão de receitas e de custos, um estoque bem gerenciado, um excelente planejamento e um fluxo de caixa adequado é tudo.

De fato, os fatores mencionados são excelentes e necessários. Mas, será que você deve parar aí? 

Será que não pode ir além?

Sempre é possível alcançar lugares mais altos. Tenha isso em mente. 

Todos os pontos positivos mencionados acima podem ser potencializados, o que significa maior alcance e sucesso para o seu negócio. Para isso, é preciso estar por dentro do seu mercado e conhecer bem o seu cliente, de modo que seja possível planejar o futuro e trabalhar com estratégias que permitam satisfazer cada vez mais o seu público

Mas, por que “satisfazer cada vez mais o seu público”?

O negócio gira em torno do cliente?

Se você está se perguntando isso, saiba que a resposta é sim!

Assim como o campo passou por modificações, com a implementação da tecnologia, a forma de fazer negócios também mudou, e isto em escala global de mercado, para todos os nichos. 

Dessa forma, o cliente está no centro de tudo. Portanto, as estratégias estabelecidas para o desenvolvimento de seu negócio devem ter como foco garantir excelentes experiências aos clientes

Para isso ser possível, é fundamental contar com informações sobre o seu público. 

Em relação a essa necessidade de garantir boas experiências de consumo, o portal Presente Rural realizou uma pesquisa para falar sobre o impacto da experiência do cliente no agronegócio. De acordo com os dados obtidos, cerca de 83% dos executivos entrevistados apontaram que é crucial garantir uma boa jornada de compra ao cliente. Contudo, deste total, apenas aproximadamente 15% consideraram que suas estratégias são eficazes para tal finalidade. 

Ou seja, percebe-se grandes obstáculos no que diz respeito à gestão do relacionamento com ao cliente e, concomitantemente, lacunas no mercado. Em face destas, sua marca pode se destacar à frente da concorrência, oferecendo ótimas experiências de consumo aos clientes. 

Mas, para isso, você e o seu time precisam estar munidos de dados sobre o perfil de clientes, os quais não estão totalmente segurados e otimizados quando armazenados em planilhas manuais

O CRM é a melhor solução

Se você está pensando em como promover uma melhor comunicação com o cliente e garantir experiências satisfatórias, o CRM é a melhor opção.

Dica de leitura do nosso blog: Como melhorar o seu Customer Experience com o Meets?

Como fora definido, um CRM diz respeito à um sistema de gestão do relacionamento com o cliente, portanto, ao contar com um CRM, como o Meets, você acessa uma gama de informações consistentes e conta com múltiplas ferramentas para planejar e executar estratégias mais precisas, juntamente com o seu time. 

Por que contar com um CRM para agronegócio? 

CRM para agronegócio Meets
Otimize tempo e trabalho com um CRM para agronegócio.

São inúmeros os benefícios que a sua empresa pode desfrutar ao utilizar um CRM, como o Meets.

A solução em CRM auxilia na integração de informações de vendas, independentemente do que é comercializado no seu negócio.

Se o seu negócio trabalha com a venda de insumos agrícolas, por exemplo, você pode cadastrar informações estratégicas dos produtos, bem como dos produtores.

Se você tem uma área plantada, com um CRM você insere dados sobre ela, registra informações técnicas, dados sobre as culturas, etc.

Outros exemplos: você consegue analisar o histórico de compras de produtos/serviços dos clientes, os quais ficam armazenados no CRM; acompanha as entregas e recebimentos de produtos; agenda visitas técnicas; acompanha metas; personaliza campanhas e pacotes produtos de acordo com o perfil e preferências dos clientes; Acessa métricas de vendas de grande importância para mensurar a saúde do seu negócio; integra com outros sistemas e plataformas para potencializar o seu negócio, entre outras possibilidades.

Confira as múltiplas possibilidades de integração do Meets CRM clicando aqui.

Sendo assim, você tem um maior controle sobre suas vendas e demais serviços, registrando tudo; mais controle sobre ações e operações realizadas por cada funcionário; maior conhecimento sobre seus clientes; otimiza o relacionamento com estes; maior previsibilidade, etc.  

Motivos para investir em um CRM para agronegócio

A sua empresa do campo do agronegócio precisa sempre ter como meta se desenvolver para atender uma demanda de cliente cada vez mais exigente. Aliás, todas as empresas, independentemente de segmento de mercado, recebem essa missão de adequar-se ao perfil de cliente atual.

Com um CRM isso é possível, na medida em que o sistema auxilia o seu negócio a alcançar resultados mais consistentes e expressivos. 

Acima já destacamos brevemente algumas vantagens de contar com o CRM para agronegócio na sua empresa. Agora, iremos elencar mais alguns motivos para você investir em um CRM no seu negócio para otimizar os resultados. 

Tenha todas as informações em um só lugar

Com um CRM para agronegócio, como o Meets, você centraliza todas as informações sobre clientes, negócios, histórico de interações, safras, potenciais vendas, dados organizacionais, etc, tudo em um só lugar e de maneira segura. Desse modo, você e sua equipe passa a ter em mãos, a qualquer momento e em qualquer lugar, informações valiosas para tomar as melhores decisões.

Análises em um só lugar

Com a centralização das informações no sistema e com à disposição de uma série de recursos, como funis, tags de personalizações, possibilidades de realizar contatos diretor do sistema via e-mail, ligações e mensagens, por exemplo, a sua empresa ganha em organização e agilidade.

Torna-se muito mais rápido saber quais decisões tomar no momento ideal, o que aumenta a assertividade do seu negócio. 

Conheça o seu cliente

Com um CRM você amplia as possibilidades de estabelecer um atendimento personalizado.

Vamos lá, se coloque no lugar do seu cliente: não seria ótimo receber um atendimento personalizado? 

CRM para agronegócio Meets.
O CRM para agronegócio possibilita que você tenha um maior conhecimento sobre o seu cliente. Dessa forma, fica muito mais fácil estabelecer estratégias de atendimento/comunicação assertivas.

O cliente se sente acolhido e nota que o seu negócio teve uma atenção suficiente para ofertar um serviço/produto que realmente condiz com sua necessidade/dor. 

Isto, portanto, causa uma sensação de satisfação, fator que é ideal para uma boa experiência do cliente com a sua marca. 

Com um CRM para agronegócio, você registra dados do cliente, históricos de conversas, mapeia a sua jornada, estabelece personalizações a partir das informações sobre ele, podendo, assim, sempre tomar decisões assertivas ao realizar uma negociação com ele.

Sugestões de leitura do nosso blog sobre atendimento ao cliente:

O que faz o serviço de atendimento ao cliente?

O que é mais importante no atendimento ao cliente?

Digitalize seu atendimento! Quais ferramentas de automação usar?

O que faz a diferença no atendimento ao cliente?

Dessa forma, além de promover experiências satisfatórias, você otimiza tempo e trabalho. 

Saiba que conhecer o cliente, hoje, diante de um mercado no qual o consumidor está no centro das ações é um grande diferencial.

Melhore o aproveitamento no campo

Um CRM para agronegócio vai automatizar as tarefas na sua empresa, fazendo com que você deixe de lado da rotina do seu negócio práticas obsoletas e invista em tecnologia, otimizando, portanto, o tempo. 

O tempo está associado à produtividade. Podemos dizer, inclusive, que tempo é produtividade. A produtividade, por sua vez, é lucratividade.

A partir do momento em que o CRM otimiza a sua rotina, qualificando etapas, você e sua equipe podem investir o tempo que antes era gasto com atividades manuais em outras demandas.

Se você comercializa um serviço/produto, por exemplo, que exige a ida a campo para avaliar, ao contar com um CRM a visitação torna-se mais rentável e, sobretudo, produtiva. 

Com dados de clientes, você consegue estabelecer negociações específicas para eles, o que torna tudo mais prático e rápido. 

Ao final, consequentemente, tudo isso é revertido em mais clientes satisfeitos. 

Satisfação = fidelização

Mais do que captar clientes é de grande importância fidelizá-los.

Para isso, o primeiro passo é garantir a satisfação dos consumidores, o que não se restringe unicamente ao momento de venda, mas engloba todo o conjunto.

Ou seja, inclui-se aqui todas as etapas percorridas com o cliente desde a fase de pré-venda até o pós-venda.

Em relação a este último, o pós-venda é uma fase muito importante para a garantia de uma jornada de compra eficaz. Contudo, apesar da sua importância, muitas empresas não a tratam como deveriam, por acreditar que “já vendeu o que tinha de vender” e está tudo certo. 

No entanto, a forma como você lida com o pós-venda é que vai dizer se um determinado cliente voltará a procurar o seu negócio para futuras compras ou não, bem como se ele indicaria a sua empresa para outras pessoas.

Lembre-se que o mercado é muito dinâmico, ou seja, uma hora o seu cliente está consumindo com sua empresa, na outra ele já pode está consumindo em outro negócio.

Porém, você pode evitar essa perda.

Cotar com o Meets CRM para agronegócio melhora todos os pontos de contato com o cliente e, consequentemente, o relacionamento deste com sua marca, pautando-se no mapeamento das suas necessidades/dores, o que ajuda você e seus colaboradores a entender o perfil dele e se antecipar. 

Para satisfazer e, posteriormente, fidelizar, ofereça sempre um bom atendimento, uma comunicação otimizada, um excelente suporte e saiba quando contatar o seu cliente no pós-venda. Ou seja, para deixar tudo mais fácil, conte com um CRM como o Meets

Tenha maior controle sobre suas vendas

Com o CRM para agronegócio, você acessa uma gama de dados em tempo real, o que possibilita acompanhar as metas de vendas traçadas e realizar comparações e projeções de acordo com os resultados que vêm sendo obtidos

Dessa forma, é possível identificar barreiras, perceber o que vem dando certo e o que não vem funcionando e, assim, traçar novas estratégias e redesenhar as já existentes.  

Tudo isso fica muito mais fácil a partir do acompanhamento de métricas de vendas, de gráficos  e relatórios gerados pelo próprio CRM, como o que ocorre no Meets CRM.

Maior controle e precisão nas visitas técnicas 

Vamos supor que o seu negócio trabalha com a venda de serviços agrícolas os quais exigem vistas técnicas da sua equipe de vendas. 

Com um CRM, você consegue acompanhar a rotina e o desempenho dos vendedores externos em qualquer lugar e a qualquer momento. Se você não tem como acompanhá-los presencialmente, tudo pode ser realizado através do sistema.

O CRM possibilita que todos os dados sejam registrados diariamente, atualizando em tempo real. Sendo assim, você tem um amplo controle do seu negócio.

CRM para agronegócio Meets.

Trabalhe com propostas mais atrativas em tempo real

Vamos imaginar que o seu negócio trabalha com implementos agrícolas, realizando idas em campo para negociar com clientes.

Nesse Processo, é ideal ter agilidade e ser bem objetivo. 

Ao contar com o CRM o seu time de vendedores externos pode realizar pedidos em tempo real, consultar dados para propor negociações personalizadas, realizar simulações, consultar estoques, etc. 

Ou seja, acessando os sistema em tempo real, de onde ele está, o vendedor torna a negociação mais incrementada e ágil, bem como passa maior confiança e comprometimento aos clientes.

Pronto para alavancar as vendas do seu negócio com o Meets CRM?

Agora que você já conhece o CRM e suas vantagens para a sua empresa, que tal contar com a solução?

Você percebeu que é preciso aumentar suas vendas? Notou que precisa melhorar o marketing do seu negócio? Como anda o relacionamento com os clientes? Pode melhorar, certo? As taxas de conversão estão dentro do esperado? A sua empresa está obtendo sucesso com a geração de leads e a captação de clientes? A gestão de leads é otimizada? 

Enfim, são várias preocupações que podem ser atendidas com o Meets CRM para agronegócio!

O Meets é o primeiro CRM com central de vendas e atendimento, sendo uma excelente solução em vendas, gestão de leads e atendimento digital.

Com o Meets, você encontra uma excelente opção que une versatilidade e adaptabilidade, auxiliando a sua empresa do agronegócio. 

Utilize o Meets e saiba atrair e envolver cada vez mais clientes. Além disso, conheça mais sobre o seu cliente e saiba como ajudá-lo de maneira rápida e prática, ao mesmo tempo em que organiza e promove cada vez mais vendas.

O Meets CRM é, ainda, uma solução omnichannel, contando com uma central que recebe todos os leads e contatos advindos de múltiplos canais em um único só lugar, a partir do qual você e sua equipe podem trabalhar as oportunidades da melhor forma para gerar mais conversões e vendas.

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Thomáz Pinho

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