HomeAtendimento ao clienteBanimento do número no WhatsApp: Quais práticas devemos evitar?

Banimento do número no WhatsApp: Quais práticas devemos evitar?

Banimento do número no WhatsApp: Quais práticas devemos evitar?

Banimento do número no WhatsApp meets

Banimento do número no WhatsApp: Quais práticas devemos evitar?

O número do WhatsApp da sua empresa foi banido? Saiba o que deve ser feito.

O WhatsApp é um dos principais canais de comunicação da atualidade, sendo amplamente utilizado não somente em conversas cotidianas com amigos e familiares, mas também como um relevante meio de contato entre empresas de diversos ramos e portes com os clientes, com a finalidade de estabelecer um melhor atendimento, bem como comercializar produtos e serviços.

No contexto empresarial, contar com a versão profissional do aplicativo de mensagens, o WhatsApp Business, vem sendo uma solução cada vez mais adotada pelas corporações. O principal fator dessa dissipação está ancorado na popularidade do recurso entre a população a nível mundial e nas suas diversas funcionalidades, o que facilita cada vez mais a interação empresas-clientes.

Porém, adaptando o ditado popular “internet não é terra sem lei”, podemos aplicá-lo, exclusivamente, ao uso do WhatsApp, o qual não deve ser feito de modo irrestrito. Más práticas do WhatsApp Business podem levar ao banimento do aplicativo da sua empresa, o que pode trazer uma série de prejuízos em diversos aspectos e setores do seu negócio, como no atendimento ao cliente e no processo de vendas.

Se você recebeu ou receber uma das mensagens abaixo no WhatsApp da sua empresa, significa que a sua conta sofreu um banimento. Ou seja, o cenário, em um primeiro momento, não é o dos mais positivos…

“Sua conta está temporariamente banida do WhatsApp porque pode ter violado os nossos Termos de Serviços”

ou

“O seu número de telefone foi banido para uso do WhatsApp. Entre em contato com o suporte para ajuda”

Além de ter uma primeira inquietação, já que a conta da sua empresa foi banida, a punição pode resultar em grandes perdas para o seu negócio.

Portanto, é importante ter atenção a essa problemática.

Neste artigo, iremos explicar a você alguns pontos importantes sobre o banimento do número do WhatsApp de empresas, mencionando os principais fatores, bem como o que deve ser feito para evitar esse banimento e, consequentemente, os prejuízos.

Continue a leitura e saiba como agir caso esteja passando ou venha passar por essa situação!

Em primeiro lugar, o que o WhatsApp Business e qual a sua importância para uma empresa?  

Banimento do número no WhatsApp meets

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo de mensagens que foi desenvolvido para negócios. Com o objetivo de possibilitar a comunicação entre as pessoas, a versão Business permite que as marcas passem a interagir ainda mais (e com maior praticidade) com o público.

Para essa finalidade, o aplicativo oferece duas soluções: o WhatsApp Business e a API do WhatsApp Business.

A primeira solução, pensa na facilidade de as empresas lidarem com a demanda de atendimento e com o processo de conversação, garantindo que as empresas criem perfis comerciais preenchidos de informações importantes, como contato, horário, endereços, catálogos, além de possibilitar o envio de mensagens automáticas, que otimizam o atendimento.

Entretanto, apesar dos diversos recursos da versão para negócios, ela ainda não contemplava totalmente as demandas de médias e, sobretudo, grandes empresas, as quais lidavam com um maior volume de mensagens trocadas via aplicativo. Para otimizar isto, o WhatsApp lançou a sua API. Esta versão visa oferecer uma melhor experiência e maior otimização de processos e atendimentos. A API permite que diferentes ferramentas tenham contato entre si, o que facilita o atendimento mediante a sincronização de um sistema de gestão.

E o que a API do WhatsApp Business oferece?

Simples! Permite às empresas uma automação, o que melhora o atendimento e aumenta a eficácia e satisfação do público.

WhatsApp Web x WhatsApp Business API: quais os benefícios de cada um?

Por que a minha conta foi banida do WhatsApp?

Banimento do número no WhatsApp meets

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens com maior uso no Brasil, sendo um meio de comunicação de grande relevância para o cotidiano das pessoas. Ademais, devido ao seu potencial, o aplicativo apresenta-se, também, como um importante recurso para uma empresa construir e manter um bom relacionamento com os clientes.

Diante disso, o WhatsApp em sua versão para negócios é um recurso quase que indispensável para as organizações se manterem próximas do público.

Hoje, é muito comum um consumidor procurar saber logo se a empresa tem contato no WhatsApp quando se deseja entrar em contato. É muito mais prático e cômodo trocar mensagens via aplicativo do que realizar uma ligação.

Ou seja, é fundamental, de fato, contar com o recurso de mensagens para uma boa relação com os clientes.

Todavia, apesar das inúmeras possibilidades fornecidas pelo WhatsApp, muitas empresas acabam comentando práticas errôneas que levam à uma punição grave: o banimento do número do WhatsApp da conta do negócio.

E como vimos, ter a conta banida do WhatsApp pode representar grandes prejuízos.

Confira a seção de WhatsApp Business no menu ajuda do nosso site aqui

Quais motivos que justificam o banimento do número do WhatsApp de uma empresa?  

De forma geral, existem variadas e diversas práticas que podem justificar o banimento de um número empresarial do WhatsApp. Para ajudar você a identificar algumas das causas, listamos abaixo os principais erros que muitas empresas cometem e que você DEVE EVITAR. Confira!

#1 Envio de mensagens em massa

Você pode pensar que o disparo em massa de mensagens no WhatsApp da sua empresa para clientes pode ser uma boa alternativa, já que amplia o número de contatos atingidos, certo?

Mas você deve ter bastante cuidado com essa prática, sobretudo se muitos contatos dessa lista ainda não tenham interagido com a sua marca.

A prática de envio em massa, de modo geral, não é recomendada.

Você pode até realizar, mas antes disso é importante ficar por dentro das políticas do aplicativo.

#2 Diversas denúncias e bloqueios por usuários

Um dos grandes riscos da prática anterior está justamente neste tópico.

Essa problemática acontece quando ocorre um grande volume de denúncias de spam ou devido à conteúdos inadequados enviados por mensagens. A plataforma entende que isso é uma infração e acaba punindo o seu contato por irregularidades, levando ao banimento do número do WhatsApp.

Portanto, é importante sempre ficar atento no público para o qual você está enviando os seus conteúdos.

#3 Venda de produtos não autorizados

Banimento do número no WhatsApp meets

As empresas devem tomar cuidado com os produtos e serviços que estão comercializando. O WhatsApp não autoriza a venda de ofertas ou produtos que sejam falsos, ilusórios ou ofensivos. Você pode conferir mais aqui.

Saiba o que você pode divulgar aqui.

#4 Contar com uma automação irregular do WhatsApp  

Muitas automações irregulares e piratas são bastante difundidas entre algumas empresas. No entanto, contar com uma automação não permitida pelo WhatsApp e, ainda mais, enviar sequências de mensagens por meio do aplicativo de mensagens para um mesmo contato, pode resultar no banimento.

Portanto, cuidado! Procure a solução oficial e evite dor de cabeça para a sua empresa.

O que eu preciso para ter o WhatsApp Business API?

O uso de provedores não oficiais do WhatsApp, as famosas versões genéricas, é bastante arriscado, visto que não existe uma garantia de segurança de privacidade e entra em conflito direto com o WhatsApp, que fornece a solução original.  

Além disso, essas versões ainda podem provocar outros problemas, tais como a perda de dados em virtude de incompatibilidades, propagandas indesejadas e, por último, o banimento da conta do WhatsApp.

#5 Violação dos Termos de Serviço ou das Políticas de Privacidade 

 

Uma prática comum realizada por muitas pessoas é a de nunca ler as orientações. Seja um manual de aparelho, uma bula de remédio, um guia e, também, políticas de uso de aplicativos.

Não obstante, isso acontece no WhatsApp. Bem como a sua empresa, o aplicativo de mensagens estabelece regras que devem ser seguidas.

Porém, muitos deixam de ler e acabam cometendo violações que podem resultar na suspensão da conta. Portanto, em uma empresa, que a responsabilidade deve estar em ênfase, é indispensável que qualquer aplicativo adotado seja utilizado de forma concomitante às suas políticas e condições.

#6 Cuidado com a propagação de conteúdos falsos ou de Fake News   

A punição para o compartilhamento de notícias falsas nas mídias digitais vem se tornando a cada dia ainda mais rigorosa. Se você divulga conteúdos para contatos via WhatsApp e algum deles não for de fato verdade, a sua conta pode ser denunciada pela própria plataforma ou por outros usuários. Portanto, filtre o que você compartilha e dê ênfase em divulgar conteúdos da sua própria empresa.

#7 Envio de mensagens ofensivas   

Existem muitos perfis de humor em redes sociais, como o Instagram, que divulgam prints de estabelecimentos ou usuários em plataformas, como Ifood e Uber, respondendo clientes de modo grosseiro, soando como os populares “foras”.

Para quem está consumindo o conteúdo de humor, pode parecer bastante engraçado.

No entanto, essa postura das marcas é algo totalmente errôneo.  

Comentários ofensivos e discriminatórios não cabem. São ações que podem sofrer punições da própria plataforma, como também da justiça. O WhatsApp não tolera atitudes agressivas.

Portanto, priorize o atendimento humanizado e prepare a sua equipe de atendimento para não cometer falhas e tratar mal os clientes.

#8 Uso excessivo da lista de transmissão   

O uso excessivo dessa função pode causar grande incômodo nos usuários e resultar no banimento da sua conta. Portanto, tenha planejamento ao mandar conteúdos ou outras informações para os contatos. Como solução, é importante contar com uma integração entre CRM e WhatsApp, como a ofertada pelo Meets, na medida em que você consegue segmentar o seu público e direcionar de modo otimizado e assertivo o contato para cada perfil. Isto, além de melhorar os resultados, reduz os riscos de jogar tempo fora mandando conteúdos para quem não precisa ou não deseja receber.

A minha conta no WhatsApp foi banida. O que devo fazer?

Se a sua conta foi banida, você pode recorrer. Antes de saber como, é importante frisar que existem dois tipos de banimento, sendo eles:

  • Banimento temporário: este tipo acontece quando o número da sua empresa fica banido por um tempo determinado (pode ser por 24 horas). Junto com a mensagem de banimento aparecerá uma contagem regressiva para que você fique ciente quanto a sua conta será liberada.
  • Banimento definitivo: Sem dúvidas esse é o mais perigoso. O banimento definitivo é muito mais grave e não exibirá nenhuma contagem regressiva, até porque a sua conta foi BANIDA por alguma violação. Neste caso, você deve encaminhar um e-mail para o suporte do WhatsApp (support@whatsapp.com) informando que deseja recuperar a sua conta.

Se você acha que a sua empresa não realizou nenhuma atividade irregular e que está agindo de acordo com os termos do WhatsApp, recorra!

Na mensagem, você deve colocar informações claras e coesas para que a equipe do WhatsApp que receber o contato possa conferir a sua situação.

Para que a análise seja otimizada, forneça o máximo de detalhes possíveis, desde a versão que a sua empresa utiliza até as provas que comprovem que a sua organização estava usando o aplicativo de modo correto.

Confira algumas dicas:

  • Explique os fatos sob sua perspectiva;
  • Mostre-se disposto a não cometer possíveis falhas, sobretudo ligadas ao que está disposto nos termos de serviço;
  • Se você tem convicção de que não cometeu violação, não se intimide, exponha o fato e apresente as provas.
  • Não esqueça de informar o número da sua conta;
  • Se possível, escreva o e-mail na língua inglesa.

Se o saldo for positivo e a equipe do WhatsApp constatar que não houve nenhuma violação, o seu número será liberado. Para a resposta, normalmente acontece em até 48 horas.

Confira as mudanças que o Facebook está promovendo para o WhatsApp Business em 2022

Como evitar o banimento do número do WhatsApp da minha empresa?

Como você deve ter percebido, é de extrema importância seguir as orientações dos termos de uso do WhatsApp. Boas práticas permitem que você continue usando o aplicativo como forte aliado da sua empresa rumo ao progresso.

Para que você não passe (mais) por essa situação, trouxemos algumas dicas valiosas, confira:

Utilize o aplicativo oficial do WhatsApp Business

Pode parecer mais fácil e prático utilizar outros aplicativos que imitam o WhatsApp, mas se eles não são oficiais, eles não são, de fato, do WhatsApp.

Ou seja, a defasagem é muito significante.

Essas soluções não são seguras e representam um risco para o planejamento e os processos da sua empresa.

Para evitar o banimento do número do WhatsApp, é essencial que você tenha uma estratégia consonante com os termos de uso do aplicativo e que use o oficial, visto que a segurança dos dados da sua empresa e dos seus clientes devem ser mantidos em total segurança.

Conheça a política de privacidade do aplicativo

As políticas de privacidade e os termos de serviço do WhatsApp estão disponíveis para proteger você e os clientes. Portanto, fique por dentro no que está disposto neles e saiba o que pode ser feito e o que NÃO pode.

Conhecendo esses pontos, fica mais fácil atuar de modo legal, cumprindo com todas as regras.

Confira a seção de WhatsApp Business no menu ajuda do nosso site aqui

Avalie como a sua mensagem será recebida pelos clientes

Não envie mensagens aleatórias e de modo desorganizado.

Todas as mensagens enviadas aos clientes devem ser planejadas e passar por avaliações.

Uma prática recomendada é pedir opiniões da equipe e se colocar no lugar dos clientes que irão recebê-las.

Avalie, portanto, a linguagem aplicada e a importância do conteúdo para o público. Verifique também se existe clareza e coerência entre as informações.

Confira o nosso artigo do blog: Boas práticas para whatsapp Business.

Se identifique para o cliente

Ser bloqueado pelos usuários pode causar banimento do número do WhatsApp do seu negócio. Portanto, ao enviar mensagens, não seja um desconhecido, se identifique. Se o cliente não soube com quem está falando, ele pode bloquear o contato. Essa prática pode se repetir com vários clientes ao longo do tempo.

Cuidado com o volume grande de mensagens

O envio de mensagens em massa, tanto para vários clientes, quanto para um único cliente, como vimos, pode ser considerada uma prática incômoda que pode levar ao banimento do seu contato.

No caso do envio de mensagens para um cliente, uma dica importante é substituir o envio de várias mensagens por uma que contenha todo o conteúdo.

Além de buscar seguir as dicas acima, você pode, também, buscar uma solução mais profissional do aplicativo, a qual mencionamos no começo: A API do WhatsApp Business.

Com a API oficial você se comunica de maneira automatizada e com maior eficiência, estabelecendo um atendimento ao cliente mais interativo.

Por fim, fique atento às dicas passadas pelo próprio WhatsApp:

“Recomendamos que você leia atentamente a seção “Uso aceitável de nossos Serviços” dos nossos Termos de Serviço para saber mais sobre o uso adequado do WhatsApp e sobre as atividades que violam nossos Termos de Serviço. Para saber como usar o WhatsApp de forma responsável, leia este artigo.”

“Lembre-se de que podemos banir contas sem aviso prévio. Se você acha que sua conta foi banida por engano, envie um e-mail para nós, e analisaremos seu caso.”

A solicitação de recuperação da conta não surtiu efeito? O que fazer para reverter o banimento do número do WhatsApp?

Caso a sua tentativa de recuperação da conta não tenha obtido êxito, você pode entrar em contato com a equipe de atendimento global do WhatsApp Business através do conato smb_web@support.whatsapp.com.

Conte com a integração Meets + WhatsApp

O Meets é parceiro oficial para a API do WhatsApp!

Com a integração, você consegue acessar as conversas com clientes em potencial com uma visualização em funil de vendas acompanhado as relações comerciais de uma etapa para outra.

Na integração, o Meets cria automações dentro do sistema que ajudam a sua empresa cotidianamente a partir do uso do aplicativo de mensagens.

Evite o banimento do número do WhatsApp da sua empresa!

meets whatsapp

Ainda não tem conta no Meets? Comece aqui!

Acesse a nossa seção de WhatsApp no menu suporte aqui.

Fale com os nossos especialistas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Posts Populares

spot_img

Posts Relacionados