Você sabe quais são as práticas que fazem a diferença no atendimento ao cliente? Segundo pesquisas, 7 em cada 10 consumidores pagam mais caro para fazer negócios com uma empresa que oferece um ótimo serviço de atendimento. Sabemos, é claro, que o serviço não basta ser bom, ele também terá que ser diferenciado e humanizado, mas discutiremos pontos ao longo do texto. Acompanhe mais abaixo.
Como já falamos no artigo de bom atendimento ao cliente, oferecendo um bom atendimento ao cliente, sua empresa consegue converter problemas em satisfação e vendas, gerando insights para a equipe, aumentando sua receita e o reconhecimento da marca. Mas, isso não será apenas um ponto que se deve ter em consideração. Vamos imaginar que todas as marcas do seu nicho já empregam um bom atendimento ao cliente, mas o que diferencia a sua das outras?
Será exatamente nessa pergunta que te ajudaremos a entender melhor e aplicar as estratégias que irão fazer a diferença no atendimento ao cliente do seu negócio. Juntamos relatos dos nossos consultores e elencamos dicas direcionadas para diferenciar-se de outras marcas.
Sucesso do cliente X atendimento ao cliente
Antes de citarmos e explicarmos as dicas, vamos entender a diferença do sucesso do cliente e do atendimento ao cliente. Inicialmente, sabemos que o atendimento ao cliente irá oferecer um serviço de qualidade mantendo a necessidade do consumidor e engajando-o.
Já o Sucesso do Cliente, ou Customer Success (CS), garante que os serviços prestados realmente tenham um impacto significativo para cada cliente, garantindo que as ofertas da empresa ajudem o cliente a ter sucesso e ajudando-os a crescerem. As métricas utilizadas no CS, por exemplo, se enquadram mais na retenção de clientes e impactos de negócios, enquanto o atendimento ao cliente foca mais nas métricas de qualidade do serviço e no tempo de serviço prestado.
O objetivo central do atendimento está diretamente relacionado a resolução e prevenção de problemas, já o sucesso do cliente se volta mais para alcançar resultados comerciais na medida que o consumidor avança na sua jornada.
DICA DE LEITURA MEETS: Saiba mais sobre a jornada de compra do cliente e como mapeá-la, texto disponível no Blog do Meets!
Outrossim, há uma abordagem no serviço de atendimento para atendê-los e respondê-los, enquanto os profissionais de CS voltam-se para as discussões e criação de estratégias mais assertivas para o atendimento, impulsionando a receita e expansão.
6 dicas para fazer a diferença no atendimento ao cliente da sua empresa
Conheça agora as 6 dicas de atendimento que farão diferença na sua marca. Acompanhe abaixo.
1. Entenda sobre o seu produto/serviço e as demandas do seu segmento
Primeiramente, busque entender mais do seu produto/serviço. Tenha uma visão mais mercadológica e de negócios, compreendendo para quê serve o seu produto/serviço, qual o propósito dele para o cliente e em que ele vai atender. Também tenha uma visão mais técnica, debruçando-se sobre um pré conhecimento técnico. Para isso, saiba o que pode ou não acontecer com aquele produto/serviço, o que ele tem que fazer e quais os possíveis problemas que ele pode apresentar.
A compreensão da demanda do seu segmento será um ponto chave no seu atendimento ao consumidor. Porém, as ações que precisam ser empregadas só são alcançadas quando sua equipe entende a necessidade do cliente e encontra a melhor forma de ajudá-lo.
Os três pilares de conhecimento sobre o seu negócio, sobre o negócio do cliente e como é sua ferramenta ou produto é utilizado – levando em consideração a questão técnica – são pontos que fazem total diferença no seu atendimento.
DICA DE LEITURA MEETS: Sua empresa utiliza o WhatsApp? Que tal conhecer as frases prontas para atendimento ao cliente e vendas na plataforma de mensagens? Não perca tempo e confira agora esse artigo essencial no Blog do Meets!
2. Desenvolva sua inteligência emocional e mantenha uma comunicação efetiva
Para essa dica, salientamos a importância de desenvolver sua inteligência emocional. Esse ponto será crucial para empregar um atendimento calmo, paciente e eficaz.
A boa comunicação e um bom posicionamento também são pontos que precisam ser levados em conta, podemos exemplificar a importância do ponto da comunicação compreendendo que, muitas vezes um cliente tem um problema, mas ele não sabe comunicá-lo de forma clara.
Por essa razão, o colaborador precisa interpretar e mapear o problema para resolvê-lo ou esclarecê-lo da melhor maneira para o consumidor. Utilizando, é claro, a melhor forma de comunicação escrita e verbal dentro das normas. O bom posicionamento também será preciso para que as informações estejam claras para o cliente. Sempre questione-se com as seguintes perguntas para entender melhor o seu atendimento:
- Será que sua mensagem chega efetivamente sem ruídos ao cliente?
- A informação é bem compreendida?
- A linguagem utilizada por você foi adequada para a boa compreensão da mensagem, foi uma linguagem mais técnica ou mais despojada?
3. Foque em um atendimento assertivo, não apenas ágil
Outro ponto estratégico que faz a diferença no atendimento é que ele não precisa ser ágil apenas por ser ágil, ele realmente necessita ser assertivo. Para entender melhor, vamos pensar no momento em que alguém pede para você comprar uma fruta, por exemplo. Imediatamente, você sai correndo para a feira e chegando lá se depara com inúmeras frutas. O mesmo pode ocorrer no seu atendimento, essas idas e vindas com informações incompletas prejudicam o andamento do processo comunicacional e dificulta também a vida do cliente.
Para ser mais assertivo, faça as perguntas direcionadas e saiba lidar com o desenrolar do relacionamento.
4. Seja empático e humano
Assim como descrevemos no artigo sobre o que forma um vendedor de sucesso, indicamos à sua equipe de atendimento que ela seja empática e humana. Lembre-se sempre de colocar-se no lugar do cliente, entendendo suas necessidades e dores, dando a atenção necessária aos detalhes e sobre o que ele está falando.
Busque sempre mostrar sempre interesse em solucionar o problema do consumidor e não seja “robótico” demais.
5. Escute o seu cliente
Escute SEMPRE o seu cliente. Não atropele o processo e dê espaço suficiente para que o consumidor explique sobre sua dúvida ou problema e atenda-o da melhor maneira. Nesse tópico, é importante manter a atenção para que não haja uma divergência de informações e que seu serviço seja assertivo.
6. Não deixe o cliente sem retorno e seja transparente
O último ponto a ser listado com nossas dicas é não deixar o cliente sem retorno e atualizá-lo sobre o andamento da resolução do problema, caso não tenha resposta naquele momento.
Deixe-o informado da situação para que ele fique mais confortável e seguro. Caso dê um prazo e o problema não se encontra solucionado ainda, seja transparente com ele e atualize-o assim que possível. Como já falamos no tópico de empatia, o cliente precisa compreender que mesmo sem a resolução completa do seu problema, a equipe está trabalhando nele para entregar a melhor ferramenta, por exemplo.
Como um software de CRM auxilia sua empresa no atendimento ao cliente
O uso de um software de CRM será indispensável para sua empresa fazer a diferença no seu nicho. A plataforma irá armazenar dados, históricos e informações dos clientes e das leads, facilitando o entendimento de suas dores e identificando suas necessidades. Com ele, sua empresa também foca no cliente, na sua satisfação e trabalha métricas de Customer Success e Customer Experience.
A centralização das informações será essencial para o acesso e acompanhamento da sua equipe nas etapas do funil e no pós-venda. O Meets, um CRM acessível, ainda integra o software a uma central de atendimento com o WhatsApp, disponibilizando um número para vários atendentes. Contamos também com integrações de chatbots e uma estratégia omnichannel.
Pronto para fazer a diferença no seu atendimento ao cliente?
Conseguiu compreender como fazer a diferença no seu atendimento ao cliente e está pronto para colocar em prática?
Então inicie agora mesmo seguindo nossas dicas, buscando sempre atender as necessidades e dores do seu cliente, compreendendo os problemas e oferecendo um atendimento assertivo, atencioso e empático.
Outrossim, não deixe de contar com o Meets CRM. Nosso software é um hub de leads que centraliza mensagens e informações, compartilhando-as em tempo real com toda a equipe. Com isso, sua empresa estabelece processo de vendas mais ágeis, aumenta a conversão e cria uma cultura assertiva de excelência no atendimento ao cliente.
Sua empresa não consegue aumentar as conversões? Não possui destaque no seu nicho? Está com baixa autoridade e não alcança a visibilidade desejada? Seu atendimento ao cliente não vai bem?
Então está na hora de mudar sua perspectiva comercial e conhecer o Meets. Faça agora mesmo um teste gratuito na nossa plataforma ou, se preferir, converse com nossos consultores e solicite uma apresentação. Não deixe de comentar abaixo e seguir nossas redes para ficar por dentro de todas as nossas novidades!
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