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Você precisa conhecer os benefícios do benchmarking

Você precisa conhecer os benefícios do benchmarking

Você sabe ou já ouviu falar sobre o benchmarking? Conhece as vantagens dessa análise para sua empresa? Leia mais abaixo e observe como o ela otimiza resultados no seu negócio. 

O benchmarking, derivado da palavra benchmark (referência em português), está relacionado à uma análise profunda das estratégias e ações das empresas que estão no seu nicho ou em segmentos relacionados. Observa-se a táticas/estratégias do marketing, produção, processos logísticos ou outras áreas que considere importante. 

Esse processo de monitoramento serve para que o seu negócio possa coletar informações a respeito dos concorrentes, objetivando assim o encontro de possíveis falhas na sua atuação e repará-las. Desse modo, você também consegue otimizar os resultados da sua marca e implementar melhorias significativas. 

Conheça mais dos tipos, benefícios e exemplos abaixo para compreender a prática desse conceito. 

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Benchmarking e atuação comercial. Meets.
Benchmarking e atuação comercial. Reprodução: www.freepik.com

Tipos de benchmarking

Antes de conhecer um pouco mais dos benefícios do benchmarking, você precisa compreender um pouco dos tipos para observar quais são os mais comuns e quais suas funcionalidades. 

1. Benchmarking competitivo  

Nesse primeiro tipo de benchmarking, observamos que seu objetivo é realizar uma análise profunda das técnicas da concorrência como parâmetro para superá-las. Assim, você mede como o negócio se posiciona na relação sobre quem disputa diretamente o cliente. 

Todavia, lembre-se que nem todas as empresas entregam seus “segredos” aos rivais, dificultando um pouco mais sua estratégia. Indicamos, nesse caso, o uso de dados oficiais divulgados amplamente. 

2. Benchmarking internacional

Nesta segunda tipificação do benchmarking, verificamos que a análise acontece a partir da observação dos dados de empresas internacionais para conhecer as tendências do exterior e destacar-se da concorrência nacional. Com dados coletados através da análise de mercado ou diretamente pela marca, sua empresa pode garantir sucesso por observar as movimentações de um mercado mais avançado em determinadas áreas. Assim, se for feito de maneira correta, você já pode se diferenciar das organizações nacionais.

3. Benchmarking funcional 

O benchmarking funcional é responsável pela comparação entre os processos realizados pelas empresas de nichos distintos com o objetivo de adaptar as melhores técnicas. Com isso, você estuda uma gestão financeira de outra área, por exemplo, para ilustrar a atuação da sua em determinado caso. 

Esse tipo pode ser bem útil para sua empresa, visto que, seguir apenas as orientações das marcas do seu nicho pode causar uma má visualização a respeito das tendências do mercado. 

4. Benchmarking interno

O quarto tipo refere-se a análise dos setores da própria empresa. Esse tipo de benchmarking é responsável por comparar os processos de diferentes áreas da própria marca – ou afiliados – para que possam ser desenvolvidas metodologias inovadoras inspiradas no próprio público. 

O processo em si é fácil e não exige custos de pesquisas externas. Desse modo, você consegue comparar técnicas ou ferramentas utilizadas em uma área e não em outra, como na comunicação e no desenvolvimento (TI), por exemplo. 

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5. Benchmarking genérico

Esse quinto tipo está atrelado à comparação e coleta de informações qualitativas considerando a tecnologia, os processos e as pessoas. Nesse caso, os processos podem ser semelhantes, ainda que não tenha uma disputa de mercado. 

Dessa forma, é válido que você empregue o benchmarking genérico para analisar os pontos de melhoria necessários para sua empresa.

6. Benchmarking de processos 

Outrossim, o benchmarking de processos vem para comparar processos usados por uma organização de referência e outras empresas do segmento. Com isso, você direciona campanhas ou ajusta sua abordagem com o público para inspirar e até mesmo obter uma maior fidelização na sua empresa. 

7. Benchmarking de cooperação

Por fim, essa última tipificação está responsável pela parceria entre as empresas de diferentes setores de negócios ou áreas de atividade para que elas possam trocar experiências que melhorem as funções e/ou os processos de trabalhos semelhantes. Por conseguinte, sua empresa aplica inovações e implementa melhorias significativas. 

Benefícios do benchmarking

As vantagens de empregar o benchmarking são diversas e estão ligadas, principalmente, ao crescimento e desenvolvimento de estratégias e empresas. Confira detalhadamente abaixo os principais benefícios dessa análise.

1. Maior visibilidade nos processos internos 

Inicialmente, você observa que há uma maior visibilidade nos processos e comunicação entre os setores da sua empresa graças a aplicação do benchmarking. Como vimos, além dos conhecimentos de análise externos, você examina como está o andamento dentro do seu próprio negócio para que haja um autoconhecimento necessário para estabelecer as próximas metas e objetivos. 

A partir daí, há a averiguação do engajamento do time, as técnicas utilizadas pela sua equipe e quais os pontos que são precisos para implantar melhorias assertivas.

2. Identificação de novas tendências no mercado de atuação

Ademais, o benchmarking é essencial para que sua empresa analise quais são as novas tendências que podem ser aplicadas, objetivando um destaque em relação aos concorrentes. Por conseguinte, você sai na frente aplicando transformações que podem estar acontecendo a nível internacional, por exemplo, para que assim sua marca possa utilizar métodos e manter-se atualizado em relação às necessidades do mercado. Com isso, seu negócio pode descobrir práticas de sucesso e aplicá-las assertivamente na busca de otimização de processos. 

3. Melhoria no relacionamento com outras empresas 

Pode parecer estranho para alguns, contudo o benchmarking melhora sim o relacionamento com outras empresas. A partir de uma pesquisa de campo para a coleta de dados, você consegue ter uma troca extremamente rica entre sua empresa e uma outra. Dessa forma, você terá um bom relacionamento no ecossistema com as marcas, fator essencial para uma empresa de sucesso. Assim, a interação pode ser positiva e benéfica para ambos os lados.

4. Adaptação ou melhoria das práticas dos concorrentes para a vivência na sua empresa

Também observa-se uma adaptação ou melhoria a respeito das práticas e processos para que seja instituído corretamente adaptando-se à realidade do seu negócio. Assim, após estudar bem a concorrência, você poderá entender melhor o que a faz tornar-se bem sucedida e quais as falhas

Com isso, você busca se adaptar ou alavancar suas práticas baseando-se nos concorrentes para que assim sua marca possa atrair mais facilmente o público-alvo e otimizar sua posição no mercado. 

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Exemplos e prática do benchmarking

Um dos exemplos mais comuns do benchmarking está atrelado à marca de refrigerantes/sucos artificiais Coca-Cola. Fato é que a empresa notou que estava perdendo espaço para as empresas de picolés e cafés, mercado que não está diretamente ligado à sua concorrência

A partir daí, a empresa estudou o mercado e compreendeu que o objetivo do público em consumir esses produtos “concorrentes” estava atrelado às sensações de refrescância (picolé) e ao fato de afastar a sonolência (café), ambas reações que são alcançadas com grande parte dos refrigerantes da marca. Portanto, aprendemos que com esse exemplo, você também precisa ter atenção nas suas concorrentes indiretas que podem estar conquistando seu público por entregar sensações/necessidades que sua empresa também possui.

Estudo de concorrentes indiretas utilizando o benchmarking. Meets.
Estudo de concorrentes indiretas utilizando o benchmarking. Reprodução: www.freepik.com

Outro exemplo é o da Gol Linhas Aéreas. A marca, muito conhecida por oferecer passagens aéreas, baseou-se no mercado internacional para ofertar ao setor brasileiro o modelo de gestão “low cost”, conhecido por reduzir os custos de passagens em relação aos concorrentes. Com isso, eles estabeleceram algumas cobranças “extras” para passageiros com excesso de bagagens, por exemplo, e assim reduziram o preço do seu serviço para se destacarem no mercado. 

Portanto, para aplicar a estratégia de benchmarking assertivamente na sua empresa, você precisa escolher os concorrentes (diretos e indiretos) que devem ser analisados, indicar quais serão os indicadores-chave que você utilizará para medir as estratégias de análise, obter dados das concorrentes para, no fim, comparar com as informações da sua empresa e levantar quais os pontos altos e baixos precisam ser modificados na criação de uma nova estratégia/tática.

CRM e benchmarking

O software de CRM pode ser essencial para reunir e analisar as informações da sua empresa para que assim facilite a comparação com os concorrentes. Dados como a taxa de Churn Rate, taxa de conversão ou as métricas do marketing estarão disponíveis para análise na plataforma. 

Outrossim, o CRM, responsável pelo gerenciamento de relacionamento com o cliente, é necessário quando sua empresa não apresenta uma boa gestão com o consumidor em relação aos concorrentes. Se sua marca não armazena históricos, não oferece atendimento omnichannel e não aplica automações que otimizem a atuação da sua equipe, com certeza ela perderá pontos no atendimento e, consequentemente, não terá boas vendas. O sistema operacional vem para aplacar essas necessidades do time, personalizar o atendimento com o usuário e oferecê-lo ainda mais rapidamente nos canais escolhidos pela lead/prospect.

Pronto para fazer benchmarking?

Conseguiu compreender melhor sobre o benchmarking e seus tipos? Está pronto para escolher com qual tipificação irá trabalhar conhecendo os benefícios de cada uma? Então não perca tempo, escolha as correntes que deseja analisar, reúna sua equipe e prepare-se para criar novas estratégias que conquistem o consumidor

Também não deixe de contar com um sistema de CRM para registrar seus históricos de atendimento, adicionar tags e trabalhar com funis que facilitam o dia a dia dos seus consultores e do seu time de CS (Customer Success). O Meets CRM, atuante no mercado a 9 anos, pode ser a plataforma essencial que sua empresa vem buscando para atender as demandas de atendimento, vendas, marketing e financeiro. Portanto, não perca leads e faça como as +2000 empresas que já confiaram no nosso software para alavancarem a conversão e otimizarem a gestão das leads. 

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