Você sabe a diferença entre integração nativa e por API?

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Você sabe quais são as diferenças entre uma integração nativa e uma integração por API? Conheça mais sobre e veja qual a melhor solução para o seu modelo de negócio. 

Inicialmente, deve-se compreender que com o aumento do e-commerce, é válido iniciar o investimento no mercado online da sua empresa. Para tal ação, um CRM será seu aliado na experiência do cliente e na automatização de processos. Além disso, o sistema operacional também deverá conter diversas integrações, sejam nativas ou por API. Sobre essas integrações e seus benefícios, compreenda mais abaixo.

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Integração por API e nativa. Meets
Integração por API e nativa. Reprodução: www.freepik.com

Integração nativa

A integração nativa constitui-se na incorporação de dois softwares programados e planejados pelo mesmo fornecedor, disponíveis para todos os clientes. No Meets, por exemplo, temos diversas integrações nativas como a do Messenger que auxiliam diversas empresas no seu dia a dia. Esse tipo de integração utiliza o mesmo banco de dados presente nas rotinas internas, evitando possíveis falhas e até mesmo a duplicidade de informações.

Com as integrações nativas, sua organização consegue beneficiar-se a partir do maior nível de segurança oferecido, além do impulsionamento da sua loja online e otimização na gestão de canais. Dessa forma, você trabalha com um fornecedor para obter um único ponto de contato e um único ponto de faturamento.

Integração por API 

Já a integração por API, ou Application Programming Interface, refere-se a interface de programação de aplicações. Com a integração por API, sua empresa consegue conectar dois sistemas com fornecedores diferentes, tornando-os pontos de integração com seu sistema, mesmo que eles atendam linguagens diferentes (Java e Python, por exemplo). A partir daí, o API possibilitará a comunicação entre as plataformas/sistemas por meio de uma série de protocolos e padrões.

Quando o cliente deseja realizar uma integração por API e o sistema ainda não integra, será necessário um contato mais específico e voltado para essa necessidade. Vamos exemplificar que determinado consumidor possui um sistema em sua empresa voltado para a gestão de seu fluxo de caixa, desejando efetuar a integração com o CRM para que quando uma oportunidade for conquistada, ela já automatize as informações para o sistema e a gestão no fluxo de caixa. Para isso, ele precisará estar ciente de determinadas documentações e da possível parte comercial que integra o API particular para o seu programa.

Vantagens do API

O sistema de integração API traz diversas vantagens relacionadas a facilidade no gerenciamento das equipes e das aplicações virtuais da empresa, troca de informações entre os sistemas feitas de maneira segura em relação aos dados e na redução de custos relacionados ao desenvolvimento de muitas aplicações que com a integração podem ser descartadas. Esses mesmos dados podem ser controlados na integração API, visto que, há uma possibilidade para auditar acessos e garantir a inviolabilidade, facilitando o controle e diminuindo as possíveis chances de vazamento de dados.

Ademais, a API será essencial se você também procura uma melhor monetização por acessos, como é feita em streamings, além da redução no volume de dados. Ele também é indispensável na automação de e-mails e no lançamento de notas.

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APIs abertas, fechadas e de parceiros

A integração por API pode ser subdividida em aberta, fechada ou de parceiros. Com isso, há uma mudança significativa em seu direcionamento que pode modificar a estrutura do seu negócio e o compartilhamento de sistemas.

APIs abertas

As APIs abertas ou públicas relacionam-se com aquelas que os “proprietários/desenvolvedores” disponibilizam o sistema de forma pública para o consumo de desenvolvedores externos, todavia com restrições mínimas. Nesse tipo de integração API, as empresas utilizam um código para realizarem a integração com os outros sistemas. 

Outrossim, elas podem ser aplicadas em qualquer linguagem, mas faz-se necessário uma documentação específica para uso das empresas, além de regras a serem seguidas.

APIs fechadas

As APIs fechadas ou internas estão ligadas ao acesso apenas para usuários internos, ou seja, a utilização fica restrita para funcionários daquela organização. Uma API interna irá permitir uma definição mais assertiva nas estratégias API, além de ser extremamente necessária para a produtividade interna e eficiência interna.

O uso de APIs fechadas melhora a estruturação e comunicação nos sistemas das empresas, diminui os gargalos organizacionais nos fluxos de negócios e acelera seu time-to-market (tempo gasto no processo de desenvolvimento de um produto/serviço).

APIs de parceiros

Por fim, temos a APIs de parceiros. Nela, as integrações por APIs são utilizadas para comunicação de dados entre os sistemas ofertados por seus parceiros de negócios. Dessa forma, você consegue viabilizar o desenvolvimento de negócios com seus parceiros, expandindo-os e explorando novos canais para alcançar seu público-alvo.

Como as integrações (nativa e por API) facilitam as operações no e-commerce?

Ambas as integrações descritas acima (nativa e por API), buscam facilitar o desenvolvimento de operações no e-commerce. Atualmente, segundo o relatório da Conversion baseado no setor de e-commerce, o mês de março apresentou um um crescimento de até 11,3% na comparação com o mês anterior. Isso só reafirma que o e-commerce (electronic commerce) vem a cada mês gerando mais compras no ambiente online e aumentando receitas nas empresas que o utilizam.

A integração nativa vem como uma aliada do setor para as soluções de impulsionamento, como o omnichannel, e a facilidade na economia de custos e tempo. Com a integração nativa atrelada ao seu e-commerce, você automatiza as ações, principalmente aquelas que contribuem para o contato com seus fornecedores.

Já as integrações por API favorecem a gestão de pagamentos, por exemplo. Elas também serão essenciais na emissão de notas fiscais, automação de marketing e recomendação de conteúdo, além de proporcionar uma compreensibilidade de logística e política de segurança antifraude.

Disponibilidade de integrações e CRM

Os sistemas de CRM (Customer Relationship Management), ou de Gestão de Relacionamento com o Cliente, possuem um hub de integração tanto nativa quanto por API. Essas integrações disponibilizadas no sistema de CRM já são empregadas automaticamente dependendo do seu plano. Porém, o software pode abrir exceções para cada cliente e providenciar uma sistematização com alguma API exclusiva.

Através disso, sua empresa pode ganhar – e muito – na gestão e no processo comercial, alavancando o desempenho da sua equipe de vendas e otimizando resultados. Se você for o gestor e desejar obter maior controle dos processos, atividades e tarefas realizadas pela sua equipe, o CRM faz-se essencial.

Outrossim, graças ao sistema operacional de CRM, a automação de marketing e envio de e-mails torna-se facilitada e acessível para sua equipe de marketing. O Meets, um CRM descomplicado, já ajudou diversas empresas, inclusive no setor de e-commerce, a melhorar seu processo de vendas e produtividade. Com nosso CRM, a distribuição de tarefas e tags, a facilidade no atendimento via WhatsApp e outros benefícios foram alcançados por diversas organizações. O aumento da taxa de conversão e a criação de estratégias através da análise de métricas disponibilizadas em nosso sistema contribuem para a obtenção de resultados satisfatórios e que trazem uma maior identidade e reconhecimento da sua marca.

Disponibilidade do CRM para integração por API e nativa. Meets.
Disponibilidade do CRM para integração por API e nativa. Reprodução: www.freepik.com

Conseguiu compreender a diferença da integração nativa e integração API?

Entendeu mais um pouco sobre as diferenças nos conceitos e aplicações das integrações nativas e por API? Observou as vantagens de ambas e os tipos de API?

Então não perca tempo e encontre um sistema operacional, como o Meets, que integra com diversas plataformas API e nativas, levando mais desenvolvimento operacional para sua empresa e eficiência nos processos.

Nosso CRM já conta com diversas integrações nativas e API para melhorar o desempenho do seu negócio, além de abrirmos para sugestões de externas e internas pensando sempre no bom desenvolvimento do sistema e na acessibilidade dos nossos clientes.

Outrossim, através do Meets, será disponibilizado um funil de vendas e atendimento para sua organização, totalmente personalizado e coerente às suas necessidades de nicho de negócio. As métricas de ROI, ROAS e a taxa de conversão também fazem parte do nosso software, além das diversas integrações e do direcionamento para atingir alta satisfação do cliente.

Sua empresa não possui integrações API e nativas? Não sabe por onde começar? Continua perdendo leads e vendas por não saber organizá-las em um sistema desenvolvido? Se sua resposta foi SIM para alguma dessas perguntas, então está na hora de modificar sua perspectiva comercial com um CRM acessível.

Venha para o Meets e seja nossa próxima case de sucesso! Realize agora mesmo um teste gratuito da nossa plataforma ou, se preferir, faça uma demonstração com nossos consultores. Não deixe de comentar abaixo e siga nossos perfis nas redes sociais!

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Carol Rodrigues

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