O que é CRM e para que serve?

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Você conhece a definição básica e assertiva do que realmente é um CRM? Sabe para que serve? Conhece a sua história, os 4 tipos de CRM e qual o mais adequado para sua empresa? Sabe a importância para o seu negócio? Se você quer descobrir mais e dar o pontapé inicial na utilização do CRM, continue conferindo esse post!

Segundo um relatório realizado pelo LinkedIn, 64% das empresas admite que as ferramentas de CRM são impactantes ou muito impactantes. Existe outro dado que revela que 74% das empresas afirmam que a tecnologia do CRM oferece um acesso mais facilitado aos dados do cliente.

Mas o que é CRM, afinal? O CRM (Customer Relationship Management), na tradução para o português, refere-se a Gestão de Relacionamento com o Cliente. É definido por um conjunto de práticas, estratégias e ferramentas que buscam automatizar o relacionamento com o seu cliente.

O CRM consegue auxiliar nas áreas de Vendas, Marketing e Atendimento da sua empresa. Ademais, essas ferramentas vem para ajudar no armazenamento de dados dos consumidores, gerenciar contas, leads, oportunidade de vendas e otimizar ainda mais o seu funil de vendas. Com todo esse conjunto, você consegue oferecer para o cliente uma experiência personalizada, permitindo também agregar um processo de fidelização e pós-venda.

  • Se você quer saber um pouco mais sobre as ferramentas específicas de atendimento e como elas podem ser otimizadas para fidelizar clientes, basta clicar aqui e conhecer um post exclusivo do Meets.
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CRM. Reprodução: www.freepik.com

Para que serve?

Com a utilização de um software de CRM, conseguimos armazenar dados da sua persona, como idade, sexo, onde reside e até mesmo o perfil profissional do consumidor. Ele também é utilizado para segmentar clientes e entender suas preferências, centralizar pedidos, gerir um suporte técnico, fazer o acompanhamento das leads, registrar o histórico e agendar tarefas. Ademais, também conseguimos trabalhar com a plataforma na automação de marketing, na gestão comercial, dos canais e das forças de vendas, além da gestão focada nos serviços do cliente. 

Para oferecer ao consumidor experiências relevantes, o CRM utiliza métricas da Customer Experience (CX) e do Customer Success (CS).

História do CRM

Você sabe como surgiu o CRM? Conhece a sua história?

O conceito de Customer Relationship Management surgiu no século XIX na história do desenvolvimento do Marketing, porém ele só foi realmente criado na década de 80. Vale lembrar que no anos 80, iniciativas tecnológicas começaram a se desenvolver ainda mais por conta da Guerra Fria, iniciada em 1947 e com fim em 1991. A Guerra Fria ficou conhecida por ser um conflito político-ideológico-tecnológico dos EUA e da URSS, afetando também outros países.

O CRM, no início, foi chamado de “banco de dados de marketing” e tinha o objetivo de enviar questionários para coletar e analisar dados de possíveis clientes ou de consumidores já existentes.

Foi nos anos 90, que ele virou tendência e começou a ser implantado em empresas de cartão de crédito e viagens, utilizado para presentear clientes com milhas ou descontos. Foi a partir daí, que a fidelização do consumidor foi colocada em prática de forma mais objetiva.

Já nos anos 2000, ele se desenvolveu ainda mais e tornou-se imprescindível para todas as empresas. 

Atualmente, o software apresenta diversas ferramentas que auxiliam em pontos importantes de empresas e buscam se desenvolver cada dia mais. O Meets, por exemplo, já utiliza um WhatsApp totalmente integrado, conseguindo comunicar-se com os clientes por um número que possuirá vários atendentes.

Tipos de CRM

Existem 4 tipos de CRM que podem se encaixar da melhor forma no seu negócio, são eles:

O primeiro é o CRM Operacional. Ele é o CRM mais comum e voltado para assuntos operacionais da empresa. Com o CRM Operacional conseguimos acompanhar a gestão e criação de atividades realizadas no dia a dia. Graças a ele aplicamos funcionalidades operacionais de automação de vendas, marketing e atendimento. Nesse exemplo aplicamos a captação de feedbacks de clientes, tática que irá auxiliar o CRM Analítico e o Estratégico.

O segundo é conhecido como CRM Analítico. Ele desempenha funções analíticas auxiliando na análise, desempenho e inteligência do seu negócio. Além disso, é por conta desse CRM que conseguimos estudar as previsões de vendas, segmentar os clientes com base nas compras e dados, aplicando também o KPI (Key Performance Indicator).

O CRM Colaborativo ou CRM Social é o terceiro da nossa lista. Esse tipo é responsável por integrar todas as equipes, compartilhando informações entre os setores e possibilitando acesso rápido a determinada informação sobre o cliente. Ele consegue qualificar sua lead e tornar sua relação com o cliente ainda mais assertiva, célere e eficiente, facilitando a fidelização. 

O último tipo de CRM é designado como CRM Estratégico. Ele é o mais completo CRM de todos e consegue acoplar funcionalidades do CRM Operacional e Analítico. Serão aplicadas utilidades de melhores previsões de vendas, definição de segmentações, planejamento de ações de Marketing e acompanhamento da qualidade das leads.

Mas qual deles escolher para a minha empresa?

Após conhecer um pouco dos 4 tipos de CRM, você deve estar em dúvida sobre qual desses aplicar em sua empresa, porém alguns pontos devem ser analisados antes de escolhê-los, são eles:  

  1. É importante começar a entender as necessidades da sua empresa. Compreenda as necessidades que você espera que o sistema atenda, se questionando quantos colaboradores você possui, que ponto é imprescindível de mudança em seu negócio e qual seu porte.
  1. Compreenda também se o tipo de software escolhido está alinhado ao seu empreendimento. Avalie as funcionalidades do sistema escolhido e qual dos tipos faz mais sentido para o seu objetivo e o da sua empresa, observando o mercado que o CRM busca atender. 
  1. Coloque a integração como objeto essencial. Faça com que as áreas presentes em sua empresa possam conversar entre si, desta forma, você conseguirá integrar suas ferramentas e otimizar seu tempo.
  1. Analise bem seus relatórios. Verifique se a plataforma escolhida consegue realizar relatórios personalizados que identifiquem possíveis falhas, se houverem, e adaptá-las.
  1. Não deixe de escolher um sistema que acompanhe suas metas. Selecione um que acompanhe suas metas, não adianta investir em um CRM que não acompanhe, por exemplo, sua demanda de 100 mensagens/dia e falhe na administração das mesmas.
  • Se você conseguiu compreender melhor sobre os tipos de CRM e qual o ideal para sua empresa, entre em contato com o Meets para conseguirmos aplicar o CRM mais flexível, tecnológico e acessível para você!

Importância de um CRM para o seu negócio 

A importância da aplicação dessa plataforma em sua empresa está ligada à: 

Vendas

A melhoria de suas vendas será otimizada com a utilização de um CRM. A sua equipe responsável irá trabalhar com as etapas do funil de vendas, começando no cadastramento do cliente até a etapa de pós-venda. Ele irá trabalhar com follow-up, identificação das melhores oportunidades de negócio e obtenção de conhecimento sobre as preferências dos clientes.

Marketing

A automação de Marketing e as ferramentas utilizadas para automatizar processos voltados para o Marketing Digital, são adquiridos a partir da integração do CRM em sua empresa. Ademais, há um maior enfoque no mapeamento da jornada do cliente através de tecnologias digitais e nos insights. Outrossim, o monitoramento das redes sociais e interações também é possibilitado graças ao CRM no Marketing.

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Marketing Digital. Reprodução: www.freepik.com


Atendimento e suporte

No que diz respeito ao atendimento do cliente e suporte, o CRM consegue trabalhar na automação do atendimento ao consumidor, principalmente, durante e após a compra do produto/serviço. Conseguimos acompanhar chamados, gerar relatórios personalizados, registrar ticket, analisar problemas e as possíveis reclamações ou sugestões. Aplicando o software, a satisfação do cliente e a experiência são melhoradas por atingir agilidade, objetividade e eficiência. Com o Meets, disponibilizamos canais omnichannel, imprescindível na integração do atendimento da sua empresa e comunicação com o cliente. 

  • Se quer saber mais sobre a implementação de um CRM em sua empresa, clique aqui e conheça um artigo bem detalhado no Meets.

Compreendeu um pouco mais sobre CRM?

Conseguiu compreender um pouco mais do significado do CRM, sua história, seus 4 tipos e sua importância para a sua empresa?

Então não deixe de se organizar com seu time, discutir os benefícios de aplicar um CRM no seu negócio e começar a entender o que melhor se encaixa.

Observe sua base de contato, estude mais sobre funil de vendas, entenda sobre seus canais e prepare-se para qualificar-se. Analise também seu atendimento e quais pontos devem ser melhorados, objetivando entregar ao cliente uma satisfação maior e oferecer uma experiência personalizada. 

Você já parou para entender o quanto sua empresa perde sem a integração dessa plataforma? O quanto em anúncios você pode estar investindo e não obtendo retorno? Quantas leads sua empresa já deixou passar? Por que seus canais são considerados obsoletos e não oferecem melhores integrações? Está na hora de adaptar-se e migrar para a tecnologia que a plataforma proporciona.

Se você quer começar do 0 e aplicando o software na sua empresa ou se está insatisfeito com o trabalho realizado pelo seu atual, está na hora de você conhecer o Meets. Entregamos para o seu negócio um CRM tecnológico, adaptável, com ótimo suporte e atendimento. Não perca mais oportunidades, teste agora o Meets, o primeiro CRM com central de atendimento e vendas.

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Carol Rodrigues

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