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Growth Hacking: o que é, benefícios e como aplicar

Growth Hacking: o que é, benefícios e como aplicar 

Growth hacking é mais um conceito do mundo corporativo que vem a cada dia ganhando mais força.

Talvez você não o conheça, mas saiba, a princípio, que Growth Hacking vem inovando as formas de acelerar o crescimento das empresas, tudo isso partindo de experimentos/testes.

O Growth Hacking está em alta principalmente entre as empresas do ramo da tecnologia, visto que sua importância vem sendo reconhecida pelos gestores os quais estão comprando cada vez mais a ideia de aplicar esse conceito no cotidiano de suas organizações.

Mas, você conhece o Growth Hacking? Sabe da sua importância? Imagina como esse conceito pode ser apicado ems sua empresa?

Neste artigo iremos responder muitos questionamentos e ajudar você a entender diversos pontos sobre Growth Hacking e como isso pode impactar positivamente no seu negócio.

Ficou interessado no tema? Está pronto para conhecer mais um termo corporativo? Acompanhe a leitura e aproveite o nosso conteúdo!

Growth Hacking Meets

Para começo de conversa, o que é Growth Hacking?

Antes de tudo, é preciso saber a definição de Growth hacking, não é mesmo?

Pois bem, Growth Hacking é uma maneira de buscar o crescimento da sua empresa a partir da construção de boas práticas baseadas em hipóteses e experimentos.

Parece confuso, não é? Mas, iremos elucidar melhor.

Growth Hacking pode ser definido como o conjunto de ações que vai auxiliar em um crescimento mais acelerado do que o tradicional para a sua empresa. Assim, essa metodologia busca atalhos, por isso os “hacks”, os quais possam proporcionar um crescimento acelerado dos negócios, daí a expressão “growth”

Vale ressaltar que Growth Hacking, termo da língua inglesa, não apresenta uma tradução literal para o português, mas pode ser entendido aproximadamente como o marketing orientado a experimentos

Desse modo, a metodologia propõe subverter o convencional de um crescimento gradual, achando os atalhos para possibilitar o crescimento rápido e eficaz.

Surgimento do termo Growth Hacking

Growth Hacking Meets

Para entender melhor o significado do termo Growth Hacking, vale a pena conhecer um pouco sobre o seu surgimento.

Growth Hacking foi um termo adotado em meados de 2010, pelo ex-líder de Growth do Dropbox e do LogMeIn e fundador do Qualaroo e GrowthHackers, Sean Ellis.

Sean Ellis Growth Hacking Meets
Fonte: seanellis.me

No referido período, Sean Ellis percebeu um crescimento rápido de algumas empresas, constatando que tal crescimento, por mais que fossem de organizações distintas, apresentava semelhanças.

Entre os pontos averiguados por Ellis, estão a fuga do marketing convencional, na medida em que as empresas buscavam inovar; times para growth, com perfis profissionais e áreas de formação diversas; otimização dos processos com base em dados; planejamento alinhado, entre outros.

Princípios do Growth Hacking

Dentro do planejamento da metodologia Growth Hacking existem princípios básicos, os quais podem ser chamados de pilares, sendo estes:

  • Crescimento: é a base do Growth Hacking, englobando diversas etapas, como aquisição, ativação, receita, retenção e indicação, que inclusive compõem o funil do Growth Hacking, o qual falaremos mais à frente. 
  • Métrica Norte: “crescimento” representa o que para o seu negócio? O que precisa ser melhorado, resolvido e/ou ajustado? A métrica Norte ajuda a manter o foco no que realmente é necessário, ajudando você e seu time a irem no caminho certo, sem haver desvios no meio do percurso que possam trazer prejuízos ou deixá-los perdidos. 
  • Experimentação: Growth Hacking sem experimentos não acontece, visto que é a partir deles que é possível analisar o que funciona e o que não dá certo. 

Growth Hacking Meets
O crescimento é a base do Growth Hacking, englobando diversas etapas, como aquisição, ativação, receita, retenção e indicação, que inclusive compõem o funil do Growth Hacking.

Como o Growth Hacking é colocado em prática?

De primeira, vale ressaltar que o Growth Hacking está relacionado com a experimentação.

Logo, sua aplicação está pautada no conhecimento empírico, o qual auxilia na tomada de decisões sobre as estratégias que devem ser postas em prática.

Na aplicação da metodologia, um passo inicial para a sua eficiência é saber quais os gargalos do seu negócio ou até mesmo o que falta para a sua empresa decolar. 

A partir do momento em que há essa identificação, é possível pensar soluções e caminhos para mitigar impactos e otimizar a produtividade no seu negócio, tornando os processos mais ágeis e eficazes, ao passo que melhores resultados são gerados.

É importante deixar claro que o processo de análise é colaborativo. Assim, é preciso envolver as pessoas que lidam com a realidade do seu negócio diariamente, sendo importante estabelecer uma horizontalidade, não sendo, portanto, uma decisão vertical.

Assim sendo, ao passo em que há uma colaboração entre a equipe com as ideias, é mais fácil captar a multiplicidade de sugestões e testar quais podem dar certo. 

Nisso, tudo precisa ser registrado, não somente o que pode dar certo, mas até mesmo as lacunas encontradas, visto que tudo deve ser tomado como parte do processo de aprendizagem.

Como aplicar o Growth Hacking no seu negócio?

Growth Hacking Meets

 

Neste tópico, preparamos uma lista com alguns passos importantes para você e sua equipe aplicarem o Growth Hacking na sua empresa.

Ficou interessado? Acompanhe a leitura e confira os passos essenciais que você precisa ficar atento na hora de colocar em prática a estratégia.

1 – Defina qual demanda precisa ser solucionada

Se você iniciar um processo de crescimento acelerado, por mais óbvio que pareça, não pode haver lentidão.

Logo, é preciso saber logo de começo o que precisa ser solucionado ou ajustado.

Ou seja, é preciso definir as prioridades.

Por mais rápido que seja o crescimento previsto e buscado pela estratégia Growth Hacking , não significa que tudo deverá virar uma bagunça. Na verdade, estamos falando em agilidade, mas com organização.

Assim, é preciso ter focos, não sair atirando para todos os lados. Nesses focos, sua equipe precisa dedicar-se a cada um deles, concentrando os esforços em cada área.

Por mais óbvio que pareça, muitas empresas já travam logo aqui, não sabendo definir suas prioridades, sem saber o que precisa melhorar, e/ou modificar, ou tendo um processo de identificação lento.

2 – Geração de ideias e criação de hipóteses

Ao passo que você já tem a demanda definida, é hora de agrupar as ideias e trabalhar com as hipóteses.

Esse conjunto de ideais é necessário justamente para se pensar nas maneiras de solucionar as demandas definidas.

Portanto, neste passo é preciso compromisso total e dedicação para se encontrar caminhos viáveis e que realmente ajudem a solucionar problemas ou otimizar processos.

Mas, como isso pode ser feito?

Vamos lá!

Primeiramente, você e seu time definiram uma demanda, certo?

Pode ser a métrica prioritária, como por exemplo a geração de leads.

Vamos imaginar que um problema real da sua empresa é a baixa geração de leads e a intenção seja um desenvolvimento rápido que aumente expressivamente a quantidade de leads captados.

Nisso, com o problema definido, você e seu time podem realizar um brainstorming trazendo ideias do que pode ser feito para alcançar o resultado esperado.

Growth Hacking Meets

3 – Modelagem

Pronto, agora que você já tem a demanda definida e uma série de ideias, é preciso organizar a solução ou soluções que será/será testada(a).

Portanto, tenha em mãos alguns pontos relevantes, como:

  • Qual hipótese?
  • Qual métrica será priorizada e avaliada? No exemplo mencionamos a captação de leads, mas tem muitas outras.
  • Quais times estarão envolvidos?
  • Quais ferramentas serão utilizadas?
  • Já sabe quais atividades serão executadas nas experimentações? Estamos falando aqui do Workflow.
  • Qual o tempo de duração e avaliação?

Percebe-se mais uma vez que apesar da rapidez prevista existe um ordenamento. Logo, os pontos acima indicam os elementos necessários para uma boa modelagem.

4 – Execução dos experimentos

Esta fase é sobre fazer o que você planejou

Priorizar ideias e testá-las é um passo essencial para avaliar hipóteses e suas consequências. Agora, nada mais é do que fazer o que foi modelado na etapa anterior. 

Existem alguns pontos de grande importância nesta fase e que devem ter atenção máxima.

  • Priorize as ideias: as etapas anteriores devem gerar muito mais ideias (mais do que sua equipe pode implementar). Portanto, encontre um equilíbrio entre facilidade de experimentação e eficácia. 
  • Escolha suas ferramentas e prepare-se: as ferramentas dão autonomia às equipes e ajudam na economia de tempo. 
  • Execute testes A/B: execute testes bem projetados e estatisticamente relevantes. Caso contrário, você corre o risco de jogar tempo e dinheiro no lixo. 

5 – Análise de resultados

Nada é em vão, certo?

Você não vai aplicar transformações na sua empresa e simplesmente deixá-las de lado, não é mesmo?

Por isso, qualquer estratégia adotada precisa ser analisada enquanto a sua funcionalidade.

Nesta etapa, é a fase em que você e sua equipe vão confirmar se as hipóteses estão ou não surtindo o efeito esperado.

É a hora de confirmar a hipótese.

Assim, faça alguns questionamentos, como: a hipótese foi confirmada? Caso não, o que saiu dos trilhos? Quais aprendizados podem ser retirados? O que pode ser melhorado?

Vale mencionar que o erro faz parte, então nada de se assustar ou de desistir caso uma hipótese não se confirme. 

Como já dito, tudo precisa ser tomado como aprendizado e em um erro, isso deve ser visto como uma oportunidade para não cometê-lo novamente no futuro.

6 – Próximos passos

Avaliando os resultados, você irá decidir se haverá a implementação ou o descarte.

Caso os resultados sejam positivos, você precisa entender o que precisa ser feito para escalar o resultado e alcançar seus efeitos. 

Vale destacar que na mentalidade do Growth Hacker, o crescimento está associado à capacidade de dimensionar, replicar e automatizar processos.

O modelo de Growth Hacking está vinculado a um plano de crescimento rápido que é prontamente definido, criado, testado, aplicado ou descartado, refletindo falhas e sucessos no próximo ciclo. 

Em resumo, a aplicação do mindset de Growth Hacking pode ser parcialmente traduzida em uma metodologia com base  em um objetivo bem desenhado, uma hipótese com causas e soluções, a realização de experimentos para comprovar as ideias e o uso de ferramentas de teste e avaliação.

Benefícios de contar com a estratégia

Growth Hacking Meets

Até aqui, você pôde conhecer um pouco mais sobre o  Growth Hacking.

Assim, ao longo de nossas abordagens, você com certeza já captou algumas das vantagens da estratégia para o seu negócio, não é mesmo?

Mas, vale a pena listar os principais benefícios de aplicar o  Growth Hacking na sua empresa e, para isso, preparamos essa sequência para você. Confira abaixo:

  • Crescimento acelerado e eficaz;
  • Tomada de decisões baseadas no uso de dados;  
  • Menos achismos nas tomadas de decisões e mais ações assertivas na elaboração e execução de estratégias;
  • Possibilidade de testar hipóteses de modo que os riscos sejam reduzidos em uma aplicação futura;
  • Mais segurança na realização de investimentos;
  • Construir um conjunto de negócios escalável, repetível e sustentável;
  • Redução de custos associados aos testes/experimentos;
  • Foco  no crescimento sustentável do seu negócio, entre outros.

Funil do Growth Hacking

Semelhante às vendas, existe um funil dedicado para hacks de crescimento. Esse funil foi criado por Dave McClure e ficou conhecido como o “Pirate Hopper”, uma vez que suas iniciais formavam a sigla em inglês AARRR e lembra muito a interjeição pirata.

Neste funil, existem 5 estágios, como pode ser visto na imagem abaixo:

Growth Hacking Meets

O primeiro estágio é o de aquisição, o qual engloba as práticas voltadas à atração de novos clientes.

O segundo estágio é o de ativação, que reúne as práticas voltadas à promoção de uma boa primeira experiência do cliente (não que as posteriores não devam ser boas também).

O estágio 3 é o de retenção, quando engloba os clientes que possuem experiências satisfatórias e que continuam consumidores de sua marca.

O quarto estágio conta o faturamento da sua empresa, através do consumo.

Por último, no quinto estágio estão as recomendações, quando os clientes divulgam sua marca para outros por confiarem nela e por terem tido boas experiências. 

Pronto para a sua empresa crescer rapidamente?

Neste artigo, você pode conhecer mais sobre o Growth Hacker e aprender que a estratégia foca no crescimento das empresas com base em métricas e em experimentos.

Logo, o objetivo é encontrar hacks, que são as oportunidades, para criar estratégias que façam a empresa crescer e tragam escala.

Assim, o Growth Hacker reúne ações e estratégias que une o marketing inovador, dados e engenharia de software.

Para facilitar as tomadas de decisões na sua empresa e melhorar a análise de dados, nada melhor do que contar com um CRM e a Meets pode ajudar você!

Com o CRM da Meets, você consegue reunir informações importantíssimas que auxiliam na definição de demandas prioritárias e na criação de hipóteses, as quais passam a ter um maior direcionamento para serem testadas.

Com a Meets, além disso, você tem em mãos um sistema CRM integrado a central de atendimento Omnichannel e Chatbot.

Utilizando o nosso CRM você tem sua gestão de leads completa em um único software.

Dentre tantas vantagens do Meets CRM, você pode aproveitar para o seu negócio:

  • Central de atendimento com multi canais
  • Automatize seus atendimentos com nosso chatbot
  • Conte com uma central Integrada ao funil de vendas/atendimento
  • Processos automatizados com os gatilhos inteligentes
  • Com o Meets diversas atividades podem ser automáticas, aumentando assim a produtividade de sua equipe e empresas

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