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AI Marketing: confira 8 vantagens

AI Marketing: confira 8 vantagens 

Você já ouviu falar em “AI Marketing”?

Se você anda por dentro das tendências atuais do mercado, certamente deve saber o que é AI, correto?

AI é uma sigla para “artificial intelligence”, traduzido para a língua portuguesa como Inteligência Artificial.

Com o termo em português, Inteligência Artificial, conhecemos pela sigla IA.

Mas, a sigla AI é muito mais propaganda devido ao fato de representar o conceito na língua inglesa, a língua universal.

AI Marketing se refere ao uso da Inteligência Artificial (IA) no campo de marketing de uma empresa, de modo que as estratégias sejam pensadas e, sobretudo, executadas com suporte ou com base nos mecanismos de IA.

Logo, a AI Marketing visa garantir maior dinamicidade, criatividade, agilidade e praticidade ao marketing do seu negócio, ao passo em que melhores resultados vêm sendo conquistados como fruto do investimento em tecnologia.

Como uma das tendências do mercado global, a IA vem ganhando a cada dia mais espaço nos mais diversos nichos, sendo uma solução com grande potencial para otimizar a atuações de todos os setores de uma organização, incluindo o de marketing.

Diante dessa relevância, neste artigo iremos dar continuidade ao que já abordamos de maneira geral no post “Como a Inteligência Artificial pode ser utilizada no marketing digital?”, dando uma ênfase, agora, nas principais vantagens do AI Marketing que o seu negócio pode usufruir.

Ficou interessado no tema? Acompanhe a leitura e aproveite o nosso conteúdo.

O que se entende por AI Marketing?

AI Marketing Meets
AI Marketing pode ser compreendida como o conjunto de tecnologias de IA para auxiliar e realizar automatizações de ações no campo de marketing, contribuindo para com que as empresas realizem processos de tomadas de decisões, coleta, análise e interpretações de dados com o auxílio da tecnologia.

Como já mencionamos no tópico de introdução, AI é a sigla para o termo em inglês “ “artificial intelligence”, o qual significa Inteligência Artificial (IA) no nosso português.

Sabendo disso, a AI Marketing pode ser compreendida como o conjunto de tecnologias de IA para auxiliar e realizar automatizações de ações no campo de marketing, contribuindo para com que as empresas realizem processos de tomadas de decisões, coleta, análise e interpretações de dados com o auxílio da tecnologia.

A IA encontra um vasto conjunto de possibilidades para a sua utilização nas estratégias de marketing do seu negócio, sobretudo quando se precisa acelerar e tornar mais práticas algumas atividades, como a análise de dados de leads e clientes para tomada de decisões e formulação de campanhas.

Portanto, AI Marketing é o conjunto de tecnologias que tomam base em dados coletados pelo marketing para traçar uma comunicação mais alinhada com os clientes, atender melhor suas necessidades, auxiliar na tomada de decisões e planejamento de estratégias, bem como garantir mais eficácia nas ações.

Nesse cenário, a AI Marketing aparece em diversos pontos, otimizando tempo e esforços, como na análise de dados, processamento de mensagens, otimização de anúncios, personalizações, geração de conteúdos, tomadas de decisões e muito mais.

8 vantagens da AI Marketing 

AI Marketing Meets

Você sabe os porquês que explicam o fato de o uso da IA ser estratégico?

Na verdade, podemos afirmar que são muitos, mas muitos mesmo, porquês, os quais são materializados como verdades vantagens.

A IA pode potencializar o marketing da sua empresa, tornando a atuação da sua marca muito mais assertiva, o que impacta positiva e diretamente os resultados de negócios.

Você conhece os benefícios da AI Marketings?

Preparamos uma lista para você!

1. Redução de custos 

Sem dúvida alguma, um dos principais pontos é a redução de custos operacionais.

Um dos grandes erros cometidos por muitos gestores é deixar de investir em IA por achar que os investimentos serão elevados, por envolver tecnologias.

Contudo, essa visão é muito limitada e não enxerga para o médio e longo prazo, uma vez que a redução de custos é algo real e palpável.

A partir da automatização das ações envolvendo o marketing do seu negócio, é possível melhorar o desempenho financeiro da sua empresa.

Com a AI Marketing, seu negócio investe na eficiência operacional, ou seja, ganha em agilidade, reduz erros, remaneja os gastos humanos para outros pontos mais analíticos e estratégicos, o mesmo se aplica para a questão de tempo e esforços, que são reduzidos com a implementação da IA .

Com isso, há uma redução significativa em gastos, o qual advém, sobretudo, da maior assertividade no marketing.

2. Escalabilidade do negócio

AI Marketing Meets

Quando falamos da escalabilidade do negócio, tratamos sobre a capacidade que sua empresa possui de crescer de acordo com as demandas de cada momento sem perder a qualidades ou qualidades que são responsáveis por agregá-las valor

A IA tem o poder de auxiliar nisso, na medida que a sua implementação no crescimento da sua empresa consegue atender as demandas do seu negócio sem prejudicar a qualidade.

Ao pensarmos em estratégias de marketing, por exemplo, entendemos a importância disso. Como exemplo, a experiência do cliente é ponto-chave, certo?  Logo, adianta utilizar IA para atrair leads e não para garantir ótimas experiências? Não, não é mesmo?

Por que não fazer o papel por completo?

No campo do marketing, a IA possibilita aumentar a escala das operações sem exigir maiores investimentos em pessoal e infraestrutura. Excelente, não é mesmo?

Um dos exemplos é o atendimento ao cliente, através da IA, o qual é responsável por levantar dados que serão utilizados em diversos pontos da sua empresa, como nos times de vendas e marketing. A IA, portanto, consegue atender muito mais consumidores em menos tempo e de maneira simultânea

3. Agilidade e praticidade

Outra vantagem é dupla e está ancorada na agilidade e desburocratização dos processos.

Com a AI Marketing, sua empresa ganha em agilidade, produtividade e desburocratização dos processos.

Com isso, sua empresa passa a ter uma rotina mais fluida e dinâmica, o que melhora no tempo e ações de planejamento e execução de estratégias de marketing.

4 . Melhora a experiência do cliente

O customer experience é, sem dúvidas, um dos principais pontos de atenção do momento.

Logo, a sua empresa deve sempre buscar a promoção de ótimas experiências aos clientes e com a IA isso é mais do que possível.

Uma das vias para a promoção de boas experiências é também o marketing.

Com o marketing, sua empresa precisa ser assertiva nas campanhas, oferecendo os produtos/serviços certos e nos momentos corretos.

Logo, a IA ajuda nesse processo ao auxiliar na análise do comportamento dos consumidores, o que dá base para que você e seu time desenvolvam as melhores soluções para satisfazer os clientes.

Assim, quanto maior a satisfação, melhor a experiência do cliente com sua empresa. 

AI Marketing Meets
A AI Marketing auxilia na melhora da experiência do cliente, sobretudo mediante a realização de campanhas assertivas.

5. Análise de comportamento dos consumidores

É preciso conhecer o seu consumidor. De nada adianta você sair atirando no escuro esperando acertar alguém. Se a sua empresa atua desse modo, você está jogando tempo e dinheiro no lixo.

Quando falamos em um marketing eficiente, tratamos daquele time que utiliza o cliente como ponto de partida e sabe como quem está se comunicando. E assim é que deve ser.

Com as tecnologias de IA, você investe na coleta de informações e no aprofundamento da jornada do cliente, sabendo como o seu consumidor navega, quais suas necessidades, desejos e dores, o que ajuda a traçar o seu perfil e seus comportamento, o que, posteriormente, passa a ser utilizado na tomada de decisões, inclusive no campo do marketing, para a estruturação de campanhas, por exemplo

Uma forma de potencializar a análise do seu consumidor, é contar com um CRM, como o da Meets

Com o Meets CRM, você tem as ferramentas e recursos certos para conhecer mais profundamente seus leads e clientes, além de integrar as diversas equipes da sua empresa como marketing, vendas e atendimento.

Com isso, partindo de uma solução que armazena de maneira centralizada uma gama de informações, você sabe quem é o seu público e tem em mãos importantes recursos para se comunicar da maneira mais assertiva.

6. Tomadas de decisões mais ágeis e assertivas

Com a AI Marketing, você e sua equipe tomam decisões de maneira mais rápida e com maior eficácia.

A IA tem o poder de analisar dados com mais agilidade e utilizar o aprendizado de máquina (machine learning) para alcançar decisões a partir da realidade do seu cliente.

Assim, com essa rapidez, a sua equipe de marketing tem o tempo necessário para se concentrar em ações estratégicas, além de poder tomar decisões de maneira rápida, com análises em tempo real.

7. Você e seu time sem perder nenhum detalhe 

As campanhas de marketing tendem a gerar muitas informações, o que pode causar confusões na hora do campampanhanento desses dados e na sua análise.

Mas, com a AI Marketing isso não vai mais acontecer, visto que a IA ajuda no processo de levantamento, organização e análise das informações, como fora destacado.

8. Otimização de equipe

AI Marketing Meets

A IA não significa a dominação do mundo pelos robôs ou que o capital humano será substituído pelas máquinas.

Não, definitivamente não é isso.

O mercado tende a se adaptar. Inclusive, isso já vem acontecendo.

Podemos pegar exemplos muito mais distantes, como as revoluções industriais, que cada vez mais representou a substituição do trabalho braçal pelas máquinas, ou até mesmo a Revolução Verde, com as máquinas substituindo o trabalhador rural em alguma atividades.

O mercado vem se adaptando, sobretudo nos tempos atuais, que com o desenvolvimento constante das tecnologias as mudanças não param de ocorrer.

Por mais que a IA venha fazendo com que esforços humanos sejam reduzidos em algumas ações dentro do marketing, o campo é amplo e requer realocações de atenção. Mas, ao mesmo tempo, por mais que haja o ato de realocar, o marketing vem otimizando sua atuação, com mais atividades assertivas sendo executadas em menos tempo, e isso é excelente.

Portanto, não falamos em matar o trabalho humano, mas melhorar desempenhos e unir forças, visto que a tecnologia deve ser entendida como aliada, assim como ela de fato é.

Por exemplo, dentro do campo do marketing, a IA vem permitindo otimização das atuações das mais diversas, impactando positivamente análises e a obtenção de insights com mais facilidade.

Portanto, o campo vem em crescente junto com a IA e isso vem otimizando equipes, ao passo que vai abrindo novas oportunidades de atuações com dedicação em outras funções.

IA com CRM: faça o marketing da sua empresa decolar 

Tudo pode ficar ainda melhor ao unir a IA com um CRM de qualidade, como o da Meets.

Como você viu, a IA no marketing permite uma série de vantagens, como a redução de custos operacionais, melhor processamento e gerenciamento de dados, maior produtividade, otimização de equipes, rapidez e eficácia na tomada de decisões, melhor experiência do cliente, entre outras.

Ao contar com a IA e o Meets CRM, solução que faz uso da IA, você pode elevar o desempenho do CRM, o que impacta positivamente os resultados de vendas ao longo de todo o ciclo comercial.

Ao integrar a AI com o CRM da Meets, sua empresa tende a ganhar com melhores resultados de vendas, maior produtividade do seu time, maior satisfação e retenção de clientes, redução de erros, mais base para estratégias de cross-selling e up sell, melhorias na gestão de leads, etc.

Hoje, as empresas vêm adotando cada vez mais a IA em seus negócios, destacando-se no mercado à frente da concorrência, e você não vai permitir que sua organização seja uma dessas que ficam para trás, não é mesmo?

Para isso, não perca amis tempo e invista no Meets, o sistema CRM integrado a central de atendimento Omnichannel e Chatbot.

Utilizando o nosso CRM você tem sua gestão de leads completa em um único software.

Dentre tantas vantagens do Meets CRM, você pode aproveitar para o seu negócio:

  • Central de atendimento com multi canais
  • Automatize seus atendimentos com nosso chatbot
  • Conte com uma central Integrada ao funil de vendas/atendimento
  • Processos automatizados com os gatilhos inteligentes
  • Com o Meets diversas atividades podem ser automáticas, aumentando assim a produtividade de sua equipe e empresas

Ainda não tem uma conta no Meets? Não perca mais tempo, comece agora mesmo clicando aqui.

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