Como a Inteligência Artificial pode ser utilizada no marketing digital?

Inteligência artificial no marketing digital

Como a inteligência artificial pode ser utilizada no marketing digital?

Sem sombra de dúvida, dentre as principais tendências atuais do mercado, a Inteligência Artificial (IA) emerge como uma grande aliada para as empresas, independentemente do nicho de mercado.

Se você acha que a IA diz respeito a robôs que vão tomar “dominar o mundo”, deixe esse pensamento de lado e entenda de uma vez por todas que as tecnologias de Inteligência Artificial estão à disposição do seu negócios para uma gama de utilidades. Ou seja, o uso da IA apresenta grande potencial para os diversos setores de uma organização, entre eles o de marketing.

A Inteligência Artificial no marketing digital vem gerando uma série de impactos positivos às empresas que a utilizam, sendo um fator essencial no processo de desenvolvimento das empresas.

De fato, hoje, não lidamos com carros que voam ou com uma sociedade governada por robôs.

Mas, a inteligência artificial está muito mais presente no nosso cotidiano do que talvez imaginamos…

Uma variedade de sistemas vem executando diversas atividades humanas com tanta precisão e eficácia que até parece que as mesmas foram realizadas por seres humanos.

Sem mencionar as tomadas de decisões, não é mesmo? Até decisões baseadas em dados os sistemas vem tomando nos dias atuais.

Ou seja, a IA é o hoje e ela está muito presente no marketing digital, podendo estar ainda mais!

A sua empresa investe em IA?

Já parou para pensar nas vantagens de investir na Inteligência Artificial no marketing digital do seu negócio? 

Neste artigo, iremos tratar sobre os usos da Inteligência Artificial no marketing digital.

No post anterior, já falamos sobre IA, no contexto das transformações digitais. Você pode conferir nossa publicação clicando aqui ou acessando-a abaixo:

Inteligência Artificial no marketing digital Meets

A Inteligência Artificial e a transformação digital nos negócios

A princípio, o que é marketing digital

O marketing digital pode ser definido Marketing como o conjunto de estratégias traçadas para evidenciar a marca de uma empresa e auxiliar no processo de vendas de produtos e/ou serviços

A instrumentalização do marketing digital acontece a partir de diferentes canais digitais, visando, assim, alcançar o máximo de pessoas possível.

Entre os diversos canais à disposição, podemos mencionar o e-mail marketing, as redes sociais, bem como artigos de blog

Em outras palavras, podemos dizer que o marketing digital engloba a promoção e venda de produtos e/ou serviços utilizando canais e plataformas online. Baseia-se, portanto, no uso de tecnologias digitais para conquistar e engajar o público-alvo de maneira assertiva e eficaz.

Hoje, em vista de um mundo conectado, o marketing digital é peça fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Um dos pontos de maior virtude é ir muito além dos métodos tradicionais de marketing, possibilitando, dentre tantos passos, por exemplo, segmentar o público com maior precisão, mensurar resultados e alcançar um número significativamente maior de clientes e potenciais clientes.

Ademais, uma outra característica marcante do marketing digital é a possibilidade de interação e engajamento direto e em tempo real com os consumidores, sobretudo mediante o uso das  redes sociais. Assim, criam-se oportunidades de promover experiências mais personalizadas. 

De modo geral, podemos dizer que marketing digital é uma revolução na forma como as empresas se comunicam com o público e promovem seus produtos/serviços. 

Assim, ao passo que se utiliza a Inteligência Artificial no marketing digital, as potencialidades deste último se tornam ainda mais expressivas.

O que é Inteligência Artificial

Inteligência Artificial no marketing digital Meets

A Inteligência Artificial faz parte da ciência da computação, que é caracterizada como um campo do conhecimento voltado ao  desenvolvimento de sistemas que podem executar tarefas e ações que geralmente necessitam da  inteligência humana

Ou pelo menos necessitava lá atrás…

A IA usa algoritmos e modelos matemáticos que permitem que as máquinas aprendam com os dados, reconheçam padrões, tomem decisões e resolvam problemas por conta própria. 

A Inteligência Artificial abrange uma ampla gama de aplicações, desde assistentes virtuais e sistemas de recomendação, até mesmo diagnósticos médicos. 

Uma das principais características da inteligência artificial é a capacidade de aprender, na medida em que os algoritmos são preparados com grandes quantidades de dados para identificar padrões e melhorar seu desempenho ao longo do tempo. 

Esta aprendizagem pode ser supervisionada, não supervisionada ou reforçada, a depender do tipo de tarefa  realizada.  

A aplicação da inteligência artificial está mudando diversos âmbitos, trazendo consigo vantagens e desafios. Por exemplo, no setor da saúde,  a IA pode ajudar no diagnóstico de doenças de maneira precoce e encontrar tratamentos mais eficazes. 

No campo da indústria, a automação controlada por Inteligência Artificial pode aumentar a eficiência da produção e reduzir custos. No varejo, a IA pode auxiliar na comunicação da empresa com o cliente, bem como nos mais diversos setores do mercado.

A Inteligência Artificial também tem implicações para questões de ética, proteção de dados e  responsabilidade em relação às decisões tomadas por sistemas autônomos. 

A IA, portanto, é um campo voltado para a criação de sistemas que possam simular a inteligência humana.

Quais são as possibilidades de uso da Inteligência Artificial no Marketing Digital?

Agora que você já sabe o que é IA e marketing digital, quais são os usos da Inteligência Artificial no marketing digital?

Listamos alguns pontos que evidenciam a associação dos dois elementos. Confira!

1 – Geração e qualificação de leads

A geração e qualificação de leads são pontos essenciais no campo do marketing. 

Diante disso, a utilização da Inteligência Artificial no marketing digital emerge como um poderoso aliado para realizar esses processos de modo mais eficaz e assertivo.

Mas, como isso é possível?

Simples!

Através da análise de dados de leads, como o comportamento e histórico de interações, a IA consegue identificar aqueles leads que estão mais propensos a realizar uma compra, direcionando-os de forma estratégica aos departamentos de marketing e vendas.

Esse levantamento, portanto, auxilia no aumento das taxas de conversão, tanto no setor de marketing, quanto no de vendas. Isso se dá pelo fato de a IA garantir um maior direcionamento e personalização das estratégias de captação e conversão de leads.

Assim, apostar no uso da IA na geração e qualificação de leads é uma boa ideia para impulsionar o crescimento do seu negócio.

2 – Mídia paga

Inteligência Artificial no marketing digital Meets

A IA auxilia, também, na criação e difusão de anúncios, tornando-os mais poderosos.

Com base nas informações que a IA consegue alcançar, é possível produzir anúncios certos para as pessoas certas, com base no perfil do público da sua marca.

Isso engloba, também, vale ressaltar, o acompanhamento do comportamento do seu cliente, como sites visitados, cliques e etc.

3 – Chatbots

Inteligência Artificial no marketing digital Meets

Sem dúvidas, um dos maiores queridinhos quando o assunto é Inteligência Artificial são os chatbots.

Os bots estão espalhados por todos os cantos na internet.

Uma das suas principais aplicações é no atendimento ao cliente, de maneira que auxilia tanto as empresas, otimizando tempo e garantindo a promoção de melhores experiências ao cliente, quantos os próprios clientes, que conseguem sanar muitas dúvidas e receber direcionamento de modo mais ágil e prático.

O chatbot é operacionalizado a partir da atuação dos robozinhos, que simula uma linguagem natural, como se fosse um atendimento humano

Assim, munido de dados sobre leads e clientes, bem como o perfil do público da sua empresa, os chatbots podem realizar atendimentos personalizados, responder dúvidas frequentes e até mesmo executar ações por completos, reduzindo o tempo de resposta e tornando a experiência mais satisfatória ao consumidor.

No Meets, por exemplo, é possível explorar o chatbot integrado ao CRM, automatizando os atendimentos da sua empresa, integrando as principais ferramentas de atendimento, em um espectro omnichannel e muito mais. 

4 – Assistentes de voz

As assistentes de voz também são classificadas como bots, os robozinhos.

Mas, existe uma diferença: o comando que gera gatilho.

Esse comando é realizado pela própria voz do usuário.

Um exemplo dessas assistentes é a Alexa da Amazon, a Siri e a assistente do Google, que já ganharam o público pela simpatia. 

A sua empresa também pode desenvolver tais assistentes através da IA. Interessante, não é mesmo? 

5 – Retargeting

Você já ouviu falar em retargeting?

O retargeting procura trazer de volta os usuários que em algum momento já visitaram alguma página da sua empresa, como o site, por exemplo.

Mas, como isso pode ser feito?

A IA é a resposta.

Com a atuação de sistemas com aprendizado de máquina, ou Machine Learning, é possível compreender o que cada usuário se interessa, de modo que é realizada uma segmentação automática de anúncios para que seja ofertado na tela de cada pessoa o que realmente desperta o interesse dela.

E mais uma vez lembrando, a Inteligência Artificial no marketing digital permite esse entendimento sobre o comportamento e preferências dos usuários, fazendo com que a sua empresa ofereça anúncios adequados para cada usuário.

Logo, o ganho em assertividade é muito expressivo.

Ademais, podemos dizer que o funcionamento do retargeting é semelhante à um sistema recomendação, visto que a IA se utiliza de dados para fazer recomendações aos usuários.

6 – Realidade aumentada

Não temos carros voadores, de fato, mas a realidade aumentada é tão interessante como e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.

A realidade aumentada utiliza-se de IA para promover uma multi experiência ao usuário/consumidor.

O seu funcionamento parte da integração do mundo real com o digital, desta vez integrando este último ao primeiro, isto é, integrando o digital ao meio físico.

Para citar exemplos da realidade aumentada, podemos mencionar o seu uso no varejo, com lojas de roupas que permitem experimentar peças de maneira digital, ou lojas de móveis, os quais possibilitam uma visualização virtual de como suas peças irão ficar no espaço do cliente caso adquiridas, etc.

Além disso, outro exemplo é o jogo Pokémon Go, de grande popularidade, o qual permite que os usuários capturem pokémons no jogo digital, mas como se estivesse, de fato, presentes no mundo real.

7 – Segurança de dados

A IA tem grande importância também ao falarmos sobre segurança de dados.

A segurança das informações, diga-se de passagem, é um dos pontos de maior atenção nos dias atuais, sobretudo em virtude das colocações da LGPD e GPDR, que regulamentam a proteção de dados.

Aqui no Brasil, vale ressaltar, essa regulamentação é realizada pela LGPD, sigla para a Lei Geral de Proteção de Dados, que exige que as empresas estejam em conformidade com seus pontos para garantir a proteção das informações manuseadas pelas mesmas.

Nesse cenário, a IA apresenta uma grande relevância.

Um ponto de destaque, primeiramente, é o poder de análise de grandes quantidades de dados em tempo real que a IA possui para a identificação dos padrões e comportamentos suspeitos os quais possam indicar a existência de algum tipo de ameaça à segurança.

Além disso, a Inteligência Artificial também pode ser utilizada no desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina, o Machine Learning. Assim, é possível aprender com as máquinas, através de dados históricos, e detectar ameaças a partir de indícios de anomalias.

Outra vantagem da IA para a segurança dos dados é a autenticação biométrica, a qual se utiliza de alguns processos de maior segurança, como reconhecimento de voz, impressão digital, reconhecimento facial, etc.

Com isso, os riscos de problemas com a segurança são reduzidos.

Inteligência Artificial no marketing digital Meets

8 – Automação

A Inteligência Artificial no marketing traz grandes impactos positivos no processo de automação.

A automação por si já se refere à robotização de alguns processos, ou seja, quando recursos tecnológicos os realizam de maneira automática.

Os processos automatizados estão presentes de diversas formas no nosso dia a dia, revelando faces da IA, como no atendimento ao cliente, por exemplo, a partir do uso de chatbots, ou até mesmo na segmentação de respostas automáticas de e-mails.

Aplicando a IA no marketing digital, a automação ganha força na análise dados e da jornada do cliente, sobretudo quando aliado à um CRM de qualidade, como o Meets CRM, que ajuda na alta perfomace do tratamento e segmentação dos dados, bem como na personalização de estratégias.

9 – Evitar o churn

A taxa de churn rate pode ser reduzida com o suporte da IA, sobretudo a partir de modelos de riscos que ajudam no entendimento de quais ações podem gerar efeitos positivos para reduzir o churn.

Com dados riquíssimos em mãos, seu time, sobretudo de customer success, pode focar em desenvolver estratégias mais focadas para reduzir o churn e melhorar a experiência do consumidor.

10 – Produção de conteúdo

A Inteligência Artificial no marketing digital tem grande importância também no quesito produção de conteúdo.

Entre os principais pontos de vantagem, podemos destacar: 

  • Gera automaticamente conteúdos usando processamento de linguagem natural e algoritmos avançados, a exemplo de parte do nosso post anterior, intitulado “A Inteligência Artificial e a transformação digital nos negócios”, o qual parte dele foi elaborado propositalmente por IA (revelado no final) para evidenciar o poder da tecnologia;
  • A IA ajuda a encontrar e confirmar informações relevantes e atualizadas de várias fontes;
  •  A IA analisa dados, identifica tendências, insights e informações valiosas que ajudam na produção de conteúdo;
  • Os dados segmentados por IA auxiliam na personalização do conteúdo, partindo-se das preferências dos usuários, e muito mais.

Exemplos no uso da Inteligência Artificial no marketing digital

  • Mapeamento de conteúdo: como visto, a Inteligência Artificial no marketing digital pode ser utilizada na produção de conteúdos. Com isso, a IA auxilia a tornar o marketing de conteúdo muito mais assertivo, de modo que sua marca produza conteúdos certos para as pessoas certas. Além disso, a IA ajuda no mapeamento de conteúdos, fornecendo o que precisa ser tratado, dados sobre ranqueamento e engajamento. 
  • Fluxos de nutrição: podem ser usados ​​tanto em estratégias de atração quanto de retenção. Para isso, se utiliza um ponto problemático/ uma demanda do cliente com base em seus interesses de um conteúdo específico, por exemplo, para educar o cliente e apresentar a solução de sua empresa. Ademais, é possível segmentar por público, o que exige o uso de softwares de automação de marketing.
  • Desenvolvimento de produtos: com a IA, é possível aperfeiçoar o desenvolvimento de produtos/serviços e campanhas, sobretudo com as informações mais assertivas que se tem em mãos para realizar tal ação. A partir do momento em que isso é realizado sabendo-se de informações de grande valor do seu público, como dados de comportamentos, os quais são coletados e segmentados por IA, diversos processos são otimizados. Ademais, sua empresa ganha em assertividade, impactando de maneira positiva as estratégias de marketing e consequentemente alcançando com maior eficiência os seus consumidores.
  • Fidelização: o processo comercial não se encerra com o fim de uma venda. Muito pelo contrário, existe o pós-venda. Sua empresa não pode focar apenas na atração, mas tem que se dedicar igualmente à retenção de clientes. Com a retenção, você fideliza consumidores e a IA pode ajudar nessa tarefa, ao passo que permite que técnicas de upsell e cross-sell sejam mais eficazes, a partir de ofertas feitas com base nas informações de comportamentos e históricos dos concusiores. , por exemplo.

Invista em Inteligência Artificial, invista no Meets CRM!

Não perca mais tempo, invista em Inteligência Artificial, invista no Meets CRM. O sistema de CRM da Meets potencializa suas diversas ferramentas e recursos com o suporte da IA.

Com a Meets, você tem em mãos um sistema CRM integrado a central de atendimento Omnichannel e Chatbot.

Não deixe seus leads/clientes esperando atendimento!

Automatize seus atendimentos com o chatbot do Meets, a tecnologia de Inteligência Artificial integrada ao CRM.

Com o chatbot, você pode configurar quantas mensagens desejar e personalizar o bot com a identidade da sua empresa para um atendimento personalizado e eficiente. 

Além disso, o nosso chatbot é multicanal e integra-se às principais ferramentas de atendimento.

Já imaginou atender os seus clientes nos principais canais digitais, aproveitando todo o poder da inteligência artificial?

Isso é possível com o chatbot do Meets.

Com nossa tecnologia, sua empresa pode atender e vender muito mais, 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Além de todas essas funcionalidades, você terá um poderoso CRM integrado, automatizando e aprimorando o fluxo do seu atendimento. O bot de atendimento/vendas trabalhará em conjunto com o CRM, auxiliando desde a captura do lead até a última etapa do funil de vendas. 

Ademais, utilize os gatilhos inteligentes para envio personalizado de mensagens aos seus clientes/leads, e aproveite os múltiplos funis de vendas e atendimento para visualizar facilmente todas as etapas percorridas pelo seu cliente/lead.

Com o Gatilho Inteligente, você pode criar fluxos automáticos de envio de mensagens por WhatsApp, e-mail ou SMS, integrando as comunicações no ponto chave do seu funil de vendas. Essa funcionalidade melhora a jornada do cliente e acelera os negócios.

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Thomáz Pinho

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