Marketing digital: planejar, segmentar, analisar e corrigir
Você já conhece o marketing digital? Sabia que para ele ser bem sucedido será necessário um planejamento estratégico? Já se questionou se seus canais são eficazes e sua abordagem é assertiva? Neste texto, explicaremos um pouco sobre o planejamento e suas etapas.
Inicialmente, é válido ressaltar que, segundo dados de uma pesquisa realizada em 2021, 94% das empresas entrevistadas escolheram o marketing digital como uma estratégia de crescimento. Esse tipo de marketing vem ganhando força no mercado brasileiro com o passar dos anos e consiste na promoção de produtos ou serviços nos meios digitais (ambiente online). Para realizá-lo, sua organização deve investir em SEO, inbound marketing, CMS e marketing de conteúdo. Atrelado a isto, sua divulgação deve-se estar conectada às redes sociais, blog e e-mail marketing.
Contudo, criar estratégias e planejar conteúdos não será uma tarefa fácil. Isto também é revelado na mesma pesquisa citada acima, visto que, 69% das organizações encaram como um desafio converter contatos em clientes.
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Quais as vantagens do marketing digital?
Para compreendê-lo melhor, vamos analisar as vantagens do marketing digital. Posteriormente, citaremos melhor como esses benefícios estão ligados a estratégia e planejamento.
- Grande alcance – Com o marketing digital, o alcance que sua marca terá será muito maior comparado ao marketing tradicional. Por ele atingir e utilizar-se do ambiente online (usado por milhares de pessoas todos os dias a todo momento), seus possíveis clientes já iniciam o conhecimento da marca, compreendendo mais da sua identidade, das informações e iniciam um processo de confiança na sua empresa;
- Engajamento com a persona – Sua marca também obterá um maior engajamento com seu público. Com a utilização das mídias digitais no marketing digital, você consegue criar uma interatividade com a persona, engajando-a e criando relacionamentos mais fortes;
- Segmentação do público – O marketing digital segmenta mais facilmente seu público, conseguindo criar conteúdo relevante para esse público mais específico e consumidor do seu produto/serviço. Por exemplo, através do cruzamento de dados e da análise do perfil comportamental da pessoa na rede, podemos descobrir quais são seus interesses e como aquele seu produto poderia ser ofertado para ele, visto que, os dados serão cruzados e as preferências e necessidades oferecidas para aquele público seleto;
- Autoridade da marca – O aumento da autoridade da sua organização através do marketing digital será imprescindível para torná-la referência para os clientes. Vamos exemplificar que, a partir da boa utilização da comunicação externa para criação de conteúdo relevante para seu público específico, você atinge veículos de comunicação e/ou formadores de opinião. Pense no quanto isso será importante e necessário para sua empresa ganhar reconhecimento, autoridade e referência em seu nicho e quantos clientes você poderá reter e fidelizar;
- Facilidade na mensuração de resultados – O marketing digital possibilita mais facilmente a mensuração de resultados, diferentemente do marketing offline. Com o digital, podemos rastrear todos os passos do cliente (com os cookies, por exemplo), obtendo acesso sobre quantas pessoas acessaram sua página, quantas delas compraram e qual seu ROAS.
Como fazer um bom plano de marketing digital?
Após entendermos mais sobre marketing digital e suas vantagens, confira como montar um plano estratégico de marketing digital através de 4 passos. Leia abaixo.
1. Planejamento
Inicialmente, começaremos com o planejamento. A partir dele, sua equipe deverá se guiar e entender quais estratégias devem seguir. Por isso, escolha bem qual(is) o(s) meio(s) de comunicação que serão utilizados, qual o conteúdo que será abordado e quem será o público-alvo que pretende alcançar.
Busque aperfeiçoar seu texto utilizando do Copywriting (escrita da persuasão), do SEO (Search Engine Optimization) e do marketing de conteúdo.
2. Segmentação
Você não poderá segmentar seu público e conhecer mais da persona sem compreendê-los adequadamente. Por essa razão, entenda mais sobre quem é sua persona, qual sua idade, onde ela vive, quais são seus interesses e quais as dores/necessidades. Lembre-se: quanto mais detalhado o conhecimento da sua persona, mais eficiente será sua segmentação e criação de conteúdo adequado.
3. Analisar
Antes de finalizar o seu plano de marketing digital, faz-se necessário a análise de insights e métricas das mídias como um todo. Para isso, escolha os indicadores KPIs (indicadores de performance) que deseja utilizar e quais dados servirão de base para as análises.
Outrossim, não deixe, é claro, de monitorar os resultados juntamente com a análise. Observe o número de visitas que seu site recebe, qual o engajamento com seu público nas redes, qual a origem de cada visita e as páginas com maior número de acessos. Através dessa ação, você consegue acompanhar e analisar bem as ações, sendo essencial para o último passo do nosso plano estratégico de marketing digital.
4. Corrigir
Por fim, cabe a sua empresa corrigir e repensar alguma estratégia que pode não ter dado muito certo em seu plano. A etapa citada acima – análise e monitoramento – será essencial para que esse estágio tenha o andamento correto.
Corrigindo estratégias e criando outras, você irá melhorar planos para os canais, para os conteúdos e até mesmo para a linguagem. Tudo isso fará parte do bom entendimento sobre seu público-alvo e persona. Vamos exemplificar que sua empresa decida criar um TikTok e produzir conteúdo, porém seu público é mais maduro e voltado para canais mais antigos, como o Facebook. Com isso, sua estratégia será falha, pois não irá atingir facilmente seu público-alvo e haverá o desperdício de tempo e possivelmente de dinheiro.
3 erros que podem comprometer o bom andamento do seu plano de marketing digital
Separamos agora os 3 erros mais comuns que podem comprometer o andamento do seu plano de marketing digital. Confira abaixo e jamais cometa estes erros.
1. Apostar em apenas um canal
Inicialmente, não aposte em apenas um canal de comunicação para seu marketing digital. Sabemos que se você investir em apenas um canal, há uma maior chance de vulnerabilidade e perda do seu dinheiro. Mesmo obtendo conhecimento que o seu público-alvo é mais adepto ao Facebook, por exemplo, criar um perfil no LinkedIn da sua marca poderá ser essencial para atingir outros públicos, como parceiros de negócios, aumentando assim a identidade da sua organização e o compartilhamento de notícias mais voltadas para o Business.
2. Não mensurar corretamente os resultados
A falha ou esquecimento da mensuração correta de resultados poderá interferir diretamente no seu plano estratégico de marketing digital. No marketing offline, a mensuração é muito mais complexa e difícil, diferentemente do marketing digital, onde as métricas são disponibilizadas e facilitam o acompanhamento do blog, redes sociais e outros.
A métrica de ROAS (Retorno do Investimento em Publicidade), da taxa de conversão e do CAC (Custo de Aquisição de Clientes) são essenciais e medidas através de um CRM estruturado, como o Meets.
3. Falta de objetivos alinhados ao seu nicho de mercado
O terceiro e último erro mais comum ligado ao planejamento estratégico de marketing digital está relacionado a falta de objetivos alinhados ao seu setor mercadológico. Os objetivos e metas devem estar de encontro com a realidade, pautando-se em uma pesquisa de mercado para identificação de oportunidades e do público.
Não imite campanhas de organizações de outro setor, provavelmente você só perderá tempo e dinheiro.
Como um CRM pode auxiliar no planejamento e estratégia do marketing digital da sua empresa
O sistema de CRM pode ser um dos seus braços essenciais no planejamento da estratégia de marketing digital. Com o software, você terá a integração com outras ferramentas de vendas, inclusive as de automação de marketing. Ademais, a sua comunicação com os clientes e leads será omnichannel, terá a disponibilidade dos dados e informações armazenadas, além da geração de relatórios automatizados e personalizados.
Todas essas vantagens serão necessárias para sua organização e conectará as novas leads que buscam seu produto/serviço, alavancando as vendas e o crescimento da identidade da marca.
Pronto para criar seu planejamento estratégico de marketing digital?
Conseguiu compreender mais sobre marketing digital e seu planejamento estratégico? Então está na hora de se reunir com sua equipe de marketing e comunicação e colocar todas as estratégias para a ação.
Não se esqueça de seguir detalhadamente as etapas e não cometer os erros que normalmente acontecem com outras empresas. Por fim, conte com o Meets CRM para ajudar sua empresa a crescer na perspectiva comercial e de comunicação assertiva com o cliente.
Nossa plataforma de gestão de relacionamento com o cliente possui diversas possibilidades que facilitam o dia a dia dos seus times (financeiro, atendimento, vendas, marketing) e geram mais rapidez na organização interna e externa. No marketing digital, ele será indispensável para aumentar o conhecimento da sua persona, gerar relatórios personalizados e calcular métricas automaticamente, como o ROI (Retorno Sobre o Investimento).
Sua organização está com baixa identidade em seu nicho de mercado? Não consegue o destaque necessário? Seu marketing digital está enfraquecido? Seu relacionamento com os clientes não vai muito bem ou é demorado demais?
Se sua resposta foi SIM para alguma dessas perguntas, então está na hora de deixar de lado as planilhas de vendas e conhecer o Meets. Faça agora um teste gratuito do nosso software ou, se preferir, solicite uma demonstração gratuita com nossos consultores. Também não deixe de comentar abaixo e siga nossos perfis nas redes sociais.
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