10 pontos-chave para escolher uma boa agência de marketing digital

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10 pontos-chave para escolher uma boa agência de marketing digital

Na busca por inserir e/ou otimizar as estratégias de marketing digital da sua empresa, a princípio, é interessante analisar se o seu time consegue suprir as necessidades ou se é necessário contratar uma equipe especializada para lidar com as demandas.

Talvez, em um contexto de crescimento do negócio, por exemplo, desenvolver ações de marketing digital partindo da própria empresa pode vir a se tornar um grande desafio. Uma série de obstáculos podem estar à frente de uma estratégia de marketing digital eficiente, como tempo reduzido, efetivo insuficiente, sobrecarga de tarefas, entre outros. 

Em face dessa realidade, se por algum fatores, como estes mencionados ou outros, a sua empresa ainda deixa a desejar no quesito do marketing digital, contar com uma agência do setor é de grande relevância para garantir um melhor posicionamento engajamento e visibilidade da sua marca no mercado. 

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As agências de marketing digital vão ser responsáveis por desenvolver o melhor conjunto de estratégias, produzir conteúdos de qualidade e impulsionar as campanhas da sua empresa de modo otimizado e com maior assertividade.

Com isso, você não irá mais investir de qualquer modo, ou, popularmente falando, “jogar o seu dinheiro fora”

No entanto, para investir de forma certeira, é necessário selecionar bem qual agência irá construir a imagem da sua empresa, o que exige uma pesquisa de mercado. 

Antes de contratar um serviço terceirizado, seja cauteloso e, acima de tudo, criterioso. Um passo em falso pode ser fatal para o seu negócio. Você deve buscar ao máximo fugir das famosas “furadas”, que não cumprem com o prometido. 

Para ajudar você nessa demanda, construímos este artigo para trazer algumas considerações sobre marketing digital e 13 pontos-chave que devem ser considerados imprescindivelmente ao selecionar qual agência de marketing você irá contratar para a sua empresa.

Vamos juntos conosco nesta leitura?   

Para começo de conversa, o que é uma Agência de Marketing Digital?

De modo objetivo, as agências de marketing digital são empresas que estão dispostas a auxiliar a sua marca a obter sucesso com os clientes, garantindo um bom desempenho do seu negócio nos meios digitais e trazer pontos positivos em métricas de negócio. 

Mas, obviamente, nem todas vão cumprir com o que promete, como já preconizamos.

Contudo, antes de tratar do que deve ser considerado ao escolher uma agência certa, é importante saber que existem diversos tipos de agências digitais, com diferentes enfoques e características.

São diversas metodologias de mercado e posicionamentos, como as empresas especializadas em Inbound Marketing, subdivisões em nichos, lançamentos digitais e infoprodutos, técnicas de marketing, como SEO, tráfego e design, etc. Os canais podem ser semelhantes para as ações, mas a forma como elas atuam é que se diferencia, e isto deve ser levado em consideração por você ao escolher uma agência para atender as demandas do seu negócio. 

Sobre as estratégias de marketing digital, é um engano muito frequente achar que possuir contas em redes sociais e postar conteúdos é suficinete.

Isto faz parte, mas não é o todo. 

Com uma agência especializada, a performance da sua marca no meio digital possui cronograma alinhados às estratégias e objetivos de negócios, persona e público-alvo bem definido, análise de dados e métricas, entre outros planejamento que dão maior engajamento e melhoram o posicionamento da sua empresa. 

Uma agência de marketing digital vai buscar analisar e entender as demandas, necessidades e dores dos clientes, para, assim, planejar e executar ações em busca de resultados. 

Algumas das ações desempenhadas por uma empresa de marketing digital 

Desenvolvimento da estratégia digital da sua empresa

A partir dos objetivos da sua empresa, elas definem as melhores estratégias. 

Por exemplo, a sua marca teve uma queda de 40% nas vendas em dado período e deseja recuperar, a princípio, e, posteriormente, dobrar os ganhos.

A agência responsável vai desenvolver estratégias voltadas ao alcance de tal objetivo. 

Construção e desenvolvimento do site

As agências buscam, também, desenvolver sites otimizados para a sua empresa. Além disso, a construção e alimentação de blogs de conteúdos do nichos é um outra alternativa utilizada, o qual é pensado a partir das melhores maneiras da sua marca ser encontrada no Google. 

Por exemplo, você tem a intenção de colocar a sua empresa em destaque para, dessa forma, atrair mais público para visualizar a sua marca como um todo e os serviços/produtos ofertados por ela. Diante disso, o uso de um blog com design responsivo, com palavras-chave de relevância, conteúdos qualificados e otimizados para SEO e com uma dinâmica de navegação satisfatória, são práticas realizadas por especialistas para melhorar o posicionamento do blog nas buscas e, consequentemente, deixar o seu negócio em evidência. 

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Mídias sociais

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Com uma agência especializada, um dos trabalhos executados é o de social media, trazendo a administração das mídias sociais da sua marca. No entanto, essa administração não se reduz a posts e a presença da sua empresa em uma rede como Instagram.

Vamos analisar um breve exemplo bastante corriqueiro: 

Uma empresa que atua com a venda de painéis fotovoltaicos para a geração de energia solar possui um perfil no Instagram com mais de 5 mil seguidores. A depender do porte da empresa e do tempo de uso da rede social, o quantitativo é interessante. 

Mas o foco não é este.

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Apesar dos 5 mil seguidores do perfil, as postagens, independente do formato, se é imagem, vídeo ou reels, não passam de 20 curtidas por publicação e o alcance não chega a 200 pessoas. 

Percebe-se que o total de pessoas que seguem o perfil é distante do alcance, o que mostra a baixa visibilidade da marca na rede social. Ou seja, o alcance está longe do ideal e a taxa de captação de clientes pela empresa de energia solar será bastante reduzida.

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Com o suporte de uma agência de marketing digital, será realizado todo um planejamento de como a marca vai se posicionar nas redes e interagir com o público. São elaboradas postagens em diversas ferramentas, as campanhas são melhor direcionadas e os resultados são monitorados. Aliás, tudo está pautado no que os resultados vêm indicando. 

Análise de métricas

Algumas agências dedicam seus esforços na análise e implementação de indicadores-chave de performance, os chamados KPIs, os quais servem para avaliar as estratégias de marketing colocadas em prática. Aqui, são analisadas uma série de métricas, como o Custo de Aquisição por Cliente (CAC), o Retorno sobre Investimento (ROI) ou tempo médio de permanência na rede/site.

Conteúdo SEO

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As agências levam em consideração a produção de conteúdos otimizados para SEO, o que eleva as possibilidades do seu site/blog ser encontrado em uma busca no Google. 

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Por que contratar um serviço de marketing digital?

A resposta é simples:

A sua marca precisa marcar presença no mercado, ter estratégia e crescimento digital para alavancar os resultados e faturar mais. 

Mas, para realizar isso de modo assertivo, é importante verificar se a sua empresa dá conta do trabalho ou se precisa contratar serviços de uma agência de marketing digital. 

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Vantagens de contratar serviços terceirizados de marketing digital

Agora que você já sabe o que é uma agência de marketing digital, está na hora de conhecer algumas das vantagens de contar com o serviço dessas empresas especializadas. Confira os principais pontos: 

Qual é a real finalidade do marketing digital?

  • Apoio especializado, o qual realizará todo o trabalho necessário para colocar a sua marca em ênfase. 
  • Foco no core business, parte central da empresa formada pelas atividades fundamentais para gerar lucratividade.
  • Custo-benefício: bom investimento = excelente retorno. Às vezes, contratar uma empresa especializada é mais barato do que montar a sua própria, ainda mais se esta empresa for de qualidade. 
  • Investimento assertivo para gerar resultados positivos.  

Agências de marketing digital: como escolher a melhor opção para a sua empresa?

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Você acha que as ações de marketing digital da sua empresa estão estagnadas? Acha que já passou da hora de dar um sacode nessa necessidade e melhorar a visibilidade da sua marca no mercado? Percebeu que perdeu muito dinheiro investindo em estratégias de marketing digital que não surtiram os efeitos desejados? Acha que a equipe a qual você atribui a tarefa de administrar a imagem da sua marca no meio digital não possui o preparo necessário?

Está na hora de buscar o suporte de uma agência especializada em marketing digital para auxiliar a sua empresa nessas demandas e melhorar o engajamento, posicionamento e resultados da sua marca.

Todavia, antes de sair contratando a primeira empresa que aparecer na sua frente oferecendo os seus serviços, é preciso realizar uma seleção da melhor opção, tendo em vista que a agência escolhida estará responsável pela imagem e reputação da sua marca. E a imagem de uma marca no mercado é um dos fatores de maior importância. Uma imagem suja é a pior queda que uma empresa pode sofrer.

Para ajudar você a escolher o melhor serviço de agenciamento do marketing digital do seu negócio, trouxemos 13 pontos-chaves que devem ser levados em conta na seleção da empresa ideal. Quer saber mais sobre cada um deles? Continue a leitura! 

1 – Defina os serviços que serão necessários a partir dos objetivos da sua empresa

Após levar em conta que é necessário procurar uma agência especializada em marketing digital, antes de sair procurando uma empresa, é preciso que você olhe para dentro do seu próprio negócio.

Como assim?

Simples!

Quais são os objetivos da sua empresa para o mês/ano? Quais objetivos de marketing você deseja alcançar?

O trabalho, aqui, precisa ser em equipe, analisando junto aos times da sua empresa o que precisa ser feito para atingir as metas que foram traçadas.

No balanço dos resultados do seu negócio, você percebeu que o objetivo de crescer as vendas em 30% no período de natal não foi alcançado, e o crescimento foi de 23%.

Onde a sua empresa errou? Quais pontos tiveram fora da linha? O que precisa ser feito para atingir essas metas? Ocorreram falhas na captação de clientes? As leads não foram bem trabalhadas? Enfim, são diversos questionamentos que você e sua equipe precisam fazer.

E por que?

Dessa forma, serão evidenciadas as lacunas que precisam ser preenchidas, nesse caso, pela agência especializada. Por isso, deve-se traçar um plano de ação com estratégias que podem ser executadas por você ou que precisam de serviços de terceiros.

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Um outro exemplo:

Você quer aumentar a presença da sua marca no Linkedin, uma rede mais profissional. Entretanto, a sua equipe não possui muita experiência na plataforma, o que exige a busca de uma agência para trazer os resultados desejados, ou seja, o aumento da presença da sua marca na rede citada.

Sendo assim, as necessidades e expectativas da sua empresa vão definir os serviços que deverão ser prestados pela agência digital, considerando suas especialidades, o tempo do contrato, etc. 

2- Procure saber mais sobre o histórico e reputação da agência 

Outro ponto de grande relevância é procurar conhecer a empresa a qual você está verificando, até porque você não conferirá a responsabilidade de gerir a imagem da sua marca para uma empresa que você não conhece, certo? 

Dessa forma, verifique alguns fatores como:

  • O tempo de existência das agências de marketing digital consultadas;
  • Serviços que foram agregados ao longo do tempo;
  • Como a empresa começou;
  • As transformações realizadas no âmbito dela;
  • Certificações e parcerias, que passam maior credibilidade;
  • Se ela já foi contemplada com alguma premiação ou indicação;
  • Presença da agência na mídia. 

3 – Leve em consideração a localização da agência 

Por mais que os serviços prestados sejam de marketing digital e uma nova realidade de trabalho à distância tenha sido instaurado e realizada de modo qualificado por muitas empresas, com colaboradores espalhados em vários lugares do Brasil e do mundo, a relação fisicamente próxima ainda é um ponto que muitos levam em conta em negociações específicas

E qual fator justifica isso?

Nem sempre a comunicação impessoal é interessante para alguns negócios. Nem todos se sentem confortáveis em tratar sobre algumas questões de modo virtual. Para estes, o olho no olho, a observação de reações, as posturas e o diálogo presencial são pontos relevantes.

Se você gosta de reuniões presenciais em algumas ocasiões, procure agências nas proximidades, talvez este ponto seja interessante para a evolução do seu negócio.

Ultrapassando gostos pessoais, a localização da agência tem, também, importância no tocante à visitas pessoais para conhecer as dependências da sua empresa, bem como da agência contratada. 

Vale salientar que este ponto é opcional, visto que a localização geográfica próxima da agência não é garantia de sucesso. Caso prefira, pode procurar agências de outros estados ou regiões. 

4 – Atente-se aos cases de sucesso

Referências nunca são demais.

Ao procurar um serviço terceirizado para a sua empresa, além de pesquisar sobre ela você também busca referências, certo?

Não dá para fechar com uma empresa que não possui boas referências. Pode ser um tiro no próprio pé. 

Diante disso, busque o portfólio das agências e saiba como elas ajudaram outras marcas

Geralmente, as próprias agências divulgam cases de sucesso, até mesmo para valorizar os seus serviços e comprovar a sua atuação. Mas, caso não ache, não tenha receio em buscar esses casos. 

Busque cases de sucesso da mesma área para saber como a agência X, a Y e a Z atuam nesse nicho e faça comparações. Analise qual delas tem maior domínio no segmento do seu negócio. 

5 – Busque mais referências, agora, com clientes 

Começaremos do mesmo modo que iniciamos no tópico anterior:

Referências nunca são demais.

Portanto, busque se aprofundar cada vez mais!

Entre em contato com clientes (empresas) que já foram atendidos pelas agências que você está buscando para saber das suas experiências com a empresa. 

Levante os resultados obtidos, o nível de satisfação, enfim, busque explorar o máximo de referências possíveis.

!! Lembre-se sempre que a agência que você irá fechar será responsável pela imagem e reputação da sua empresa. 

6 – Avalie o próprio marketing digital da agência 

Pode parecer irônico, mas isso pode acontecer (e acontece): 

Existem agências de marketing digital com péssimas estratégias de marketing digital.

Uma agência especializada deve, no mínimo, fazer bem o dever de casa. Você gostaria de fechar com uma empresa que vai cuidar do marketing digital da sua empresa que não consegue gerar resultados para ela mesmo? Será que a agência tem domínio no que faz? Será que poderá ajudar você? 

Portanto, na hora de fechar com uma agência de marketing, analise como ela cuida do próprio marketing digital. Olhe para ela de forma crítica, como se fosse uma concorrente da sua organização. Para isso, levante pontos fortes e fracos, visite redes sociais, sites, blog, entre outros meios. Observe as publicações e as campanhas desempenhadas. 

A sua análise pode seguir este caminho: 

  • Avaliar a usabilidade do site e páginas, se elas são otimizadas para dispositivos móveis e outras formas de visualização;
  • Caso tenha blog, avalie a qualidade dos conteúdos e se as agências oferecem outros recursos, como e-books e infográficos, por exemplo. 
  • Olhe atentamente para as redes sociais, os tipos de posts, a relação das agências com os seguidores, o engajamento das postagens, a qualidade das imagens e vídeos, entre outros aspectos. 
  • Verifique o posicionamento da agência nas pesquisas do Google, levando em consideração o SEO.

7 – Tenha um leque de possibilidades

O mercado de marketing digital é bastante acirrado. Nisso, várias empresas disputam para assumir a imagem de outras empresas, de diversos portes e de variados nichos. 

Essa concorrência entre agências de marketing digital deve ser tomada, por você, como um fator positivo, na medida em que é uma oportunidade para comparar metodologias e até mesmo preços

A sua empresa, por exemplo, já pecou bastante na hora de investir em marketing digital. Nos meses de janeiro e fevereiro executou um conjunto de ações que exigiu grandes investimentos. No entanto, as estratégias não foram bem elaboradas e os resultados alcançados foram frustrantes. Com isso, você percebeu que realmente desperdiçou muitos recursos com uma campanha que não valeu tanto a pena, já que poucos leads foram captados e a taxa de conversão foi bastante reduzida.

Diante dessas circunstâncias, para não errar de novo, você deseja investir em uma agência a qual garanta um ótimo custo-benefício para a sua empresa.

Com esse objetivo, a concorrência no mercado de agências de marketing digital vai ajudar você a escolher a melhor opção, justamente a partir dos comparativos que podem ser realizados.  

Você pode entregar, por exemplo, o desejo de aumentar a receita em 50% em um ano e meio para quatro agências analisar, como uma forma de consulta e orçamento. Com o retorno delas, você consegue avaliar qual oferece a melhor solução e um preço dentro das suas condições. Ou seja, você jogou a isca para saber quem se apresenta com a opção ideal.

8 – Análise os preços praticados pelas agências 

Analise a viabilidade orçamentária para contratação. 

Quanto o investimento custará para o seu negócio? Cabe no bolso? É interessante? 

Mas, cuidado com esse “cabe no bolso”. Foque no custo-benefício, não somente no custo. Lembre-se daquela frase famosa, que diz que o barato pode sair caro

Um serviço baratinho pode ser atraente, mas aqueles preços abaixo da média devem sempre ser conferidos com cuidado.

Como mencionamos há pouco, o que deve ser levado em conta é o custo-benefício. Procure o equilíbrio entre preço, serviços contratados e a qualidade destes e da agência

9 – Disponibilidade para acompanhar, alinhar e otimizar

Além de escolher uma agência digital, você deve avaliar a atuação dessa empresa. 

O trabalho desenvolvido por uma agência de marketing digital impacta diretamente na forma como a sua empresa é vista no mercado. Sendo assim, este trabalho precisa ser integrado enquanto ao seu funcionamento e acompanhamento. 

Ao fechar com uma agência, defina uma cadência de encontros de acordo com os objetivos (se semanal, quinzenal ou mensal); tenha de forma clara quem será a equipe responsável para lidar com o contatos comerciais gerados e com as conversões para a empresa; e cobre também da agência relatórios alinhados às métricas que a sua empresa precisa. Esteja sempre presente!

10 – Busque por agências que focam em uma gestão otimizada

O marketing digital depende diretamente do uso de dados de leads, clientes e gestão para a construção e execução de estratégias. A melhor solução, nesse contexto, são as empresas especializadas que sabem cuidar dessas informações e otimizá-las para melhor usufruir.

Pensando nisso, muitas agências de marketing digital estão optando pelo uso de um CRM para gerenciar os seus negócios. O Meets CRM é um exemplo dessa plataforma que auxilia também agências de marketing a ajudar diversas outras empresas no posicionamento da marca no mercado. 

Conheça nossa solução para agencias de marketing aqui.

O uso do CRM é de grande utilidade para as empresas acompanhar a jornada do cliente e aumentar a taxa de conversão de oportunidades.

Algumas empresas do ramo, na hora de gerenciar o marketing digital de alguma organização, acabam se complicando com as informações pertinentes. 

Com um CRM, como o Meets, todas as informações sobre leads, origens e destinos, interações com clientes, negociações, etc, estão reunidas em um só lugar, o que agiliza e otimiza as tomadas de decisões, tornando-as mais assertivas.  

Uma boa estratégia de marketing digital que visa resultados expressivos exige agilidade. Além disso, é preciso que a empresa conheça os clientes, tenha uma persona definida e saiba das dores e desejos apontados.

Uma agência de marketing digital que faz uso do Meets consegue otimizar a sua atuação da seguinte forma:

  • Centralizando informações relevantes que ajudam na elaboração de estratégias para alcançar o público;
  • Antecipando demandas, ou seja, sanando dores e preenchendo lacunas, além de alcançar os desejos;
  • Estreitando a relação das marcas com os clientes, na medida em que garante experiências satisfatórias;
  • Otimizando o tempo, na medida em que centraliza as informações úteis;
  • Aprimorando ações de marketing digital.  

Pronto para escolher uma boa empresa de marketing digital?

Como foi destacado, o marketing digital possui grande relevância para o alcance de resultados da sua empresa, na medida em que é responsável por construir e manter a imagem e reputação da sua marca.

Para isso, é preciso ser executado com cautela e responsabilidade. Contudo, nem todas as empresas possuem condições de desenvolver o marketing digital internamente, o que exige a busca por serviços terceirizados de agências especializadas.

Neste artigo, trouxemos uma série de dicas para ajudar você a escolher a empresa de marketing digital que melhor se encaixa na realidade do seu negócio. Esperamos que as nossas sugestões possam auxiliar você e a sua equipe na busca pelas melhores soluções. 

Além disso, você pode contar com o suporte do nosso CRM, o Meets, o qual dispõe de uma série de ferramentas que auxiliam a sua empresa no relacionamento com o cliente. 

No marketing digital, o nosso CRM facilita diversas funções em todas as áreas da sua empresa e agrupa de forma centralizada uma série de dados de leads, clientes e negócios. Tais dados somados a um maior conhecimento acerca da persona da sua empresa e o acesso a relatórios personalizados e métricas, fornecido pela nossa solução, vão auxiliar o planejamento e a execução das estratégias de marketing digital, garantindo maior assertividade. 

Sua marca está com baixa visibilidade no mercado? Você deseja se destacar em seu nicho? O marketing digital da sua empresa está em passos lentos? 

Se você está encarando alguns desses problemas, invista nas melhores opções de marketing digital e conte com o suporte do Meets. O nosso CRM tem muito a oferecer no seu planejamento de marketing.

Conheça 3 motivos para você integrar um CRM na sua estratégia de Marketing Digital

Está na hora de você criar uma cultura focada no cliente e cultivar ótimos relacionamentos. Por falar em relacionamento, este termo é um das palavras-chave do nosso CRM, que tem como um dos papéis estreitar os laços da sua marca com os clientes, alcançando-os de forma assertiva. 

Conheça o Meets e faça uma conta teste aqui.

Fale com os nosso especialistas: 

Thomáz Pinho

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