Saiba por que você não deve comprar listas de leads de acordo com a LGPD
Você já ouviu falar na LGPD?
A LGPD apresenta-se como um grande avanço no tocante à regulação dos dados pessoais.
Ao falar sobre dados pessoais, é importante pensá-los como ouro.
Como assim?
Hoje, fala-se bastante sobre a importância de uma empresa contar com um bom customer experience. Para isso, é imprescindível promover experiências satisfatórias. Ou seja, um lead, bem como os seus clientes, precisam se sentir cativados pela sua marca.
No entanto, para que seja possível promover boas práticas e construir um relacionamento estreito com o público é crucial, a princípios, conhecer quem são seus leads e clientes, não é mesmo?
E como isso é possível?
Simples: através dos dados pessoais.
Ao contar com informações sobre leads, você consegue entender padrões, hábitos, necessidades, dores, entre outras questões que são de grande importância para o planejamento e execução de estratégias de captação de clientes.
Mas, você pode estar se perguntando o que é a LGPD e como ela interfere na prospecção do seu negócio, certo?
Antes de tudo, vale destacar que se a sua empresa trabalha com a compra de listas de leads, deve parar agora mesmo.
Sem dúvidas, a melhor solução é gerar leads investindo no relacionamento.
Nos dois últimos posts do nosso blog tratamos sobre isso. Você pode conferir os artigos abaixo:
Hoje, podemos avaliar que existem muitos gestores imediatistas. Isto é, querem tudo agora. Para já. Parece que não querem ver o progresso a longo prazo, mas que todo o desenvolvimento ocorra no exato momento.
Sendo que nem tudo acontece com um piscar de olhos, concorda?
Nesse imediatismo, as ofertas de listas de leads com contatos segmentados (ou não) acaba sendo uma tentação para muitos gestores.
Na visão deles, nada melhor do que rapidamente ter em mãos uma lista de leads recheada de contatos para realizar contato. Há o apelo, nisso, de que aquela lista que você pode comprar tem vários e vários contatos de pessoas que compõem o seu público-alvo.
Parece tentador, não é mesmo?
Mas, a compra de leads pode, na verdade, trazer mais desvantagens do que vantagens para o seu negócio, sobretudo quando entra em cena a LGPD.
Neste artigo, iremos destacar os efeitos da LGPD sobre o processo de prospecção do seu negócio e como a compra de lista de leads é julgada pela legislação.
Ficou interessado? Continue a leitura!
Mas, afinal, o que é a LGPD?
LGPD é a sigla da Lei de Proteção Geral de Dados (Lei n° 13.709/2018), vigente no Brasil.
A legislação, de 14 de agosto de 2018, tem por objetivo regulamentar a maneira como as organizações devem coletar e processar dados pessoais.
A base da LGPD está na GDPR, a General Data Protection Regulation, ativa desde 2018 na União Europeia.
De maneira geral, a LGPD busca, portanto, proteger os usuários para que os seus dados não sejam utilizados de maneira indevida. Para isso, exige maior responsabilidade e transparência por parte das empresas.
A aprovação da lei aconteceu em 2018. Contudo, a LGPD passou a vigorar somente em agosto de 2020.
Todavia, apenas um ano depois, em 2021, que as multas e punições começaram a ser colocadas em prática, visto que foi dado um período para que as organizações pudessem se organizar e adaptar-se ao que se pede na lei.
O que são dados pessoais?
Como mencionado, a LGPD visa garantir maior responsabilidade e transparência na coleta e no tratamento de dados pessoais.
Mas, o que são os dados pessoais?
A LGPD trabalha com a definição de que os dados pessoais são quaisquer informações que identifiquem pessoas. Nisso, inclui-se nome, contato por telefone ou e-mail, endereço residencial e de IP, cookies, bem como a localização geográfica.
Diante disso, a sua empresa ao prospectar, possivelmente coleta informações sobre potenciais clientes, certo?
Ou seja, esses dados, independentemente de origem, são considerados dados pessoais e devem estar de acordo com a LGPD.
Você sabe o papel da sua empresa diante da LGPD?
A sua empresa trabalha com dados pessoais?
É certo que sim.
Mas, como acontece esse trabalho?
É importante ter em mente que a LGPD faz uma divisão entre empresas controladoras e operadoras.
Como assim?
As primeiras, no caso as empresas controladoras, são responsáveis pela coleta de dados. Assim, elas mesmo levantam informações pessoais de leads/clientes, decidindo, portanto, como as utilizarão.
Na medida em que esses dados pessoais serão utilizados, é obrigação do seu negócio, caso ele trabalhe com coleta direta de dados pessoais, deixar todos os processos explícitos. Isto é, cabe ao seu negócio informar a maneira que os dados serão coletados, armazenados e utilizados a posteriori.
Vale destacar que está incluso, aqui também, pessoas físicas, não somente empresas. Ou seja, pessoas físicas que coletam dados pessoais.
Por outro lado, existem as pessoas físicas ou empresas operadoras, que realizam o processamento e armazenamento de dados seguindo os comandos da pessoa/empresa controladora.
Os cuidados que você precisa ter ao comprar listas de leads
Ao entrar em vigor, a LGPD acendeu o alerta em muitas empresas que começaram a se questionar se as suas práticas ferem algum ponto da legislação.
Sem dúvida alguma, o setor de marketing das empresas foi um dos que concentram uma maior tensão, na medida em que há o trabalho direto de captação de dados pessoais.
No processo de prospecção de uma empresa, existem algumas práticas que nem sempre foram bem vistas no mercado…
Entra em cena a questão da ética.
Porém, além de práticas antiéticas, com a emergência da LGPD, as empresas também se viram na posição de rever suas práticas para não infringir a legislação.
Mas isso é ruim?
Lógico que não!
Ainda vamos além: o que muitos julgam como obstáculo na prospecção, na verdade, trata-se de maior qualidade no processo.
Não é porque existe uma lei regulamentando a coleta e processamento de dados pessoais que sua empresa não irá parar de utilizar uma landing page, por exemplo, para captar leads.
Do mesmo modo, sua empresa não irá remover todos os formulários de captação de leads do blog e outras páginas por causa da LGPD.
O que muda é que todo o processo tem que estar de acordo com a legislação.
Sendo assim, as empresas necessitam rever e, acima de tudo, evoluir nas práticas de captação de leads. Nisso, comprar listas de leads já não é a melhor solução, na medida em que a ação pode infringir o que está na LGPD.
A LGPD trouxe avanços e benefícios, deixando, inclusive, o seu processo de prospecção mais valiosos.
Como assim?
Com a necessidade de ser transparente quanto ao registro e tratamento de dados pessoais, não cabe coletar informações sem ter objetivos bem definidos, certo?
Você precisa informar como os dados serão utilizados.
Nisso, obrigatoriamente o seu negócio terá que definir melhor os objetivos e suas estratégias, o que envolve um planejamento mais conciso e assertivo.
Por que não comprar listas de leads?
A LGPD regulamenta justamente a coleta, armazenamento e processamento de dados pessoais, certo?
A sua empresa, ao prospectar, busca coletar informações para ter um conhecimento mais aprofundado sobre leads e, desse modo, aumentar as conversões.
Em face disso, é importante estar em cumprimento dos princípios da LGPD.
Mas, se você optar por comprar listas de leads, saiba que está pegando um caminho oposto…
Realmente comprar listas de leads parece algo tentador, não é mesmo?
Muitos gestores ainda acreditam que ter mais (em quantidade) é realmente ter mais (em qualidade). Mas, isso não é regra.
Quantidade nem sempre é qualidade.
Ainda mais quando essa quantidade de leads não é gerada de maneira espontânea, mas sim comprada.
Portanto, se você investe recursos para comprar listas de leads para formar uma base de contatos e/ou complementar sua prospecção é preciso ficar atento!
Ao comprar listas de leads de geradores, as quais trazem informações pessoais, é preciso ter consentimento para compartilhar os dados, bem como permissões específicas para utilizar os contatos fornecidos.
Se você trabalha com lista de leads compradas, já parou para verificar se os contatos adquiridos permitiram a transferência de seus dados para terceiros?
Muitas empresas que trabalham com a produção de listas de leads não solicitam essa permissão, o que acaba se tornando um grande problema, inclusive para as organizações que adquirem essas listas.
Mas, você pode estar se perguntando se a sua empresa pode ser responsabilizada, já que os dados foram coletados pela empresa fornecedora.
Sim, pode e vai!
Como o seu negócio vai fazer uso dos dados pessoais, também será responsabilizado caso a irregularidade seja descoberta e comprovada.
Descarte totalmente a prática de comprar listas de leads
Como vem sendo alertado, você precisa parar urgentemente de comprar listas de leads.
Além de não ser a melhor solução para gerar leads, na medida em que você nem sempre chega no seu cliente ideal, jogando, portanto, dinheiro no lixo, o seu negócio pode ter sérios problemas com a LGPD.
Como visto, se você comprar listas de leads e os dados adquiridos não tiverem autorização prévia e conhecimento dos titulares, a sua empresa pode sofrer graves punições.
Portanto, aqueles contatos invasivos de empresas que utilizam seus dados sem sua autorização são totalmente proibidos por lei.
Então, ao invés de sair atirando para todos os lados, pense a longo prazo e escolha, de fato, as melhores estratégias.
GDPR
Como mencionamos no começo do texto, GDPR é a sigla de General Data Protection Regulation, voltado à proteção de dados e identidade dos cidadãos da União Europeia.
Em vigor desde 2018, a legislação determina que todas empresas devem seguir regras para coletar, processar, compartilhar e armazenar dados pessoais.
A regulamentação é válida para basicamente qualquer serviço que chega aos cidadãos de países que compõem o bloco.
Ou seja, se o seu negócio, apesar de brasileiro, se expande para a região ou negocia com clientes na União Europeia, deverá respeitar a lei.
Além disso, comprar listas de leads é também um grande erro quando falamos da GDPR.
Uma empresa que sai enviando e-mails ou realizando ligações para prospecção, com base em listas compradas, precisa rever suas práticas.
Segundo a legislação, é preciso que a equipe de vendas atue através do livre consentimento dos prospects.
Portanto, tanto na LGPD, quanto na GDPR, nada de sair entrando em contato com clientes que não demonstraram consentimento em receber contato da sua marca.
Além de ser uma atitude antiética, má vista no marketing, viola princípios das legislações, o que pode resultar em multas ou punições mais graves para o seu negócio.
Invista na automação de marketing e gere leads de maneira espontânea
Nos últimos três posts do nosso blog, buscamos alertar você sobre a importância de não comprar listas de leads, mas optar pela geração espontânea.
Na dinâmica atual de mercado, contar com uma boa base de leads é importante.
Contudo, quando se fala boa, é importante entender que nos referimos a contar com leads qualificados, que realmente possuem interesse no que a sua marca oferece.
As listas de leads compradas, por outro lado, não conseguem gerar em cheio leads qualificados, na medida em que não parte da persona do público do seu negócio.
Ademais, como foi destacado, além de ser uma prática antiética e um desperdício de dinheiro, comprar listas de lead pode ocasionar em problemas maiores com a LGPD.
Sendo assim, para que isso não aconteça, você e sua equipe precisam investir esforços no planejamento de estratégias que realmente cativam o público, atraindo-o de maneira espontânea.
Para isso, é importante investir na automação de marketing.
Um passo crucial é se desprender de práticas obsoletas e contar com um CRM, como o Meets.
Confira os melhores artigos sobre CRM:
Invista no CRM
Com o Meets, você coleta, processa e armazena dados de leads, clientes e negócios de maneira segura, centralizada e com conformidade com a LGPD.
Assim, com o CRM Meets você otimiza tempo e trabalho do seu time e gera maior produtividade, o que resulta em maiores investimentos no processo de captação de leads/clientes.
Ao registar dados pessoais, você consegue ter maior conhecimento sobre o seu público, o que deve ser aproveitado no planejamento e na execução de estratégias mais assertivas.
Consequentemente, suas conversões aumentam, levando a geração de mais leads qualificados para fechar vendas.
Conte com um base de leads qualificada e gerada de maneira espontânea!
Com o Meets, você não precisará mais comprar listas de leads, visto que o CRM fornece as melhores soluções em geração e gestão de leads, atendimento digital e vendas.
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A venda de LEADS que os portais de veículos fazem ?
Condicionando receber msg do cliente mediante a pgto de 20,00. (WEBMOTORS)
Ou
condicionar o valor do plano a receber leads mais qualificado OLX / MERCADO LIVRE / CHAVE NA MAO
não configura crime pela LGPD ou até mesmo venda casada CDC cod de defesa do consumidor