7 maneiras de captar leads para sua empresa

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Tempo de leitura: 10 minutos

7 maneiras de captar leads para sua empresa

Como ter sucesso com o seu negócio sem vender os produtos/serviços?

É um pouco improvável, certo? 

Vender é uma ação essencial para qualquer negócio. É fato. Também é óbvio.

Entretanto, antes de chegar no momento de concretizar uma venda, é preciso atrair pessoas interessadas na sua marca e no que ela oferta.

Essas pessoas, além de atraídas, precisam “bater” com o perfil de negócio, ou seja, devem se encaixar naquilo que é comercializado por sua empresa.

Nem todo mundo que olha um catálogo de serviços ofertados por sua empresa, por exemplo, está realmente interessado em algo ou se interessa por aquilo.

Desse modo, a sua empresa precisa ser muito precisa ao captar leads, buscando, assim, alcançar aqueles contatos que realmente estão dispostos a conhecer mais sua marca, produtos/serviços e fechar uma negociação

Captar leads Meets

Portanto, em virtude disso, as maneiras e etapas de captação de leads devem ser estratégias, o que requer bastante cautela e atenção para, desse modo, garantir maior assertividade. 

Capturar leads é um dos principais objetivos de marketing e vendas, estando presentes em organizações dos mais diversos portes e nichos. Sendo assim, boas estratégias de captação de leads possibilitam que a sua empresa reduza gastos em ações de marketing e vendas, na medida em que cria ótimos relacionamentos com os leads captados

Mas, como captar leads para uma empresa?

Quais passos seguir?

Se a geração de leads, e até mesmo a gestão destes, é uma dor de cabeça para o seu negócio, em virtude de resultados abaixo do esperado, esse artigo foi feito especialmente para você!

Neste post, iremos destacar, primeiramente, algumas estratégias para capturar leads para a sua empresa. Em um segundo momento, você conhecerá 7 maneiras de captar leads para o seu negócio a partir das possibilidades ofertadas pelo Meets CRM, entendendo como um sistema de CRM pode potencializar a geração e gestão de leads da sua empresa.

O que significa “Captar leads”?

Leads são pessoas que, de alguma forma, compartilharam suas informações de contato com sua empresa.

Portanto, captar leads é conseguir, de fato, esses contatos. Para isso, as empresas colocam em prática estratégias que estimulem que as pessoas compartilhem seus dados com elas, como uma base de contatos.

Existem diferentes e diversas formas de conseguir leads, pode ser por pesquisas ativas, eventos, formulários diversos anexados em diferentes ambientes, via prospecção ativa, entre outras. 

A partir do momento em que a sua empresa tem dados sobre potenciais clientes em mãos, devem-se ser coladas em prática estratégias para educar os leads (sim, educar sobre o universo no qual a sua empresa está envolvida), apresentar e valorizar os benefícios dos produtos/serviços, destacar os diferenciais da sua marca e como ela poderá solucionar demandas e dores dos clientes

Com o volume de informações, você tem grandes possibilidades de aumentar suas conversões, bem como construir um relacionamento duradouro, na medida em que conhece mais sobre cada potencial cliente, o que viabiliza, assim,  mais chances de atender as necessidades dele.

Estratégias para captar leads para a sua empresa

Captar leads Meets

Agora que você já sabe o que é captação de leads, iremos destacar algumas das principais estratégias de mercado utilizadas para atrair potenciais clientes, confira!

Produção de conteúdo

Umas das formas principais de atrair leads, e uma das mais utilizadas, é a produção de conteúdos diversos, os quais devem ser bastante ricos. 

Aqui, a sua empresa pode mostrar domínio e autoridade no mercado, o que pode elevar, assim, a confiança do cliente em relação a sua marca.

Portanto, invista em conteúdos sobre o mercado no qual a sua empresa atua, apresentando-o, mostrando vertentes, tendências, temas atuais, etc. Além disso, explore conteúdos que possam responder dúvidas de clientes, aquelas mais frequentes, por exemplo, ou que abordem temáticas que apresentam problemas encontrados pelos leads/clientes e que eles buscam solucionar. Desse modo, você já ganha a confiança do público, o qual passa a perceber que a sua marca pode o ajudar

São diversos formatos de conteúdo que você pode explorar, como: 

  • Vídeos sobre conteúdos do mercado, apresentando produtos/serviços, tutoriais, etc.
  • e-Books; 
  • Guias;
  • Infográficos;
  • Artigos em blog (confira aqui o blog do Meets);
  • Posts nas redes sociais. 

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São diversos formatos de conteúdos que você pode utilizar para capturar leads, atraindo-os para o seu negócio, ou oferecendo materiais, como um e-book, por exemplo, em troca de informações de contato, através de um formulário. 

Newsletter

Captar leads Meets

Primeiramente, newsletter é um e-mail informativo enviando de maneira recorrente para a sua audiência. As temáticas de uma newsletter podem ser das mais diversas, abordando, também, destaques e notícias recentes.

O recurso não é propriamente um e-mail marketing, mas uma porta de entrada para ele.

Assim, com newsletter são gerados mais os leads de topo de funil, ou seja, os leads que ainda não estão totalmente qualificados.

Ainda é um contato muito incipiente, o que pode e deve ser aprofundado com os conteúdos que você envia e a periodicidade.

Portanto, mantenha frequência e invista em todos os tipos de formato de conteúdo que você tem. 

Webinário

O Webinário é uma webconferência ou até mesmo videoconferência, o qual tem por finalidade educar a audiência sobre alguma temática. Na sua realização, a comunicação acontece por uma via, partindo, portanto, do “apresentador”/palestrante. 

Um Webinário é uma excelente maneira de você, enquanto representante do seu negócio, mostrar domínio do seu segmento, domínio sobre o que sua marca oferece e, sobretudo, autoridade no mercado.

Dessa forma, todos esses elementos passam a confiança necessária para que o lead ou cliente aposte na sua marca

Para realizar um webinar, você escolhe um tema interessante, algo que chame a atenção da persona do seu negócio. Pode ser, portanto, uma dor do cliente, necessidade, tendência do mercado, produto novo, entre outros. 

Para participar, você solicita que os interessados se inscrevam, o que seria ideal disponibilizar, assim, uma Landing Page específica para o evento, a qual já serve como recurso de captação de contatos. 

Ao finalizar a transmissão, você pode, ainda, deixar o webinário disponível para as pessoas que não tiveram como participar do ao vivo. Ou seja, otimize o vídeo com técnicas de SEO e coloque-o em um canal da sua marca no Youtube.

Dessa forma, esse vídeo continuará rendendo views e atraindo mais interessados, os quais podem se tornar leads através de um link de uma landing page ou formulário para captar leads inserido na descrição do vídeo.

Incentive! 

Sempre é bom ganhar um presentinho, não é mesmo?

Tem alguns contatos que se mostram bem relutantes.

Se ali não tem um contato que se encaixa na persona do seu negócio, nem insista, é perda de tempo.

Porém, se você percebe que ali existe um potencial cliente, vale a pena um esforço maior.

Você pode, portanto, oferecer um cupom, solicitando dados em troca, oferecer descontos, testes grátis…etc. 

Período de teste grátis 

Se o seu negócio é de SaaS , uma das formas mais eficientes e atrativas para captar leads é a criação de um trial.

O que seria esse trial?

O trial é um período de teste gratuito no sistema que você comercializa. Nesse período, o qual não deve ser tão longo, para que desperte o interesse urgente pela assinatura, o cliente deve perceber a necessidade de contar com o serviço. 

Ou seja, permita que o potencial cliente explore todas as funcionalidades de modo que veja valor naquilo que está usando.

Ao longo do período teste, realize todo um acompanhamento, nutrindo-o com conteúdos

Campanhas pagas

Além das formas orgânicas para atrair leads, você pode fazer uso das campanhas pagas para captar leads. Contudo, tudo deve estar dentro das condições do seu negócio. 

Para isso, tem-se diversas possibilidades, como aderir o Google Ads, Facebook Leads Ads, campanhas pagas no Instagram, LinkedIn, etc.

Diante disso, o grande diferencial das campanhas pagas é a possibilidade de segmentar o público de interesse, buscando as pessoas que mais se encaixam na sua persona

7 formas para capturar leads Com um CRM

Uma outra estratégia para captar leads, somada às anteriores, é contar com um CRM.

Um CRM de qualidade, como o Meets, permite que o seu negócio otimize, em todos os pontos, o relacionamento com o cliente e a gestão de negócios, o que, consequentemente, resulta em melhores resultados. 

Com o Meets você conta com múltiplas possibilidades para melhorar e qualificar a geração de leads e a posterior gestão de potenciais clientes.

Neste post, listamos 7 maneiras de você conseguir captar leads em maior quantidade utilizando o nosso CRM. Ficou interessado? Continue a leitura!  

#1 Gere mais leads de aplicativos de mensagens

Na era digital, as formas e canais de comunicação se multiplicaram, o que demanda uma maior quantidade de pessoas em aplicativos de mensagens.

Diante da difusão destes, é muito comum a presença dos mensageiros no cotidiano das empresas.

Portanto, é essencial inseri-los no planejamento da sua empresa e traçar estratégias para gerar mais leads nesses canais

Com o Meets você pode potencializar a atuação da sua marca nos mensageiros e captar leads através deles.

Conecte o Whatsapp ao Meets CRM

Captar leads Meets

Você pode transformar a conta comercial da sua empresa no WhatsApp em uma verdadeira máquina de geração de leads e vendas. 

O Meets permite que você integre o sistema com o WhatsApp, visualizando as conversas com leads como um funil de vendas visual, acompanhando as relações comerciais de uma etapa para outra e fazendo uso das ferramentas de automação e gatilhos inteligentes para otimizar a comunicação. 

O Meets CRM é parceiro oficial do WhatsApp, liberado para utilizar a API WhatsApp Business

Com a integração, você pode personalizar mensagens e vender com mais velocidade. Assim, o tempo de resposta reduz e o seu lead nunca fica sem resposta.

Além disso, você pode criar personalizações de mensagens pautando-se em informações do lead, o que melhora o relacionamento com ele e as chances de maior assertividade na negociação.  

As mensagens trocadas com o lead chegam diretamente na Central de Atendimento e Vendas do Meets, a qual é um ambiente integrado que funciona como omnichannel, recebendo todos os contatos advindos dos diferentes canais. A partir dela, o seu time trata as oportunidades para convertê-las em clientes. 

Integre o Instagram com o Meets CRM

Captar leads Meets

O Meets CRM conta com uma integração com o Instagram, uma das principais redes sociais do mundo.

A rede social se configura como um dos principais canais de comunicação da atualidade, sendo, assim, um importante ambiente para o marketing digital e para capturar leads.   

O Instagram possibilita que sua marca aumente a visibilidade, comercialize produtos, invista em anúncios pagos, entre outras funcionalidades. 

A integração Instagram + Meets CRM, permite que as mensagens de direct enviadas por leads cheguem a central de atendimento do CRM, para que o seu time possa conduzir todo o processo de maneira centralizada, integrada e a partir das diversas funcionalidades que o sistema oferece. 

Ademais, ainda existe a possibilidade de gerar leads a partir de estratégias de tráfego orgânico, potencializando o seu negócio via Instagram

Como potencializar o seu negócio com o Instagram?

Como funciona a integração do Meets com o Instagram?

Integre o Facebook Messenger a Meets CRM

Captar leads Meets

A integração do Meets CRM com o Messenger sincroniza as mensagens que chegam no Facebook Messenger com a Central de Mensagens no Meets. Dessa forma, na medida em que as mensagens chegam ao CRM, elas podem ser salvas como oportunidades.

O Facebook Messenger é um dos canais de contatos de grande relevância para os negócios. Através dele, você pode conquistar um grande quantitativo de leads com respostas rápidas e personalizadas. Além disso, diante da praticidade do Messenger, fica mais fácil alimentar essas leads a partir da troca de mensagens, além de manter o contato com os clientes antigos em tempo real. 

#2 Widget chat 

Captar leads Meets

Ao contar com o Meets, você pode contar com o Widget Chat nas suas páginas para captar leads.

Um Widget chat é uma janela que é inserida em seu site, por exemplo, a qual permite que os visitantes entrem em contato com sua empresa em tempo real, seja com um bot ou alguém da sua equipe.

Geralmente, o widget aparece no canto inferior direito da página. 

As mensagens recebidas no Widget chegam, também, na central do Meets

#3 Ferramenta para captar leads em seu site

No final do tópico acima mencionamos as pessoas que entram em contato com sua empresa através do site, através do widget.

Em sua página na web, além de informações, você deve inserir iscas para atrair potenciais clientes

Assim, um dos recursos são os plugins com botão de engajamento.

Um desses é o próprio Widget chat, a partir do qual a sua audiência pode enviar mensagens diretamente do seu site.

Você pode combinar todas as plataformas de mensagens que foram integradas em um único botão, a partir do qual o cliente pode usar para entrar em contato com sua empresa.

Esses Plugins permitem que você receba mensagens de leads de qualquer canal, responda diretamente pelo Meets CRM, através da central, colete informações do lead imediatamente, distribua os contatos entre a equipe, e sincronize automaticamente as mensagens com todo o histórico.

Trabalhe também com formulários

Você pode também adicionar formulários integrados ao Meets CRM à sua página. 

Os formulários podem ser de origem do Typeform, integrado ao Meets e que gera leads que chegam ao sistema, formulários html gerados pelo próprio Meets ou do Google Forms, outra integração com o Meets.

Você cria os formulários, insere-os em seu site e recebe leads direto no Meets

Lembre-se: quanto mais personalizar o seu formulário, solicitando informações mais importantes, melhor será a qualidade dos leads e mais claras as informações para que você elabore estratégias de conversão. 

#4 Busque captar leads de plataformas de automação de marketing

O Meets dispõe de uma série de integrações com plataformas de automação de marketing, as quais permitem que os leads gerados nelas cheguem diretamente no Meets para que sejam tratadas.

Uma delas é a ActiveCampaign, plataforma para automação de marketing, de e-mail marketing e ainda de ferramentas CRM, centrada no gerenciamento de todo o relacionamento com o cliente.

Além dela, tem o LeadLovers, umas das mais conhecidas, a qual envia as oportunidades de marketing para o time de vendas de modo integrado ao CRM.

No mesmo campo, tem a E-goi,  ferramenta de automação de marketing integrada ao Meets CRM que permite o envio de leads gerados.

Ademais, ainda tem a integração do Meets com a RD Station Marketing, mais uma ferramenta para automação em marketing digital e vendas que leva os leads gerados ao sistema CRM

Além dessa, tem a LAHAR, integrada ao Meets que você pode receber leads e executar campanhas através de e-mails para clientes, e a Nitronews. 

Com essas ferramentas de automação em marketing, você pode realizar campanhas de marketing digital, como a criação de Landing Page nessas plataformas, por exemplo, gerando leads que chegam diretamente ao Meets

#5 Integração com formas de pagamento 

O Meets CRM conta com integrações com plataformas associadas a formas de pagamentos, as quais geram leads de acordo com os eventos criados. Esses leads gerados nessas plataformas são enviados diretamente ao CRM. 

Entre as plataformas integradas, tem-se a PagSeguro, Hotmart, Eduzz e a Monetizze

#6 Google Sheets

Captar leads Meets

Você pode integrar o Meets com a ferramenta de planilhas (Google Sheets). Integrar o Google Forms/Sheets ao Meets é uma forma de se desprender de práticas não muito eficientes, como o manuseio direto de planilhas, eliminando riscos de danificar os dados originais e recebendo esses dados de forma limpa e clara diretamente para os operadores de seu CRM.

Você pode contar com o Google Sheets para captar leads, enviando-os diretamente para o Meets CRM.

#7 Captar leads da publicidade

Além das maneiras mencionadas acima, você pode captar leads, também através da publicidade, como Facebook Ads, Instagram Ads, entre outros. 

Os leads gerados na publicidade são sincronizados diretamente no CRM.

O Meets conta com a integração com o Cata Cliente, resultando na geração de mais leads que chegam diretamente ao sistema CRM. 

Além dela, destaca-se a integração com o Facebook Leads ADS.

Essa integração é uma maneira de entrega de leads que auxilia no processo de campanha, captação e entrega de leads, visto que possibilita disponibilizar os contatos diretamente aos atendentes/vendedores sem a necessidade de manuseio de planilhas e sem a perda de tempo que esse processo acaba gerando.

A integração Facebook Lead Ads com Meets permite, portanto, receber direto no sistema os Leads captados a partir de campanhas no Facebook. Nela, o sistema recebe os dados obtidos em tempo real, permitindo aos atendentes entrarem em contato com os Leads em momento oportuno.

Pronto para captar leads com o Meets CRM?

Captar leads é a parte ideal para o sucesso do seu negócio. Mas, para que esse processo seja qualificado e assertivo, é preciso traçar estratégias que realmente funcionem. 

Agora que você conhece algumas estratégias de captação de leads e como o CRM Meets pode auxiliar o seu negócio nesse processo, que tal melhorar os resultados na captação de leads com o Meets

Conte com o suporte do Meets nas melhores soluções em vendas, geração e gestão de leads e atendimento digital, para empresas de todos os tamanhos e de todos os nichos.

Com o Meets, fica muito mais fácil conhecer o seu público e saber qualificar os leads, garantindo maiores chances de conversão,

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Thomáz Pinho

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