Instagram Ads: o que é, por que e como utilizar no seu negócio?
O Instagram é uma das redes sociais mais populares e de maior audiência do mundo, com mais de 1,45 bilhão de usuários. Neste total, o Brasil aparece de modo expressivo, com mais de 122 milhões de usuários ativos, segundo os dados coletados no relatório produzido pela We Are Social e Hootsuite, referentes ao mês de abril de 2022.
O Instagram, diante da sua difusão, deixou de ser uma rede exclusiva para publicar fotos e socializar, tornando, há alguns anos, uma excelente plataforma para as empresas se destacarem no mercado, gerar mais leads, captar mais clientes e alavancar suas vendas.
Com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, era inevitável que a rede social não fosse penetrar no mercado, independentemente de nicho. De acordo com dados levantados pela Hootsuite, hoje, mais de 30% das pessoas que utilizam o Instagram apontam que compram produtos a partir de anúncios na rede social.
A mesma pesquisa apontou que mais de 200 milhões de usuários acessam o perfil de, no mínimo, uma conta comercial por dia.
Entramos no ponto que abordaremos neste artigo: Anunciar no Instagram.
Não basta apenas o seu negócio ter uma conta no Instagram, ela precisa ser comercial, demonstrando profissionalismo, e ser utilizada de modo que seja gerado mais tráfego para as páginas do seu negócio, mais conversões e vendas.
Dentre tantas práticas para potencializar o seu negócio com o Instagram e seus meios, como o Instagram Shopping, optar pelos anúncios pagos na rede social é uma excelente oportunidade.
➤ Dica de leitura do nosso blog: Instagram Shopping: como ativar e alavancar as vendas no seu negócio?
O Instagram Ads configura-se como uma ótima alternativa para o seu negócio se destacar.
Quer saber mais sobre?
Neste artigo você irá entender o que é o Instagram Ads, a sua importância e sua operacionalização.
Afinal, o que é Instagram Ads?
De modo objetivo, o Instagram Ads é uma forma de veicular anúncios na rede social, seja no feed da sua marca, a partir dos Stories, nos Reels, na seção de Explorar, na plataforma de vídeo (IGTV), como anúncios de coleção e na aba Loja (Instagram Shopping).
Os anúncios podem ser veiculados nos formatos de fotos, vídeos e post carrossel, ou seja, publicações com sequências de fotos ou vídeos.
Com o Instagram Ads, a sua empresa pode gerar cada vez mais tráfego, conversões, comunicação via direct e, consequentemente, vendas de produtos da sua marca.
Objetivos com o uso dos anúncios do Instagram
Fazendo do Instagram Ads estratégia do seu negócio, você pode buscar alcançar diferentes objetivos.
Pode ser, por exemplo, um objetivo de reconhecimento de marca. Desse modo, o seu foco é aumentar o alcance do seu negócio, ou seja, atingir o máximo de pessoas que se encaixam na sua persona.
Ademais, pode ser em busca de realizar prospecção de clientes, almejando conquistar potenciais clientes a partir dos anúncios, esperando, assim, que estes o atraiam.
Com uma boa divulgação, portanto, um dos maiores objetivos é, sem dúvidas, ampliar as vendas. Isto é, aumentar o número de cliques em links e o tráfego para o site do seu negócio, por exemplo. Pode ser a loja virtual da sua empresa.
Vale destacar que o aumento de vendas pode ser pela própria plataforma. Para isso, tem-se a opção do Instagram Shopping, ferramenta a qual permite que o processo comercial ocorra direta e unicamente no Instagram.
Por que você deve anunciar no Instagram Ads?
No texto “Como potencializar o seu negócio com o Instagram”, publicando anteriormente no nosso blog, trazemos dicas valiosas sobre o uso da rede social para a sua empresa. Dentre as dicas, mencionamos que você pode realizar o investimento em anúncios pagos.
Mas, por que falamos “pode”?
Porque não é regra. Simples.
Muitas empresas apostam no tráfego orgânico, acreditando ser suficiente para alcançar os objetivos e metas estabelecidos com o uso da rede social ou até mesmo pelo fato de não possuir recursos suficientes para investir em tráfego pago.
Porém, vale mencionar, a princípio, que o valor gasto com anúncios no Instagram é variável, ou seja, tanto pode ser um investimento pequeno, quanto um mais expressivo. Logo, depende do que você traçou nas suas estratégias.
Todavia, neste momento, nos direcionamos à você que pretende realizar o investimento ou que irá, após ler este artigo, refletir sobre a possibilidade, visto que o investimento é totalmente válido:
O Instagram é uma excelente alternativa e pode incrementar bastante suas estratégias de marketing digital!
Já destacamos que a rede social possui mais de 1 bilhão de usuários ativos, certo? Do total, mais de 122 milhões estão no Brasil.
Esses números você já tem em mente.
Com tamanha difusão, sabendo da versatilidade da plataforma e que os seus usuários passam grande parte do dia realizando vários acessos, em diferentes lugares, sua marca não pode ficar de fora desta rede.
Obviamente que a aparência e o tom de voz da sua marca vai seguir um padrão do seu nicho, de acordo com as preferências do seu público. Entretanto, em virtude de tantas possibilidades, os diferentes segmentos estão presentes no Instagram e você também deverá estar.
Contudo, lidamos, atualmente, com um mercado de grande competitividade, na qual é necessário que você conquiste os clientes de modo que ele veja valor na sua marca/produto/serviço e a escolha em detrimento da concorrência. Mas, concomitante a esta necessidade, cada vez mais chegam novas marcas no Instagram.
Sendo assim, é preciso inovar e explorar muito (mas muito mesmo) a criatividade para a sua marca ganhar mais visibilidade.
No artigo publicado no nosso blog sobre Instagram, que mencionamos acima, há diversas dicas de otimização do perfil da sua marca para conquistar tráfego orgânico, mas há, também, menção ao uso do Instagram Ads.
➤ Leia aqui o artigo “Como potencializar o seu negócio com o Instagram?“
Portanto, através do Instagram Ads você cria anúncios no Instagram, sendo esta alternativa um grande caminho para a sua marca se destacar e, mais do que isto, conquistar cada vez mais clientes.
Tipos de anúncios encontrados no Instagram
Você já reparou nos diferentes formatos de anúncios vistos no Instagram?
A plataforma possui variados formatos, os quais recebem anúncios adequados às suas especificidades.
Os diferentes formatos, vale mencionar, são resultado dos diferentes espaços nos quais os anúncios são realizados: Stories, Feed, IGTV, Explorar, Instagram Shopping, etc.
Anúncios nos Stories
Os Stories Ads dispõem de variados recursos para você construir anúncios que engajam a audiência. Ademais, o ambiente permite um ótimo alcance, na medida em que é um dos locais mais visitados pelos usuários do Instagram.
Na imagem abaixo, é possível visualizar um anúncio do Spotify realizado através dos stories.
Anúncios a partir de imagens
Os anúncios mais comuns estão, sem dúvidas, embutidos nas imagens. Tem-se uma postagem comum no feed, trazendo a mais uma publicidade, inclusive para alguns usuários que não seguem o perfil. Nas publicações de imagens, é importante sempre inserir imagem + texto + CTA.
Anúncios em vídeos
Os anúncios estão presentes, também, nos vídeos. Este formato de post é ideal para engajar a audiência e aproximar sua marca do público, abrindo múltiplas possibilidades para você desenvolver sua criatividade.
Além dos vídeos mais habituais do feed, tem o recurso dos Reels, os quais permitem que você também aposte em anúncios, na medida em que aparece como um espaço bastante frequentado.
Anúncios em carrossel
Ademais, existem também os anúncios no formato de carrossel. Esses meios são bastante explorados pelas marcas no Instagram, visto que o formato esbanja criatividade, atraindo, dessa forma, a atenção do público.
Anúncios em coleção
Como o próprio nome sugere, os anúncios em coleção possibilitam que as marcas divulguem suas coleções de produtos para o público, expandindo, assim, a sua vitrine virtual na busca de mais acesso e vendas.
Anúncios no explorar
O explorar é aquele espaço do Instagram no qual você acessa clicando no ícone da lupa.
Nessa área, os usuários estão buscando visualizar novos perfis e conteúdos e, ao longo dessa busca, podem encontrar sua publicação.
A dinâmica do explorar é bem simples: os usuários encontram que possuem relação com os conteúdos que já costuma consumir. Diante disso, é uma ótima maneira da sua marca divulgar conteúdos e ofertas para potenciais clientes.
Anúncios no Vídeo Instagram (IGTV)
A seção de vídeos do Instagram, ainda conhecida popularmente como IGVT, é um ótimo espaço para você divulgar sua marca através de anúncios. Esses vídeos aparecem na vertical e com maior duração.
Anúncios no Instagram Shopping
Sem dúvida alguma, o Instagram Shopping é um dos recursos que oficializam o importante papel do Instagram como uma rede para negócios.
Com a ferramenta, a sua empresa pode criar uma loja dentro da rede social, conduzindo todo o processo comercial sem sair do Instagram.
Sendo assim, com o Instagram Ads você pode divulgar a sua loja e os seus produtos, atraindo cada vez mais consumidores.
Principal vantagem do Instagram Ads: segmentação do público
Quando você lança uma estratégia, qual o principal objetivo?
Creio que você respondeu algo relacionado à obtenção de bons resultados, certo?
Diante disso, uma dos principais fatores para o alcance de bons resultados com uma estratégia é ser assertivo.
A assertividade, por sua vez, está totalmente relacionado com o conhecimento que você tem do seu público.
Ao lançar estratégias, você deve pensar em quem deseja atingir com elas.
Por isso é fundamental definir uma persona do seu negócio para se tornar cada vez mais certeiro nas ações.
Ser pouco assertivo resulta em dinheiro perdido!
No Instagram, um dos caminhos de se tornar assertivo é utilizando os anúncios pagos, os quais possuem um grande poder de segmentação.
Ao veicular um anúncio na rede social, existem diversos direcionamentos que você pode realizar, os quais devem estar pautados na sua persona.
Você pode, portanto, segmentar o anúncio por idade, gênero, localização geográfica, interesses de consumo, dispositivos e sistemas de acesso, ocupação, interesses gerais e públicos personalizados, como quem acessou seu site, lista de contatos, etc.
Então, são várias possibilidades para que você invista em Ads de maneira assertiva, de modo que as publicações pagas possam converter o maior número de leads qualificados.
Instagram Ads: como criar anúncios?
Agora que você já sabe o que é Instagram Ads, quais os principais espaços e formatos de anúncios e qual a sua importância, vamos compreender, brevemente, como criar anúncios na rede social?
Pois bem, antes de tudo, saiba que há duas maneiras de criar anúncios no Instagram Ads:
- Pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook (vinculado ao Gerenciador de Negócios citado anteriormente);
- Pelo próprio aplicativo do Instagram.
O Gerenciador é uma ferramenta do Facebook na qual você cria e administra todas suas campanhas, tanto para o caso do Instagram, quanto para o Facebook.
Entre as duas opções de criação de anúncios, o desenvolvimento pelo próprio Instagram é a maneira mais prática.
Como criar seu anúncio através do Gerenciador
Primeiramente, é importante que você tenha uma conta no Facebook Business. Esse vínculo é necessário!
Para criar um anúncio no Gerenciador de Anúncios do Facebook, você passa por algumas etapas as quais estão inseridas em três etapas maiores: campanha, conjunto de anúncios e anúncios.
Na campanha, você vai definir o objetivo da sua campanha. O que você quer alcançar com o Ads?
Confira os passos:
1 – Você deve acessar o Gerenciador de Anúncios e clicar no botão verde “Criar”;
2 – Ao clicar para criar, você vai encontrar três categorias diferentes para trabalhar o seu anúncio, sendo elas: reconhecimento, consideração e conversão. Assim sendo, você deverá escolher a categoria;
3 – Dando sequência, você deverá indicar se fará uma campanha baseada em leilão, concorrendo com outros anunciantes, ou se será alcance e frequência.
Por isso é importante ter tudo bem traçado a partir de objetivos e metas;
4 – Defina um nome para ação para que a sua campanha seja identificada facilmente por você;
5 – Feito isso, você chega na etapa de conjunto de anúncios, na qual irá definir as preferências.
6 – Selecione o público que deseja atingir tendo como base os seus objetivos;
7 – Escolha, também, a localização geográfica onde seu anúncio será veiculado. Se você tem um comércio físico e quer atrair mais consumidores para eles, foque no público das redondezas;
Defina o público com base na sua persona!
8 – Defina quanto você vai investir na campanha, indicando, além disso, a duração do seu anúncio;
9 – Você pode escolher os dias e horários para divulgação ser feita;
10 – Escolha as plataformas onde o anúncio será exibido (no caso, o Instagram);
11 – Posteriormente, indique onde será posicionado o seu anúncio;
12 – Feito isso, você pode definir os dispositivos que terão acesso ao seu anúncio, se será smartphone, desktop, sistema operacional…
13 – Configure a aparência do seu anúncio, definindo se será imagem, vídeo, multimídia, carrossel, com ou sem texto ou links de destino.
14 – Após isso, sua campanha está pronta para ir ao ar!
Como criar anúncios através do próprio Instagram?
Para criar anúncios pelo Instagram o processo é ainda mais simples. Confira:
1 – Acesse o seu perfil comercial e clique em “Ferramentas de anúncios”;
2 – Escolha a publicação que deseja divulgar o anúncio e logo em seguida, na página a posteriori, clique em “Avançar”;
3 – Selecione, em seguida, qual meta você deseja alcançar com o anúncio. Ou seja, reflita onde você deseja chegar com aquela estratégia. O Instagram dá opções, como mais visitas ao perfil, aumento de visita no site (caso você tenha e deseje vincular), bem como mais mensagens;
4 – Após escolher a meta, defina o público que sua marca almeja alcançar. Para isso, tome como base a persona do seu negócio.
5 – Posteriormente, defina o orçamento e a duração do anúncio e clique em “Avançar”;
6 – Por fim, clique em “Criar promoção” e pronto!
Como fazer uma boa campanha de Instagram Ads?
Agora que você conhece o Instagram Ads, a sua importância, formas de anúncios e como criá-los, iremos destacar algumas dicas para você utilizar o recurso no perfil do seu negócio.
Com essas dicas, você estará pronto para obter sucesso no Instagram, destacando-se cada vez mais.
Tenha objetivos claros com o Instagram Ads
Você não vai recorrer ao Instagram Ads sem motivo. Se você for utilizar a estratégia é porque tem um objetivo em mente.
Portanto, o objetivo (ou objetivos) da sua campanha deve ser o ponto de partida. Ou seja, onde você quer chegar com o investimento?
Quer gerar mais mensagens?
Quer mais acessos?
O objetivo é gerar maior tráfego no seu site?
Enfim, detalhe bem o que você deseja alcançar.
O Instagram deseja saber seu objetivo, visto que otimiza sua dinâmica na busca por resultados associados ao que você tem como objetivo.
Use páginas responsivas
Se, por exemplo, o objetivo de uma dada campanha do seu negócio for levar os usuários até uma página externa, como uma Landing Page, verifique se esta página é responsiva. Ou seja, é preciso constatar se o consumidor ao clicar no link será direcionado à uma página com boa visualização também em dispositivos móveis.
Isso pode ser realizado a partir da redução do tamanho da página no seu próprio desktop, verificando, assim, se as informações permaneceram visíveis.
Lembre-se que Instagram é uma plataforma mobile, portanto, uma página desconfigurada pode afetar negativamente toda uma campanha.
Crie a sua audiência
No Instagram Ads você pode segmentar a audiência, de modo que os anúncios veiculados cheguem diretamente em usuários que se interessam pelo seu nicho de mercado. Assim, suas campanhas ganham em assertividade.
Portanto, com esse recurso, você pode direcionar as publicações pagas por gênero, idade, interesses por categorias, localização geográfica, aparelho celular que utiliza, entre outros pontos.
Planeje o anúncio
O anúncio não deve ser veiculado de qualquer modo, muito pelo contrário, deve ser bem elaborado para gerar impacto positivo nos usuários.
Dessa forma, trabalhe com imagens, vídeos, etc que despertem a atenção e curiosidade dos usuários, de modo que eles queiram visualizar a publicação até o final, lendo toda a legenda.
A legenda, por sinal, deve levar o usuário ao objetivo da campanha, que pode ser o clique para uma landing page, por exemplo.
Nos anúncios pagos, o Instagram Ads permite que você insira botões de Calls-to-Action, com as seguintes opções: solicitar agora, reservar agora, fale conosco, baixar, saiba mais, comprar agora, cadastre-se e assistir mais, dependendo do que está sendo veiculado.
Faça uso das hashtags
As hashtags são recursos de indexação, não de decoração. Dessa forma, tendo isto em mente, não deixe de as utilizar.
Ao utilizar as hashtags, que devem ser associadas ao tema da postagem, você permite que mais usuários encontrem sua marca, aumentando sua audiência.
Acompanhe os resultados
Nenhuma estratégia de marketing digital deve ser estabelecida e largada. Você precisa acompanhá-la.
Lembre-se que você investiu dinheiro naquilo e precisa saber se os resultados são positivos, fazendo valer a pena o seu dinheiro, ou se estão abaixo do esperado, verificando o que pode ser modificado.
Logo, mensure os resultados com o Instagram Ads.
Ao divulgar uma postagem com anúncio, você consegue acessar as métricas de performance. Para isso, você deve acessar o Gerenciador de Anúncios.
No Instagram mesmo você visualiza os resultados.
Além disso, você deve analisar as métricas externamente, verificando, por exemplo, se a campanha gerou leads, visualizando a taxa de conversão, se aquilo gerou mais contatos de potenciais clientes tirando dúvidas…
Ademais, pode realizar um “teste” para saber quais formatos de posts funcionam melhor e atraem mais o seu público.
Enfim, é importante ter uma análise de resultados associada ao que você estabeleceu lá no começo como objetivos e metas a se alcançar.
Teste o Instagram Ads no seu negócio
Como foi possível compreender neste artigo, o Instagram não pode ficar de fora da sua estratégia, tendo em vista a sua versatilidade, potencial e difusão por todo o mundo, com cerca de 1,45 bilhões de usuários.
Com tamanha expressividade, apostar no tráfego pago pode ser um excelente caminho para você somar às suas estratégias de marketing orgânico.
Portanto, explorar as possibilidades do Instagram Ads pode ser um excelente ponto diferencial do seu negócio no mercado, na medida em que o investimento ajuda a sua marca a se promover, buscando, desse modo, alcançar uma maior audiência.
No entanto, como foi destacado, não basta apenas anunciar, é preciso construir uma rede social otimizada, com um perfil organizado, e divulgar conteúdos de qualidade que atraiam, de fato, potenciais clientes.
Já imaginou você investir pesado em anúncios no Instagram em publicações sem qualidade e pouco atrativas? Seria o verdadeiro “jogando dinheiro no lixo”.
Aproveite as vantagens da integração do Meets CRM com o Instagram
Uma novidade de mercado é a integração do Meets CRM com o Instagram.
Com essa integração, o seu negócio pode potencializar ainda mais o uso de uma das maiores redes sociais do mundo.
Com o Meets, você dispõe de uma central de atendimento omnichannel, recebendo, assim, todos os contatos dos diferentes canais em um único só lugar, tudo centralizado em uma tela.
Logo, sua equipe poderá aproveitar todos os recursos do Meets para gerenciar os contatos nesta tela, adicionando oportunidades, tags, realizando personalizações, utilizando os funis, entre tantas outras vantagens que o Meets oferece.
Com a integração com o Instagram, os contatos realizados via direct com sua marca chegarão direto na central, a partir de onde você trabalha na conversão fazendo uso de recursos facilitadores.
Além disso, com o Meets você armazena todos os dados de clientes e negócios de modo seguro e centralizado no nosso CRM. Desse modo, fica muito mais fácil conhecer o seu cliente e promover experiências personalidades.
Com o conhecimento acerca do seu público, definindo uma persona de modo prático, suas campanhas de Instagram Ads tornam-se muito mais efetivas, visto que você e sua equipe irão realizar com maior facilidade o processo de segmentação para os anúncios.
Com isso, os resultados tendem a ser melhores, o que pode ser traduzido em mais conversões e vendas.
Você ainda não tem uma conta no Meets? Comece agora mesmo clicando aqui.
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