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O que é gestão da experiência do cliente?

O que é gestão da experiência do cliente?

Você sabe o que é gestão da experiência do cliente e como ela impacta diretamente no sucesso do seu negócio? Conhece a sua importância e como colocá-la em prática na sua empresa? Confira abaixo e veja mais sobre a aplicação dessa gestão na jornada do consumidor. 

Inicialmente, sabe-se que a experiência do cliente pode ser definida como o conjunto de percepções que o consumidor obtém sobre a marca desde o momento em que descobre a mesma. Dessa forma, segundo Gartner, a gestão dessa experiência conecta-se diretamente com “a prática de projetar e reagir às interações do cliente para atender ou exceder suas expectativas, levando a uma maior satisfação, lealdade e defesa do consumidor”. Ou seja, a gestão da experiência do cliente deve voltar-se a essa construção e manutenção constante na estrutura orientada para o consumidor.

A importância desse conceito só reforça as estatísticas que revelam que 86% dos compradores vão pagar mais para ter uma experiência melhor. Além disso, cerca de 70% das empresas estariam dispostas a investir na experiência do cliente em 2021 e 40% delas adotariam a Inteligência Artificial para recolher feedbacks de seus consumidores.

Por essa razão, investir na gestão da experiência do cliente faz com que sua empresa consiga obter uma redução na taxa de churn, aumento da receita anual de 4 a 8% acima do crescimento normal do mercado, diminuição de gastos relacionado ao volume de reclamações de clientes, crescimento da fidelização e fortalecimento da imagem da marca.

DICA DE LEITURA MEETS: Você sabe como definir uma boa comunicação com o cliente e aumentar, consequentemente, a sua experiência de compra? Clique aqui e confira um texto bem direcionado sobre o assunto, disponível no Blog do Meets!

A gestão da experiência do cliente. Meets.
A gestão da experiência do cliente. Reprodução: www.freepik.com

Gestão da experiência do cliente X Gerenciamento do cliente

O conceito de gerenciamento do cliente ainda pode ser confundido com o de gestão da experiência do consumidor. Como visto no tópico acima, a gestão da experiência do cliente conecta-se à manutenção constante orientada para o consumidor. Ela deverá ser feita antes do gerenciamento do cliente acontecer para garantir a satisfação do consumidor. Por isso, sempre é importante pensar em uma experiência que aquele comprador terá na sua loja ou no seu site, por exemplo.

DICA DE LEITURA MEETS: Você sabe o que é marketing sensorial e como ele auxilia na satisfação do cliente? Clique aqui e conheça mais sobre esses estímulos importantes para despertar o desejo de compra e envolver o comprador. 

Já o gerenciamento do cliente (CRM) foca-se na ação reativa, principalmente quando o consumidor realiza uma movimentação e ele é tratado de acordo com aquelas informações para criação de um histórico e identificação de pontos de contatos. 

Dessa forma, observa-se que o CRM fornece informações mais práticas e tratadas, enquanto a gestão foca-se no atendimento exclusivo e satisfação do consumidor. 

Como ter uma boa gestão da experiência do cliente?

Antes de colocar em prática essa gestão, sua empresa precisa basear-se em aplicações básicas para obter êxito nas proporções seguintes. Com isso, indica-se:

  1. Criação de perfis sobre os clientes: Para entregar uma experiência completa e satisfatória, você precisará conhecer muito bem seus clientes e suas necessidades. A criação de perfis irá auxiliar o entendimento da sua equipe acerca da melhoria no relacionamento, aplicação de técnicas de negociação mais assertivas e atendimento especializado e focado em múltiplos canais para entendimento das dores do prospect
  1. Personalização das interações: A personalização da interação garante o sucesso e satisfação do cliente, além da facilidade no oferecimento de ofertas e recomendações relevantes e direcionadas. Através dos dados tratados e cruzados no seu CRM, você mantém esse foco no consumidor e suas necessidades, conseguindo proporcionar, por exemplo, um atendimento mais assertivo, relevante e perspicaz.
  1. Informação no lugar certo e no momento certo: Comunicação e informação são pontos-chave no progresso e sucesso de qualquer negócio. Por isso, você precisa entregar a mensagem (informação) certa, de acordo com a análise do ciclo de venda de determinado cliente. Através disso, haverá uma melhoria nas ações da sua equipe de atendimento (como citado no ponto acima) e retenção dos insights para a equipe de marketing. 

Atente-se a estes três fatores citados acima e não deixe os dados desconexos e soltos, muito menos trabalhe com equipes e processos distintos e em sigilo. 

Como colocar a gestão da experiência do cliente em prática?

Para colocar a gestão da experiência do cliente em prática, de forma assertiva, indica-se algumas estratégias mostradas abaixo que, quando bem utilizadas e planejadas, oferecem a satisfação do consumidor e otimizam o alcance de resultados.

1. Monitore seus canais de comunicação

Inicialmente, como já falado acima, comunicação é uma das peças-chave para o desenvolvimento de qualquer negócio. Por isso, busque definir quais serão os seus canais de comunicação com os clientes/prospects e monitore-os assertivamente para analisar quais são os possíveis gargalos presentes na jornada de compra. Dessa forma, você compreende melhor o comportamento do seu usuário e oferece melhorias baseando-se nas experiências personalizadas.

2. Invista em um funil de atendimento e na estruturação de processos

Ademais, invista em um funil de atendimento para estruturar processos de atendimento essenciais na gestão da experiência do cliente. Com a aplicação desse funil, sua equipe de atendimento e vendas irá obter o processo de atendimento da sua empresa esquematizado e disponível para todos, além da centralização e histórico das leads. Com isso, você auxilia a gestão operacional, melhorando a Customer Experience (experiência do cliente) e oferecendo uma interação mais assertiva.

A partir daí, você foca em ações que evitam/previnem que o cliente chegue com problemas (prevenção), oferece um autoatendimento e, se necessário, disponibiliza atendimento especializado para resolução do problema na última etapa do funil de atendimento. Através disso, você observa quais os pontos que necessitam de uma atenção especial e onde as falhas são recorrentes, otimizando o processo e trabalhando de forma organizada no fluxo de atendimento da sua equipe.

3. Basei-se em uma estratégia omnichannel

Outrossim, busque incrementar a estratégia de comunicação do omnichannel. Com ela, você utiliza simultaneamente e de maneira interligada os diversos canais de comunicação disponíveis na sua empresa (SMS, chatbot, redes sociais, e-mail marketing). Assim, há um aumento na satisfação dos consumidores, nos serviços oferecidos e na imagem passada pela marca. 

A gestão da experiência do cliente nesse ponto torna-se ainda mais otimizada pela equipe e seu consumidor mostra-se cada vez mais conectado ao seu negócio.

4. Adote as métricas de Customer Success

Não deixe de contar com a adoção de métricas de Customer Success, essenciais para desenvolver assertivamente a gestão da experiência do cliente. Trabalhar com o sucesso do cliente é investir para que o seu cliente alcance os resultados desejados através dos pontos que integram com sua empresa. Dessa forma, você constrói uma cultura de sucesso do seu cliente e acompanha sua trajetória para conseguir mapear pontos em comum, encaixando-os da melhor maneira em uma estratégia base do seu negócio.

5. Realize pesquisas de satisfação e acompanhe indicadores

Por fim, não deixe de realizar as pesquisas de satisfação e acompanhar os indicadores importantes para a experiência do cliente. A partir das pesquisas baseadas em métricas Net Promoter Score (NPS), Customer Effort Score (CES) e Customer Satisfaction Score (CSAT) você cria um diagnóstico da satisfação dos seus consumidores, abrindo espaço para a correção de erros e falhas que devem ser levados em consideração na criação de novas estratégias. 

Além disso, o acompanhamento de indicadores, como a taxa de churn, a taxa de conversão e o tempo médio para resolução de problemas, auxiliam na identificação dos pontos que necessitam de melhorias no setor de atendimento ao consumidor, otimizando assim a jornada e a fidelização dos mesmos.

Pesquisas de satisfação na gestão da experiência do cliente. Meets.
Pesquisas de satisfação na gestão da experiência do cliente. Reprodução: www.freepik.com

Pronto para fazer uma excelente gestão da experiência do cliente?

Conseguiu compreender melhor o que é a gestão da experiência do cliente e como ela pode ajudar sua marca a destacar-se no mercado de atuação?

Então não perca mais tempo, centralize seus dados, defina e monitore seus canais de comunicação e adote as métricas necessárias, como a de Customer Success e NPS. 

Ademais, conte com o Meets para auxiliá-lo na sua gestão de leads e gerenciamento de clientes. Com o nosso software, sua empresa obterá acesso a uma central de atendimento pelo WhatsApp (disponível para vários atendentes em um número), um funil de vendas e atendimento personalizado, além do cálculo automático de métricas como ROI, ROAS e taxa de conversão. 

Sua empresa está com baixa conversão? Não consegue desenvolver uma jornada de compra organizada e centralizada? Seus dados e informações estão descentralizados e desconexos? Se sua resposta foi SIM para alguma dessas perguntas, então está na hora de conhecer nossa plataforma e modificar sua perspectiva comercial!

O Meets já ajudou mais de 2000 empresas a produzirem mais, alcançarem a satisfação dos consumidores e alavancarem sua receita, ganhando destaque e consolidando a imagem no mercado. Você pode ser nossa próxima case de sucesso! Não fique de fora, inicie agora mesmo um teste gratuito do nosso sistema operacional ou, se preferir, converse com nossos consultores pelo WhatsApp. Não deixe de comentar abaixo e siga o Meets nas redes sociais. 

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