Marketing de relacionamento: invista na relação da sua marca com o cliente

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Marketing de relacionamento: invista na relação da sua marca com o cliente

Você já deve ter conhecimento de que o cliente é o foco do mercado e, portanto, a sua empresa deve investir forte na experiência do cliente, não é mesmo?

Caso ainda não tenha conhecimento disso, saiba que está a passos largos atrás da concorrência!

Obter sucesso no mercado sem conquistar o seu público é uma situação, digamos, irreal. 

Ainda mais quando falamos do mercado no seu contexto atual, marcado pela intensa competitividade, independentemente de segmento.

Em face desse mercado disputado, as empresas vêm percebendo a necessidade de movimentar-se no sentido de conquistar mais o público, seja gerando mais leads, captando mais clientes e, por fim, fidelizando-os.

Nisso, fala-se bastante, hoje, na experiência do cliente como fator decisivo para a construção do relacionamento com o cliente.

Em face disso, há um conjunto de ações que muitos gestores acabam deixando de lado em seus negócios, os quais podem gerar resultados surpreendentes.

Estamos falando do marketing de relacionamento.

Como o próprio nome sugere, você já deve estar fazendo referência a um marketing voltado ao relacionamento com o cliente, certo? 

De fato, é uma associação à construção de relacionamentos sólidos.

Mas, que tal entendermos mais sobre o marketing de relacionamento e entender o seu valor para o seu negócio se destacar no mercado?

Neste artigo, você encontra dicas importantíssimas para aplicar e/ou fortalecer o marketing de relacionamento na sua empresa.

Ficou interessado? Aproveite o nosso conteúdo!

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Marketing de relacionamento: definição

Afinal, como podemos definir “marketing de relacionamento”?

Objetivamente, o marketing de relacionamento trata-se do conjunto de estratégias e ações executadas por uma empresa com o intuito de criar e manter relacionamentos positivos com os clientes.

Assim, parte-se de jogadas de marketing para manter uma proximidade com o público e conquistar cada vez mais clientes fiéis

Logo, a fidelização é um ponto que está presente no marketing de relacionamento, visto que busca conquistar o público ao ponto de a empresa contar com verdadeiros “fãs” da marca e de seus produtos/serviços.

Marketing tradicional X marketing de relacionamento: qual a diferença?

A diferença entre o marketing tradicional e o de relacionamento está na intencionalidade.

Como assim?

No marketing tradicional, as estratégias são planejadas e executadas com o intuito de influenciar e convencer o cliente a consumir um determinado produto/serviço.

Ou seja, está pautado na atração de um consumidor para o fechamento de uma compra.

Por outro lado, o marketing de relacionamento tem a intenção, como o próprio nome diz, desenvolver relações mais sólidas entre marca e cliente.

Ou seja, além de comercializar produtos/serviços, a empresa pensa no pós-venda, isto é, na construção de um relacionamento com o cliente.

Assim, o marketing de relacionamento explora, ainda mais, a transmissão de mensagens direcionadas ao cliente, ou seja, conversas personalizadas.

Para que serve o marketing de relacionamento?

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A pergunta do título deste tópico pode parecer rasa e, sobretudo, possuir uma resposta bem óbvia.

Entretanto, apesar disso, é importante tocar na utilidade do marketing de relacionamento justamente para entender sua importância.

Na verdade, a funcionalidade do marketing de relacionamento já foi mencionada acima e será, mais uma vez, dita aqui: o objetivo é construir relacionamentos duradouros ou criar verdadeiros fãs (clientes fiéis) da sua marca.

Assim, sua empresa utiliza ações de marketing que possuem forte apelo para atrair e cativar o público, de modo que é desenvolvida uma relação de confiança entre sua empresa e o cliente.

Logo, esse cliente vai ter a sua marca como primeira opção, vai admirar seus produtos/serviços, indicar sua empresa, possuir um ticket médio maior e até mesmo defendê-la.

Vantagens do Marketing de Relacionamento

Agora que você já sabe o que é o marketing de relacionamento, para que serve e a diferença para o marketing tradicional, chegou a hora de conhecer alguns dos seus benefícios.

Separamos SEIS para você. Conheça-os! 

#1 Satisfação do consumidor

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Uma das maiores vantagens de se investir no marketing de relacionamento está na experiência do cliente.

Na medida em que as ações de marketing da sua empresa passam a ser mais focais, ou seja, buscando atingir em cheio o seu consumidor, tomando como ponto de partida as personalizações, a sua empresa promove experiências mais satisfatórias.

Assim, o cliente percebe que a sua solução é a ideal para ele, visto que oferece aquilo que ele está realmente buscando.

Logo, se o cliente se sente contemplado com a experiência da sua marca, fica muito mais fácil construir um relacionamento duradouro com ele.

#2 Comunicação alinhada com o cliente no foco 

Quando falamos em comunicação alinhada, não nos referimos apenas à comunicação com o cliente, mas também à comunicação interna.

Assim, é preciso existir um alinhamento na comunicação da sua marca inserindo o cliente no foco.

Como assim?

O objetivo da comunicação da sua empresa é proporcionar uma excelente experiência ao cliente.

Para isso, você e sua equipe precisam trabalhar juntos, de maneira integrada, para, assim, executar as melhores ações para satisfazer clientes a longo prazo.

#3 Funil de vendas otimizado

Com o marketing de relacionamento, você busca uma maior aproximação com o seu cliente, certo?

Logo, uma das consequências é ter maior conhecimento sobre ele

Assim, ao contar com uma gama de informações sobre um cliente, torna-se mais fácil construir um funil de vendas personalizado e otimizado, baseado nas necessidades do consumidor. Portanto, as chances de conversão são maiores.

Além disso, você pode encurtar o ciclo de vendas, sobretudo surpreendendo o seu consumidor, como por exemplo, antecipando-se às demandas.

#4 Aumento na fidelização dos clientes

Como já foi destacado, o objetivo do marketing de relacionamento é construir relacionamentos duradouros com os clientes, certo?

Logo, quando se fala em “duradouro”, não é algo, obviamente, que se inicia e encerra em uma compra.

É, na verdade, a sequência de novos consumos.

Vamos imaginar que você é gestor de uma clínica de estética, por exemplo. 

Uma cliente procura por um procedimento e encontra a sua clínica. Ao longo das conversas, sente-se confiante na sua empresa e decide fazer o procedimento com você.

Após a compra desse serviço, ela sente-se satisfeita com a experiência e confiante na sua marca para realizar novos procedimentos futuros e indicar o seu negócio para outras pessoas.

Ou seja, sua empresa construiu uma relação com uma cliente que foi fidelizada.

Agora, caso a experiência da cliente do exemplo não tivesse sido satisfatória, o efeito seria totalmente o inverso.

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#5 Aumento do LTV

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O marketing de relacionamento ajuda a melhorar, também, algumas métricas e indicadores importantes do seu negócio, como o aumento do ticket médio por cliente.

Uma das métricas que nos fazem entender essa importância do marketing de relacionamento para os cofres do seu negócio é o LTV, sigla para Lifetime Value, que significa o tempo de vida de um cliente na sua empresa

Ao investir no relacionamento com o cliente, você amplia o LTV do consumidor, visto que irá finalizá-lo e levá-lo a realizar novas compras.

Ademais, tem o Custo de Aquisição de Clientes, conhecido pela sigla CAC. Essa métrica tende a reduzir, o que é um bom indicativo, visto que significa que a sua empresa estará gastando menos para conquistar clientes.

#6 Redução de custos

Por último, mas não menos importante, destacamos a redução de custos, sobretudo em estratégias mais tradicionais e em anúncios.

Com o marketing de relacionamento, pautado em ações mais focais/personalizadas, você dá um impulsionamento orgânico.

Assim, as estratégias partem da atração de clientes baseadas em suas necessidades/dores, sem precisar fazer grandes investimentos em anúncios pagos.

Por isso é crucial conhecer o seu consumidor, para, dessa forma, saber onde e como encontrá-lo.

9 maneiras de colocar em prática o marketing voltado ao relacionamento com o cliente

Agora que você já conhece as vantagens do marketing de relacionamento, pode surgir a dúvida de como colocá-lo em prática. Na verdade, não existe um modelo pronto e acabado, visto que é preciso entender seu segmento, bem como seu público para, assim, escolher as melhores estratégias e ações.

No entanto, ainda assim, existem formas indispensáveis de se colocar em prática o marketing de relacionamento e para ajudar você trouxemos 9 maneiras principais.

Ficou interessado?

Continue a leitura!

1 –  Conte com uma base de dados 

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Muitos se perguntam o que deve ser feito para captar e fidelizar mais clientes.

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De fato, não existe uma fórmula matemática, mas existem passos que são importantes para tal finalidade.

Entre diversos aspectos, um é extremamente necessário: conhecer o seu público.

Se você não sabe sobre a sua audiência, não sabe com quem está se comunicando, para quem está oferecendo seu produto/serviço, suas estratégias de marketing e vendas tendem a ser desalinhadas.

Por outro lado, a partir do momento em que você e seu time conhecem o público a quem comunica, torna-se mais fácil elaborar ofertas, as quais tendem a ser mais assertivas

Assim, você passa a entender as necessidades e dores dos seus potenciais clientes e clientes já existentes para ofertá-los o que eles realmente precisam. 

Um passo importante que perpassa por esse conhecimento do seu público é o da elaboração de uma persona.

Com uma persona, você traça o perfil do seu público e fica muito mais fácil planejar e executar estratégias direcionadas. 

Este direcionamento nada mais é do que personalizar.

Ao contar com dados, você pode personalizar as ações da sua empresa, seja em vendas, marketing ou no atendimento. Assim, sua empresa se aproxima mais do consumidor e tende a promover melhores experiências, o que é um grande diferencial diante de um mercado acirrado.

Contudo, é preciso tomar muito cuidado com o manuseio dos dados. Muitas empresas encontram dificuldades para coletar e, sobretudo, gerenciar dados, ficando presas a práticas obsoletas e arriscadas, como, por exemplo, o uso de planilhas manuais.

Hoje, em um mundo digital, não dá para ser saudosista às práticas antigas que representam atraso, não é mesmo?

Por isso, é importante contar com um suporte de um CRM.

Ao utilizar o CRM da Meets, a gestão de dados de leads e clientes deixa de ser uma dor de cabeça e torna-se algo rápido e prático.

Com o Meets, você armazena de maneira centralizada, segura e atualizada em tempo real informações valiosíssimas que auxiliam na tomada de decisões.

2 – Invista em um atendimento ao cliente de qualidade 

Uma vez que o marketing de relacionamento está centrado na aproximação da sua empresa com o público, o atendimento ao cliente é peça indispensável.

Aliás, um atendimento ao cliente de qualidade!

A comunicação da sua marca com o consumidor é ponto-chave na promoção de uma experiência satisfatória ao cliente, bem como à fidelização do mesmo.

Logo, se a sua empresa possui um atendimento desalinhado, que peca nas respostas, que não oferece um suporte de qualidade, demora a responder e não é humanizado, saiba que existem uma série de obstáculos para  a construção de ótimos relacionamento com o cliente.

Atualmente, podemos até dizer que o atendimento de qualidade não é mais um diferencial.

Obviamente que a humanização do atendimento e as suas características pode trazer um destaque maior para sua marca diante das peculiaridades do seu negócio.

Contudo, promover um atendimento qualificado é algo obrigatório, caso a sua empresa queira construir ótimas relações e obter sucesso.

 Assim, além de preparar a sua equipe para oferecer uma comunicação humanizada, é importante garantir condições para isto, o que ressalta a importância de contar com o suporte da tecnologia.

Dessa forma, é essencial digitalizar o atendimento ao cliente e contar com o suporte de um CRM, a partir do qual você promove um atendimento personalizado que melhora a experiência do cliente.

Atendimento personalizado: dicas para melhorar a experiência do consumidor

Com o CRM da Meets, além do atendimento personalizado, com base nos dados de CRM, você conta com uma central de atendimento omnichannel que melhora o fluxo de mensagens, com uma série de integração com os principais serviços de comunicação disponíveis no mercado e, ainda, com o suporte do chatbot, que jamais deixará o seu cliente sem respostas.

3 – Não esqueça do e-mail Marketing

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Muitas pessoas acham que esta estratégia está ultrapassada, mas garantimos que não: o e-mail marketing.

O envio de e-mail marketing para seus consumidores é uma arma poderosa para ofertar serviços/produtos e, acima de tudo, construir ótimos relacionamentos.

Entretanto, falamos do envio bem alinhado.

Ou seja, de um envio de e-mails personalizados, que realmente esteja baseado na sua persona e nas necessidades dela. 

Logo, não é o envio de mensagens em massa oferecendo serviços/produtos que a pessoa não procura ou mensagens genéricas. 

O envio de e-mail marketing deve ser levado em conta como uma estratégia personalizada, a partir da qual você comunica promoções, manda felicitações, lembra de datas importantes, oferece conteúdos, etc. 

4 – Explore o potencial dos programas de fidelidade

Outra jogada interessante para fortalecer o marketing de relacionamento e, sobretudo, a relação da sua empresa com o cliente são os programas de fidelidade.

Os programas de fidelidades oferecem recompensas aos consumidores diante da relação comercial que é estabelecida entre sua marca e eles.

Assim, essas ações incentivam os clientes a permanecerem com você e realizar novas compras, sempre pensando na promoção de excelentes experiências, até porque uma experiência ruim já é suficiente para o consumidor não realizar uma nova compra. 

5 – Foque no Customer Success

Sem dúvida alguma, em face de um mercado que valoriza a experiência do cliente, a sua empresa deve buscar solucionar os problemas/necessidades do consumidor.

Logo, o Marketing de relacionamento e Customer Success devem estar andando lado a lado.

Com o customer success, você e seu time estão alinhados para garantir o sucesso do cliente ao longo de todo o processo comercial, deixando evidente que sua empresa está disposta a ajudá-lo no que for preciso.

6 – Marketing de conteúdo

No nosso blog já falamos sobre o poder do marketing de conteúdo, o qual está muito além da venda.

Na verdade, o marketing de conteúdo influencia bastante na experiência do cliente e na construção de relacionamentos sólidos, na medida em que você auxilia o seu cliente com informações úteis e preza pelo sucesso do mesmo.

Aqui, obviamente, entra em cena a importância de entender sua persona e saber o que é útil, de fato, para ela.

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7 – Automação de Marketing

Um outro modo de colocar em prática o marketing de relacionamento é investido na automação de marketing.

Com a automação das estratégias de marketing, você faz uso da tecnologia para automatizar as ações e os processos desempenhados no setor de criação do seu negócio.

Assim, você diminui trabalhos manuais e torna suas estratégias mais ágeis e assertivas.

Através da automação de marketing, você simplifica os processos e, ao mesmo tempo, estabelece um relacionamento personalizado com os leads e clientes.

A automação diz respeito a diversas ações, como o disparo de emails, publicação automáticas em redes sociais e até mesmo o uso de chatbots, por exemplo.

Sobre este último recursos, o chatbots vem sendo uma ferramenta cada vez mais utilizada nas empresas, seja atendimento ao cliente ou no processo de vendas.

Com o chatbot, apesar de se tratar de um robô, é possível fortalecer o relacionamento da sua marca com o cliente, na medida em que o recurso facilita a vida do cliente e deixa a comunicação mais alinhada.

Chatbot integrado ao CRM: saiba as vantagens

Com o auxílio da inteligência artificial, você torna a experiência do cliente ainda mais satisfatória, na medida em que o suporte ao consumidor ganha em qualidade e eficiência.

8 – Uso das redes sociais

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As redes sociais não poderiam ficar de fora dessa lista, não é mesmo?

Sem dúvida alguma, as mais variadas redes se destacam como principais meios de um mundo cada vez mais digital

A sua empresa precisa estar presente onde os consumidores estão e as redes sociais é um desses ambientes. 

Assim, estar ativos nas principais redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook, LinkedIn e mais) é algo básico, não mais um diferencial.

Com a presença da sua marca nas redes, é possível ter uma maior alcance, levando não apenas a oferta de produtos/serviços conteúdos a mais gente, mas também a oferta de conteúdos de qualidade.

Neste tópico, retomamos a importância de conhecer a sua persona, para, dessa forma, identificar as redes nas quais ela se encontra e, assim, promover a melhor linguagem para se conectar com ela.

9 – “Mimos”

A sua empresa pode, também, enviar benefícios para os clientes como uma forma de aproximação.

Aliás, não precisa ser apenas mimos, mas, por exemplo, mensagens lembrando do aniversário de um cliente é uma boa estratégia.

Melhor ainda se você auxiliar essa mensagem com um cupom de desconto, por exemplo. 

Com essas estratégias, fica muito mais fácil cativar o seu consumidor.

Dicas Para um Marketing de sucesso

Com base nas vantagens que foram destacadas do marketing de relacionamento, bem como nas diferentes maneiras de colocá-lo em prática, entende como prudente destacar algumas dicas principais que você não deve deixar de lado jamais:

  • Identifique sua persona

Como falado, definir a persona da sua marca é passo fundamental para conhecer e entender o seu público.

Assim, contando com uma persona e o suporte de um CRM, como o Meets, você e seu time saberão tomar as decisões certas na hora elaborar executar estratégias de marketing, atendimento e vendas.

  • Realize segmentações e personalizações

Com base na sua persona e nas informações agrupadas sobre leads e clientes você deve investir na segmentação e personalização da experiência do cliente.

Assim, quanto mais rico for essa segmentação, melhores resultados sua empresa terá, visto que ganhará em assertividade nas ações desempenhadas.

  • Monitore os Resultados

Toda ação que sua empresa colocar em prática precisa ser acompanhada.

De nada adianta planejar e executar estratégias e simplesmente “deixar rolando”.

Como você e seu time irão avaliar se os resultados surtiram o efeito esperado?

Aliás, houve algum efeito?

Foi positivo ou negativo?

Tudo isso precisa ser mensurado, visto que é a saúde do seu negócio que está em questão.

Desse modo, você acompanha a performance do seu negócio e pode realizar os ajustes/alterações necessárias para melhorar ainda mais as ações.

Dica final: não deixe de utilizar um sistema de CRM

Um CRM é fundamental para o seu negócio.

Hoje, fala-se bastante na importância de automatizar as práticas  e processos do seu negócio e isso é verdade.

Mas, vamos ainda além: a melhor solução para tal finalidade é o uso de um CRM.

Com um CRM, você tem o sistema ideal para investir no relacionamento com o cliente, até porque a ferramenta tem esse objetivo, visto que CRM é sigla para Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente).

Com um CRM de qualidade, como o da Meets, muito mais do que armazenar dados no sistema de leads, clientes e negociações, você acessa ferramentas e recursos valiosos que auxiliam sua empresa em 360º, ou seja, em todas as áreas do negócio.

Assim você tem as melhores soluções para gestão de leads, marketing, vendas e atendimento digital, tudo em um só lugar.

O Meets CRM une a adaptabilidade e versatilidade, sendo o sistema ideal para qualquer tipo e volume de negócio.

Além disso, com o Meets CRM você tem dois mundos em um só: um software de CRM e uma central de CRM.

Isso porque o Meets é o sistema de CRM integrado a Central de Atendimento Omnichannel e Chatbot, sendo a solução ideal para o seu negócio investir no relacionamento com o consumidor e fortalecer as relações, conquistando e fidelizando cada vez mais clientes.

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Thomáz Pinho

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