HomeCRMCRM para clínicas de estética: como isso auxilia a gestão do estabelecimento?

CRM para clínicas de estética: como isso auxilia a gestão do estabelecimento?

CRM para clínicas de estética: como isso auxilia a gestão do estabelecimento?

O uso de CRM em clínicas de estética contribui na relação da empresa com os clientes, aumenta a produtividade e os resultados, além de proporcionar melhores experiências para aqueles que usufruem dos serviços.   

CRM para clínicas de estética meets
Conheça os benefícios do CRM para clínicas de estética

No gerenciamento de uma clínica de estética, estabelecer um bom relacionamento com os clientes é peça-chave para alcançar o sucesso do seu estabelecimento.

Além de bons serviços de estética ofertados, é imprescindível que você capriche no atendimento ao seu público, visando promover experiências positivas para que os clientes retornem ao seu estabelecimento em um momento futuro.

Pensando no cotidiano das clínicas de estética, sabemos que a gestão e as tarefas podem ser, em diversas ocasiões, trabalhosas, requerendo muita atenção e comprometimento. Acima de tudo, o principal ponto exigido ao gerir esse tipo de estabelecimento é a capacidade de lidar com as pessoas.

Diante dessa necessidade, no atendimento aos clientes é fundamental que os processos sejam otimizados, de modo que facilite o trabalho, tornando-o mais rápido e prático, e reduza os riscos de erros que podem afetar diretamente os resultados da clínica.

Por mais que você acredite no potencial da sua equipe, independentemente do setor de atuação no seu espaço de estética, algumas situações não planejadas podem ocorrer, sobretudo se o seu estabelecimento lida com muito trabalho e gerencia um quantitativo expressivo de dados e informações de clientes.

Em face desses riscos assumidos, se você pretende garantir melhores resultados para a sua clínica de estética é fundamental o uso de tecnologias.

Em um contexto de mundo com um intenso volume de tecnologias e informações, é necessário manter-se atualizado para não ficar para trás.

A Citrix, empresa de tecnologia norte-americana, realizou uma pesquisa na qual os resultados indicaram que cerca de 57% das empresas no Brasil utilizam-se de plataformas em nuvem. Ou seja, mais da metade dos empreendedores já perceberam que aliar-se à tecnologia é condição básica para prosperar.

No ramo das clínicas de estética não é diferente. Para gerenciar o seu estabelecimento, nada melhor do que um suporte que automatize os processos, concorda?

Esse suporte existe. Para auxiliar na gestão da sua clínica de estética é fundamental contar com um CRM, como o Meets, que conta uma aplicação específica para a gestão da sua clínica de estética.

Quer saber mais? Continue lendo!

O que é CRM?

CRM (Customer Relationship Management) é uma sigla em inglês que, traduzida para o português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa solução é ideal para você que deseja conhecer melhor os seus clientes e estabelecer uma relação mais produtiva com eles, progredindo, desse modo, com os resultados da sua clínica de estética.

O CRM armazena informações dos clientes que já utilizam dos serviços de estética do seu estabelecimento e daqueles potenciais consumidores. Para isso, com o apoio da tecnologia, o CRM guarda dados desse público, englobando os principais passos, contatos realizados, entre outros indicadores.

Sendo assim, essas informações são de grande valia para todos os setores de atuação da sua clínica, tendo em vista que garantem subsídios para todos os processos que são adotados, buscando garantir, dessa forma, maior assertividade nas tomadas de decisões.

O que é CRM e para que serve?

Entre os setores beneficiados, os de marketing e o comercial estão em evidência, uma vez que as equipes possuem acesso a informações relevantes que ajudam na compreensão do perfil dos clientes e potenciais e as suas necessidades, o que facilita a elaboração e execução de contatos mais efetivos.

Para a sua clínica de estética, o CRM é uma alternativa ideal para a gestão da relação clínica-clientes, de maneira que sejam proporcionadas experiências positivas capazes de fidelizar o público, fazendo com que o retorno seja ainda mais frequente.

Saiba o que é gestão da experiência do cliente

Agora que você já sabe o que é um CRM, que tal saber sobre a sua importância e os benefícios para a sua clínica de estética?

Continue a leitura!

Qual a importância de contar com um CRM?

O apoio de um CRM auxilia a sua clínica a deixar de lado processos obsoletos e manuais, os quais têm mais chances de levar a erros, para que o seu negócio possa avançar, ser mais produtivo e, consequentemente, alcançar melhores resultados.

CRM para clínicas de estética meets
 O que é CRM para clínicas de estética?

Para isso, uma plataforma de CRM, como o Meets, organiza e centraliza dados de todos os clientes e leads em tempo real, deixando-os acessíveis a todos os setores do seu estabelecimento que atuam nos mais variados processos de gerenciamento. Assim, munidos de informações de grande relevância, o seu time encontra maiores possibilidades para produzir mais. Dessa forma, o CRM é fundamental para a sua clínica de estética, a qual, com foco no atendimento de excelência ao público, contará com um suporte que permite a construção de uma relação mais duradoura e consistente com os clientes.    

Como saber se a sua clínica de estética necessita de um CRM?

Para responder essa pergunta, bastaria apenas ressaltar o contexto do mundo atual, marcado pela forte presença das tecnologias nos mais diversos âmbitos e atividades da nossa sociedade. Ou seja, o progresso atual está entrelaçado com os suportes tecnológicos.

Portanto, se você busca se destacar no mercado de estética e progredir com o seu estabelecimento, uma plataforma de gestão de relacionamento com os clientes torna-se imprescindível. Se ainda restam dúvidas, basta questionar-se e refletir sobre alguns pontos:

  • Devo melhorar o relacionamento com os clientes da minha clínica?
  • Com os processos atuais que meus funcionários utilizam, é fácil fidelizar clientes?
  • O volume de atendimentos diários/semanais/mensais é o ideal?
  • Eu possuo informações suficientes sobre os meus clientes? Elas estão organizadas como deveriam estar?
  • Preciso automatizar os processos de gestão na minha clínica para dispor de mais tempo para outras demandas, como o atendimento mais humanizado dos meus clientes?

Após esses questionamentos, vamos conhecer os principais benefícios do CRM para clínicas de estética?

Continue a leitura!

Leitura recomendada: CRM, uma prática necessária aos empreendedores

Quais os benefícios do CRM para clínicas de estética? 

O suporte de CRM ajuda a sua equipe a conhecer melhor os clientes de modo que sejam ofertadas boas experiências para eles. Além disso, o sistema simplifica todos os processos da sua clínica, desde o atendimento inicial do público até o uso dos serviços oferecidos.

Listamos abaixo os principais benefícios do uso do CRM para clínicas de estética. Continue lendo para conferir!

Aumento na produtividade e nos resultados

O CRM garante maior praticidade e mais agilidade ao seu time, visto que integra todas as informações dos seus clientes e leads em um único só lugar, mantendo-o sempre atualizado.

Desse modo, os seus funcionários encontram subsídios para melhor atender o público, visto que conseguem compreender o perfil de cada cliente, englobando aqui uma série de informações que evidenciam as suas necessidades.

Um atendente da sua clínica, ao oferecer um serviço, pode verificar na base de dados quais tratamento estético um cliente já realizou no seu estabelecimento, quantas sessões, quais problemas estéticos o cliente já recorreu para reverter, entre outras especificidades. Munido dessas informações, o atendente pode propor promoções, pacotes de tratamentos, inserindo serviços extras, entre outras ações que aumentem as chances de conversões.

Esse ponto também é aplicado na gestão de leads, quando a equipe possui noção dos passos daquele potencial cliente e já sabe em quais pontos atacar com propostas assertivas.

Além disso, o CRM gera relatórios detalhados que auxiliam você a gerenciar de modo mais eficiente a sua clínica de estética.

Esses relatórios, gerados automaticamente, trazem métricas essenciais, as quais direcionam as análises sobre o rendimento do seu estabelecimento. Assim, a gestão acaba sendo simplificada, na medida em que você encontra maior facilidade para entender os rumos que a sua clínica está tomando, recebendo dados importantes para refletir sobre acertos e pontos a serem ajustados.

Diante disso, com uma maior produtividade e com resultados mais expressivos, a consequência é o aumento de receitas. Esse aumento pode vir tanto do aumento no volume de clientes, sobretudo daqueles gerados pela fidelização, quanto mediante melhorias realizadas através dos feedbacks recebidos.

Centralização e segurança dos dados

CRM para clínicas de estética meets
Armazene os dados de clientes e de gestão de forma segura e centralizada com um CRM para clínicas de estética

Sem dúvidas, uma das principais vantagens de um CRM para a sua clínica de estética é a centralização das informações de todos os clientes em um único lugar.

Com essa centralização, os diversos setores de atuação da sua clínica podem alimentar e acessar, de modo concomitante, esses dados com agilidade, em qualquer lugar.

E sabe qual é o melhor?

Os dados são armazenados de modo seguro!!

Todas as informações estão asseguradas mediante backups disponíveis no servidor, o que garante que esses dados não sejam perdidos.

Você ainda pode limitar em diferentes níveis de permissão o acesso de cada integrante da sua equipe aos dados, os quais são consultados a partir de login e senha. Ou seja, todos os dados da clínica e dos clientes são mantidos em sigilo, com total garantia de segurança.

Portanto, se você quer manter os dados relevantes da clínica e dos clientes em segurança, sem riscos de perdas e/ou de acessos indevidos, um CRM é a solução!

Sendo assim, você simplifica os processos de gestão, diminui o espaço físico que seria exigido com o uso de planilhas manuais, e ainda garante total segurança.

CRM para clínicas de estética trabalha com metas reais

Um dos primeiros passos para você tocar a sua clínica de estética com prosperidade é definir metas. Isso ajuda em um planejamento adequado de acordo com a sua realidade.

Com o serviço de CRM você consegue compreender de modo mais claro suas possibilidades atuais e, a partir disso, planejar ações e perspectivas futuras.

Com os dados gerados, você pode projetar o volume de clientes que pretende ganhar em um dado período, qual taxa de retenção você quer estabelecer, entre outros pontos que são ideias para o progresso do seu negócio.

O CRM trabalha com a realidade e, com os números alcançados pela sua clínica, ele te ajuda a traçar metas e objetivos que possam ser atingidos.

CRM para clínicas de estética permite um melhor controle das finanças

Contando com o suporte de um CRM na gestão da sua clínica de estética, você pode registrar todas as transações financeiras de entrada e de saída que foram realizadas. Dessa forma, é ofertado um controle e acompanhamento mais seguro e eficaz acerca das questões atreladas às finanças, como despesas mensais, os lucros, o fluxo de caixa em dado período, as taxas de inadimplência, entre outros quesitos.

Como o agrupamento de dados, essas informações sobre as finanças da sua clínica ficam guardadas em nuvem, podendo, assim, ser consultadas em qualquer lugar e a qualquer momento. Essas informações, além de dispensar o uso de planilhas manuais, que podem ser perdidas, são atualizadas automaticamente em tempo real.

Além disso, o CRM leva mais praticidade para a sua clínica no quesito transparência. O sistema gera boletos e notas fiscais, de modo automatizado, evitando que esse trabalho seja mais demorado.

Uma vez que os dados de finanças ficam sob responsabilidade do setor financeiro da sua clínica, você pode, como já dissemos, delimitar quais funcionários seus terão acesso às informações, impedindo, dessa maneira, que outras pessoas visualizem as informações. Assim sendo, o sigilo dos dados da empresa e dos clientes fica garantido.

Portanto, você percebe que automatizar a gestão da sua clínica de estética é fundamental para ter um ganho de produtividade e se destacar no mercado. Com o suporte de CRM, ainda tratando-se do gerenciamento das finanças, você recebe alertas sobre situações financeiras inesperadas nas cobranças e pagamentos, o que permite uma ação mais rápida e assertiva para reverter determinadas situações, como inadimplências em pacotes de serviços da sua clínica.

Fidelização de clientes 

CRM para clínicas de estética meets

Fidelize mais clientes com um CRM para clínicas de estética

Como vimos, o CRM fornece dados valiosos para que você conheça os clientes da sua clínica.

E conhecer o seu público é fundamental!

Para isso, é necessário contar com um CRM para clínicas de estética.

A plataforma organiza e disponibiliza dados dos seus clientes e potenciais e as suas jornadas de consumo.

A sua equipe em posse dessas informações saberá os momentos e as formas corretas de entrar em contato com os clientes e ofertar os serviços necessários.

Além disso, com um bom relacionamento, fica muito mais fácil propor programas de fidelidades, entre outras ações, que tragam os clientes para perto de você.

Com essas iniciativas, são abertos caminhos mais largos para você fidelizar os clientes e estimular que eles retornem para a sua clínica para usufruir de outros serviços.

Por exemplo, um cliente ao fazer um processo de depilação a laser na sua clínica pode vivenciar uma ótima experiência a ponto de retomar, posteriormente, para usufruir de outros serviços, sobretudo aqueles mais complexos, visto que foi construída uma relação de confiança.

Para alcançar essa boa relação com o público é fundamental colocar em prática um atendimento humanizado. Os profissionais que lidam com os procedimentos de estética sabem que uma das melhores formas de fidelizar clientes é atendê-los de forma atenciosa e cuidadosa.

Ferramenta de atendimento: uma forma eficaz de fidelizar o cliente

Diante disso, a sua equipe deve estar pronta para atender os clientes da melhor forma, desde o atendimento por canais de comunicação ou na recepção da clínica, até o serviço realizado pelo esteticista. O cliente deve sair da sua clínica satisfeito para que, posteriormente, retorne.

Como o CRM fornece dados sobre os clientes, que tal no atendimento a sua equipe tratá-los com mais proximidade? Chamar pelo nome e demonstrar conhecimento sobre os gostos e necessidades da pessoa já é um bom começo.

Além disso, não se esqueça de ouvir os seus clientes. Dar voz para que eles deem retornos sobre o atendimento e os serviços prestados é fundamental para que ele se sinta acolhido e até mesmo para que você estabeleça as melhorias sugeridas. Nesse ponto, uma pesquisa de satisfação é uma boa opção.

Essas ações ajudam você a reter um número maior de clientes na sua clínica. O foco não deve ser apenas em ganhar o maior volume de clientes possível, mas saber manter aqueles já existentes, visto que um relacionamento duradouro é ideal.

Diante dessa boa relação, uma das consequências é a possibilidade de o cliente indicar outras pessoas para consumir os serviços da sua clínica.

Se uma pessoa que fez alguma sessão de estética na sua clínica obteve uma experiência positiva e saiu totalmente satisfeita, é provável que ela faça uma boa referência do seu estabelecimento para outras pessoas. E nada melhor do que essas indicações para gerar potenciais clientes, concorda?

O CRM para clínicas de estética aumenta o ticket médio 

O CRM tem como principal princípio colocar o cliente no foco de todos os processos.

Se você, ao gerenciar a sua clínica, tem foco no estabelecimento de uma boa relação com o cliente, você está no caminho certo para prosperar.

Com a fidelização dos clientes, é muito mais fácil você vender serviços adicionais a eles, que já conhecem a sua empresa e aprovam o seu atendimento, do que para clientes novos, que em muitos situação ainda ficam com um pé atrás.

Por isso é fundamental você analisar as informações de ticket médio!

O ticket médio é um indicador essencial de desempenho que vai fornecer para você o valor médio de vendas a cada cliente. Resumidamente, o aumento nesse ticket é um excelente indicativo, uma vez que significa que os clientes estão gastando um valor maior em cada serviço utilizado.

Como você conhece os seus clientes, fica mais fácil planejar ações de ofertas de serviços que aumentem, cada vez mais, o ticket médio do seu público. Esse planejamento parte de informações do perfil de cada cliente, os serviços de estética mais utilizados, os problemas que eles pretendem resolver com alguma sessão, entre outros.

Exemplificando: Uma cliente realiza regularmente sessões de depilação a laser na sua clínica. Com a assiduidade dela, você pode propor serviços adicionais, como clareamento de manchas em alguma área do corpo dela, que ajudem a tratar problemas que ela julga ter. Como isso pode agradar a cliente, a chance de fechar mais esse serviço aumenta.

Essa análise de ticket se adapta à realidade de cada cliente, visto que os seus dados cadastrais e as informações de atendimentos, permite que a sua equipe saiba quanto ele está acostumado a gastar. Sendo assim, o vendedor, ao propor um serviço extra, saberá adequar a proposta ao valor médio.

Acompanhamento individual de cada cliente

Você conhece a condição de cada cliente no seu negócio? Sabe quantos deixam de frequentar novamente o seu estabelecimento? Quais os motivos dessa desistência? Sabe quantos clientes agendam uma sessão e não comparecem?

Essas são algumas de muitas questões relevantes que você deve acompanhar para um bom planejamento financeiro, comercial e de marketing.

Contar com um CRM para clínicas de estética é um passo essencial para que você acompanhe cliente por cliente, totalmente de modo individual.

Se um cliente, por exemplo, usufrui de um pacote de serviços na sua clínica e o prazo vence, você saberá quando isso acontecer e, assim, poderá entrar em contato para tratar de renovações e/ou propor negociações para que ele não deixe de renovar.

Além disso, sabe aqueles clientes “desaparecidos”?

Como você tem os dados deles registrados com o CRM, fica fácil você entrar em contato, propor pacotes, enviar promoções especiais e novidades que podem resgatá-los de volta para a sua clínica.

Tudo isso é possível graças ao CRM, que armazena e organiza dados sobre os clientes e ajuda você a otimizar processos. Com isso, fica mais prático e rápido acompanhar cada cliente e tratar diretamente com eles sobre pendências e outras negociações.

Nisso, você torna seus processos mais produtivos e assertivos, com a garantia de que nenhum dado de clientes será perdido.

Quer aprender sobre algumas técnicas para o atendimento com clientes? indicamos a leitura  do conteúdo “8 Dicas de atendimento ao cliente para vender mais”. 

Contribui com o progresso do setor de marketing

Além de todos esses benefícios que já mencionamos, o CRM ainda ajuda no planejamento e na execução de estratégias do setor de marketing da sua clínica de estética.

Tudo isso é possível devido ao fato de o seu time ter em mãos dados valiosos sobre o público, tanto àqueles clientes já existentes, quanto aos potenciais consumidores dos seus serviços.

O setor de marketing acessa as informações dos clientes, entendendo os diferentes perfis e necessidades e, assim, encontra maiores possibilidades de segmentar suas ações para atingir o público de maneira mais assertiva.

Marketing digital: planejar, segmentar, analisar e corrigir

E qual é uma das consequências de ações mais assertivas?

Além de conquistar um volume maior de pessoas para fazerem uso dos seus serviços, você consegue otimizar o orçamento em marketing da sua clínica, visto que passa a investir em estratégias que realmente obtenham resultados positivos. Isso acontece em virtude de a sua equipe de marketing ter acesso aos dados que subsidiam o planejamento de modo que as práticas sejam direcionadas para as pessoas certas.

No ponto da comunicação direta com os clientes, o CRM também garante total suporte.

Uma das estratégias mais recorrentes de marketing na oferta de serviços de estética é o envio de mensagens personalizadas, seja por SMS, e-mail ou WhatsApp. Essa estratégia é considerada por muitos como uma alternativa eficaz.

Com o suporte de um sistema de tecnologia, ao invés de enviar mensagens para todos os clientes, as quais muitas vezes não interessam para um dado perfil do público, você pode filtrar os conteúdos de modo personalizado para direcionar a um dado grupo.

Exemplos de mensagens automáticas para um chatbot de vendas

Por exemplo, nos dias das mulheres ou das mães, você pode enviar mensagens, promoções e/ou descontos para esse grupo em específico, partindo de poucos cliques no sistema, visto que os envios são automáticos, bastando apenas uma pessoa da equipe marcar as tags desejadas e disparar.

As mensagens podem ser enviadas, também, para alertar os clientes de sessões agendadas, o que pode reduzir as ausências.

Otimiza a rotina da sua clínica com uma agenda integrada

Sabe aquela agenda física na qual você anota os horários de cada cliente nas sessões de estética da sua clínica?

Ela pode parecer o material mais organizado possível, contudo, pode causar confusões.

Para evitar isso, é essencial que você conte com um sistema que integre todos os atendimentos da sua clínica, no caso, uma agenda integralizada.

CRM para clínicas de estética meets

Como a agenda integrada, a equipe de atendimento consegue marcar, gerenciar e acompanhar as sessões previstas, os atendimentos e compromissos dos funcionários da clínica e quais salas, aparelhos e procedimentos estarão disponíveis em um dado horário. Tudo isso em tempo real.

Essa agenda além de realizar o controle dos agendamentos, contribui no contato com os clientes. O suporte verifica os agendamentos e envia, de modo automático, mensagens para lembrar as sessões agendadas e ainda fazer orientações específicas acerca de algo que é recomendado antes de uma dada sessão.

Ademais, a sua clínica pode utilizar um aplicativo atrelado ao sistema para que os clientes possam marcar, remarcar ou cancelar consultas e sessões no conforto das suas casas, o que otimiza bastante o processo de atendimento no estabelecimento.

Pronto para contar com um CRM na sua clínica de estética?

Agora que você conhece a importância e os benefícios do CRM para clínicas de estética, que tal testar o Meets  na sua clínica de estética?

Com o Meets você encontra um sistema de prospecção e vendas ideal para a sua clínica bater as metas traçadas e se destacar no mercado de estética.

Com a automatização dos processos, você estará dando passos largos rumo ao progresso da sua clínica.

Faça um teste na nossa solução aqui e veja os seus resultados aumentarem exponencialmente. Você pode também entrar em contato com a nossa equipe via WhatsApp ou através do formulário abaixo


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Posts Populares

spot_img

Posts Relacionados