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CRM, uma prática necessária aos empreendedores

CRM, uma prática necessária aos empreendedores

A sua empresa conhece bem o perfil dos consumidores, as suas necessidades e os históricos de buscas? 

A forma como os processos internos da sua empresa é organizada permite que as equipes de venda e marketing saibam, de modo assertivo, o que precisa ser feito para conseguir maior eficácia nas conversões? 

Em uma realidade de grande competitividade no mundo corporativo, é fundamental que o seu negócio se destaque e que seja estabelecido, cada vez mais, um laço estreito e resistente com os consumidores e os potenciais clientes. 

Para isso, nem sempre analisar, planejar e organizar informações de modo manual é suficiente, principalmente se você almeja obter grande sucesso e se destacar no mercado.

Para alcançar esses objetivos, é essencial contar com o suporte de uma plataforma que auxilia todos os setores da sua empresa, integrando e organizando informações que apresentam grande potencial de mudar as ações e campanhas do seu negócio, permitindo, desse modo, mais resultados positivos. 

Esse suporte é o CRM, o qual vem progressivamente apresentando-se como uma prática necessária aos empreendedores.  

Quer saber mais sobre a importância do CRM para a sua empresa e os motivos pelos quais você deve contar com essa plataforma? Continue lendo este artigo! 

Neste conteúdo, você aprenderá sobre a importância do CRM e os motivos pelos quais o serviço é necessário para os empreendedores, sendo destacados os seus principais benefícios.

O que é CRM e qual o seu papel? 

Você, empreendedor, talvez já conheça a sigla CRM. Antes de destacar os motivos que justificam a necessidade de você contar com o CRM na sua empresa, vamos conhecer mais sobre essa sigla e o que está por trás dela?  

CRM significa Customer Relationship Management, conceito em inglês que pode ser traduzido como Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.  

O CRM é uma estratégia que coloca o cliente como foco de todo o processo, buscando, assim, oferecer a melhor experiência ao consumidor. 

Com o suporte da tecnologia, espera-se conhecer mais a fundo sobre as necessidades e comportamentos dos clientes, buscando, dessa forma, construir relações mais duradouras e consistentes. 

Para isso, o CRM realiza uma gestão inteligente de informações atreladas aos consumidores. Ou seja, são organizados dados referentes à clientes, leads e prospects, negociações, oportunidades de vendas, entre outros pontos, em um único lugar, permitindo que todas as equipes da empresa acessem as informações em tempo real. 

Um dos principais objetivos é encarar a disputa no mercado de maneira mais eficaz, aumentando a lucratividade e alterando os processos de planejamento e operação no atendimento aos consumidores. 

Diante da sua importância, o CRM torna-se uma solução necessária para você, empreendedor, investir no seu negócio e alçar voos mais altos.

Para as empresas que estão em crescimento (ou que almejam isso) ou que já tenham muitos consumidores, contar com o CRM é essencial! 

Pensa na quantidade de dados que são gerados cotidianamente por todas as equipes que compõem o seu negócio. Em todos os processos de pré-venda, venda e pós-vendas, de contatos com leads e prospects, entre outras ações, são geradas novas informações. De modo manual, você pode até confiar que tudo ocorrerá dentro do planejado e que todos os dados serão captados. No entanto, todos nós estamos passíveis a imprevistos. 

Contudo, em uma empresa imprevistos podem trazer impactos negativos de grandes proporções, afetando resultados, atrapalhando negociações e trazendo perdas de dados e prejuízos em diversas escalas. 

Com o CRM você consegue evitar uma desorganização dos dados e possíveis perdas de informações relevantes. As plataformas de gerenciamento de clientes, como o Meets CRM, permitem acoplar informações e distribuir entre os diversos setores corporativos, integrando-os.

Pensando internamente na sua empresa, o CRM compreende a gestão de serviços ao cliente, a gestão comercial e a gestão de marketing. Com o seu potencial e a disposição tecnológica, o banco de dados de um CRM é alimentado por dados de todos os setores, os quais, integrados, torna-se uma válvula de escape de grande valia para a sua organização. Com o acesso a esses dados, as equipes conseguem planejar melhor as ações necessárias e tomar decisões mais efetivas. 

Sendo assim, o CRM é necessário aos empreendedores por ajudar no relacionamento com o cliente, no planejamento de ações assertivas e no aumento da lucratividade, atuando, sobretudo, nos seguintes pontos: 

  • Gestão de leads;
  • Supervisão de métricas de marketing e vendas;
  • Gerenciamento das oportunidades de vendas;
  • Planejamento e organização das atividades a serem cumpridas pela equipe;
  • Suporte nas tomadas de decisões.

Agora que você já conhece o CRM e o seu papel, vamos conferir os seus benefícios e os porquês desse sistema ser uma solução indispensável para a sua empresa. 

Por que o CRM é necessário para os empreendedores? 

O principal fator que justifica a importância do CRM para a sua empresa é a praticidade e a eficácia na oferta e na organização de informações preciosas. Entre essas informações, estão dados sobre as necessidades e/ou preferências dos consumidores, os históricos de buscas e compras de clientes ativos ou de potenciais clientes, o estágio de cada lead no funil de vendas, entre outros que garantem melhorias na operação do seu negócio. 

Essa relação mais próxima com os consumidores cria um campo fértil para a manutenção e fidelização daqueles existentes, e o CRM, nesse contexto, ajuda os empreendedores a reconhecerem o real valor dos seus clientes, além de saber quais caminhos tomar para capitalizar as melhores relações com eles. 

Quanto mais você conhece os seus consumidores, melhor, concorda?

Sabendo das necessidades dos clientes e dos potenciais consumidores, há mais chances de as equipes que operam na sua empresa colocarem em prática ações assertivas, obtendo, assim, maior êxito. 

Ademais, o CRM é, sem dúvidas, um salto grandioso nos métodos de gestão que são utilizados na sua empresa. Em um contexto de alta competitividade no meio comercial, vender um produto de qualidade nem sempre é suficiente para fidelizar clientes e conquistar novos. Pensando nisso, com o uso do CRM no seu negócio você tem em mãos um mecanismo que contribui na compreensão de todas as necessidades do público e, dessa forma, a possibilidade de promover um atendimento de destaque, que, portanto, torna-se o diferencial. 

Por isso, na busca de se destacar no mercado, o CRM torna-se extremamente necessário aos empreendedores, independentemente se estamos tratando de uma empresa de maior ou menor porte.  

Partindo da sua essencialidade para os empreendedores, a plataforma de CRM ajuda você a aplicar as mais diversas estratégias e ações para automatizar e segmentar todos os meios de negociações que envolvem os consumidores e a sua empresa. Como consequência, haverá um aumento na produtividade, a otimização das tarefas (diminuição de atividades repetitivas e cansativas) e o alcance de melhores resultados. 

Querendo saber mais sobre os fatores que fazem o CRM ser necessário para você, empreendedor? Continue a leitura, iremos detalhar ainda mais alguns dos benefícios de ter o CRM na sua empresa. Vamos lá! 

Benefícios de ter o CRM na sua empresa

Conceito de marketing de estratégia de empresa de negócios de crm Foto gratuita

Agora que você já sabe o que é CRM, a sua importância e alguns porquês desse meio ser necessários aos empreendedores, vamos saber mais sobre os benefícios garantidos para você, empreendedor, no gerenciamento da sua empresa.

Soluções diferentes para múltiplos contextos

É importante, a princípio, ter em mente que o CRM não se encaixa somente na realidade de algumas empresas, sobretudo nas de maior porte. 

Se você, empreendedor, ainda tem dúvidas se o uso do CRM na sua empresa trará benefícios, saiba que a sua importância compreende todos os empreendedores que estão buscando melhorar a qualidade do serviço prestado pelo seu negócio e, consequentemente, obter resultados mais positivos. 

O CRM oferta as mais variadas soluções com diversas funcionalidades, pensando, desse modo, se encaixar na realidade dos diferentes negócios, sejam empresas de pequeno, médio ou grande porte, envolvendo, nisso, diferentes custos.

Além disso, o CRM não auxilia unicamente um setor empresarial, mas tem o poder de integrar diferentes setores e atribuir valor semelhante a cada um.

Por essas e outras o CRM torna-se necessário para o progresso do seu empreendimento! 

Centralização das informações e automatização dos processos

Entre os principais benefícios que torna o CRM necessários aos empreendedores destaca-se a centralização das informações.

Com o seu aparato tecnológico, o sistema de CRM integra e centraliza os dados de modo que você consiga acessar a qualquer momento todos os dados importantes sobre os seus clientes e de negociações. 

Além disso, com a centralização dos dados, você consegue ter uma visão mais ampla do seu empreendimento, o que abre possibilidades para a tomada de decisões mais assertivas. 

O CRM, também, garante a automatização das ações, deixando de lado processos obsoletos, geralmente feitos de modo manual, e tornando as etapas mais práticas, com o suporte da tecnologia. 

Com isso, você ganha em qualidade no gerenciamento das informações na sua empresa e mais tempo para se dedicar a outras demandas fundamentais. 

Opera em nuvem

Uma das marcas da praticidade do sistema CRM é o seu armazenamento em nuvem.

E sabe qual o benefício disso para você, empreendedor?

Com o armazenamento dos dados dos diversos setores da sua empresa, de modo integrado, na nuvem, o CRM ajuda a otimizar o tempo e a reduzir os gastos

Com essa forma de guardar as informações, você não precisa investir em instalações, configurações e manutenção de programas nos equipamentos da sua empresa, o que significa menos gastos.

Ademais, por ser um mecanismo que trabalha em nuvem, todas as equipes que compõem a sua empresa conseguem acessar, rapidamente, todos os dados, em qualquer lugar e a qualquer momento. 

Funil de vendas

Sem dúvidas, um dos principais benefícios do CRM para sua empresa é permitir a construção de um funil de vendas.

O funil de vendas possibilita acompanhar a jornada de compras dos consumidores, identificando todo o processo até a efetivação da venda. Ou seja, esse funil possibilita que a sua equipe compreenda os momentos que ocorrem desistências e planejem ações mais eficientes para fechar mais vendas.

Diante disso, o CRM torna-se essencial para que os empreendedores alavanquem os seus negócios, tendo em vista que permite a previsibilidade de resultados, uma otimização na gestão dos clientes, um melhor planejamento para melhorias de produtos e serviços, mais aproveitamento de oportunidades de vendas e, consequentemente, aumento na produtividade. 

Redução de custos 

Com a implementação do CRM você consegue alinhar todos os setores da sua empresa. Assim sendo, com o suporte da plataforma no agrupamento de informações relevantes, não precisa mais perder tempo com busca de dados e com follow ups desnecessários. 

O CRM, portanto, é extremamente necessário aos empreendedores, principalmente para aqueles que pretendem reduzir custos operacionais da empresa e aumentar a margem de lucros e o valor da empresa no mercado. 

Com o uso do CRM você consegue acompanhar e levantar dados importantes para as análises, além de automatizar processos de gestão e de vendas. Com isso, temos uma otimização nos processos, o que permite que a equipe realize novas tarefas e economize tempo. E sabemos que o tempo vale ouro, como dito no vocabulário popular. 

Otimização no trabalho de suporte aos clientes

No contato com os clientes, é sempre importante saber o que eles estão achando dos serviços prestados pela sua empresa.  Como o CRM permite registrar todo o histórico dos consumidores, inseridos nas negociações com a sua empresa e nas interações, é possível sempre colher os feedbacks e solucionar eventuais problemas apontados pelos clientes. 

Sendo assim, agindo de modo mais rápido, tem-se uma otimização no tempo de atendimento ao cliente, o que é traduzido em melhorias na oferta do serviço. 

Integra a equipe comercial da sua empresa 

Quando se pensa no processo de venda um dos maiores objetivos é ser mais assertivo nas tomadas de decisões.

Com o uso do CRM por você, empreendedor, a comunicação interna no departamento de vendas pode ser mais eficiente. Com a centralização dos dados, os diferentes profissionais do setor comercial acessam as informações compartilhadas, o que significa, por sua vez, maior conhecimento sobre o público por toda a equipe. 

Através da utilização do CRM, no atendimento ao cliente que outrora já iniciou contato, um vendedor não precisa mais realizar vários telefonemas ou mandar e-mails urgentes par o suporte, tendo em vista que basta apenas acessar o sistema e conferir todos dados do consumidor, os quais estão dispostos com maior precisão e clareza. 

Além dessa possibilidade, em uma dada negociação a equipe de vendas pode trabalhar de modo cooperativo, a partir do envolvimento de mais de um funcionário, visto que todos eles possuem acesso aos mesmos dados sobre o cliente em questão. Assim, com toda essa praticidade e agilidade, as chances de obter sucesso no processo aumentam significativamente. 

Garante melhorias no controle das suas vendas 

O CRM permite o acompanhamento da emissão dos pedidos que foram realizados.

Como assim? 

A equipe de vendas consegue ter acesso ao histórico individual de cada cliente e ao histórico geral dos consumidores, e isso gera informações preciosas sobre o comportamento de compras. Essas informações envolvem elementos dos mais diversos, entre eles: 

  • Frequência de compra;
  • Quantidade de produtos no estoque;
  • Ticket médio;
  • sazonalidade de compras. 

Tudo isso é possível graças à geração de relatórios e gráficos a partir do CRM, os quais ajudam não só o time de vendas, mas todos os setores a tomarem as melhores decisões. 

Auxilia no acompanhamento de resultados gerais e de vendas

Como vimos, a partir dos dados gerados na plataforma, é possível acompanhar a jornada dos clientes e exercer um melhor controle sobre as vendas que foram realizadas. 

Além disso, o CRM ajuda você, também, a constatar a qualidade do trabalho que está sendo executado na sua empresa, mediante o controle dos resultados que cada vendedor fez ou vem fazendo ao longo de um determinado período. 

Desse modo, estando ciente desses resultados, você pode propor ações de ajustes em alguns pontos de atuação, promover melhorias no trabalho da equipe e planejar novas estratégias de vendas. 

E isso é de grande relevância, afinal, é necessário, também, verificar o desempenho da sua equipe, otimizar o trabalho e realizar feedbacks que sejam convertidos em progressos. 

Comunicação personalizada na sua empresa

Com o CRM, as empresas conseguem personalizar o relacionamento com a base de contatos existente. No diálogo com leads, por exemplo, o contato pode ser via e-mails, ligações ou mensagens, visto que existe um número grande de informações cadastradas sobre o sujeito, as quais dão direcionamento para as equipes da sua empresa. 

Em face dessa praticidade, o contato individualizado e adaptado à realidade do consumidor pode gerar um ganho de confiança e, consequentemente, a fidelização, que se traduz em maiores chances de recompras.  

Qualifica a gestão de leads 

Com a quantidade expressiva de dados armazenados no CRM, a equipe de marketing encontra maior facilidade e possibilidades para alcançar os leads e saber, portanto, identificar os perfis que se encaixam na realidade e que estão mais propensos a tornarem-se clientes. 

Quando o time de marketing atua com qualidade e gerencia de maneira rica os leads, revelando oportunidades comerciais, entra em campo a equipe de vendas, a qual, agora, conta com todo um suporte para fechar os negócios. 

Por isso a importância da integração entre os setores de marketing e comercial, o que representa um dos maiores benefícios do CRM. 

Qualifica a equipe de marketing da sua empresa e a torna mais assertiva

Uma vez que o setor de marketing possui acesso amplo às informações relevantes sobre os consumidores, como o histórico e o trajeto de compras, fica mais fácil implementar ações direcionadas às necessidades dos clientes e dos perfis de leads.  

E na era da comunicação e da informação, nada melhor do que um setor de marketing atuante e de qualidade, concorda?

Fidelização dos clientes

Tão importante quanto ganhar novos clientes é manter aqueles já existentes e isso é ainda mais virtuoso quando os fidelizamos. 

O CRM possibilita que você se aproxime mais do seu consumidor, conhecendo-o melhor. Sabendo mais sobre ele, as suas equipes possuem em mãos os mecanismos necessários para promover experiências customizadas de acordo com as suas necessidades. 

Colocando o cliente no foco dos processos e buscando se aproximar cada vez mais deles, você consegue um maior índice de fidelização, conquistado com um ótimo atendimento.

Tudo isso é possível graças ao CRM, que na gestão de clientes fornece informações valiosas sobre os consumidores. 

Estratégias de cross selling e upselling

Estratégias de cross selling e upselling.. Reprodução: https://www.ecommercebrasil.com.br/.

Com os dados dos consumidores que são obtidos e armazenados, você, empreendedor, pode criar estratégias de cross selling e upselling.

Com o cross selling você incentiva o seu cliente a fechar a negociação de compra, seja através de pop-ups ou a partir de e-mails fazendo lembretes sobre o(s) produto(s) e ou serviço(s). 

Por outro lado, com o upselling você oferta um upgrade do produto, dessa vez, com um custo mais elevado. E por que? Vamos lá!

Você já sabe o que o seu cliente está buscando, certo? Que tal, agora, oferecer o mesmo perfil de produto/serviço, sendo, dessa vez, um mais caro e mais elaborado. A aquisição desse novo produto pode ser uma ótima negociação para o seu consumidor e, consequentemente, para o seu negócio. 

Solução para o fim dos cookies de terceiros 

Fim dos cookies. Início da nova era de dados do marketing. – Meio & Mensagem
Os cookies de terceiros estão com os dias contados. Reprodução: https://www.proxxima.com.br/.

Alguns dos principais navegadores vêm anunciando que deixarão de aceitar cookies de terceiros em breve. Inicialmente foi o Mozilla Firefox, logo após o Safari e, posteriormente, o Chrome.

E quais são os fatores que motivam esses impedimentos?

A proibição segue a tendência de buscar melhorar, cada vez mais, o controle de privacidade, segurança e compartilhamento de dados dos usuários, além de seguir os princípios das leis de proteção de dados pessoais, que vem evoluindo nos últimos tempos. 

Mas, afinal, o que são cookies de terceiros?

Os cookies são códigos de texto que ficam salvos no navegador dos usuários a partir das visitas que são realizadas nos sites. Existe uma série de finalidades com o salvamento desses cookies, como lembrar uma página que já foi visitada, os dados que foram registrados em um dado login e até mesmo itens que foram adicionados no carrinho em um site de compras. 

Os cookies de terceiros, por sua vez, são utilizados para que esses dados possam ser compartilhados para entender como o usuário vem navegando em distintas páginas. Por exemplo, basta você se lembrar quando busca por algum produto e ele fica te perseguindo durante a navegação. Pronto, são os cookies de terceiros atuando.  

E como isso pode afetar o meu negócio?

Isso vai depender da forma como a sua empresa se lança no mercado e como ela busca alcançar os consumidores.

Grande parte dos anunciantes fazem o uso de cookies de terceiros em suas campanhas digitais.

De fato, os cookies de terceiros possuem um papel importante para a publicidade. Quando um anunciante conhece o comportamento dos usuários em distintos sites, são abertas maiores possibilidades de entender os seus hábitos e necessidades, o que, consequentemente, contribui com ações mais certeiras voltadas àqueles considerados consumidores potenciais.  

Diante desse cenário futuro, como você, enquanto empreendedor, pode se preparar para essa alteração?

Se no futuro a coleta de dados por terceiros será dificultada, é necessário que você invista na coleta e na gestão de dados primários, coletados pela sua própria equipe. 

Por isso, as plataformas de CRM vêm se destacando como uma solução.

Uma das principais alternativas é se aproximar cada vez mais dos clientes e construir uma relação sólida com o público-alvo. Assim, um CRM desempenha um papel fundamental na personalização e otimização da experiência dos consumidores, além de possibilitar que as marcas ativem dados de usuários e personalizem o redirecionamento mediante a integração dos setores de marketing e vendas. 

Portanto, pensando em uma perspectiva de futuro, o CRM emerge como uma alternativa necessária para os empreendedores na gestão dos consumidores e, consequentemente, na busca por melhores resultados. 

Preparado para implementar o CRM em seu empreendimento? 

Agora que você já sabe o quanto o CRM é necessário paro os empreendedores, que tal experimentar o Meets? 

Com a nossa plataforma, conseguimos transformar a rotina da sua empresa e facilitar a gestão do relacionamento com os seus clientes. 

Quer saber como contar com um CRM no seu negócio? Confere o nosso conteúdo “Como implantar um CRM na sua empresa.  

Para saber mais como escolher um CRM para a sua empresa, aproveite e confere o conteúdo do artigo “como escolher um CRM para a sua empresa?”. 

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