Por que parar de usar planilhas de vendas?

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Planilhas de vendas. Meets.
Tempo de leitura: 5 minutos

Você ainda é adepto a planilhas de vendas? Já pensou em deixá-las de lado e aplicar um CRM na sua empresa? Conheça agora os motivos para abandoná-las e se adaptar a um sistema mais completo, como o CRM.

As suas planilhas de vendas são um dos seus maiores ativos? Será que você está realizando as aplicações de uma maneira correta para o seu negócio? Se você as realiza de forma certa, além de informações relevantes, ela possui a capacidade de encontrar novas vendas e impulsionar o aumento da receita de sua empresa, o que acreditamos que ela não consiga, não é mesmo?!

É claro que além de não ser o lugar mais adequado para guardar informações de vendas, por questões de segurança, organização e controle, as planilhas de vendas não oferecem os recursos que um vendedor precisa para facilitar a sua vida. Afinal de contas, uma planilha de vendas para clientes é apenas uma planilha. Com ela um vendedor não consegue, por exemplo, fazer um uso inteligente da mesma, tornando-se necessário a utilização de algo além de planilhas de controle de vendas e controle de clientes.

Por isso, a sua empresa precisa sair da era das planilhas de vendas. Como já sabemos, elas são apenas um emaranhado de informações que, acima de tudo, podem estar erradas.

Você precisa de um CRM

Segundo estatísticas de usuários que são adeptos ao CRM, a taxa de conversão pode aumentar em até 300% comparando-se a momentos de não utilização da ferramenta. É claro que esse número se dá por conta dos processos de automação e integração que a plataforma consegue oferecer aos vendedores.

Nós sabemos que, por mais que a sua empresa tenha um processo de vendas padronizado, cada cliente é um cliente e cada prospect é um prospect. Se você quiser ser bem sucedido no mercado super competitivo de hoje, será indispensável um sistema para maximizar a sua taxa de conversão de clientes e garantir que nada saia pelos ralos. É exatamente isso que um sistema de CRM vai permiti-lo fazer.

O seu CRM deve servir para facilitar suas vendas e ajudá-lo a oferecer uma experiência positiva para o cliente. Acima de tudo, o CRM precisa gerar valor para o seu backoffice para ter uma maior eficiência operacional, redução de custos indiretos e insights para análises. Sabemos que certamente suas planilhas de vendas não podem fazer isso por você.

Planilhas de vendas. Meets.
Planilhas de vendas. Reprodução: www.pixabay.com

Pare de usar planilhas de vendas!

Você tem sempre bons motivos para defender o uso das planilhas de vendas? Mas acredite, elas não são tão boas quanto parece. Se sua empresa está buscando mais resultados e a construção de um relacionamento verdadeiro, precisa de mais.

Por esse motivo, selecionamos boas razões do por que você deve parar de usar suas planilhas de vendas para controlar seus clientes e vendas, partindo para um sistema de CRM.

1. Difícil de manter atualizado

Todos nós já tivemos algumas planilhas que ocupam demasiado espaço em nossos computadores, sem que tenham qualquer utilidade.

Sabe aquela planilha que você, em algum momento da vida, iniciou para acompanhar alguma atividade cotidiana importante, mas ao longo do tempo deixou de atualizar como deveria, chegando em um ponto que você nem sabe mais por onde começar a atualizá-la? Esse é um breve resumo sobre o que acontece com todas as planilhas, dessa forma, não resta outra alternativa a não ser deletá-la.

Afinal, ela não tem mais utilidade, não é mesmo?!

As planilhas de vendas e qualquer outra, são incômodas e levam tempo para serem atualizadas. Certamente, se você possui uma planilha de vendas, ela não está sendo atualizada quanto deveria, devido a falta de uso. Mas isso não acontece porque você é preguiçoso. Deve-se apenas ao fato de que o registro de dados em uma planilha simplesmente NÃO é uma parte importante do fluxo de trabalho envolvido em conquistar novos clientes.

Qual é o objetivo de se forçar a sair do fluxo natural de vendas para alimentar uma entrada manual de dados se você não usa esses dados ou os mantém atualizados? Quando você usa uma planilha de vendas para armazenar dados, você realmente não está armazenando nada. O rastreamento efetivo das leads requer consistência e precisão nos dados, por isso que existe um sistema específico para isso, o CRM.

2. Não é facilmente acessível

O acesso facilitado aos dados é crucial para a adoção de qualquer ferramenta. Por isso, dados em nuvem são o futuro da disponibilidade de informações. E muitos especialistas concordam.

Quando você usa uma planilha de vendas para armazenar seus dados, ela provavelmente está gravada localmente em seu computador. Se há mais habilidade com a tecnologia, talvez ela esteja em alguma conta de armazenamento virtual, como Google Drive ou Dropbox.

De qualquer forma, o problema com uma planilha é que ela não pode ser atualizada facilmente, a qualquer momento e em qualquer lugar. Definitivamente, ela não pode ser utilizada por várias pessoas ao mesmo tempo sem muitos problemas e confusão. Se você usa um CRM online, como o Meets, seus dados podem ser acessados e atualizados de qualquer lugar e até mesmo por várias pessoas ao mesmo tempo.

Planilhas de vendas e a falta de acessibilidade. Meets.
Planilhas de vendas e a falta de acessibilidade. Reprodução: www.pixabay.com

3. Não há benefícios e funcionalidades

Por fim, há poucos benefícios e funcionalidades imediatas fornecidas pelas planilhas, tornando-se apenas uma lista com um monte de dados alocados. Obviamente você pode programar dezenas de fórmulas, gráficos e tabelas dinâmicas para ter mais informações. Porém isso vai requerer de muitas habilidades, que grande parte das pessoas não tem.

Todavia, por que gastar o seu tempo configurando e mantendo esse material quando você tem um sistema de CRM que faz isso automaticamente? Com uma solução profissional voltada para vendas, você pode não apenas armazenar dados sobre seus prospects e clientes, bem como analisar esses dados e agir sobre eles.

Desse modo, você converte a sua planilha de vendas em algo útil para abrir portas de vendas e o crescimento do seu negócio.

A importância do CRM

Com a aplicação de um CRM e a substituição da sua planilha de vendas, será possível acompanhar métricas do Customer Success, importantes para o pós-venda e fidelização. Com o CRM também consegue-se verificar a jornada do cliente e mapeá-la, além de criar estratégias de marketing baseadas na sua persona e oferecer um atendimento mais célere e personalizado.

DICA DE LEITURA MEETS: Se deseja saber mais sobre CRM, quando surgiu, seus tipos e para que serve, clique aqui e confira um artigo detalhado no Blog do Meets!

Aposente a sua planilha de vendas e troque-a por um CRM

Além da planilha de vendas não ser o recurso ideal para acompanhar vendas e o seu desempenho comercial, elas possuem funcionalidade limitada e tendem a cair no esquecimento. O CRM é uma ferramenta de inteligência e ele não armazena apenas dados. Essa ferramenta estará disponível para ajudar você a utilizar informações sobre clientes, histórico, datas, negociações e uma gama de dados que ajudarão a ter sucesso em novas vendas.

Mais do que uma lista, o CRM é um recurso. Recurso esse que todo vendedor determinado deve estudar e aprender mais sobre vendas, sobre objeções, sobre os hábitos dos clientes, e principalmente, sobre o que é preciso fazer para fechar novas vendas.

Se você quer ter sucesso em vendas, pense em substituir suas planilhas de vendas por um sistema de CRM de verdade, como por exemplo, o Meets. Nosso CRM entrega facilidade e flexibilidade, sendo conhecido como o “iphone do CRM” por nossos clientes. Além de oferecer diversas integrações, conhecimento dos gatilhos inteligentes e aumento da sua taxa de conversão.

Sua empresa continua perdendo vendas? Está investindo e não obtém o retorno esperado? Então está na hora de conhecer o Meets e alavancar suas vendas. Comece agora mesmo realizando um teste gratuito ou converse com nossos colaboradores.

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