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Por que eu deveria ter um CRM online?

Você conhece um CRM online? Sabe qual a importância da aplicação no seu dia a dia como vendedor e como ele pode ajudar a aumentar suas vendas? Se deseja saber mais sobre a sua relevância para sua empresa, continue acompanhando esse post do Meets!

Segundo um estudo do Nucleus Research, em média, 65% dos vendedores externos conseguiram atingir suas metas de vendas ao usarem o CRM em aplicativos de aparelhos telefônicos. Outrossim, outra pesquisa nos revela que houve um aumento de 29% nas vendas e 34% na produtividade da equipe com a utilização do CRM.

Porém, quando falamos dessa plataforma, levantamos grandes discussões dentro das empresas. Afinal, os vendedores não gostam de se submeter a um CRM online. Mas, como já mostramos em dados e outras publicações, um CRM online pode ser o bem mais valioso de uma estratégia comercial para garantir a saúde dos negócios.

Com isso, entramos em um grande dilema: Como uma ferramenta que pode ser extremamente útil para aumentar seus negócios e vendas pode ser odiada por alguns vendedores e o que podemos fazer para mudar isso? Essa é a dúvida de dezenas de gestores empresariais e, muitas vezes, parece que não temos nenhuma resposta para ela.

Afinal, se forçarmos a equipe comercial a utilizar o CRM online a qualquer custo, podemos colocá-la em colapso, mas por outro lado, se não tivermos um controle e um centro de inteligência em nossos negócios, estamos perdendo competitividade. É nisso que gestores e executivos pensam quando falamos sobre gestão de vendas. E o que todos buscam é uma maneira de falar sobre os benefícios do CRM online para a empresa para que seja possível criar uma cultura em torno desse conceito.

CRM online e estratégias. Reprodução: www.pexels.com

Mas, para isso, precisamos entender um pouco mais sobre o conceito propriamente dito do CRM, para depois falarmos sobre as suas inúmeras vantagens.

DICA DE LEITURA MEETS: Conheça agora um artigo de “Como motivar sua equipe de vendas”, disponível aqui no Meets.

Entendendo um pouco mais sobre o conceito de CRM

Para entender um pouco sobre o conceito de CRM, vamos usar uma rápida analogia para compreender facilmente o seu papel em uma organização. Digamos que você é um membro muito participativo de sua família e tem 10 parentes. Vamos supor ainda que você lembra a data de aniversário de todos eles.

Além disso, você sempre envia 10 cartões de aniversário para os seus parentes junto com alguns presentes. Consideramos que você não apenas lembre dos seus aniversários e endereços, mas também, os detalhes importantes sobre o que eles gostam e portanto o que deve comprar para cada um.

Agora, digamos que cada um desses parentes encontra um parceiro e, com isso, inicia uma família. De repente, você tem 30 parentes com detalhes como endereço, data de aniversário e gostos pessoais, necessários para armazenar e lembrar. Com isso, deixaremos o cérebro totalmente sobrecarregado, iniciando os problemas.

Os aniversários são perdidos ou esquecidos, além de deixar os cartões e presentes menos personalizados e os relacionamentos tornando-se menos verdadeiros.

Mas, nem tudo está perdido

Felizmente temos ferramentas como calendários e agendas que nos ajudam a armazenar e separar essas informações para que não esqueçamos.

Agora, imagine que você é o gerente de uma pequena empresa e ela possui 10 clientes. Você armazenou informações sobre esses clientes na cabeça, acreditando que pode acompanhá-los em sua cabeça, tendo convicção de que não parece uma tarefa muito difícil.

Mas então, seu negócio começa a crescer e você atrai mais clientes. Com isso, será gasto menos tempo com cada cliente, individualmente, e será analisado que um crescimento precisa acontecer em outras áreas do seu negócio para que possa atender a demanda.

Os telefonemas de relacionamento acabam sendo cada vez menos frequentes; os e-mails tornam-se curtos; as ordens são cumpridas tardiamente; e no final, os clientes com menos dinheiro se tornam marginalizados, esquecidos e eventualmente perdidos. É aí que a sua empresa começa a quebrar.

Mas não se preocupe, é para isso que existe um CRM e é justamente nessas atividades que ele vai ajudar você a ter uma atividade comercial melhor.

MEETS INDICA: Se deseja saber mais sobre o CRM, seus tipos e como surgiu, clique aqui e acesse uma publicação do Meets!

Entendendo o sistema de CRM

O CRM é o nome dado ao modelo utilizado para gerenciar o relacionamento com seus clientes, sejam eles atuais ou futuros. Esse sistema é uma metodologia usada para organizar todas as áreas relacionadas ao cliente em uma empresa, auxiliando também na fidelização e automação.

Através da utilização da plataforma de CRM, você poderá ter controle sobre o relacionamento com seu cliente; gerenciamento sobre o andamento do processo comercial e até mesmo projetar o crescimento de sua empresa, analisando se as metas serão batidas.

Muitas empresas utilizam planilhas para armazenar dados de seus clientes. Mas, será que essa é a ferramenta correta? As planilhas se perdem, ficam desatualizadas e podem cair em mãos erradas. Os cartões de visita são importantes para coletarmos informações de potenciais clientes, porém perdem a importância quando ficam jogados em cima da mesa.

Um banco de dados de clientes só tem valor quando todos trabalham juntos para alimentá-lo com dados.

Banco de dados em um CRM online. Reprodução: www.freepik.com

Pensando na utilidade do CRM online

É aí que o sistema de CRM online entra. Para facilitar ainda mais a vida de uma empresa e permitir que o relacionamento aconteça de maneira plena. O CRM online é uma maneira de ter todas as informações e históricos de seu cliente, em tempo real, de maneira segura e, principalmente, centralizada.

Isso transforma essas informações em uma ferramenta de inteligência. Mas, não é só isso, um CRM online tem outras dezenas de benefícios:

  1. Uma maneira de centralizar as informações sobre seus clientes, que podem ser facilmente atualizadas e compartilhadas com toda a equipe.
  1. Todos podem ter um retrato da comunicação da empresa com o cliente e qual a natureza do relacionamento: prospecção, qualificação, negociação, fechamento, descontos e etc.
  1. O CRM online pode oferecer métricas instantâneas sobre vários aspectos do seu negócio automaticamente. Com isso, você poderá gerar relatórios e ter dados para planejar o futuro.
  1. Você poderá ver o histórico do cliente e isso pode servir como um guia para se aproximar dos futuros clientes, ou aprender sobre o que deu certo e o que deu errado, conseguindo entender os clientes e adequar o seu discurso.
  1. O CRM online ainda pode ser sincronizado aos seus calendários e outros sistemas. Com isso, você pode programar lembretes e criar uma rotina comercial mais eficiente.

O Meets, um CRM online, oferece também diversas integrações com outras ferramentas essenciais para as vendas e uma estratégia omnichannel, além de trabalhar com um sistema que consegue aplicar um número para vários atendentes no seu WhatsApp.

Foque no seu cliente com um CRM online

Um CRM online, estará sempre disponível para você e sua equipe tirarem o melhor proveito do desempenho comercial. Além de ser mais barato, simples e fácil de usar do que um CRM hospedado em sua empresa, ele oferece recursos integrados e atualizações em tempo real constantes.

Lembre-se que, empresas que investem em CRM online estão usando essa estratégia para colocar o cliente no centro dos seus negócios, sendo a maneira mais rápida de aumentar as vendas. Como você pode perceber, o CRM online não é mais um recurso opcional para que a sua empresa tenha resultados. Ele é a ferramenta certa para garantir que você tenha o controle comercial da sua empresa, bem como possa planejar o seu crescimento de maneira sustentada, baseada em fatos e números.

O CRM online é um aliado não apenas da empresa, mas do vendedor, que assim, poderá potencializar suas ações e seus resultados comerciais. Como podemos perceber, o CRM online é o grande recurso que um vendedor precisa para ser um super vendedor.

Outrossim, se ficou interessado e quer conhecer um CRM online totalmente facilitado e acessível, conte com o Meets. Nossa empresa oferece o CRM com aplicações no funil de vendas, melhorias de comunicação interna e externa, além de diversas integrações. Está perdendo vendas ou ainda não possui um CRM de qualidade? Não perca mais tempo e teste gratuitamente o Meets ou converse com nossos colaboradores.

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