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Como melhorar o desempenho do departamento comercial

Seu departamento comercial precisa de uma forcinha? Aqui estão algumas ideias que irão fortalecer sua estratégia e resultados

O departamento comercial é a espinha dorsal das empresas.

Para que a sua empresa aproveite e cresça, você precisa de um departamento comercial efetivo para fazer os negócios acontecerem.

Mas, descobrir como melhorar o desempenho do departamento comercial pode ser um trabalho duro, não é mesmo?!

Pensando de maneira prática, precisamos de um departamento comercial para fazer nosso negócio crescer, mas ainda assim precisamos acompanha-lo para garantir que as coisas estão caminhando corretamente.

Isso acontece, simplesmente porque seguir os métodos que costumávamos seguir já não é mais suficiente para que as coisas aconteçam como aconteciam.

Se você tem um departamento comercial que precisa de uma pequena ajuda para melhorar o seu desempenho, pode ser a hora de pensar em novas estratégias, que podem ir além do sorriso e motivação.

Se você já experimentou de todas as técnicas, dicas, táticas e macetes para fazer as coisas acontecerem, não desanime.

Ainda é possível fazer algumas coisas para aumentar o desempenho do seu time.

E, pensando nisso, aqui estão algumas maneiras, que podem ser um tanto quanto inesperadas, de aumentar as suas vendas.

#1. Use o correio de voz a favor das vendas

Hoje, raramente as pessoas conversam pessoalmente, ou pelo telefone.

Isso acontece porque todos estão tentando contato por e-mail nos dias de hoje.

Essa estratégia torna o e-mail um grande problema.

As pessoas estão perdendo muito tempo respondendo ao que quer que seja por lá, que acabam não respondendo ao e-mail do seu departamento comercial, que se perde na multidão.

Ironicamente, o correio de voz é a melhor opção, pois é direcionado para a pessoa com que você deseja falar e sua mensagem de voz geralmente recebe atenção individual.

Se compararmos com o e-mail, poderemos ver que a mensagem de voz tem um impacto maior.

Além disso, é possível criar um script com a sua mensagem (desde que ela seja realmente pessoal) e deixar a mesma mensagem para outros novos prospects.

Departamento Comercial

#2. Construa redes de referências

Toda a equipe comercial está concentrando todo o seu tempo em tentar atingir o maior número de decisores e compradores possível.

Seja da área de tecnologia, RH, marketing, finanças, ou qualquer outra. Mas, nenhum vendedor quer falar com outro vendedor.

Por outro lado, isso pode ser um completo engano.

Que tal se, ao invés de seu departamento comercial estar aficionado pelos prospects, eles estivessem se relacionando com outros vendedores?

Afinal de contas, vendedores vendem o dia todo. Eles conhecem como ninguém os decisores das empresas.

E mais do que isso, eles também precisam vender.

Quando você para de tentar falar apenas com decisores, e conversa com vendedores, você pode concentrar seus esforços na construção de redes de referencias.

Assim, todos saem ganhando, e ao invés de falar com 1 prospect, seu departamento comercial pode construir e trocar referencias de negócios.

#3. Crie demandas para terceirização

Você está tendo problemas para entrar em novos clientes? Será que o seu departamento comercial está tendo uma abordagem holística sobre os processos?

Quem são as empresas que você pode ajudar? O que elas fazem? Como elas contratam?

Às vezes, saber sobre isso tudo não basta. É preciso olhar um pouco mais longe.

Segmente a sua equipe de vendas e destaque 1 vendedor para monitorar diariamente os anúncios de empregos em jornais e portais.

Selecione empresas do porte que você atende atualmente.

Veja para quais vagas essas empresas estão contratando, e selecione as que estejam contratando pessoas para trabalhar com aquilo que a sua empresa faz.

Quando encontrar, peça ao vendedor para ligar para essas empresas e vender a ideia da terceirização, explicando um pouco mais suas vantagens e falando um pouco sobre como pode ajudar.

Obviamente que você precisa ter um discurso de vendas apropriado para falar com essas empresas.

Afinal de contas, elas estão buscando contratar funcionários, não terceirizar o serviço.

Ainda assim, é uma ótima maneira de gerar demanda e se posicionar como líder em seu mercado.

#4. Trabalho voluntário

Isso pode parecer demais, mas é uma excelente oportunidade de criar novas redes.

Você já parou para pensar que muitos prospects de sua empresa estão contribuindo com o trabalho voluntário em lugares diferentes?

Pode ser através do Rotary, fundações, ONGs e outras associações e oportunidades.

E se você incentivasse, de alguma maneira, a participação de seus vendedores nesses eventos?!

Seria uma ótima maneira de conseguir um tempo com um potencial cliente, ou estreitar laços com algum contato que a sua empresa pode estar tentando fazer.

É importante salientar porém, mesmo que a as vendas sejam o real motivo de você aproximar o seu departamento comercial do trabalho voluntário, você precisa se envolver com esse trabalho e contribuir, se quiser que o plano dê certo.

Departamento Comercial

#5. Transforme seus vendedores em jornalistas

Essa pode ser uma dica um tanto quanto sem sentido para você em um primeiro momento.

Mas, nosso papel aqui é fazer coisas diferentes que podem trazer resultados.

Por isso, peça aos seus vendedores para, eventualmente, entrevistar clientes para o seu site, blog, mídias sociais ou qualquer outro canal existente de comunicação.

As entrevistas devem ser genuínas e você deve publicá-las. Isso vai permitir que você crie uma base para o diálogo contínuo, que é exatamente o que os vendedores precisam.

Com isso, o seu departamento comercial ainda consegue mostrar às outras empresas do mercado como pode ajudá-las.

Essa ajuda ainda pode garantir a geração de demanda para novas oportunidades comerciais com empresas parceiras e até mesmo concorrentes dos seus clientes.

Fortaleça seu departamento comercial com essas dicas fora do comum

Se seguirmos os métodos de vendas da velha escola, teremos um departamento comercial inteiro fazendo chamadas frias ou batendo de porta em porta nos escritórios comerciais.

Mas, atualmente, esse não é o melhor caminho a se seguir.

Por isso, precisamos sempre utilizar algumas rotas alternativas. Elas podem ser o que falta para ajudar o departamento comercial a bater as metas.

Além disso, se o seu antigo método de vendas não funciona, apenas repeti-lo cada vez mais, não vai mudar o resultado.

Por isso, o que você precisa fazer é mudar o processo e a estratégia, para que aí seja possível mudar os resultados.

Um departamento comercial que executa uma estratégia mais inteligente e tem novos resultados vai ser muito mais útil ao seu negócio do que velhos hábitos.

Experimente nossas ideias em seu departamento comercial. Depois, volte aqui e compartilhe conosco os seus resultados através dos comentários.

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