Como o seu negócio pode crescer em um mundo digital?
Pensar o mundo atual e deixar de lado o universo digital é fugir da realidade.
Vivemos a era das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). O mundo está cada vez mais digital.
Em maior ou menor intensidade, as ferramentas digitais se fazem presentes em nossas vidas.
São tantas ferramentas, que perdemos até mesmo a conta.
Pensar no universo digital é, imediatamente, fazer alusão a internet. Esta rede se tornou extensão do nosso cotidiano, e muitas atividades rotineiras, sejam pessoais ou profissionais, dependem dela para sua total ou melhor execução.
Por mais presente que os recursos digitais estejam em nosso mundo, há quem ainda tente nadar contra a maré…
Nadar contra a maré é ficar para trás e insistir em se manter no passado.
Na nossa vida pessoal, a negação da realidade virtual é quase a mesma coisa do que colocar empecilhos em nossas relações interpessoais e dificultar nossas tarefas diárias. Do mesmo modo, fugir da realidade no mundo empresarial é perder dinheiro.
Exatamente: perder dinheiro!
Por mais que você possua um negócio e prefira realizar tudo de modo físico, com contato 100% presencial para todas as demandas profissionais, saiba que isso representa um retrocesso.
Enquanto você fica preso no passado, a concorrência projeta o futuro e te deixa para trás. Sabe por que? Porque os “vizinhos” não negam a realidade e, ainda mais, buscam se adaptar à ela. E é justamente isso que os consumidores querem: que você atenda às demandas atuais.
Como falamos, o mundo está cada vez mais digital…
Contatos pessoais com familiares e amigos, demandas profissionais, estudos, lazer…tudo isso, hoje, é feito por intermédio da tecnologia.
Milton Santos, uma grande personalidade intelectual brasileira e grande nome da Geografia, ainda no final do século XX já analisava as mudanças em nossa sociedade, em virtude da evolução das tecnologias, e reconhecia uma nova era: o período técnico-científico-informacional.
Dito e feito!
Com o passar dos anos, esse período se generalizou. Com a chegada da pandemia da Covid-19, mais recentemente, percebemos com mais clareza como muitos segmentos podem funcionar (e funcionam!) totalmente no formato digital.
Essa é a realidade.
De uma geladeira à um notebook de última geração, de um smartwatch à uma reunião de negócios por meio de uma plataforma virtual, a tecnologia é a realidade.
O universo digital não significa que você possui um ambiente alternativo para fazer negócios.
Significa prosperidade. Otimização de tempo. Praticidade. Lucratividade. E, acima de tudo, significa flexibilidade e foco no cliente.
Como falamos, e vale a pena reiterar, o mundo está cada vez mais digital…
O mundo vem se digitalizando com rapidez. Com a pandemia, presenciamos uma rápida transformação digital das empresas e um verdadeiro boom no mercado eletrônico.
Todavia, essa digitalização impõe, também, uma série de desafios.
O mercado atual é muito mais dinâmico e exige ainda mais dos gestores.
Os clientes estão cada vez mais exigentes, ao passo em que a competitividade é ainda maior.
Ou seja, o cliente está no foco de toda a cadeia e para você conquistá-lo é preciso se esforçar.
Ficar preso ao passado, como dissemos, é perder dinheiro.
É abdicar do progresso.
Em face da competitividade, se você deseja vir forte ao mercado atual, é preciso investir em soluções inovadoras, estabelecer uma operação com foco no cliente, reduzir custos e investir de modo cada vez mais assertivo. Com isso, você estará no caminho certo para converter mais, alavancar as suas vendas e conquistar e fidelizar cada vez mais clientes.
O seu negócio pode crescer exponencialmente no mundo digital. Para isso, é preciso que você comece a agir! É preciso que a sua empresa tenha presença digital!
Ficou interessado em saber como agir? Este artigo foi feito para você!
Continue a leitura e saiba como o seu negócio pode crescer em um mundo cada vez mais digital!
Primeiramente, o que seria “presença” no mundo digital?
A resposta é simples: a “presença trata-se, na verdade, da “presença digital”, que é a maneira como a sua marca se projeta no meio virtual, a partir dos variados canais digitais.
Aqui, podemos considerar se a sua empresa está presente e/ou como é essa presença nas redes sociais, na operação de um site, de um blog, de um e-mail, entre outros canais.
No universo digital, as redes sociais, por exemplo, sem dúvidas são peças-chave de uma nova dinâmica. Esses meios estão cada vez mais se difundindo, não sendo, hoje, um ambiente apenas para contatos pessoais.
O WhatsApp, por exemplo, é uma prova disso.
O aplicativo de mensagens tinha, a princípio, sua função voltada para conversas, geralmente aquele bate-papo entre amigos, familiares…
Em face do potencial verificado no aplicativo, o WhatsApp logo caiu no gosto dos empreendedores, independentemente do porte ou nicho de cada negócio.
Sua difusão no mundo empresarial foi tão significativa que o WhatsApp ganhou a sua versão para negócio, o WhastApp Business, que, com o tempo, se aprimorou cada vez mais. Hoje, se você possui um e-commerce, é possível vender totalmente via WhatsApp, visto que o aplicativo não se restringe mais a um ambiente de conversas.
Sugestão de leitura do nosso blog: WhatsApp para comércio eletrônico: quais são as vantagens e desvantagens?
Desse modo, se lançar nas redes sociais é um dos primeiros passos para a sua empresa marcar presença.
Contudo, essa presença precisa ser estratégica, visto que criar um perfil da sua empresa no LinkedIn, por exemplo, não significa que você possui uma boa presença.
É necessário ter estratégias e saber se promover no mundo virtual, para que, desse modo, o seu negócio possa crescer!
Por que é importante estar no mundo digital?
O meio digital possui uma grande capacidade de alcance, diante da sua versatilidade e das diversas possibilidades encontradas nele, e custo baixo quando comparados a outras formas de divulgação e operação. Desse modo, estar presente no meio digital é contar com um ambiente poderoso e mais eficaz para você crescer cada vez mais com o seu negócio.
Ao tratar do porque estar no meio digital, existem alguns pontos principais a se considerar.
Primeiramente, inserir a sua marca no mundo digital é uma grande oportunidade de expandir os negócios. Com o meio virtual, você dispõe de mais canais para gerar leads de modo eficaz, fazendo uso de estratégias de marketing digital que precisam estar bem alinhadas. Sendo assim, marcar presença em um universo cada vez mais virtual é aumentar as chances de gerar leads mais qualificados, aumentar a taxa de conversão e gerar mais receita.
Outro ponto de destaque, é que no meio virtual você passa a andar lado a lado com a tecnologia, o que garante o uso de um sistema automatizado o qual amplia as possibilidades e os recursos para a execução de atividades rotineiras, das quais muitas não podem ser realizadas no ambiente físico.
Desapegue de práticas obsoletas!
Você atua com maior impacto, o que aumenta as chances de conquistar cada vez mais e aumentar a lucratividade. Do mesmo modo, o investimento realizado em publicidade, por exemplo, tende a ser menor do que o realizado fisicamente. Com isso, você reduz os custos e pode investir mais em outros pontos.
Um outro aspecto que se sobressai é o maior alcance. Como crescer no mundo digital? Primeiramente, é preciso alcançar o público. Hoje, a internet faz parte do cotidiano de grande parte da população mundial. O Brasil possui, hoje, mais de 134 milhões de usuários da internet, sendo o terceiro país que mais utiliza redes sociais em todo o mundo, ao passo que os brasileiros passam, em média, mais de 3h40 conectados.
Diante disso, se o público está presente no universo digital, para onde você deve ir?
Justamente para onde os consumidores estão!
Se você foge dessa necessidade, saiba que a concorrência está dando vários passos à sua frente. E esse é justamente mais um ponto que justifica o porquê de você estar no mundo digital. A presença do seu negócio no ambiente virtual é uma forma de se manter ativo em um mercado de grande competitividade. Estratégia bem elaboradas, alinhadas e aplicadas ampliam as chances de você se destacar e, desse modo, ficar à frente da concorrência na corrida.
Por último, ainda cabe destacar a ampliação do contato direto com os clientes. Como já falamos, o cliente é o foco do mercado atual. Portanto, estabelecer uma boa relação com ele é peça-chave para o sucesso do seu negócio. O cliente quer facilidade e rapidez para se comunicar e, em muitos casos, nada mais cômodo do que realizar isso em qualquer lugar e a qualquer momento, via aparelhos móveis, por exemplo.
O novo consumidor
Ao longo das evoluções do mercado, vem se percebendo uma mudança no perfil de consumidor. O cliente deixou de ser aquela figura passiva e se tornou alguém ativo no processo comercial.
Ele não se reduz apenas ao consumo de conteúdos, sendo, hoje, alguém que busca suas próprias referências.
Essa nova dinâmica está, de fato, imbricada nesse contexto de transformação digital. É inegável.
Em face disso, temos clientes cada vez mais exigentes.
Eles não se contentam apenas com produtos/serviços de qualidade, pois isto é obrigação da sua marca oferecer.
Hoje, eles querem ter ótimas experiências de compra.
Para entender isso, é preciso ter em mente que o processo comercial não se reduz unicamente ao ato de colocar algo no carrinho e efetuar a compra, mas envolve todo um processo de pré-venda e pós-venda.
Sabendo disso, promover uma experiência positiva e criar laços fortes com os clientes é ponto-chave para a sua marca progredir.
Se você quer crescer, estar no meio digital é o básico. Inserindo-se no mundo virtual, é importante focar no progresso e buscar uma posição de destaque no mercado. Para isso, é necessário lançar mão de estratégias e recursos que otimizem a operação da sua empresa, de modo que deixe todo o trabalho da sua equipe ágil e prático, o que reflete diretamente nos resultados.
Para ter um bom desempenho no mundo digital, é importante automatizar suas tarefas e processos. Diante disso, é fundamental contar com o suporte de um sistema, como um CRM. A assistência de um CRM de qualidade, como o Meets, auxilia a sua empresa a automatizar as atividades, aumentando a produtividade e otimizando a performance da sua marca. Com isso, você encontra melhores condições para melhorar o relacionamento com o público, gerando mais leads e gerenciando-os de maneira mais organizada e assertiva e construindo laços mais fortes, além de qualificar ainda mais o processo de gestão de negócios.
Dica de leitura do nosso blog: CRM, uma prática necessária aos empreendedores
O que fazer para crescer no mundo digital?
Os resultados não estão dentro do esperado?
As estratégias não vem funcionando?
A taxa de conversão permanece no patamar baixo?
Como anda o ROI do seu negócio?
A taxa Churn Rate vem se tornando uma preocupação?
O CAC também vem sendo uma dor de cabeça?
Sem falar da gestão de leads, né?
São várias preocupações que chegam ao questionamento: “o que fazer para crescer com o meu negócio no mundo digital?”
É preciso agir com cautela e de forma estratégica. Confira algumas dicas abaixo!
Saiba quem é o seu público!
Você conhece realmente o seu público?
O seu negócio tem uma persona definida?
Você tem noção de onde os seus clientes estão e quais canais eles utilizam?
Sabe como alcançar os consumidores?
Para marcar uma boa presença e crescer no mundo digital é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer muito bem o seu público e sua persona.
Já não cabe mais agir a partir de achismos e sair atirando no escuro. Se você faz isso, saiba que está perdendo dinheiro!
É importante agir de modo estratégico e com assertividade e, para isso, é necessário saber quem são os seus clientes.
Você não vai oferecer um produto X para um pessoa que não tem o mínimo interesse por ele, certo…?
Mas…isto ocorre muito.
Muitas marcas atiram para todos os lados e fazem ofertas na internet de qualquer modo, sem saber para quem está vendendo.
Tem muito gestor que pensa que se oferecer para todo mundo, mais interessados vão surgir.
Mas, não é bem assim…
É muito melhor oferecer o produto/serviço certo para a pessoa certa. Isso melhora a experiência do consumidor.
Vamos supor que você é gestor de um e-commerce e imaginar dois cenários:
No primeiro, você oferece um produto do seu e-commerce para um cliente que não demonstra interesse nele. Depois, você oferta outro produto o qual também não desperta interesse do cliente. Posteriormente, você manda um e-mail com a oferta de um outro produto que não o agrada… Isso enche o saco, concorda?
“Ah, mas uma hora ele vai gostar de algo” ou “Ah, acertei de primeira”
Tudo bem. Pode até acertar em um momento ou logo de primeira, por sorte, mas confere quantos tiros errados você já deu antes. Além disso, nem sempre a sorte poderá estar ao seu lado…
Ademais, os tiros errados já são motivos suficientes para alguns consumidores eliminarem a sua marca da rota de consumo, marcando o contato como spam ou bloqueando, por exemplo.
Portanto, corra dos achismos e trabalhe com dados e informações concretas que auxilie a sua marca a ser mais assertiva.
Fique por dentro das dores e desejos dos clientes, tenha uma persona definida, saiba exatamente onde eles estão, quais canais utilizam e o que consomem.
Sabendo do que o seu público está necessitando, você consegue ser muito mais certeiro nas suas estratégias.
Para ajudar você a conhecer o cliente, o Meets CRM otimiza o processo de gestão de leads e clientes, armazenando todos os dados de modo seguro e centralizado e dispondo de uma variedade de recursos que otimizam o atendimento ao público. Com o nosso CRM, você consegue reunir informações diversas sobre os consumidores para nunca mais ficar sem saber com quem está falando.
Aliando um bom atendimento com o Meets, você conquistará cada vez mais clientes e alcançará melhores resultados no mundo digital. Faça o teste da nossa solução agora mesmo clicando aqui.
Fortaleça a presença online da sua marca
Ocupe os espaços nos quais os seus clientes estão!
Conhecendo o seu público, esteja na maior quantidade possível de lugares onde os consumidores estão.
Sendo assim, você consegue direcionar melhor suas estratégias e ser muito mais assertivo.
Conheça bem o seu nicho
Não vale apenas conhecer o seu público se você não possui conhecimento suficiente sobre o seu segmento de mercado e sobre a concorrência.
Como encarar a concorrência em um mercado competitivo dessa forma?
Portanto, conheça o seu mercado, estude sobre os panoramas de momento, as projeções futuras, as tendências em destaque e como a concorrência vem agindo.
A ideia não é se destacar no mercado? Portanto, você tem que se diferenciar.
Saiba como anda o mercado e a concorrência e busque inovar, fazendo a diferença!
Seja certeiro na escolha dos melhores canais de comunicação e relacionamento
Você já sabe que os seus consumidores estão no meio virtual.
Sabe que eles usam amplamente as redes sociais.
Contudo, são inúmeras possibilidades de canais que você pode fazer uso.
Quais canais você deve utilizar?
Este detalhe também importa. Por mais que seja tudo na internet, são canais diferentes, cada um com suas especificidades.
O Twitter, por exemplo, é mais despojado. Ao contrário, o LinkedIn é mais profissional. O WhatsApp e o Instagram são mais difundidos… O segundo tem maior dinâmica… Uns exigem uma linguagem mais rígida profissionalmente. Outros permitem que você seja mais flexível. Tem canais que são mais utilizados pelo público jovem, como o Tik Tok.
Enfim, conhecendo o seu público, você precisa saber onde ele está e marcar presença justamente nesses canais.
Em cada canal, tenha em mente que as estratégias podem sofrer algumas mudanças, em vista da linguagem ideal a ser utilizada.
Entretanto, os canais não giram em torno das redes sociais apenas. Portanto, não pense em marcar presença digital apenas com elas.
Pense na possibilidade de contar com um site para o seu negócio, permitindo diversas funções de negócios e enriquecendo-o de informações.
Além disso, por que não contar com um blog? Criar conteúdo para os clientes e potenciais clientes é uma boa estratégia para captação e fidelização!
Portanto, para crescer no meio digital é importante marcar presença nele. Contudo, não fique apenas nas redes sociais, invista nos múltiplos canais!
Conte com a nossa solução omnichannel com CRM completo, conte agora mesmo com o CRM Meets! A estratégia omnichannel baseia-se no uso simultâneo e de maneira interligada dos diversos canais de comunicação disponíveis na sua empresa. Marque uma forte presença no meio digital e seja assertivo em todos os canais com o Meets. Clique aqui e faça sua conta teste agora mesmo.
Escolhendo os canais ideais, utilize-os e os configure da melhor forma possível!
Ao escolher os canais de atuação, configure-os da melhor maneira possível, inserindo todas as informações nas descrições necessárias e mantendo-os sempre atualizados.
Além disso, não se limite: explore todos os recursos e possibilidades que os canais apresentam.
Por exemplo, se você é dono de um e-commerce e vende através do seu site, mas possui o WhatsApp como um dos canais de comunicação, por que não utilizá-lo, também, como plataforma de vendas?
Explore as potencialidades do WhatsApp Commerce, fique mais perto dos seus clientes, facilite a vida deles e da sua empresa e cresça cada vez mais!
Produza conteúdos de valor
“Por que produzir conteúdo se a minha intenção é vender?”
Cuidado, como mencionamos, o processo comercial não se reduz à venda! É preciso investir em ações para conquistar cada vez mais clientes e fidelizar aqueles já ativos, e produzir conteúdos de valor é uma excelente estratégia.
Por meio desses conteúdos você capta, converte e fideliza clientes.
Contando com um blog em seu site, por exemplo, você tira dúvidas de clientes sobre produtos/serviços e sobre o próprio mercado, além de agregar valor para eles.
Ademais, você cria autoridade no seu nicho e pode se tornar uma referência!
Portanto, explore as diversas possibilidades de conteúdos: publique artigos em blog, divulgue conteúdos nas redes sociais, mande e-mails com informações relevantes e segmentadas, produza e-books, tenha um canal no YouTube…enfim, são diversas opções.
A principal dica é que você ofereça conteúdo para os clientes. Então, saiba direcionar bem o que você produz. De nada adianta enviar um e-mail com um conteúdo para clientes que não possuem interesse.
Para evitar esse problema e agir de modo mais efetivo, explore as potencialidades do Meets CRM e melhore a performance da sua marca utilizando os dados de clientes e negócios!
Invista no Marketing Digital
Falamos tanto em marcar presença, em escolher os melhores canais…em crescer no mundo digital!
Esse crescimento envolve o aumento no quantitativo de clientes, de negociações e, consequentemente, no retorno financeiro
Para isso, é fundamental deixar a sua marca em evidência. É preciso atingir de modo assertivo os consumidores e alavancar as suas vendas.
Em face disso, invista nas estratégias de marketing digital!
Tenha mais alcance e visibilidade, gerando mais vendas e melhores resultados!
Dicas de leitura do nosso blog sobre marketing digital:
Marketing digital: planejar, segmentar, analisar e corrigir
Como as estratégias de Marketing Digital otimizam o atendimento
10 pontos-chave para escolher uma boa agência de marketing digital
Automatize os processos do seu negócio
Facilite a rotina da sua empresa.
Foque na praticidade e na otimização do trabalho e do tempo.
Automatize as operações do seu negócio e veja a produtividade da sua equipe aumentar.
Otimizando tempo e tendo um time mais produtivo, você consegue equilibrar os esforços e atender as demandas de modo mais seguro e certeiro.
Com essa combinação, você consegue se destacar mais no mercado e alavancar os resultados.
Para melhorar a performance do seu negócio, nada melhor do que contar com o Meets CRM.
Com o suporte do nosso CRM, você qualifica todos os setores da sua empresa, deixando-os mais produtivos.
Explore as potencialidades do Meets e saiba como atrair, envolver e manter uma boa relação com o público. Além disso, organize todos os negócios e conheça mais sobre os seus clientes, fazendo uso de múltiplos dados, de funis e de diversas possibilidades de personalização,
Esteja à disposição sempre do seu cliente de maneira rápida e prática, promovendo melhores experiências!
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