8 dicas para implementar o omnichannel em consultórios odontológicos

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8 dicas para implementar o omnichannel em consultórios odontológicos. Meets.
Tempo de leitura: 6 minutos

8 dicas para implementar o omnichannel em consultórios odontológicos

Você possui um consultório odontológico? Sabe pra quê serve a estratégia omnichannel e como ela será eficaz no atendimento e aproximação com o paciente? Conheça abaixo algumas dicas para implementar essa estratégia no seu consultório e otimizar a experiência. 

A estratégia omnichannel baseia-se no uso simultâneo e de maneira interligada dos diversos canais de comunicação disponíveis na sua empresa (SMS, chatbot, redes sociais, e-mail marketing). Aplicando-a no seu consultório odontológico, há um aumento na satisfação dos consumidores, nos serviços oferecidos e na imagem passada pela marca. Consequentemente, haverá também um estreitamento na relação entre o offline e o online, essencial para o desenvolvimento das suas campanhas de marketing do mundo virtual e do real. 

Ademais, segundo dados, as empresas que fazem uso do omnichannel possuem, em média, uma taxa de retenção de clientes de 89%. Nos negócios que não utilizam a tática, o número cai para 33%. Através da análise desse dado, observa-se a importância de adotar o omnichannel em consultórios odontológicos e em outros segmentos. Por isso, entenda abaixo um pouco mais da estratégia e da implantação.

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Omnichannel para consultórios odontológicos. Meets.
Omnichannel para consultórios odontológicos. Reprodução: www.freepik.com

Omnichannel, multichannel ou crosschannel?

Antes de compreender mais sobre a implementação do omnichannel em consultórios odontológicos, observe outros conceitos que podem ser facilmente confundidos por razão semântica. 

O multichannel (multi: muito/muitos; channel: canal) pode ser facilmente confundido com o omnichannel por trabalhar baseado em dois ou mais canais de vendas, não interligando-os e criando uma certa concorrência entre os mesmos. Já o omnichannel, como foi visto acima, fundamenta-se na interligação de canais, oferecendo a mesma experiência de compra e criando ‘autonomia’ para que o cliente possa transitar entre eles na mesma compra. 

O crosschannel (cross: cruzar; channel: canal), uma evolução do multichannel, refere-se diretamente ao cruzamento de canais. Um claro exemplo de crosschannel é quando o consumidor escolhe um produto no catálogo online, realiza a compra pela internet, porém retira a mercadoria na loja física. Dessa forma, há uma complementação de canais, diferentemente do omnichannel que vem para conectar todos os canais.

8 dicas para implementação do omnichannel em consultórios odontológicos

Após conhecer mais dos conceitos atrelados a comunicação e interligação dos canais presentes no seu negócio, observe abaixo como implementar a estratégia omnichannel no seu consultório de odontologia. 

1. Conheça seu paciente

Inicialmente, indica-se o bom conhecimento sobre seus pacientes. Nesse tópico inicial, você precisa entender que o consumidor do seu serviço deve ser peça-chave da sua estratégia omnichannel. Por isso, conheça seu público, veja quais são os tratamentos mais comuns solicitados, quais os canais mais utilizados e as experiências relacionadas a comunicabilidade com o consultório. 

Ademais, marque presença nos canais que seus pacientes estão, assim você consegue obter mais destaque através do conhecimento dos canais presentes no cotidiano da sua persona.

2. Invista em tecnologia

Outrossim, não deixe de investir em softwares de tecnologia para gerenciamento de consultas e centralização de dados. Um CRM para consultórios odontológicos, como o Meets, será essencial para permitir o contato constante com seus pacientes, reduzir falhas do atendimento e na gestão, além de aumentar a venda de tratamentos e fidelizar os pacientes. O sistema operacional também fornece maior organização, suporte e acessibilidade para o seu negócio

A partir daí, você gerencia suas leads advindas dos canais integrados, otimiza seu tempo e a produtividade e assegura dados dos pacientes em uma plataforma que baseia-se na LGPD. Além disso, há a possibilidade da integração com uma agenda eletrônica, deixando de lado as anotações manuais e evitando os choques de horário. Dessa forma, você permite o acesso rápido por diversos aparelhos e o acompanha de perto os dados dos pacientes. 

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3. Selecione os canais e alinhe-os

Como dito no primeiro tópico, você precisa conhecer seus pacientes para oferecer uma melhor experiência. Portanto, há a necessidade de conhecimento sobre quais os canais mais acessados para implantar o omnichannel em consultórios odontológicos. Compreendendo mais sobre os pacientes, você seleciona os canais mais acessados e alinha-os na sua estratégia de marketing odontológico. 

Com isso, você marca presença e obtém destaque nos canais certos, ou seja, aqueles em que a sua persona faz-se presente.

4. Treine sua equipe para adequá-los a estratégia

Ademais, você precisa treinar sua equipe de atendentes para adequá-los a estratégia omnichannel em seu consultório. Eles serão essenciais para otimizar o seu processo comercial e aplicar um atendimento célere e personalizado de acordo com as necessidades de cada paciente. Dessa maneira, há uma melhoria nas interações pré-venda, na venda e no pós-venda, além da aplicação de possibilidades que oferecem atendimento assertivo e humanizado.

Treine sempre sua equipe e capacite-a para alavancar a performance e disponibilizar uma abordagem correta em um tempo correto. 

5. Padronize o atendimento omnichannel

Para a aplicação do omnichannel em consultórios odontológicos, há a necessidade de padronização no atendimento. Complementando o tópico anterior, observa-se a inevitabilidade para que esse modelo de atendimento venha para alavancar a experiência do paciente.

Através disso, você trabalha ativamente com os diversos canais para garantir a excelência no relacionamento e passa a melhorar a percepção do consumidor a respeito da sua marca e do serviço prestado, ampliando a propagação ‘boca a boca’ para atrair novos clientes.

6. Atente-se ao pós-venda

Outrossim, você precisa ter uma atenção especial ao pós-venda. Esse momento do processo comercial vem exatamente para assegurar a melhoria nas chances de retenção, manter um relacionamento duradouro e coletar feedback

A partir daí, você consegue desenvolver ações no seu consultório odontológico que integram o setor de atendimento e vendas, facilitando o uso de ferramentas de automação que são essenciais para o envio de pesquisas de satisfação e disparo de e-mails marketing, por exemplo. 

O pós-venda deve ser feito na busca de auxiliar clientes, por isso, sua equipe deve ser pró-ativa, investir em customer success, saber lidar com as reclamações e gerenciar/otimizar o relacionamento com o consumidor. Também faz-se necessário a coleta do feedback para aplicar melhorias sugeridas e ajudar a promover seu consultório.

7. Monitore os dados e as estratégias

Para obter excelência e implementar facilmente o omnichannel em seu consultório, deve-se realizar um monitoramento dos dados e andamento das estratégias. Com um sistema de CRM, você consegue centralizar dados e acompanhá-los para que essas informações possam agregar na construção de estratégias assertivas

Desde então, seu consultório passa a obter relatórios personalizados que trazem bons frutos não só para a comunicação com o paciente, mas também no auxílio ao relacionamento dentro da própria empresa. Essa monitoria deverá ser eficiente para aumentar a eficácia e possibilidade de otimização de processos internos e externos, corroborando com o aproveitamento do tempo e produtividade dos colaboradores.

Monitore dados com o omnichannel em consultórios odontológicos. Meets.
Monitore dados com o omnichannel em consultórios odontológicos. Reprodução: www.freepik.com

8. Tenha uma central de atendimento

Por fim, indica-se a utilização de uma central de atendimento para otimizar o relacionamento com o cliente e conectá-la a um agendamento eletrônico que facilitará a gestão da comunicação interna. Integrando uma central pelo WhatsApp a um CRM, como é disponibilizado no Meets, seu consultório de odontologia deverá prospectar mais leads, minimizar a ocorrência de erros comunicacionais e de gestão, além de otimizar a criação de estratégias de marketing que são segmentadas de acordo com cada perfil dos pacientes.

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Aplicando ambos os sistemas operacionais, há um aumento na satisfação e retenção dos pacientes e redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Compreendeu mais sobre a implementação do omnichannel em consultórios odontológicos?

Entendeu melhor sobre como implementar a estratégia omnichannel nos consultórios odontológicos? Então não deixe de seguir à risca as 8 dicas citadas acima e prepare-se para trabalhar com todos os canais certos para sua persona

Além disso, reitera-se a importância de contar com uma plataforma que centralize seus dados, possua uma agenda eletrônica integrada, auxilie o marketing e disponibilize uma central de atendimento e vendas com funis personalizados. O Meets, um CRM atuante a mais de 9 anos no mercado, é um sistema indispensável para ajudar na gestão e relacionamento do seu consultório. Nosso software já auxiliou diversas empresas no ramo de saúde e estética a alavancarem a conversão e trabalharem ativamente com leads. Com isso, elas obtiveram crescimento financeiro e passaram a ter reconhecimento no mercado atuante.

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Carol Rodrigues

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