Por que os gerentes são obcecados por tarefas ‘sem propósito’ só para manter a equipe ocupada?

Por que os gerentes são obcecados por tarefas 'sem propósito' só para manter a equipe ocupada? Meets
Por que os gerentes são obcecados por tarefas ‘sem propósito’ só para manter a equipe ocupada?

Você já teve/tem um gerente que empregou tarefas “sem um verdadeiro propósito” ou “sentido” só para mantê-lo ocupado? Você sabe por que ele tomou essa decisão e como um CRM poderia auxiliá-lo a acabar com esse impasse? Confira mais abaixo e entenda sobre o efeito cascata das tarefas sem propósito.

Um estudo realizado em 2016, mostrou que cerca de 600 trabalhadores entrevistados e da área de conhecimento (utilizam seus conhecimentos, inteligência e informações para desenvolver seu trabalho) passavam apenas 39% da sua jornada de trabalho cumprindo tarefas reais. No restante do tempo, eles ficavam encarregados de reuniões, e-mails e atividades que não tinham propósito, ou seja, que não levava nenhum funcionário a objetivo algum, não melhorando como pessoa, nem alavancando a cultura da empresa. 

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Quando essa falta de monitoria do trabalho e do tempo por parte do gerente ocorre, como foi na pandemia no momento em que os funcionários entraram em trabalho remoto, observa-se um aumento significativo na produtividade dos colaboradores, porém também não se pode negar que eles trabalharam por muito mais tempo.

Gerentes obcecados por tarefas e diminuição da produtividade do time. Meets.
Gerentes obcecados por tarefas e diminuição da produtividade do time. Reprodução: www.freepik.com

Esse fenômeno nas empresas se dá por conta do controle que os gerentes acreditam que mantém sobre o trabalhador, mesmo se ele estiver gerando resultados satisfatórios. No pensamento deles, dois trabalhadores que cumprem a mesma função não devem ser avaliados pelos resultados que entregam, mas sim pelo ritmo produtivo que empregam em suas atividades, mesmo que elas não tenham sentido.

Segundo Susan Vroman, palestrante de administração da Universidade Bentley, em Massachusetts, nos EUA, “definitivamente, nós precisamos parecer ocupados, pois sabemos que há pessoas observando”.

Mas como posso resolver esse problema? 

Esse fato retratado acima não é defendido por todos os gerentes e, para romper esse terrível ciclo de atividades sem propósito, alguns acreditam que as tarefas devem ser “baseadas em resultados”, não em tempo trabalhado. Dessa forma, você consegue oferecer uma flexibilidade como recompensa por seu funcionário ter terminado o trabalho mais cedo e entregue com êxito. A partir daí, as tarefas distribuídas agregam valor ao funcionário e a empresa, alavancando a produtividade do mesmo e facilitando o trabalho dos gerentes.

Quando retomamos a discussão sobre o quesito produtividade e trabalho, é impossível não lembrar das funcionalidades atreladas ao software de CRM nas empresas. Observa-se que existem sim comportamentos citados acima no mercado, porém com o Meets, você pode tornar seus funcionários mais produtivos. Mesmo realizando uma quantidade menor de tarefas no seu dia a dia, o CRM auxilia os gerentes no aumento da produtividade da equipe e no alcance de resultados.

Produtividade e CRM

A partir do sistema operacional de CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, sua empresa obtém acesso a diversas práticas e ferramentas que são voltadas para a otimização e estruturação do relacionamento interno e externo da sua marca, facilitando o controle e gestão de processos e personalizando o relacionamento da sua equipe de atendimento e vendas com o consumidor/lead.

Um software de CRM bem estruturado e acessível, como o Meets, consegue entregar recursos como: 

  • Gerenciar as atividades da sua equipe; 
  • Acompanhamento dos clientes através de um funil;
  • Melhor foco na atividade de consultores e vendedores; 
  • Maior mobilidade de informações.

Dessa forma, as automações empregadas são aplicadas no dia a dia para o aumento da produtividade não só das equipes de vendas, mas também as de atendimento, marketing, financeiro e gestão estratégica.

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Conheça mais alguns tópicos sobre desempenho e produtividade no CRM.

1. Otimização da comunicação entre o gerente e a equipe

Como citado na primeira parte do nosso artigo, alguns gerentes/gestores podem acabar encarregando alguns funcionários com atividades desnecessárias apenas para passar o tempo e cumprirem a carga horária. Porém, um CRM pode facilitar o gerenciamento, a comunicação e a delegação de atividades “satisfatórias” para cada membro da equipe, entrando em alinhamento às aplicações do funil de vendas. No software, você estabelece métricas e metas de acordo com sua realidade e perspectiva, além de obter acesso a relatórios personalizados produzidos pelo próprio sistema.

Dessa maneira, a comunicação interna da sua equipe será descomplicada, sem ruídos e atreladas a clareza e transparência, mantendo seus funcionários engajados e motivados.

2. Organização no processo de vendas

A organização no seu processo e/ou ciclo de vendas fica muito mais simplificada e centralizada no CRM. Na plataforma operacional, sua equipe poderá compreender melhor dos clientes/leads e suas necessidades, analisando a fase do funil e personalizando a comunicação. 

Com isso, o processo de vendas torna-se mais rápido e as projeções acerca do motivo de compra e ticket médio do cliente, por exemplo, permitem aos vendedores realizar projeções de compras mais direcionadas e assertivas de acordo com a necessidade/dor do seu consumidor. 

Dessa maneira, a equipe de marketing também será contemplada. Com o sistema, a criação de estratégias e de campanhas eficazes são alcançadas mais facilmente, economizando recursos financeiros e tempo da sua equipe que provavelmente teria que se dedicar a uma pesquisa de dados ainda mais aprofundada e trabalhosa.

Com o software, segmentar e analisar os perfis dos clientes torna-se descomplicado e acessível.

3. Estruturação de tarefas

No sistema operacional de CRM, a organização de tarefas e automatização são obtidas através da disponibilidade do mesmo. Com isso, sua equipe obtém controle sobre as ações que devem ser realizadas, como contactar uma oportunidade, por exemplo. Dessa forma, você mantém os profissionais de vendas em dia com suas atividades e avança no processo de venda das suas leads. 

No CRM, você verifica quais as tarefas atrasadas, agenda follow up com os prospects e acessa às informações de clientes, com análises de para quem ligar ou para quem enviar um e-mail ou WhatsApp. 

4. Upsell e cross-sell mais eficientes

O upsell e cross-sell são conceitos voltados para as metas de negociação e que são favorecidos através do uso do CRM, alavancando a produtividade, as vendas e o trabalho dos gerentes. Enquanto o upsell volta-se para uma estratégia que sugere ao consumidor levar um item mais caro e de melhor qualidade, o cross-sell está ligado à estratégia de realizar uma venda cruzada, ou seja, você estimula o cliente a adicionar produtos/serviços complementares à compra inicial.

Com a plataforma de CRM, os dados sobre os clientes estarão centrados e armazenados em um banco de dados central, facilitando a estratégia de venda do vendedor/consultor para oferecer ao cliente a melhor experiência de compra. 

Dessa forma, você fideliza o consumidor, compreendendo melhor o seu perfil e suas necessidades. Outrossim, você aperfeiçoa suas métricas de Customer Success, Customer Experience e da taxa de conversão.

Upsell e cross-sell na produtividade das equipes comandadas por gerentes. Meets.
Upsell e cross-sell na produtividade da sua equipe. Reprodução: www.freepik.com

5. Acompanhamento do funil de vendas e histórico de atendimento

Sua produtividade será destaque se o funil de vendas e o histórico de atendimento estiverem disponíveis para acesso. No programa operacional, há a disponibilidade de um funil de vendas personalizado para as necessidades da sua equipe e nicho do seu mercado, além do acesso e centralização do histórico dos canais de atendimento, como chat online, e-mail ou telefone. 

Com o uso do CRM, sua equipe se torna mais produtiva, pois não precisará utilizar diversas ferramentas para identificar clientes e oportunidades de negócios. Ademais, você conseguirá realizar um acompanhamento mais detalhado pelo pipeline de vendas, desde o primeiro ponto de contato até o fechamento do negócio, não perdendo clientes por falta de nutrição e assistência.

Pronto para alavancar a produtividade da sua equipe e deixar de lado as tarefas ‘sem propósito’?

Conseguiu compreender como um CRM aumenta sua produtividade e motiva seus funcionários? Deixe de lado as tarefas ‘sem intuito’ e concentre-se em produzir resultados significativos para sua empresa!

Não deixe de contar com o Meets para ajudá-lo na sua mudança e perspectiva comercial. O nosso CRM integrado a uma central de atendimento, já ajudou +2000 empresas a produzirem mais e alavancarem a receita. A métrica de conversão, calculada automaticamente no software, foi um dos pontos-chave para a análise no aumento de vendas.

A produtividade da sua empresa está abaixo do esperado? Prende seus colaboradores em tarefas que não dão resultados assertivos? Não consegue ter um sistema que controla todas as atividades da sua equipe? Não automatiza ações simples e que tomam tempo dos profissionais?

Se sua resposta foi SIM para alguma dessas perguntas, então está na hora de modificar sua realidade com um CRM acessível. O Meets já ajudou empresas de diversos ramos e a sua pode ser a nossa próxima case de sucesso! Não perca tempo e vendas, inicie agora mesmo um teste gratuito na nossa plataforma ou, se preferir, fale diretamente com nossos consultores pelo WhatsApp. Também não deixe de seguir nossas redes sociais e comentar abaixo.

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Carol Rodrigues

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