ROI: O que é e como calcular?
No processo de gestão de uma empresa, não é recomendável aplicar estratégias de forma aleatória e sem nenhum tipo de planejamento. Na verdade, ao gerir uma organização, a tomada de decisões deve ser bastante cautelosa, de modo que o planejamento estratégico esteja presente e a execução, por sua vez, passe, também, por todo um acompanhamento.
No direcionamento dos investimentos, o principal ponto é entender o que dá resultado e o que pode levar o seu negócio ao alcance das metas traçadas. Ser assertivo é essencial para progredir e se destacar no mercado. Contudo, diante de tantas possibilidades para captar e fidelizar clientes em um mercado tão competitivo, como saber o que realmente funciona com maior precisão para a sua empresa?
Você, empreendedor, ao se aprofundar na gestão de negócios, deve esbarrar com uma série de siglas. Este emaranhado pode causar confusões, a princípio, mas, são conceitos simples e, sobretudo, importantíssimos para o cotidiano do seu negócio.
Entre as siglas, temos um dos indicativos econômicos, o ROI.
O ROI é bastante comum no processo de análise de investimentos de uma organização, tendo como principal função verificar retornos financeiros. Trata-se de uma métrica, mediante uma taxa de retorno, que indica quanto um investidor ganhou ou perdeu em relação ao que foi aplicado, o que pode dar uma luz em relação ao momento e às perspectivas futuras.
ROI é uma métrica utilizada para identificar quanto uma empresa ganhou com os investimentos que foram realizados.
Para investir de modo assertivo e consciente, entender o que é ROI é um passo fundamental. Quer saber mais o que significa esta sigla, qual a sua importância e como identificar na sua empresa? Acompanhe a leitura deste artigo!
O que é ROI?
ROI é uma sigla que representa o termo em inglês “return on investment”, traduzido ao português como “Retorno Sobre Investimento”.
De maneira geral, o ROI possibilita que você saiba quanto de dinheiro a sua empresa ganha ou até mesmo perde a partir dos investimentos que foram realizados. Ou seja, trata-se de um indicador que expõe informações valiosas sobre o resultado final das ações e/ou campanhas executadas pelo seu negócio, além de auxiliar na projeção de custos futuros.
Com essa métrica, fica mais fácil identificar os investimentos que realmente estão valendo a pena e aqueles que precisam ser otimizados para terem uma performance mais assertiva.
Portanto, o ROI está presente, sobretudo, nas situações de investimento que envolvem uma relação direta de entrada e saída. Esta métrica permite a mensuração do impacto financeiro de diversos investimentos, como mídias pagas, redes sociais, treinamentos, SEO, etc.
A métrica ROI, quando aplicada e avaliada de maneira correta, traz ótimos insights para otimizar o desempenho do seu negócio. Quer saber como calcular o ROI na sua empresa? Continue a leitura!
Saiba também o que são os KPIs, indicadores de grande importância para o seu negócio. Acesse o texto do nosso blog clicando aqui.
Como calcular o ROI?
Agora que você já sabe o que significa a sigla ROI, vamos aprender a calcular o Retorno Sobre Investimento no seu negócio?
O ROI pode ser um valor positivo ou negativo, dependendo dos resultados que você alcançou em relação às estratégias aplicadas e as metas estipuladas.
Para calcular o ROI, deve-se utilizar a seguinte fórmula:
ROI = (Receita – Custo) / Custo
*Caso se deseje saber o percentual, basta multiplicar o resultado por cem.
Confira a fórmula abaixo:
Vamos para um exemplo para entender na prática.
Vamos imaginar que a sua empresa teve um ganho de R$ 150.000 e o custo de investimento inicial tenha sido de R$ 50.000. Aplicando na fórmula, temos:
ROI = (R$ 150.000 – R$ 50.000) / R$ 50.000
ROI = 2
Ou seja, o Retorno sobre o Investimento (ROI) da sua empresa foi 2 vezes mais do que o custo de investimento inicial. Multiplicando por 100, para saber do percentual, você tem 200%, o que representa este retorno.
Vamos pensar em outro exemplo.
A sua empresa chegou à compreensão de que era necessário captar mais clientes. Para isso, investiu R$ 30.000 em duas campanhas de marketing. Após um período de dois meses, o faturamento em novos negócios gerados foi de R$ 100.000. Dessa forma, aplicando na fórmula ROI temos:
ROI = (R$ 100.000 – R$ 20.000) / R$ 20.000
ROI= 4
Ou seja, as campanhas obtiveram sucesso, na medida em que o retorno foi 4 vezes maior do que o investimento ou 400% maior, o que trouxe grandes lucros para a sua empresa.
O resultado final do ROI pode variar muito. Este resultado vai depender das ações que foram colocadas em prática, da qualidade do planejamento e da execução, entre outros pontos.
O mais importante, é que você, com o ROI em mãos, saiba utilizar a métrica para as análises do desempenho do seu negócio, sendo possível passear por diversos pontos, como:
- Entender quais ações realizadas (ou que deixaram de ser executadas) podem ter influenciado no resultado final;
- Se existe relação entre os investimentos de alto retorno;
- Saber o que das ações que tiveram alto ROI pode ser reaplicado em outras ações;
- Como anda a concorrência? O retorno da sua empresa é semelhante ao da concorrência?
Vale sempre destacar que, apesar dos exemplos acima trazem retornos positivos, o resultado pode ser, também, negativo. Desse modo, caso isto ocorra, significa que o investimento realizado por sua empresa resultou na perda de dinheiro.
Vamos entender mais sobre os elementos que estão presentes na fórmula:
O que é a receita
A receita é todo o valor financeiro que entra devido ao investimento avaliado. Em uma campanha de marketing, por exemplo, você vai verificar os ganhos especificamente partindo do investimento destinado para ela, e não para outras ações.
O que é o custo
Na fórmula ROI, o custo abrange tudo o que a sua empresa investiu para ter a receita. Neste investimento, entra a tecnologia utilizada, as pessoas e os recursos financeiros. Quanto mais detalhado e incorporado for o cálculo, mais precisão você terá no resultado.
Algumas observações para a interpretação do ROI:
- É mais fácil interpretar o ROI quando ele está em porcentagem (%);
- Vale ressaltar que o cálculo do ROI é sobre o RETORNO LÍQUIDO, visto que o return over investiment (ROI) pode ser negativo;
- Se o ROI for positivo, isto significa que o retorno total superou a soma dos custos;
- Se o ROI for negativo, quer dizer que o investimento superou o retorno, o que foi prejudicial aos cofres.
- É fundamental estar por dentro de tudo que envolve os custos e retornos, visto que todos esses elementos vão influir no ROI;
- É importante sempre definir prazos para avaliar e refazer o cálculo do ROI.
Qual a importância de calcular o ROI?
Para uma boa atuação dos diferentes setores da sua empresa, é possível acessar uma série de ferramentas e estratégias de mercado.
A dinamicidade do meio corporativo envia uma diversidade de opções e, na verdade, exige que o seu negócio explore essas múltiplas possibilidades, para, assim, alçar voos mais altos.
Todavia, como identificar quais ações são as melhores para o meu negócio?
É justamente aqui que entra a importância do ROI!
A partir do momento em que você entende qual ferramenta e/ou estratégia pode gerar bons resultados para o seu negócio, os investimentos realizados tendem a ser mais assertivos.
O ROI possui bastante eficácia no tocante à identificar o retorno de uma ação, se adaptando a qualquer tipo de investimento e diferentes canais que você pode utilizar. Além disso, os investidores podem, também, observar o ROI da sua empresa quando forem avaliar a mesma, tendo em vista que o indicador é ponto importante para mensurar se vale a pena investir no seu negócio ou não.
Ou seja, fazendo um apanhado geral, o ROI possibilita que você planeje com maior assertividade, sabendo dos resultados possíveis de alcançar e tendo informações importantes sobre o que foi realizado anteriormente.
A importância de calcular o ROI na sua organização pode ser sintetizada em CINCO pontos-chave:
- O ROI é um indicador essencial para você constatar a lucratividade da sua marca;
- Pode ser utilizado nos mais diversos canais de marketing;
- É uma métrica considerada pelos investidores;
- Possibilita que você planeje metas a partir dos dados;
- Permite que você tenha clareza do tempo necessário para obter retornos.
O ROI possui limitações?
Apesar da essencialidade do ROI para você ficar por dentro dos investimentos da sua empresa e das campanhas de marketing executadas, o ROI possui algumas limitações.
Para explicar melhor, é válido propor uma reflexão a partir de um cenário fictício.
Um ROI calculado com base em uma ação de marketing da sua empresa foi de 5%. Ele é bom ou ruim?
Depende.
Vamos entender!
O ROI não leva em conta a duração do investimento. Ou seja, se o ROI for de 5% ao dia, o investimento é muito bom. Mas se estivermos falando de 5% a longo prazo, em 12 meses, por exemplo, será que é bom?
Provavelmente não, pois o ROI não considera as flutuações de valor devido à inflação.
O cálculo do ROI não leva em consideração o aumento ou redução da inflação, isto é, esse retorno de 5% será dissolvido pela inflação, por impostos, tarifas, entre outras questões bancárias.
O ROI também não considera a sazonalidade, ou seja, se você usa o ROI para avaliar um investimento de médio prazo, pode obter um resultado positivo e pensar que tudo está bem, mas, a realidade pode ser outra.
No entanto, tudo isso pode ser um pequeno detalhe caso o ROI seja utilizado de maneira correta, tanto para planejamento, quanto para avaliação. Tenha sempre em mente onde você quer chegar com o resultado do ROI e quais estratégias e metas estão sendo levadas em conta.
Vantagens de contar com o ROI como base
Conheça as principais vantagens de contar com o ROI como um dos elementos-chave para planejamento do seu negócio:
Corte de gastos desnecessários: Na prática, um dos efeitos de agir em cima dos dados obtidos com o ROI, é saber quais são os investimentos que devem ser mantidos, já que estão dando retornos, e quais são aqueles que estão dando prejuízo ou retorno não esperado. Assim, você consegue ficar por dentro dos gastos que podem ser descartados.
Aumento nos lucros: O corte de gastos por si só já é um fator que auxilia no aumento dos lucros. Mas não se encerra por aí! Pelo fato de o ROI possibilitar que você utilize o caixa da sua empresa da melhor forma possível, a tendência é que as aplicações sejam mais assertivas e, consequentemente, o lucro seja maior.
Resultados mais concisos e duradouros: De nada adianta notar bons resultados apenas no começo e depois voltar ao mesmo patamar e ter uma queda. O acompanhamento do ROI é um processo constante! Tendo o hábito de acompanhar sempre o ROI, a tendência é que você sempre consiga se organizar e tomar as medidas necessárias para manter os bons resultados.
Eleva a motivação do seu time: Trabalhar em uma empresa com bons resultados é ótimo, concorda? Melhor ainda é fazer parte dessa construção. O bom desempenho do seu negócio cria um ambiente de trabalho ativo e saudável, com uma equipe engajada para manter o sucesso da organização.
Você sabia que funcionário engajado é sinônimo de cliente feliz?
Dica-chave 1 para melhorar o ROI da sua empresa: otimize as taxas de conversão
Otimizar as taxas de conversão é uma saída excelente para você multiplicar o ROI!
Você já parou para verificar como andam as taxas de conversão no seu negócio? Estão boas? Estão ruins? Podem melhorar?
Na verdade, independentemente de como esteja, sempre é possível otimizá-las!
Converta cada vez mais oportunidades agindo de modo assertivo! O mercado vivencia uma forte competitividade, o que exige que a sua empresa seja certeira nas ações e se destaque em relação à concorrência.
A busca por converter mais é constante e contar com resultados que te direcionam para isso é um ponto fundamental. Ao mesmo tempo, os o sucesso das conversões vão elevar cada vez mais o Retorno Sobre Investimento das suas ações, que consequentemente vão influir diretamente no caixa do seu negócio.
Dica-chave 2 para melhorar o ROI da sua empresa: conte com o suporte do Meets CRM
O Meets CRM dispõe de uma série de ferramentas e funções que auxiliam você na gestão da empresa e a sua equipe na gestão dos negócios e ações. Com a nossa solução, todos os processos da sua organização se tornam mais práticos e rápidos!
No Meets, você acessa dados necessários sobre todas as oportunidades do seu negócio, para, desse modo, você e a sua equipe sempre estar munida de informações para tomar as melhores decisões. E você já sabe o quanto é essencial ser assertivo, né? Agir com precisão no mercado significa obter melhores resultados e, consequentemente, lucrar mais!
Com o nosso CRM, você consegue passear pelas oportunidades e construir filtros, combinando-as de acordo com os objetivos traçados. Assim, você pode, por exemplo, segmentar melhor os leads e clientes de acordo com campanhas, o que permite melhores resultados e um maior Retorno Sobre Investimento (ROI).
As ações certeiras são, também, melhor planejadas com as funcionalidades que o Meets oferece para otimizar cada vez mais o atendimento ao público. Com um CRM que centraliza dados de contatos de maneira segura, você sempre estará por dentro do que foi tratado com os leads e clientes, o que facilita a execução de ações.
Dentre tantas funções, contar com um CRM é fundamental para otimizar o ROI das ações tomadas pela sua organização. Nada melhor do que contar com o recurso que nos permite gerenciar as atividades individuais e coletivas de modo prático e completo, concorda? Fica muito mais fácil acertar em cheio e alcançar patamares maiores!
Assertividade = melhores resultados = mais retorno financeiro!
Esteja sempre por dentro de informações de grande relevância para a gestão do seu negócio, como relatórios completos e registro de todo o histórico de interação com os clientes. Conte com o Meets CRM para isto!
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