HomeGestãoMotivação da Equipe: como melhorar e atingir resultados

Motivação da Equipe: como melhorar e atingir resultados

Motivação da Equipe : como melhorar e atingir resultados

A motivação da equipe é peça fundamental no sucesso de vendas e o trabalho em equipe tende a apresentar um potencial muito maior de sucesso e eficiência na maioria dos cenários.

Entretanto, não há como negar que uma equipe desmotivada pode acabar gerando mais resultados negativos que positivos para seu ambiente de trabalho e negócio como um todo.

Quando o assunto é atingir objetivos e conquistar as metas estabelecidas para sua equipe, não há nada melhor que trabalhar com outros profissionais motivados, engajados e que se sintam no mesmo barco.

Gostaria de atingir isso em seu próprio negócio? É exatamente para isso que preparamos esse artigo sobre motivação de equipe, com dicas e boas práticas que você pode empregar em seu próprio negócio para engajar colaboradores, melhorar o ambiente de trabalho e, consequentemente, alcançar objetivos com mais facilidade.

1. Seja um líder presente

O primeiro passo para motivar a sua equipe é ser um líder presente. Não seja aquele chefe que não participa do trabalho de seus colaboradores e só aparece de vez em quando para apresentar metas e cobrar resultados.

Pelo contrário, coloque-se à disposição de seus colaboradores e integrantes de sua ou suas equipes.

Ser um líder acessível é um diferencial que te permite acompanhar de perto o trabalho de cada colaborador, assim como identificar as principais dificuldades, obstáculos e desafios que os mesmos estejam encontrando.

A partir disso, você poderá apresentar novas alternativas e fazer ajustes operacionais ou estratégicos conforme necessário – esse tipo de preocupação, atenção e compreensão por parte do líder da equipe faz toda a diferença.

2. Estabeleça metas realistas e claras

Não há como negar que criar metas inalcançáveis é algo extremamente desmotivador para seus colaboradores. Metas são um foco de pressão para funcionários e, exatamente por isso, é importante reconhecer a importância de estabelecer metas realistas e claras para a sua equipe.

Caso contrário, o nível de entusiasmo para tentar atingir a meta definitivamente não será o mesmo e, inclusive, isso pode gerar atrito e insatisfação entre integrantes de sua equipe, danificando significativamente o ambiente de trabalho.

Por isso, aprenda como construir metas de vendas que façam sentido e, novamente, coloque-se à disposição para auxiliar sua equipe a atingir as metas estabelecidas. Dessa forma você conseguirá fortalecer o senso de propósito e aumentar a motivação de equipe em seu negócio.

3. Reforce a importância do trabalho dos colaboradores

Estabelecer metas realistas é muito importante, mas não basta simplesmente exibir os novos números e esperar que isso seja o suficiente para impulsionar a motivação de equipe.

Para que sua equipe se sinta motivada a atingir os resultados almejados, reforce a importância do trabalho e como tais resultados impacta o crescimento da empresa como um todo – faça com que os integrantes de suas equipes se sintam importantes e cruciais para o crescimento da empresa.

Além disso, é importante apresentar como o trabalho de cada colaborador impacta os resultados da equipe como um todo, gerando um senso de responsabilidade não apenas para com as metas estabelecidas, mas também para com os próprios integrantes de uma equipe.

Esse diferencial permite que os próprios integrantes de uma equipe sejam capazes de motivar outros integrantes a desempenhar suas tarefas da melhor forma possível.

4. Otimize a comunicação interna

A boa comunicação é um elemento-chave para que você e sua equipe consigam executar tarefas e desempenhar de forma eficiente. Quanto pior for a comunicação interna em sua empresa, pior será a produtividade no trabalho de seus colaboradores.

Não estamos falando apenas sobre a comunicação entre os integrantes de sua equipe, mas também dos mesmos com outras equipes, setores e departamentos que fazem parte do trabalho a ser executado de forma geral.

Um bom exemplo seria a comunicação entre a equipe de vendas e a equipe de marketing. Essa comunicação pode gerar resultados positivos e com isso mais motivação da equipe.

É necessário que todos os integrantes sejam capazes de compartilhar informações através de canais bem estruturados, rastrear tarefas e etapas do processo e garantir a disponibilidade de dados relevantes.

Hoje, você pode encontrar múltiplas ferramentas de comunicação interna. Nós recomendamos o uso de um CRM (Customer Relationship Management) para que você possa centralizar tanto as informações de seus clientes, quanto rastrear tarefas e estruturar o trabalho de toda a sua equipe – assim como de múltiplos setores e departamentos.

5. Ofereça retorno e cobre feedback de sua equipe

Dar feedback, é algo crítico para que você consiga garantir um bom ambiente de trabalho e para que possa corrigir situações adversas antes mesmo que elas se tornem um problema grave.

Como um líder, ao invés de simplesmente delegar tarefas e aguardar pelos resultados, cobre feedback de seus colaboradores para que possa manter o trabalho alinhado com os objetivos pré-estabelecidos.

Mas cuidado, não estamos sugerindo que você deva começar a executar o microgerenciamento – muitos profissionais trabalham melhor sem o acompanhamento excessivo de seus superiores e isso também pode impactar negativamente a motivação de equipe em sua empresa.

Como líder, seu foco sempre deve ser potencializar o trabalho em equipe, assim como manter funcionários engajados e satisfeitos.

6. Reconheça os sucessos de seus colaboradores

Sua equipe bateu uma meta? Um colaborador em específico conseguiu fechar um negócio extremamente importante para a empresa? Não permita que esses feitos passem batidos.

Tome tempo para reconhecer o sucesso de seus colaboradores e, inclusive, considere estruturar incentivos para equipes ou funcionários que estejam geram resultados positivos.

Entretanto, tenha em mente que incentivos exclusivos podem gerar competições internas entre os colaboradores e, dependendo de seu ambiente de trabalho, esta pode não ser a estratégia ideal para motivar a equipe.

7. Estimule um ambiente de trabalho saudável

Uma equipe desmotivada pode se tornar o catalisador de um ambiente de trabalho contraprodutivo e insatisfatório para seus funcionários.

Portanto, busque identificar todos os elementos e aspectos de seu negócio que possam estar afetando negativamente os integrantes de sua equipe e busque estimular e proporcionar um ambiente de trabalho saudável para seus funcionários.

Para isso, considere realizar atividades fora do ambiente do trabalho e busque fortalecer o relacionamento interpessoal, criando oportunidades de interação fora do ambiente corporativo.

É exatamente visando atingir este objetivo que alguns líderes preparam almoços, viagens e outros benefícios para as suas equipes.

A humanização do trabalho e o bom relacionamento são fortes estimulantes para um ambiente de trabalho positivo e, consequentemente, uma equipe motivada.

8. Melhore a integração de novos colaboradores

Recrutar novos integrantes para uma equipe pode ser algo desafiador para todos envolvidos – especialmente caso isso ocorra em resposta à uma substituição de um funcionário afastado por quaisquer motivos.

Por isso, sempre que introduzir um novo integrante à uma equipe ou, certifique-se de integrá-los e desenvolva uma cultura organizacional capaz de dar suporte à novos colaboradores, de forma que veteranos possam compartilham sua experiência e ajudá-los a se sentir bem vindos, ao invés de afastá-los.

9. Saiba como gerenciar conflitos

Em algumas situações, como discussões de estratégias, mudanças organizacionais e outras situações comuns no dia a dia de uma empresa, conflitos podem ser inevitáveis.

O importante aqui é saber como gerenciar conflitos para que eles não se escalem e acabem impactando negativamente seu ambiente de trabalho ou diretamente a motivação da equipe.

Para motivar pessoas durante conflitos, é importante reforçar o foco nos resultados e apresentar soluções que possam ajudá-los a superar os desafios impostos pelos agentes responsáveis por criar atrito tanto entre colaboradores, quanto entre integrantes e a sua empresa como um todo.

10. Invista em treinamento para motivação da equipe

Por fim, mas definitivamente não menos importante que todas as outras dicas apresentadas em nosso conteúdo, uma equipe capacitada e que pode contar com seus integrantes para desempenhar tarefas em um alto nível profissional tem maiores chances de se manter motivada.

É exatamente por isso que você deve investir em treinamento sempre que julgar necessário o fortalecimento do conhecimento operacional ou técnico de seus funcionários.

Isso é especialmente importante quando alterando processos internos ou remanejando equipes ou realocando funcionários.

Pronto para fortalecer a motivação de equipe?

Todos estes aspectos organizacionais são muito importantes para fortalecer a motivação de equipe e permitir que seus colaboradores possam manter o foco em desempenhar suas próprias funções da melhor forma possível, compreendendo a importância de seu próprio trabalho e almejando atingir as metas estabelecidas pela empresa.

Primeiramente, como gestor e líder, pense em como melhorar a sua estrutura organizacional no que diz respeito à pontos-chave relacionados ao trabalho em equipe, como a comunicação, acesso à informação e o reconhecimento.

Faça uma análise interna, identifique pontos negativos e não deixe de usar ferramentas profissionais que possam ajudá-lo a melhorar o desempenho de colaboradores.

Por fim, se você ainda não é capaz de criar, delegar e rastrear tarefas de forma eficiente, rastrear o desempenho de cada colaborador e da equipe como um todo, assim como avaliar relatórios com dados concretos, está na hora de conhecer os diferenciais oferecidos pelo Meets CRM.

Para mais ajuda de como usar o Meets acesse nosso tutorial .

Teste também nossa solução oficial do Whatsapp Business que possibilita uma central de atendimento de Whatsapp com vários atendentes e apenas 01 número.

7 COMENTÁRIOS

  1. […] Pensar de forma positiva sempre, mesmo nas piores situações. Sabemos que não é tarefa fácil. Mas lembre-se que existe sempre soluções  para os piores momentos.Mesmo quando foi atacado por um grande tubarão, Mick Fanning teve a tranquilidade de pensar e lutar contra ele. Bateu com sua prancha e conseguiu sobreviver. Perdeu o equipamento mas se manteve vivo.Sua empresa já entregou os pontos? Analise a situação e veja rapidamente quais as possibilidades. E não esqueça: trabalhe em equipe. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Posts Populares

spot_img

Posts Relacionados