5 P da crise, a lição e o ataque de Tubarão

5 P da crise, a lição e o ataque de Tubarão

Ataque de Tubarão a Mick Fanning, uma lição com 5 P e a crise . Esse texto não era pra estar num site de esportes?

Confira até o final e entenda um pouco mais.

O ataque de tubarão ao surfista Mick Fanning na bateria final na África do Sul em 2015, (veja no vídeo), é um fato inusitado e épico.

Dois tubarões brancos, um ataque levando parte da rabeta ( parte de trás) de sua prancha e uma presença de espírito e de iluminação, salvaram o três vezes campeão do mundo. Antes de ser uma tragédia ao vivo , foi um momento de glória.

Ao ser rapidamente resgatado e na sua entrevista, é claro seu estado era de choque.

Mas o que tem haver isso com  a crise atual ?

É certo que hoje só se fala em crise. Pandemia total no mundo ,política, econômica, ética enfim todo tipo de crise. Vivemos num mar infestado por tubarões, onde as empresas estão cada dia mais numa situação de retaguarda.Esperando a próxima onda chegar com bons ventos de negócios.

O que faz a diferença de um surfista bom e um surfista excelente é sua postura diante das situações dentro do mar.

Ao invés de ficar esperando uma mudança de maré, uma mudança de vento e uma melhor onda, o surfista excelente está constantemente procurando novos lugares, remando atrás de uma onda quando está competindo em uma bateria , se posicionando para estar no lugar certo, na hora certa.

Se posicionando para fazer a “leitura” correta da onda  ser surfada. Enquanto está fora da água o surfista se prepara física e mentalmente para o que vai enfrentar no mar.Pode ser uma onda gigante, um tubarão branco, ou mesmo uma lesão grave que possa lhe deixar em estado crítico.

As empresas que desejam sobreviver a essa crise com mar agitado e águas turvas devem ficar atentas para alguns detalhes:

Os 5 Ps para você aplicar no seu negócio

1-Preparação

Se você empresário ficou pensando que seu faturamento nos últimos anos jamais iria cair e que sua equipe de vendas daria conta do recado,agora você começou  a ver que não estava preparado para enfrentar esse maremoto. Mas calma, ainda dá tempo. Os tubarões ainda não atacaram. Invista em treinamento, preparação e muita qualificação.  Essa pode ser a diferença de sobrevida que sua empresa terá. Lembre que Mick Fanning não entrou no mar sem se preparar. E mesmo chegando 3 vezes ao título mundial, ele sempre continuou a treinar. Você costuma treinar sua equipe?

2-Postura

Tenha uma postura pro ativa. Não espere que a onda venha até você. Na verdade ela já chegou. Procure enxergar as oportunidades e os riscos onde ninguém enxerga. Você só consegue enxergar quando está bem preparado. Se sua empresa ou você  não estiver preparado não irá perceber as oportunidades e os riscos no oceano azul.

3-Positivismo

Pensar de forma positiva sempre, mesmo nas piores situações. Sabemos que não é tarefa fácil. Mas lembre-se que existe sempre soluções  para os piores momentos.Mesmo quando foi atacado por um grande tubarão, Mick Fanning teve a tranquilidade de pensar e lutar contra ele. Bateu com sua prancha e conseguiu sobreviver. Perdeu o equipamento mas se manteve vivo.Sua empresa já entregou os pontos? Analise a situação e veja rapidamente quais as possibilidades. E não esqueça: trabalhe em equipe.

tavarescma.mick fanning ataque de tubarao

4-Perseverança

Certamente os campeões não deixam de tentar mais um título. E você já desistiu de conquistar seu espaço no mercado? De vencer esse momento de crise? Desse novo normal?

A luta para pagar as contas continua. Muito imposto, legislação complicada e você lutando pra se manter vivo nesse mar cheio de tubarões.

5-Posicionamento

Onde sua empresa está nesse momento? Se você ver o vídeo  ou essa imagem abaixo vai verificar que o tubarão veio por trás para atacar. Alguma similaridade com sua vida empresarial?

Os ataques a seu negócio são sempre de surpresa. Como foi com o COVID

Repare que numa fração de segundo Mick Fanning reage e se defende. Seu posicionamento foi fantástico. Fruto de uma preparação anterior. E sua empresa está bem posicionada?

tavarescmaWorld Surf Lea.gue

Pense nisso. A diferença que faz os profissionais e amadores pode ser a vida e a morte. Você pode até dizer: ele teve muita sorte.

Eu costumo dizer: a sorte vem quando você está preparado.

Se você procura alguém pra te ajudar na preparação de sua empresa nesse mar infestado de tubarões que estamos hoje e ainda nessa crise que já quebrou e ainda quebrará diversas empresas, conte conosco. Abra sua conta teste agora.

No Meets CRM temos uma equipe preparada pra te ajudar. Sinceramente, eu não quero pilotar o jetski pra te resgatar. Quero que você esteja preparado.

Deixa sua opinião e comentários abaixo sobre o que você ou sua empresa estão fazendo nesse momento.

Tavares

Tavares

Deixe seu comentário

Posts Recentes

Sobre nós

O Meets foi concebido para tornar as coisas simples e práticas. Ao permitir que você visualize todo o seu processo de vendas acompanhando as atividades certas a serem realizadas.

Siga-nos

Vídeo Tutorial

Comece com conta GRATUITA!

Nenhum cartão de crédito é necessário.
Ao clicar em “Cadastre-se”, você concorda com a nossa Política de Privacidade