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Tudo o que você precisa saber sobre market share

Tudo o que você precisa saber sobre market share

Você já ouviu falar de market share? Conhece a importância para sua empresa? Sabe como calcular e como aplicar estratégias assertivas? Confira mais abaixo e descubra como utilizá-lo na sua marca.

O market share, conhecido também como quota do mercado ou parcela do mercado, é conceituado por uma participação percentual de mercado que determinada empresa possui naquele setor. Ele também pode ser relacionado ao volume de vendas que sua marca possui comparado ao segmento.

O cálculo do market share será essencial para analisar a tendência do seu negócio (se sua parcela de mercado vem aumentando e você está vencendo a concorrência, ou ela está baixa e você está perdendo vendas) e mensurar seu valor (nesse ponto considera-se a relevância e consolidação do seu produto/serviço aos olhos do seu consumidor). 

Ademais, quando você conhece bem seus indicadores de desempenho, como o market share, você demonstra um maior conhecimento não só da sua organização, como também das estruturas comerciais, mercadológicas, logísticas. Há um maior reconhecimento sobre a retenção de clientes, a sua concorrência e o andamento das suas ações de marketing. O market share será utilizado como uma ‘bússola’ da visão da sua empresa.

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Importância de analisar seu market share. Meets
Importância de analisar seu market share. Reprodução: www.freepik.com

Como calcular seu market share

Para cálculo da sua métrica de market share, você poderá descobrir a partir de três formas e do cálculo básico de uma regra de três simples. Para isso, considere, inicialmente, o seu volume de vendas. Nele, você deve descobrir o quanto as pessoas gastam em negócios como o da sua empresa, ou seja, a área de atendimento/abrangência. Para esse cálculo, imagine que sua empresa fabrica bermudas e vende 3 mil unidades por mês, porém seu mercado/nicho de atuação conta com uma saída de 6 mil itens, seu market share (como mostrado no cálculo abaixo) será de 50%.

6.000 = 100%

3.000 = X

3.000 x 100 =  300.000/6.000 = 50%

Ademais, através do faturamento, você poderá comparar o número de vendas e valores de maneira direta. Para isso, imagine que outras 3 indústrias que fabricam bermudas (como no exemplo citado acima) estão situadas de forma conjunta e elas faturam unidamente 1 milhão por mês. A sua empresa é responsável por vender 250 mil mensalmente. Dessa forma, seguindo a regra de três apresentada abaixo, seu market share seria de 25%.

1.000.000 = 100%

250.000 = X

250.000 x 100 = 25.000.000/1.000.000 = 25%

Por fim, há como calcular o market share considerando seu número de clientes. Para esse cálculo, você deve saber quantos consumidores em potencial você possui e quantos serão efetivamente atingidos. Dessa forma, imagine que uma consultoria de contabilidade atende cerca de 15 empresas, sendo que 60 da sua área de abrangência contratam esse tipo de serviço. Realizando a regra de três simples, temos o seu market share em 25%.

60 = 100%

15 = X 

15 x 100 = 1.500/60 = 25%

Além da realização desses cálculos, você poderá fazer uma pesquisa de mercado juntamente com o público da sua empresa. Essa será uma ação que demandará tempo e dinheiro, portanto, é indicado investir mesmo em um CRM que automatiza ações e prepara formulários dentro da própria plataforma, aumentando seu conhecimento sobre seus clientes/leads e seus concorrentes.

DICA DE LEITURA MEETS: Você sabe como criar e integrar um Google Forms em seu site? Confira agora um texto no Blog do Meets sobre a utilização dessa ferramenta e como ela poderá captar leads ou enviar pesquisas da sua empresa, alavancando o engajamento do seu consumidor.

Market share X Customer share

Em alguns momentos, o conceito de market share pode ser confundido com o de customer share. Para que isso não ocorra, você precisa compreender um pouco mais sobre o customer share e para quê/quem esse conceito recente é voltado. 

Como foi visto, o market share estará diretamente voltado para a participação de mercado que que seu empreendimento possui. Todavia, o customer share foca na aproximação do cliente com sua marca, oferecendo possibilidades personalizadas e conforme suas necessidades. Dessa forma, você passa a compreender melhor as dores dos seus clientes, personalizar campanhas de marketing e atendimento, além da melhoria no relacionamento e fidelização. 

Através da sua visão de geração de valor e receita, o customer share vem para reafirmar a qualidade do relacionamento com quem utiliza seus produtos/serviços e alavanca sua receita. Além disso, com a aplicação de uma estratégia de diferenciação, o customer share se envolve na qualificação do atendimento aos prospects/clientes, já que ele pensa sempre em ofertar os melhores produtos/serviços, pensando em atender as necessidades do consumidor e, se necessário, prestar assistência e ter empatia pelo cliente.

Já para o market share, a geração de valor e receita estará diretamente ligada a esse aspecto de mensuração e no número de clientes que adquire seu produto/serviço. Outrossim, na estratégia de diferenciação, o market share deve se destacar no ponto sobre o que sua empresa oferece e por que os consumidores deveriam comprá-los.  

Ambos os conceitos trabalhados nesse tópico devem ser levados em consideração para que sua empresa possa empregar uma ampliação na obtenção de resultados e melhoria nas vendas.

DICA DE LEITURA MEETS: Que tal conhecer as 7 estratégias para você ter mais foco no cliente? Clique aqui e confira um texto objetivo e detalhado, disponível no Blog do Meets!

Como posso aumentar meu espaço no mercado de atuação?

Para ampliar seu espaço no mercado de atuação e obter destaque de forma sustentável, algumas estratégias podem ser levadas em consideração. Confira mais abaixo e saiba como alcançar o sucesso dessa iniciativa.

Planejar e investir em ações de marketing assertivas

Inicialmente, busque se planejar e investir em campanhas/ações de marketing mais assertivas e direcionadas. Com isso, você consegue ser mais cirúrgico na forma como se comunica com o seu público-alvo e na maneira que os converte. 

Para isso, amplie sua presença nas redes sociais, trace as estratégias de marketing offline (se desejar) para um determinado período, engaje os consumidores e realize testes A/B. Com eles, você saberá melhor quais os caminhos comunicativos que deram mais resultados e o que seus prospects/clientes acharam de cada estratégia (pode-se medir pelo engajamento ou um formulário, por exemplo).

Lembre-se sempre de ter em mente quem é sua persona! Com esses dados e informações em mãos, suas estratégias tornam-se ainda mais qualificadas e direcionadas.

Focar em inovação

Como foi citado acima, o market share volta-se para as estratégias de diferenciação, ou seja, as empresas devem sempre estar buscando inovação para destacar-se no seu nicho de mercado. Dessa forma, você deve se interligar às novas tendências do seu mercado e automatizar ações, por exemplo, que ainda são feitas de maneiras manuais e demandam mais tempo da sua equipe. 

Integrar um software, como o Meets CRM, auxiliará na sua expansão de mercado e celeridade no atendimento. Assim, sua empresa se destaca perante a concorrência, contudo voltando-se sempre as necessidades do consumidor.

Analisar a concorrência

Como complementação do tópico anterior, destaca-se a importância da análise da sua concorrência. Com ela, você obtém uma margem de preços competitivos e emprega valor ao seu empreendimento. 

Por essa razão, há uma maior oportunidade de aumentar margens e reduzir custos, trabalhando com preços mais atraentes e estratégias mais assertivas.

Melhorar o seu relacionamento com os clientes

Por fim, foque na melhoria do seu relacionamento com seu consumidor. Um CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, será essencial para compreender melhor os seus clientes e as suas necessidades, oferecendo atendimento personalizado para cada lead em determinado estágio do funil de vendas e atendimento. 

A plataforma operacional conta com um conjunto de práticas, estratégias e ferramentas que automatizam o relacionamento com o cliente e facilitam o dia a dia de suas equipes. O marketing, por exemplo, terá acesso ao banco de dados para criar estratégias mais assertivas que conquiste e converta a persona, aumentando o seu market share e a identidade da marca.

O financeiro também beneficia-se com o software, já que nele há a facilidade na personalização de contratos e acesso ao histórico financeiro dos consumidores. As equipes de atendimento e vendas obtém um ganho significativo de produtividade, dispondo do histórico da oportunidade e da conexão ativa e integrada com os meios de comunicação, como o WhatsApp, disponível no Meets com um número para vários atendentes.

Melhoria no relacionamento com os clientes e market share. Meets.
Melhoria no relacionamento com os clientes e market share. Reprodução: www.freepik.com

Pronto para alavancar seu market share?

Conseguiu compreender mais sobre market share e está pronto para alavancar essa métrica na sua empresa? Então inicie agora mesmo os cálculos e lembre-se de diferenciá-lo do customer share. Utilize as estratégias citadas e não deixe de contar com um software de CRM.

O Meets já ajudou + 2000 empresas a alavancarem sua conversão e ganharem visibilidade no mercado, consequentemente, aumentando o seu market share. Outrossim, nosso software dispõe de diversas integrações nativas e por API que automatizam diversas ações. A disponibilidade de um funil de vendas e atendimento personalizado, a divisão de tarefas e o controle das ações realizadas pelos colaboradores também são algumas ações alcançadas com o uso do Meets.

Seja nossa próxima case de sucesso! Faça agora mesmo um teste gratuito na nossa plataforma ou, se preferir, converse diretamente com nossos consultores pelo WhatsApp. Não deixe de comentar abaixo e siga o Meets nas redes sociais.

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