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Foco no cliente: 7 estratégias que você precisa conhecer

O foco no cliente é uma das bases essenciais para toda empresa desenvolver seus valores organizacionais e sua missão. Esta não é uma tarefa fácil, porém com algumas estratégias que poderão ser aplicadas, você entenderá melhor. Acompanhe abaixo e entenda mais dessa cultura.

Segundo Henry Ford, “não é o patrão que paga os salários. Os patrões apenas controlam o dinheiro. Quem paga os salários é o cliente”. Por isso, buscar sempre ter foco no cliente é ter como filosofia de negócios as ações estratégicas desenvolvidas especialmente como foco no consumidor e na satisfação do mesmo. É válido sempre realizar pesquisas de satisfação e contar com uma plataforma de CRM para ajudá-lo.

Tal filosofia é ainda mais importante para atender as expectativas e dores do consumidor 3.0. Os consumidores digitais estão ainda mais preparados para entender os benefícios e valores gerados pela compra. Com a facilidade da tecnologia na palma da mão, o cliente consegue ter mais conexão com as redes e obter controle das relações. Ele também será mais exigente, curioso e imediatista.

Agora, compreenda mais sobre sua importância de ter foco no cliente na sua empresa e descubra as estratégias essenciais.

DICA DE LEITURA MEETS: Conheça também as 8 dicas para captar clientes e ter resultados, texto disponível no Blog do Meets!

A importância de utilizar a cultura de foco no cliente

Para toda e qualquer organização, os gestores precisam ter uma atenção especial no cliente. Como mesmo disse Henry Ford na frase acima, eles serão responsáveis por pagar seu salário, ou seja, eles são as chaves e a essência das estratégias da sua empresa. Por isso, a importância de ter uma cultura voltada para eles.

Diante disso, as empresas devem criar produtos/serviços centrados nas necessidades/dores da sua persona, conquistando o cliente, mantendo um relacionamento saudável e oferecendo uma gestão completa desde o primeiro contato até o pós-venda.

Atendendo a necessidade do cliente, sua empresa gera satisfação e fidelização, além de diminuição dos custos operacionais. Sua marca também terá um aumento na produtividade e ganhará visibilidade.

Lembre-se sempre: O foco deve ser no cliente e não no lucro. O lucro será uma consequência.

Importância de ter foco no cliente. Meets.
Importância de ter foco no cliente. Reprodução: www.freepik.com

Foco No cliente X Foco Do cliente

Os conceitos de foco “no” cliente e foco “do” cliente ainda podem ser confundidos. Por isso, conheça as diferenças desses dois termos.

O foco no cliente, como já falamos acima, é possuir uma filosofia de negócios e ter nas estratégias da empresa o cliente como foco, criando ações direcionadas, avaliando o comportamento do consumidor e criando técnicas de vendas que atendam as necessidades dos mesmos.

Já o foco do cliente está ligado a colocar-se no lugar do cliente, fazendo seu papel e consumindo o próprio produto/serviço. Isso será necessário para que as empresas tenham um ponto de vista sobre seu produto/serviço, viva a experiência do consumidor e incorpore o sentimento de ser cliente.

Fazendo com que esses dois conceitos trabalhem juntos, sua marca consegue aumentar a satisfação e a experiência do cliente, diminuindo a evasão e criando até mesmo uma fidelização.

7 estratégias para ter mais foco no cliente

Conheça agora as 7 estratégias necessárias e importantes para ter mais foco no cliente.

1. Entenda a jornada de compra do cliente

Inicialmente, busque compreender a jornada de compra do seu consumidor. Com ela, você já começa a entender mais um pouco das etapas que seu cliente vai passar (aprendizado e descoberta de uma necessidade; reconhecimento de um problema; consideração da solução; decisão de compra) e quais as estratégias de vendas, atendimento e marketing necessárias para cada estágio.

Com isso, sua empresa cria um relacionamento mais sólido com seus clientes, produz conteúdos de marketing mais assertivos, diminui o tempo de negociação e aumenta a produtividade da sua equipe.

DICA DE LEITURA MEETS: Saiba como as estratégias de marketing digital otimizam o seu atendimento, basta clicar aqui e descobrir mais em um texto no Blog do Meets!

2. Construa um planejamento estratégico

Após colocar em prática a dica anterior, já inicie a construção de um planejamento estratégico. Defina onde seu negócio quer chegar, quais estratégias serão válidas e direcionadas, quais metas deseja alcançar, quais são os resultados esperados e quais as métricas escolhidas para medi-los.

Compartilhe com seus colaboradores e defina reuniões para observar mais de perto o andamento das estratégias. Se alguma já não estiver dando certo, busque implementar outra e acompanhá-la.

Lembre-se: Todo o planejamento dará um norte para sua equipe e para sua empresa. Por essa razão, não deixe “pontas soltas” ou estipule metas que não se adequem à realidade da sua marca.

3. Busque investir em atendimento personalizado

Um dado nos mostra que cerca de 69% das empresas ainda não investem em personalização. O problema dessas 69% marcas estará diretamente relacionado à diminuição de produtividade e, consequentemente, muito mais tempo para que os colaboradores busquem informações e resolvam o problema do cliente.

Por esse motivo, investir em um atendimento personalizado em conjunto com um CRM aumenta a produtividade das suas equipes de atendimento e suporte, além de centralizar todas as informações de maneira segura. O Meets CRM, por exemplo, além de ser um CRM descomplicado, também oferece integração com uma central de atendimento. Com isso, as leads já entram pelo canal de comunicação – geralmente o WhatsApp – e já são adicionadas automaticamente em um funil de atendimento personalizado e feito para atender cada potencial em cada etapa. Ademais, disponibilizamos uma automação de mensagens e um armazenamento de históricos e informações das leads, possibilitando um alto padrão de atendimento em um tempo mais curto.

  • LEMBRE-SE SEMPRE: O atendimento oferecido deve ser empático, célere, humanizado e oferecer soluções. Para compreender mais sobre as práticas para um bom atendimento ao cliente, clique aqui e confira um artigo do Meets.

4. Focalize na experiência do cliente

Focalizando a experiência do cliente, você consegue oferecer um conjunto de percepções ao consumidor bem direcionado e assertivo, desde o primeiro contato até o pós-venda. Com essa prática, sua empresa aumenta o faturamento e retém mais clientes, muitos deles indicam a marca utilizando do marketing boca a boca.

Com os dados obtidos e centralizados em um CRM, você entende mais sobre a persona, personaliza o atendimento, contextualiza o contato, facilita a sua interação por canais, oferece seus produtos/serviços e recolhe o feedback. Utilize, é claro, a IA (Inteligência Artificial) para ser sua aliada nessa prática.

5. Treine sua equipe

Forneça as ferramentas necessárias e treine sua equipe para trabalhar com mais agilidade e foco no cliente. Para isso, invista em cursos, workshops, palestras e imersões que trabalhem com esses conceitos e aumente a excelência do atendimento e foco. A sua equipe, além de aprender e se capacitar, também começa a vestir ainda mais a camisa da organização e se sentir valorizada. Como já falamos no nosso artigo de endomarketing, funcionários felizes e engajados vendem mais e são mais produtivos.

Treinar sua equipe para ter foco no cliente. Meets.
Treinar sua equipe para ter foco no cliente. Reprodução: www.freepik.com

6. Utilize um sistema de CRM

Um software de CRM será essencial para ter mais foco no cliente. O CRM (Customer Relationship Management), na tradução para o português, refere-se a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse será um ponto-chave para que sua equipe desenvolva estratégias de vendas e marketing, conhecendo melhor a persona e, consequentemente, aumentando as vendas. Conheça alguns pontos que são alcançados graças ao software:

  • Cadastro de clientes e leads, armazenando o histórico e mantendo-o em lugar seguro;
  • Controle de contatos e contratos (ponto essencial para empresas de energia solar); 
  • Avaliação de métricas, como as de Customer Success e Customer Experience;
  • Automação de marketing;
  • Gerenciamento de leads; 
  • Troca de informações facilitadas e integradas;
  • Cálculo de ROI (Retorno Sobre o Investimento) e ROAS (Retorno do Investimento Sobre Publicidade);
  • Entre outros.

7. Realize pesquisas de satisfação e recolha feedbacks

Por fim, não se esqueça de realizar pesquisas de satisfação e recolher feedbacks constantes de como foi o atendimento e se o produto/serviço atendeu a necessidade do consumidor. Envie pesquisas online em formulários disponíveis no CRM e use até mesmo o telefone para saber da satisfação.

  • Na integração Meets + Pluga, você dispõe de vários serviços, como os de formulários online e automação de marketing, que facilitam o dia a dia da sua equipe e aumentam a produtividade. Se deseja saber mais dessa integração poderosa, clique aqui.

Os feedbacks recebidos devem ser levados em conta e as alterações necessárias devem ser feitas. Com isso, sua empresa reduz os custos de aquisição por cliente (CAC), ajusta os processos internos e externos, além de aumentar a fidelização e a retenção de clientes.

Conseguiu compreender as estratégias para aumentar o foco no cliente?

Entendeu melhor as 7 estratégias para ter mais foco no cliente? Então comece agora mesmo a treinar sua equipe, focar na experiência do consumidor e construir um planejamento estratégico.

Não se esqueça da diferença de foco “no” cliente e foco “do” cliente para conseguir diferenciar os conceitos e empregá-los assertivamente no seu negócio. Ademais, use um CRM qualificado para auxiliá-lo na gestão de relacionamento com os clientes e gerenciamento de leads.

O Meets CRM pode ser essa plataforma que sua empresa está buscando para alavancar as vendas e dar o “start” em planejamentos mais estratégicos direcionados à persona. Nosso CRM já aumentou o faturamento de diversos clientes e você poderá ser a nossa próxima case de sucesso. Disponibilizaremos um sistema completo e acessível para sua empresa, dispondo de um funil de vendas e atendimento personalizado, criação de Tags, envio de e-mails marketing e diversos benefícios.

Sua empresa não consegue visibilidade? Não aumenta o faturamento do seu negócio e nem conhece bem sua persona? Tenha agora mesmo uma visão 360 da sua empresa e autoridade no nicho. Não perca mais tempo e vendas, faça um teste gratuito da nossa plataforma ou, se preferir, converse com nossos consultores.

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