HomeDicasO que é endomarketing e qual a importância para minha empresa?

O que é endomarketing e qual a importância para minha empresa?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o endomarketing? Segundo David Grossman, “quando a comunicação é boa, ela informa. Quando é ótima, ela engaja e incentiva os colaboradores a agirem”. Por isso, compreenda agora sobre este conceito poderoso para sua empresa e conquiste seus colaboradores.

Inicialmente, podemos definir o endomarketing, ou marketing interno, como uma estratégia de marketing voltada para as ações internas da empresa. Com ela, sua empresa obterá uma contribuição para o desenvolvimento e manutenção de um clima positivo e propício ao cumprimento de metas estratégicas da organização e crescimento continuado das suas atividades e serviços, melhorando o relacionamento, a integração e o incentivo aos colaboradores.

O endomarketing também reduzirá o turnover (índice de rotatividade), melhorará a imagem da empresa para os colaboradores e culminará em uma equipe mais motivada e engajada para conseguir alcançar resultados.

DICA DE LEITURA MEETS: Saiba o que fazer para bater metas de vendas, texto disponível no Blog do Meets!

Sabemos, é claro, que sua empresa pode ter um bom posicionamento de marca, porém um funcionário desmotivado e infeliz poderá colocar tudo a perder. Por isso, as ações de endomarketing trabalham tanto na esfera emotiva quanto na racional para melhorar a relação da sua empresa com os funcionários, impedindo que alguém do público interno quebre a relação da marca com potenciais e prejudique sua imagem.

Na esfera emotiva do endomarketing são trabalhadas as ações ligadas a motivação, a integração entre as áreas, as transformações, ao clima favorável, a imagem forte e o agir como grupo. Já na esfera racional, as ações servem para impulsionar vendas, cumprir metas, direcionar ações, priorizar decisões e organizar a equipe como um todo.

Ações de endomarketing. Meets.
Ações de endomarketing. Reprodução: www.freepik.com

Qual a importância do endomarketing para minha empresa?

O endomarketing é um elemento essencial para a saúde das empresas. Como vimos, a opinião e visão do público interno pode influenciar na visão dos clientes sobre a empresa. Reconhecemos que um ponto é chave, já que um funcionário vende bem um produto/serviço quando acredita na marca, conhece o que vende e reconhece sua importância na organização.

Dessa maneira, ele estará mais motivado a cumprir metas, sentindo-se valorizado e alinhando-se a outros funcionários em prol do objetivo da empresa.

Comunicação interna e endomarketing

Nesse momento, você poderá ter o questionamento sobre a igualdade dos termos de comunicação interna e endomarketing, não é mesmo?! Porém, eles não são sinônimos e originam-se de áreas distintas.

O endomarketing provém do marketing e tem o objetivo de aumentar resultados, diminuir os custos com a rotatividade, aumentar a visibilidade e reconhecimento da marca. Tudo isso será voltado, é claro, para o bem-estar dos colaboradores, o clima organizacional, a motivação e o engajamento de metas.

Já a comunicação interna deriva-se da comunicação e envolve processos de informação, tornando-se uma estratégia do endomarketing. Com ela, você conseguirá aplicar uma comunicação mais clara para os seus colaboradores, levando a propagação de uma mensagem sem ruídos.

A comunicação interna será utilizada para informar aos funcionários sobre as diretrizes da empresa, ações da empresa, comunicados oficiais e outros. Será indispensável para evitar problemas como boatos e utilizada nos melhores canais com a melhor linguagem.

Como fazer endomarketing

Agora que compreendeu melhor o endomarketing, está na hora de colocá-lo em prática na sua empresa. Para isso, acompanhe as 8 dicas abaixo.

1. Estabeleça um planejamento e defina estratégias

Inicie estabelecendo um planejamento, analisando como anda a comunicação e o bem-estar dos colaboradores e quais estratégias serão necessárias para colocar em prática seu planejamento.

Para isso, defina, por exemplo, quais canais deseja utilizar, como as estratégias serão medidas e monitoradas, qual o prazo para o alcance das estratégias e quais métricas ou indicadores serão utilizados. Não se esqueça de compartilhar com sua equipe e definir os funcionários responsáveis por essa atividade.

2. Crie um canal de comunicação interna

Complementando a 1ª dica e reiterando a importância da comunicação interna como estratégia do endomarketing, busque quais canais serão necessários para o compartilhamento de mensagens e diminuição de ruídos.

O WhatsApp, o canal de comunicação utilizado por cerca de 130 milhões de brasileiros, pode ser seu aliado como canal ou pode causá-lo uma dor de cabeça. Para pensarmos nas vantagens dessa plataforma, vamos compreender que este já é um canal popular e que nele as mensagens chegam de maneira instantânea. Como desvantagens, vamos pensar sobre o grande fluxo de mensagens que pode acarretar na perda de uma informação importante, a falta do API oficial e a sobrecarga de trabalho que um funcionário possa ter após o fim de seu expediente.

Colocando esses pontos na balança, nota-se que é possível sim ter o WhatsApp como canal de comunicação interna, porém ele não deve ser o único e deve-se adotar boas regras de uso e de convivência.

3. Desenvolva iniciativas de integração

Desenvolva iniciativas de integração para aproximar os funcionários, aumentando o sentimento positivo e fortalecendo laços.

Utilize-se de ações sociais para engajar o público interno e, consequentemente,  contribuir com a sociedade. O happy hour, festas ou eventos também são úteis para integrar seus colaboradores e desenvolver uma melhor parceria e amizade entre eles.

Outrossim, busque estabelecer uma política de benefícios corporativos. Use campanhas e estratégias de endomarketing para integrar os funcionários e construir uma proposta de valor. Com isso, a empresa comunicará constantemente sobre as vantagens e os incentivos oferecidos na organização, criando esse sentimento de valorização constante, não se concentrando apenas no momento de onboarding do funcionário.

4. Ofereça cursos e treinamentos

Esse ponto é muito importante para capacitar e qualificar ainda mais seu funcionário. Oferecer cursos, treinamentos, palestras e até mesmo imersões fará com que seu colaborador atualize-se sobre as inovações da sua área e ganhe mais conhecimento. Dessa maneira, sua empresa sai ganhando – e muito! – com profissionais mais habilitados e prontos para utilizarem alguma nova plataforma ou ferramenta, por exemplo. 

Cursos de idiomas ou conteúdos da área de atuação, disponíveis em vídeos ou plataformas de apoio, serão altamente valorizados e ricos para ambas as partes.

5. Faça plano de carreiras

Estabeleça sempre um plano de carreiras estruturado. Ele ajudará sua organização a dar transparência, segurança e visibilidade a cada funcionário sobre seu potencial de crescimento na empresa, reconhecendo e valorizando o trabalho de cada um.

Dessa maneira, ele aumenta o engajamento do colaborador e deixa-o mais motivado, fazendo com que ele enxergue possibilidades de crescimento pessoal e profissional.

6. Realize pesquisas de satisfação com os colaboradores

Assim como os clientes, na busca de oferecer um bom atendimento e satisfação, faça com seus colaboradores as pesquisas de satisfação. Elas são importantes para implementar atividades que oferecem um ambiente de trabalho mais agradável, além de entender dos colaboradores qual a solução que eles gostariam que houvesse para ajudar a solucionar determinado problema interno.

As pesquisas também são úteis para acompanhar os efeitos das estratégias de endomarketing e quais pontos podem ser melhorados. É importante levar em consideração as sugestões recebidas e colocá-las em práticas para que, desta maneira, os colaboradores compreendam a valorização da sua opinião e sintam-se zelados pela organização.

Pesquisas de satisfação e endomarketing. Meets.
Pesquisas de satisfação e endomarketing. Reprodução: www.pexels.com

7. Mensure os resultados

Por fim, não deixe de mensurar os resultados das suas estratégias de endomarketing. Realize pesquisas organizacionais citadas na dica acima e leve em conta o feedback recebido pelos funcionários, fazendo bom uso das métricas. Essa prática ajuda sua empresa a entender melhor quais estratégias não deram certo e onde será necessário melhorar.

Não deixe também de elogiar e agradecer aos colaboradores pelo empenho na construção da marca. Isso fará com que eles estejam mais satisfeitos e motivados a vestir a camisa da empresa diariamente e alinhados para alcançar os objetivos estratégicos.

8. Utilize um CRM para facilitar a comunicação da equipe

Não deixe de contar, é claro, com uma plataforma de CRM para facilitar o dia a dia da sua equipe e integrá-los. Com o CRM, sua equipe terá uma maior agilidade na comunicação e na resolução de problemas, automatizando ações e aumentando a produtividade.

Com os dados centralizados em um único lugar, sua equipe irá dispor de uma conexão e organização ainda mais assertiva. Ele também será útil para integrar suas equipes de vendas, marketing, atendimento, financeiro e suporte ao cliente.

Compreendeu a importância do endomarketing?

Utilizando-se de estratégias do endomarketing, os colaboradores engajados terão 25% menos chance de deixar a empresa e serão 22% mais produtivos. Sua marca também será 21% mais lucrativa e a produtividade aumentará em 22%.

Por isso, não deixe de começar a pensar em estratégias assertivas para sua empresa e colaboradores, buscando sempre o bem-estar coletivo. Outrossim, faça bom uso das dicas acima para realizar um endomarketing direcionado e qualificado. Converse com sua equipe de RH e de comunicação e escolha os melhores canais para compartilhamento de mensagens sem ruídos, facilitando o dia a dia da equipe e levando a informação a todos.

Por fim, não deixe de contar com um CRM acessível. O Meets CRM pode ser a plataforma que sua empresa procura para melhorar a comunicação interna e realizar uma melhor gestão do seu relacionamento com seus clientes. Nosso CRM já ajudou diversos clientes a alavancar seu faturamento e aumentar as conversões. Ele conta com um funil de atendimento e vendas personalizado, cálculo de ROI e ROAS, além de uma central de atendimento integrada com o WhatsApp e outros benefícios.

Sua empresa não consegue bater metas de faturamento? Sua autoridade está baixa? Não consegue ter a visibilidade desejada? Então não perca tempo e conheça agora o “iphone do CRM”.

Clique aqui e já inicie um teste gratuito da nossa plataforma ou, se preferir, converse agora mesmo com nossos colaboradores.

Fale com nossos especialistas:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Posts Populares

spot_img

Posts Relacionados