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9 Passos para criação de conteúdo para empresas

9 Passos para criação de conteúdo para empresas

Por Marina Correia e José Tavares 

Introdução 

Uma das maiores dúvidas e questionamentos que percebemos ao trabalhar com profissionais da área de marketing diz respeito a qual o melhor modelo de criação de conteúdo para empresas a ser utilizado nas mídias sociais e em seus sites/blogs. 

A cada dia a dependência do tráfego pago aumenta mais . A criação de conteúdo relevante para seu público é um caminho importante na sua estratégia de crescimento a médio e longo prazo. Ou seja, trabalhar o tráfego orgânico/ natural é o caminho natural para um crescimento sustentável e prolongado.

Nesse artigo você terá um roteiro de 9 passos para criação de conteúdo para empresas.

A pergunta é:

Como gerar tráfego de forma orgânica e como receber as leads de forma organizada?

Essa é uma dúvida real e de máxima importância para o dia a dia das empresas que utilizam cada dia mais a internet.

Vejam o caso de energia solar. Hoje com a explosão de demanda em busca de energia mais limpa e renovável, esse segmento foi um dos que mais cresceram ao longo dessa pandemia, segundo a ABSOLAR.

A grande concorrênciafaz com que as empresas busquem cada vez mais se destacarem no mundo digital.

Pensando nisso preparamos um material especial com um roteiro para você utilizar de forma constante no seu trabalho para geração de conteúdo e de leads. 

Esse roteiro tem uma lógica e estudo por trás dele.

Entenda que seguindo as orientações que passamos logo a seguir, você terá uma grande oportunidade de se destacar e atrair mais clientes para seu negócio. 

Toda a construção do conteúdo e do valor do seu trabalho está diretamente relacionada a sua autoridade e seu posicionamento. 

O papel de uma empresa é muito mais do que apenas apresentar uma proposta e acompanhar o cliente na hora de uma venda.

Criar essa autoridade e posicionamento requer tempo e trabalho. Na maioria das vezes dinheiro também. Acima de tudo considere que seu tempo vale muito. 

Por essa razão, trazemos nesta série mais uma oportunidade para seu aperfeiçoamento na criação de conteúdo de valor. 

O texto de hoje tem a participação de nossa ex-Gestora de Mídias Sociais Marina Correia, formada em publicidade e que hoje trabalha em outra startup . Comigo ela criou esse E-book que hoje disponibilizamos aqui em formato de post. Para isso trouxemos aqui a experiência dela que nos ajudou durante muito tempo na construção do trabalho e posicionamento do Meets.

Nos 9 itens a seguir vamos enfatizar o estudo para Facebook e Blog, tendo em vista que o Instagram possui um modo diferente de uso. 

Ao final, ensinaremos como você pode otimizar o uso dessa rede social que bomba nos dias de hoje. Isso não significa que todo o aprendizado adquirido nos itens anteriores devem ser descartados, pelo contrário, use todo o conhecimento ao seu favor na hora de usar o seu Instagram

1- TÍTULO 

A porta de entrada para qualquer conteúdo de qualidade, é o título. Certifique-se que essas duas características estejam presentes: 

1. Objetividade e criatividade 

Seu título deve ser claro e mostrar qual objetivo do seu conteúdo, use a criatividade para construí-lo e lembre-se que na maioria das vezes, menos é mais.

2. Honestidade 

A promessa do título deve ser entregue em seu conteúdo, nunca deixe de cumprí-la. Uma dica é começar a escrever a partir do título, a chance de não cumprir com o prometido é menor. 

Vamos disponibilizar 15 títulos criativos para que você possa dar o ponta pé em seus artigos, lembre-se de variar as suas postagens, alterne os conteúdos com temas e títulos distintos, assim o seu leitor entenderá que a gama de conteúdo oferecida por você é vasta. 

15 MODELOS DE TÍTULOS CRIATIVOS para criação de conteúdos:

1. COMO + BENEFÍCIO 

O termo “Como” com certeza é o grande campeão de buscas no Google, o grande segredo não é sobre utilizar a palavra que a grande maioria pesquisa na internet. A sacada é oferecer para o público os benefícios que ele terá ao ler o seu conteúdo. 

Se as pessoas pesquisam por exemplo: 

Você não deve somente usar essa frase para o seu título e ensinar como a pessoa faz para montar um apartamento. 

COMO MOBILIAR UM NOVO APARTAMENTO 

Vá além, ofereça os benefícios. 

Exemplo 1:

Como montar um apartamento com baixo custo

Exemplo 2:

Como montar um apartamento e o que não pode faltar

2. PERGUNTA + BENEFÍCIO 

Utilizar a pergunta em seu título é uma estratégia muito interessante, pois desperta curiosidade no leitor sobre ele mesmo. 

Se você quer escrever sobre o “Mercado de energia solar ” e suas tendências, em vez de usar o título: “Tendências para o Mercado de Energia Solar em 2021”, você deve usar: “Você sabe quais são as tendências para o Mercado de Energia Solar em 2021?” 

3. “x” MANEIRAS 

A sacada desse título é mostrar ao seu leitor que você entende do assunto. Você entrega as maneiras mais eficazes de fazer algo, você encurta o caminho do seu leitor sobre algo que ele já conhece. 

Exemplos: 

  • 5 formas de garantir o melhor preço ao comprar um celular 
  • 5 formas de economizar na hora da compra de um imóvel 

4. MOSTRE OS FATOS 

Entregue a solução no seu conteúdo. Além de despertar a curiosidade para os fatos, o leitor ficará interessado na solução. 

Exemplos: 

  • 4 atitudes que fazem grande diferença na sua negociação
  • 4 análises detalhadas das melhores reforma de imóveis já vistas 

5. IDENTIFICAÇÃO 

A melhor forma de conquistar um leitor, é fazer com que ele se identifique com o seu conteúdo. Se dirija a ele de forma pessoal, mostre que você sabe com quem está falando e o que ele está passando. 

Exemplos: 

  • 8 tipos de vendedores: Em qual nível você está?
  • 5 casas que marcaram as telas do cinema: Qual você se identifica? 

6. COMO + NÚMEROS 

Voltando ao primeiro modelo, o “Como” aparece por aqui novamente. Adicionaremos os números para potencializar o seu título. 

Exemplos: 

  • Como comprar seu carro de forma segura seguindo 5 regras básicas 
  • Como fechar um contrato em 3 etapas 

7. “x” RAZÕES PARA ALGUMA COISA

Aqui, você criará uma lista de razões para alguma coisa. Você mostrará ao seu leitor o por que ele deverá tomar alguma atitude, como comprar um imóvel, participar de determinado curso, etc. 

Exemplos: 

  • 15 razões para você querer usar energia solar
  • 8 razões para você querer um apartamento em Pinheiros 

8. O SEGREDO DE ALGO 

A ideia é você oferecer para o seu leitor, algo que ele não tem acesso em qualquer lugar. A única coisa que você não pode fazer, é não entregar o que está prometendo e gerar uma frustração no leitor. 

Exemplos: 

  • O segredo para achar o imóvel dos sonhos
  • Os segredos escondidos do bairro Savassi em BH 

9. VOCÊ NÃO PRECISA TER ISSO PARA FAZER ISSO 

Sua missão é quebrar as objeções que surgem nas pessoas na hora de comprar o seu produto ou serviço. 

“Certa vez um empresário ensinava como arrematar imóveis em leilão, o que mais me chamou a atenção na abordagem dele foi o que ele dizia na hora de quebrar a objeção sobre que tipo de habilidade alguém precisava ter para arrematar um imóvel em leilão, ele dizia o seguinte: 

– Você sabe ler? Então você pode arrematar imóveis em leilão. Se uma pessoa sabe ler, ela tem completa capacidade de estudar todas as regras do edital, e aprender com o curso dele como arrematar os imóveis, então quando tudo parecia complicado, ele foi lá e simplificou.” EXEMPLO E-BOOK – O IDEAL É CITAR ALGUMA HISTÓRIA PESSOAL COMO EXEMPLO 

Exemplos: 

  • Você não precisa ser rico para comprar o seu carro
  • Você não precisar perder tempo para registrar seu imóvel 

10. ERROS 

Sabe quando fazemos algo errado e não percebemos? Esse título é interessante pois chama atenção do leitor para ele mesmo. 

Exemplos: 

  • 6 erros que quase todo dentista comete 
  • 5 erros na hora de decidir a compra de uma viagem internacional

11. ESTUDOS DE CASO 

Com exemplos reais, esse modelo é o título ideal para mostrar ao leitor como algo foi feito e o resultado daquilo. É a maneira mais eficaz do potencial cliente entender que pode aplicar a sua experiência em sua vida ou negócio.

Exemplos: 

  • Como Ricardo Carvalho faturou 5 milhões ao ano investindo em imóveis 
  • Como mudar para os EUA em 15 passos 

12. INSPIRACIONAL 

Para somar a sua rotina de conteúdo, um bom exemplo é usar os posts inspiracionais. Eles devem mostrar ao leitor a essência do post, use uma boa inspiração para ensinar algo. 

Exemplos: 

  • Os 13 conselhos de Steve Jobs sobre como usar a tecnologia ao seu favor 
  • O que Napoleon Hill me ensinou sobre realização pessoal

13. ENTREVISTAS 

Entreviste pessoas relevantes e com boas histórias para contar. Se ela estiver relacionada a sua área de atuação, melhor ainda. 

Exemplos: 

  • O check list da sua mudança – Entrevista com Fernanda Pinheiro, especialista em personal organizer 
  • Os melhores bairros da cidade – Entrevista com Caio Peixoto

14. TUTORIAL 

Uma forma muito eficiente de mostrar como o seu produto ou serviço funciona. Muitos clientes querem ver de perto o produto ou serviço disponível, por que não levar esse conteúdo até eles? 

Exemplos: 

  • Se possível, faça esse conteúdo em forma de vídeo. – Como economizar 90% em energia ? – Veja todos os detalhes que a energia solar te oferece .
  • Sala comercial recém reformada – Veja os detalhes dos móveis sob medida 

15. NOTÍCIAS 

Ser fonte de informação dentro da sua área de atuação é importante. Ao divulgar alguma notícia, fale um pouco sobre como ela afeta o seu público. 

Exemplos: 

  • Nova unidade do restaurante XYZ em Copacabana, o que você não pode deixar de provar 
  • Universidade XYZ abre vagas para vestibular em 2019, qual os melhores cursos para você 

Já que você escolheu o título, agora é a vez da introdução

2- INTRODUÇÃO 

Você precisa preparar o seu leitor para o que vêm a seguir. As primeiras palavras do seu conteúdo é o que definirá se ele continuará ou irá embora. O uso de palavras-chaves no primeiro parágrafo é essencial para manter viva a promessa do título e para que o leitor entenda o que está por vir. 

3- ESTRUTURA 

Seu conteúdo precisa ser leve e de fácil leitura. Organize em tópicos para melhorar a experiência do leitor, você pode utilizar: 

  • Lista de tópicos 
  • Lista de números 
  • Sub-títulos 
  • Imagens 
  • Negrito 
  • Itálico 

Use tópicos para explicar exemplos, palavras em negrito para destacar termos importantes, itálico pode ser usado para destacar frases. É importante que você não use no seu conteúdo, grande blocos de textos. 

4- OBJETIVO 

Você deve estar bem atento no por quê você está construindo seus conteúdos. 

É para vender o seu produto/negócio? 

É para construir uma lista? 

Com esses objetivos definidos, ficará mais fácil para você alcançar a sua meta. 

Lembre-se que o conteúdo produzido por você é uma doação gratuita para o seu possível cliente, logo, ele não espera que você fique tentando vender algo, seu objetivo deve ser executado sutilmente. 

Um exemplo de venda sutil, é adicionar um botão no seu conteúdo que redirecione o seu leitor para o seu contato no whatsapp ou site de venda. 

Acreditamos que a melhor forma de vender produtos e serviços seja, realmente, o RELACIONAMENTO. E é isso que você está tentando construir com o seu leitor. Seja criativo ao cumprir seu objetivo. No geral, siga essas regras para atingi-lo: 

– Relevância: A oferta é relevante e encaixa no seu conteúdo? Quanto maior a ligação a oferta com o conteúdo, maior o resultado. 

– Facilidade: Se tiver muitos obstáculos para o leitor comprar algo, ele vai adiantar os passos e desistir da compra. 

5- MÍDIAS 

Imagens falam. Gifs, stickers, vídeos também. Use todos os recursos que você tiver ao seu redor para se comunicar. 

Aqui você precisa se atentar a duas coisas: 

1. Qualidade 

Fundamental para o seu conteúdo, use imagens em alta qualidade, sem marcas d’água e tente padronizar os tamanhos das suas postagens. Se for usar com marca, use apenas a marca d’água de sua empresa. Isso ajuda a você criar seu posicionamento. 

2. Criatividade 

Não seja óbvio, use imagens bonitas que comuniquem mesmo que de forma complementar ao que você quer dizer. 

6- FECHAMENTO 

O fechamento do texto é tão importante quanto a estrutura. É importante não finalizar de forma repentina, conclua suas ideias e não deixe espaço para brechas no conteúdo. 

Encaixar uma venda dura ao final é quase um tiro no pé, como dito mais em cima, ela precisa ser natural e pode ser introduzida em qualquer momento do artigo ou post, desde que seja conveniente. 

A melhor forma de se despedir do leitor é sendo você mesmo, mantenha todas as características que foram usadas ao construir o conteúdo. 

Humanidade é um fator atraente para as pessoas, seja orgânico em seu jeito de falar e convide o seu leitor para interagir com você, tirando dúvidas, expressando opiniões ou seguindo seus próximos conteúdos.

7- CONSISTÊNCIA para criação de conteúdo para empresas

Mesmo que você represente uma empresa, escreva em primeira pessoa, é importante que o conteúdo tenha o rosto de quem faz. 

Utilize sempre uma linguagem clara e simples. Se o assunto exigir algo mais técnico ou especializado e se o seu leitor entender sobre o que está sendo dito, tudo bem usar algo mais rebuscado. Vá ao ponto e não enrole enquanto estiver escrevendo. 

Como dito, o conteúdo precisa ter a cara de quem escreveu. Se está sendo escrito por uma mulher, por exemplo, você deve se manter atento a imagem que quer passar para o seu público. O ideal é escrever com a mesma linguagem que você usaria para conversar com um cliente pessoalmente. 

8- SEO 

Você já ouviu falar em SEO? 

É um mecanismo de otimização de sites que tem como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de busca. 

Na hora de criar o conteúdo, não podemos esquecer dessa ferramenta para ser indexado pelo Google, e quem sabe estar nas primeiras páginas dos resultados de busca. 

Algumas dicas para otimizar seu conteúdo:

– Use a palavra-chave no título 

– Lembre-se de usar variações dos termos que são utilizados para busca dentro do texto 

– Imagem é conteúdo, nomeie as suas imagens com palavras que tenham relação ao assunto abordado – Menos é mais na sua URL, opte por apenas palavras chaves 

– Meta description: Se você não fizer uma descrição para o seu texto, o Google vai utilizar as primeiras palavras do seu conteúdo. Faça um release do seu texto e utilize os mesmos termos usados no título 

– Links internos: Devem ser usados para sugestão de conteúdos complementares ou que tenham alguma relação com o que você está trabalhando, evite em excesso ou com palavras do tipo “clique aqui”, “veja aqui” 

9- CATEGORIAS 

As categorias ajudam o leitor encontrar seu conteúdo de forma mais rápida, todo conteúdo publicado deve se encaixar em uma categoria. 

É importante lembrar na hora da criação da linha editorial, a definição das categorias. 

Por exemplo, se você definiu que seguirá a seguinte linha editorial nos seus conteúdos: Dica de Bairros, Decoração, Aluguel, Venda , siga esse modelo e não tente falar sobre

outros assuntos que não tenham relação com o que você se propôs. 

Isso é bom para os seus leitores, que já saberão o tipo de informação que terão de você e para o Google, que entenderá o seu posicionamento e então perceberá a sua relevância para a comunidade. 

Pratique! Você não precisa ser especialista para começar a produzir os seus conteúdos. 

Se você possui algo para entregar a alguém, se você tem conhecimento sobre algo, você está pronto para escrever!

INSTAGRAM 

Como dito no início desse post, o Instagram funciona um pouco diferente do Facebook e do seu Blog. Aqui vamos te oferecer algumas dicas valiosas para que você use essa ferramenta da melhor forma. 

Todo o conhecimento adquirido acima deve ser praticado aqui, não se esqueça do que aprendeu! 

Certifique-se que o seu perfil no Instagram está como Conta Pública e as suas publicações abertas para o público. 

1- Otimizar bio 

Você deverá otimizar o seu perfil para 3 segundos, esse é mais ou menos o tempo em que o usuário decide se segue a sua conta ou não. 

Para isso, seguimos 3 passos: 

Passo 1. Otimizar o nome do perfil para pesquisa 

É muito importante otimizar o nome da sua conta para pesquisa, pois além do Instagram, o seu perfil será otimizado também no Google. 

Geralmente repetimos o nosso username em nosso perfil. Ex. Usuário: @advogado_digital 

Nome do perfil: Advogado Digital 

O correto, é inserir palavras chave, para que o usuário possa achar o seu perfil através do seu conteúdo.

Ex. Usuário: @advogado_digital 

Nome do perfil: Educação Jurídica 

Assim, quando a pessoa for pesquisar sobre a sua atividade e ao pesquisar as suas palavras chave, o seu perfil aparecerá. 

Passo 2. Otimizar a sua descrição 

A descrição deve conter de forma objetiva qual o tipo de conteúdo o usuário irá encontrar em sua conta. Diga de forma criativa ao seu público o que você é e se tiver alguma #hashtag específica, incentive o seu uso na descrição. 

Para chamar atenção use emojis, assim, você estará expressando de forma intuitiva do que se trata o seu perfil. 

Passo 3. Como usar link na bio

O único link clicável que o Instagram disponibiliza é o da Bio. Por isso, devemos utilizar de forma pensada. 

Deveremos alterar de acordo com as nossas publicações. Por exemplo, se você subir um vídeo no youtube e divulgar o teaser em seu feed, o link para o vídeo deverá estar em sua Bio. 

Obs. Esse deverá sempre ser um link para uma página mobile. 

Dica: Use o app bit.ly para monitorar os cliques no seu Instagram. 

2- Criação de conteúdo para empresas 

Se você tivesse apenas um seguidor, como ele seria? Esse é o seu seguidor ideal e toda vez que você estiver criando um conteúdo, deverá pensar nele. Entender o seu público-alvo é um passo fundamental na hora da criação. 

O Instagram começou como uma rede social de compartilhamento de imagens e se desenvolveu para o que conhecemos hoje. Isso nos explica o porquê da sua valorização estética e como isso afeta o seu perfil. 

Seu feed deve ter coerência entre imagens e cores. Ao entrar em seu perfil, o visitando olhará as últimas 6 ou 9 fotos, por isso elas precisam estar em harmonia e expressar algo. 

4 – exemplos de posts para você desenvolver:

1. Informativos (Tipo de conteúdo que posiciona o seu perfil como fonte de informação, você pode contar alguma novidade, dar uma notícia e se quiser até fazer o seu comentário sobre ela.) 

2. Educativos (Aqui você vai mostrar que entende do assunto, responda dúvidas, faça tutoriais, dê dicas, é o momento de você mostrar que é autoridade no que fala.) 

3. Inspiração (O Instagram é feito por pessoas como eu e você, pessoas cheia de sentimentos, que tem dias bons, dias maus e estados de ânimo que variam. Por isso, utilizar posts com frases de inspiração é um tiro certo ao alvo. Muitas pessoas irão se identificar com esse tipo de conteúdo e com certeza é o tipo de publicação mais compartilhada.) 

4. Entretenimento (É aquele famoso post “besteirol” que todo mundo adora. Você com certeza já recebeu um e rir um pouquinho não faz mal a ninguém! Cuidado para o tema não ir contra os valores da sua empresa. Estamos todos em alerta!) 

3- Estratégias de hashtags 

Muito importante para o seu conteúdo, devemos usar as hashtags, mas com uma estratégia certa, caso contrário, não servirá para nada. 

Classificamos 4 tipos de hashtags: 

1. De marcas ou próprias 

São aquelas que tem a nossa marca (Ex. #meets), aquelas que criamos com algum objetivo específico (Ex.

#meetssummit ) ou para agrupar algum tipo de conteúdo (Ex. #marketingdigital) 

2. De indústria ou nicho 

Normalmente já utilizadas pelo seu seguidor ideal. (Ex. #cursos, #móveis, #livros) 

3. Eventos ou trending 

Em algum momento essas hashtags começam a ser muito utilizadas. (Ex. #copaamérica, #carnaval) 

4. Divertidas 

Não surtem nenhum efeito, apenas são utilizadas como forma de piada. (Ex. #sextou) 

Qual a diferença entre # e @? 

– #Hashtags: 

Utilizadas para classificar conteúdos 

Não envia notificações 

Não temos controles sob as hashtags 

Qualquer um pode usar as nossas hashtags 

– @Menção: 

Usada para marcar ou responder pessoas 

Pessoas @marcadas recebem as notificações – Se forem muito populares, provavelmente não verão 

Conseguimos gerir as nossas @menções 

4- Encontrar pessoas e seguir 

Siga contas estrategicamente!

Siga perfis que o conteúdo lhe interessa ou que interesse ao seu público alvo. Pode seguir fãs e clientes que tenham conteúdo de interesse. 

5- Criar comunidades e crescer seguidores 

Uma das grandes vantagens do Instagram são as suas comunidades. Pessoas com o mesmo interesse e que suportam uma as outras. 

Além dos números, o que realmente importa é se seus seguidores são engajados em seu perfil, se eles são perfis qualificados para conversão de venda. 

Aqui vai algumas dicas de como crescer o número de seguidores com base em comunidades: 

  • Todos os dias publique algum conteúdo no seu Instagram, assim, você dar uma boa razão para seguirem o seu perfil. 
  • Uma ótima forma de se relacionar no Instagram é usar o repost. Compartilhar o conteúdo de outras contas, dando os devidos créditos, é uma forma de criar uma comunidade e relacionar-se com outras pessoas. Para facilitar use um app que lhe permita fazer isso, existem vários no mercado. O que utilizamos é o “Repost for Instagram”. 
  • A Live é uma maneira de interação muito boa. Você pode fazer perguntas e respondê-las ao vivo, humanizando a sua comunicação. Suas lives podem ter parceiros ou convidados especiais, abuse na criatividade. Outra forma de usar a Live, é gravar algum evento em que você esteja participando. 
  • Aqui vamos dar um foco nos STORIES ! Ele é responsável pelo maior engajamento do Instagram. Um perfil com Stories interativos e bons conteúdos têm maior chance de crescimento. 

Se você ainda posta Stories sem ter uma estratégia e sem intenções claras para o seu perfil, é provável que esteja longe do seu objetivo. E por isso, vamos dar uma atenção especial para ele aqui. 

O que é Instagram Stories? 

É um recurso dentro do Instagram que veio para aproximar os perfis e seus seguidores. Além dos posts passarem 24h publicados na rede, o Stories tem recursos únicos de edição e interação que facilitam a produção e postagem do seu conteúdo em tempo real. 

No geral, o Instagram Stories conta com os seguintes recursos:

  • Ferramentas de texto 
  • Gifs 
  • Filtros para modificar imagens e vídeos 
  • Stickers diversos (apresentam links clicáveis, como hashtags e localização) 
  • Ferramentas que lhe permitem fazer enquetes personalizadas, responder perguntas, gerar contagem regressiva, etc 
  • Repost de Stories em que seu perfil foi marcado
  • Possibilidade de inserção de link para perfis a partir de 10.000 seguidores 
  • Função de grupo privado como Melhores Amigos –
  • Possibilidade de criação de destaques no perfil (Stories fixos) 

Em pesquisa divulgada pelo próprio Instagram, o Feed e o Stories são considerados quase como redes sociais diferentes. O formato de conteúdo e recursos disponíveis para cada um mudam e o ponto mais relevante para quem cria conteúdo para os Stories é o comportamento do usuário. 

Entender como as pessoas usam os Stories vai te ajudar a:

  • Definir quais os melhores horários para postar (aqueles que você terá mais engajamento) 
  • Pensar em sequência de Stories que irão gerar interesse do seu público 

Assim, algumas diretrizes devem ser analisadas:

  • Ninguém compra algo que não conhece e não precisa só porque tem desconto. 
  • É muito fácil encontrar um concorrente ou conteúdo mais interessante, você deve trabalhar para se destacar
  • Você precisa saber quem é seu público-alvo ( persona/avatar) para atrair pessoas interessadas na sua empresa 
  • Sua empresa/marca precisa de um propósito e ele deve estar claro em seus canais de comunicação 
  • Sua empresa/marca precisa mostrar autoridade no que faz, assim, transformarão seguidores em clientes fiéis

É muito importante para o cliente identificar sua marca sem precisamente estar vendo a sua logomarca. Chamamos isso de identidade visual. 

O que você precisa fazer para criar sua identidade visual nos Stories?

É muito simples, responda às seguintes perguntas: 

  • Quais são as cores da sua marca e como você pode inseri-las na tela de um Story? 
  • Qual é a sua temática? Como deixar isso claro?
  • Que tipo de ambiente e que tipo de enquadramento podem ajudar sua marca a contar uma história? 

Respondendo essas perguntas e exercendo a sua identidade visual, você vai ver que o potencial de crescimento da sua marca vai aumentar consideravelmente. 

Algumas recomendações para a criação dos seus Stories: 

  • A mensagem principal deve estar nos 3 primeiros segundos dos 15 segundos totais de cada Story
  • O conteúdo não deve ser pesado a ponto de demorar para carregar. Gifs, filtros e vídeos produzidos fora dos Stories favorecem a isso.
  • Coloque informações e texto para que o usuário entenda a mensagem mesmo se estiver vendo sem áudio. 

Alguns erros que podem ser evitados: 

  • Usar os Stories unicamente como canal de propaganda, postando descontos e explicando os seus produtos e serviços. 
  • Trazer conteúdos que não dialoguem com o público.
  • Não ter frequência nas postagens. 
  • Não interagir com os seguidores que engajam.
  • Não mostrar pessoas e nem o que há por trás da marca.
  • Não criar afinidade com a audiência. 

Entendemos que o Instagram Stories exige frequência de postagens. Mas junto à frequência, é preciso consistência, seu tom e como você se comunica com o público deve permanecer igual em cada publicação. 

Datas comemorativas, notícias, novidades podem furar o seu planejamento! É importante improvisar e falar sobre algo que está acontecendo no momento é importante para o seu público.

A ideia é planejar suas postagens para conseguir a consistência que tanto falamos, mas ter a liberdade criativa para deixar o seu negócio o mais natural possível. 

6- Medir e otimizar sua criação de conteúdo para empresas

Nesse último passo precisamos analisar todo o trabalho feito anteriormente, quais foram os conteúdos que tiveram mais engajamento, os seguidores mais ativos, os horários mais adequados para publicação. Com isso você entenderá melhor o funcionamento do seu perfil e repetirá o que funciona e deixará de fazer o que não funciona. 

Alguns apps permitem acesso à essas informações:

http://iconosquare.com 

http://sympymeasured.com/freebies/instagram-analytics

http://picstats.com 

– Instrack for Instagram 

Colocando em prática todos os ensinamentos passados através deste post para criação de conteúdo para empresas e analisando os resultados do seu Instagram, temos certeza que você está preparado para uma nova vida jornada no seu negócio online.

CONCLUSÃO 

Criação de conteúdo para empresas é sempre um desafio para a grande maioria das pessoas. Num ambiente altamente competitivo é importante que sua empresa esteja atenta a essa forma de geração de leads. O bom conteúdo além de gerar leads, cria credibilidade e posicionamento.

Esperamos que essas orientações que te passamos nesse post possa te ajudar nessa caminhada. 

Através da criação de conteúdo e do inbound marketing você será capaz de gerar mais atenção para suas ofertas e seus negócios, realizar mais vendas e com isso ter mais prosperidade em seus negócios. Deixa seu comentário aqui abaixo.

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