Já parou para se perguntar se o seu funcionário é realmente engajado? Consegue notar o quanto isso pode interferir diretamente na prospecção e alcance dos clientes? Neste artigo, você aprenderá um pouco mais sobre a importância de engajamento da sua equipe e como isso só renderá bons frutos para sua empresa.
Segundo pesquisas, apenas 28% dos trabalhadores brasileiros estão engajados. Essa taxa está abaixo do engajamento mundial que chega a 35%. Isso demonstra como os funcionários brasileiros não se identificam com os propósitos organizacionais e partem para a busca de outro emprego.
Se buscarmos diretamente o significado de engajamento, encontramos definições de “ato ou efeito de engajar, de participar colaborando com alguma coisa” e “busca de membros ou de pessoas interessadas em partilhar uma causa”. Indo de encontro à palavra ao pé da letra, seus colaboradores devem se envolver e possuírem atitudes que visam se encaixar nos objetivos da organização e se identificar com os propósitos, prezando sempre pelo comprometimento emocional e intelectual do mesmo com o desejo de atingir metas e objetivos.
Funcionário satisfeito X Funcionário engajado
Quando temos um funcionário satisfeito, ele mostrará estar contente com seu trabalho desempenhado e com o que a empresa oferece. Já o colaborador engajado também terá essas características, porém ele irá se comprometer para ajudar a empresa a atingir metas e será totalmente investido em seu trabalho, buscando tomar a iniciativa e produzir resultados extraordinários.
Funcionário feliz X Funcionário engajado
Já quando estamos tratando de um funcionário feliz, precisamos lembrar que não é por que ele é feliz que ele é um colaborador engajado. A felicidade é um estado de espírito que é entendido de maneira diferente para qualquer pessoa e pode ser passageiro. Desta forma, se seus funcionários gostarem do trabalho não significará necessariamente que eles estão trabalhando duro e se envolvendo no andamento de processos.
O funcionário engajado, na maioria das vezes, estará feliz com seu trabalho. Manter o sentimento de felicidade e cooperação só trará benefícios para o engajamento.
Como um funcionário engajado implica na satisfação do cliente?
Após definir conceitos e diferenciações, é importante relembrar como este funcionário engajado irá implicar diretamente na satisfação do cliente e no endomarketing.
Quando falamos que clientes é o sinônimo para colaborador engajado, discutimos a importância de investir no engajamento dentro da organização para que isso chegue fora, ou seja, quando temos funcionários engajados, empenhados em suas funções e no alcance de objetivos organizacionais, o cliente tem muito mais satisfação com seu produto/serviço e no atendimento.
DICA DE LEITURA MEETS: Conheça também as 6 formas de medir o nível de satisfação do cliente, texto disponível no Blog do Meets!
Segundo pesquisas realizadas, empresas com colaboradores engajados superam o desempenho de suas concorrentes com os clientes em até 147%. Outrossim, entre as organizações que foram avaliadas, o fator de excelência em experiência do cliente conta com 1,5 vez mais funcionários engajados.
Dessa maneira, quando ocorrer o engajamento de funcionários da sua empresa, você observará um aumento na satisfação dos clientes, redução da taxa de turnover, diminuição do absenteísmo e melhora das vendas e serviços.
Como ter funcionários engajados?
Para ter colaboradores engajados, indicamos algumas dicas práticas para serem utilizadas e aplicadas em sua organização. Confira abaixo.
1. Trabalhe a comunicação interna
Inicialmente, como já citamos acima e no nosso artigo de endomarketing, será de extrema importância investir na comunicação interna da sua organização.
Com ela, sua equipe de colaboradores estará motivada, integrada nas diferentes áreas, agirá como grupo, estará em um clima favorável e passará uma imagem forte. Ademais, suas vendas serão impulsionadas, haverá um cumprimento de metas, um direcionamento de ações, priorização de decisões e abertura comunicacional.
Ela será ainda mais essencial para diminuir os boatos e as fofocas, amenizando também os efeitos de uma crise.
Para aplicar uma comunicação interna positiva, indicamos a criação de um planejamento estratégico interno. Nele, deverá constar ações para aumentar o alinhamento dos colaboradores com a organização, seus valores e sua missão. Também será necessário na apresentação do plano ações que incentivem a comunicação clara e acessível e que utilize diferentes canais para a comunicação.
É significativo promover eventos de relacionamento e comemorações para reconhecimento do colaborador e do seu trabalho.
2. Promova o crescimento pessoal
Buscando otimizar o desempenho para além do profissional, promova o crescimento pessoal dos seus funcionários. Dessa maneira, o esgotamento do funcionário pelo trabalho não será um problema, visto que, haverá um equilíbrio entre o crescimento pessoal e o profissional.
Crie um ambiente de trabalho positivo que proporcione esse equilíbrio e inclua facilidades como o trabalho flexível e a licença parental, por exemplo. Com isso, você aumenta o compromisso emocional dos funcionários com o trabalho e faz com que os mesmos sintam-se entusiasmados e valorizados.
Crie também um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e ajude seus colaboradores a crescerem em conjunto com sua organização. Para isso, busque, aliado ao colaborador, criar objetivos e estratégias, avaliar os pontos fortes e fracos para estimular e desenvolver as habilidades do funcionário.
3. Ouça os colaboradores
Nesse ponto, indicamos que você escute sempre os seus colaboradores. Eles farão parte do público interno da sua empresa e alguns – especialmente da área de vendas e atendimento – entrará em contato diariamente com as leads e clientes.
Desta maneira, escute-os sobre o que eles têm a falar sobre mudanças internas, como a comunicação, por exemplo, e sobre as mudanças externas, passadas pelos clientes e que também devem ser levadas em consideração. Com isso, o fluxo interno e o fluxo externo entram em harmonia, levando benefícios aos funcionários e clientes que terão opiniões e sugestões valorizadas naquela empresa.
DICA DE LEITURA MEETS: Saiba quais são as 7 estratégias para ter mais foco no cliente que você precisa conhecer!
4. Promova a capacitação e o aprendizado
É imprescindível lembrar de promover a capacitação e aprendizado dos seus colaboradores. Por essa razão, incentive a participação nos workshops, palestras, imersões e busque disponibilizar materiais ricos para o conhecimento profissionalizante dos trabalhadores.
Através dessa prática, você valoriza seu funcionário e contribui para o aprendizado de novas tecnologias, ferramentas ou atividades que auxiliam na formação de profissionais mais completos e capacitados.
5. Ofereça um ambiente de trabalho estimulante
Oferecer um ambiente de trabalho estimulante e adequado será fundamental para trazer sentimentos bons e relações saudáveis. Para isso, deixe que seus colaboradores conte com um suporte emocional e estrutural para aliviar tensões e excessos.
Lembre-se sempre de estabelecer metas alcançáveis para grupos, de maneira semanal ou mensal, não sobrecarregando-os ou desgastando-os.
6. Fortaleça o trabalho em equipe e a integração entre áreas
O fortalecimento do trabalho em equipe e a integração entre as áreas da sua empresa também faz-se necessário para manter o funcionário engajado.
Para realizar estas ações conjuntas, construa metas para a equipe e busque definir o trabalho de cada responsável, podendo contar sempre com algum parceiro. Integre as áreas em momentos de descontração e relaxamento para construir relacionamentos sólidos e alavancar a experiência do colaborador.
7. Disponibilize ferramentas que facilitam o trabalho
Por fim, não deixe de disponibilizar ferramentas que facilitem o trabalho e o dia a dia do seu colaborador. Sua equipe de vendas e atendimento, por exemplo, pode estar conectada a sistemas confusos que não motivam o trabalho ou geram mais gasto de tempo com processos manuais e não automatizados.
O Meets, um CRM acessível e facilitado, auxiliará a gestão dos clientes e leads, automatizando ações e contribuindo para o funcionamento das equipes do financeiro, marketing, vendas, atendimento e suporte. O CRM é a ferramenta de vendas necessária para alavancar seu faturamento, centralizar o acesso a informações e alcançar um atendimento eficiente.
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