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Ferramentas de vendas que todo vendedor deve usar

Está preocupado em vender mais? Que tal aplicar ferramentas de vendas que possuem importância no seu dia a dia e irão alavancar seu faturamento? Se ficou curioso, continue acompanhando esse post que o Meets preparou para você!

Inicialmente, é válido salientar que ferramentas permitem que pessoas façam mais com menos. Seguindo essa linha de pensamento, vimos que ferramentas de vendas permitem que vendedores vendam e se relacionem melhor com o seu mercado.

DICA DE LEITURA MEETS: Confira mais sobre o que é ser um vendedor de sucesso, artigo disponível aqui no Meets.

Ao longo da história, as pessoas utilizam ferramentas para auxiliar nas diversas formas de trabalho diferentes. Isso aconteceu no passado, quando o homem começou a desenvolvê-las para aumentar a sua força de trabalho, porém elas ainda conseguem desempenhar um papel importante no presente.

Sabemos que ferramentas possibilitam vantagens competitivas. Com isso, utilizá-las permitirá que você seja mais forte, mais preparado, mais esperto e mais eficiente que o seu concorrente, atribuindo-lhe um certo “poder”. Por essa razão, usar ferramentas de vendas permite que você não apenas venda mais, mas se diferencie de maneira inovadora da concorrência.

Atualmente, as tecnologias e as ferramentas disponíveis são diversas. É impossível, seja para um vendedor, um gestor comercial, ou qualquer outro profissional, mesmo fora da área de vendas, dominar todas as tecnologias existentes e transformá-las em ferramentas.

Para isso, você não precisa ser um vendedor exterminador do futuro, aquele que é confundido com uma máquina por conta das inúmeras ferramentas que usa. Basta apenas saber utilizar as ferramentas essenciais para os seus resultados e dominá-las para ter um desempenho satisfatório.

Por conta disso, escolhemos algumas ferramentas que darão vantagens a você como vendedor em um mercado altamente competitivo.

1. CRM

Uma ferramenta de CRM, do inglês Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Clientes, na tradução para o português, irá melhorar a maneira como você se conecta, se comunica interna e externamente, além de auxiliar na venda dos seus clientes. O Meets, por exemplo, é um CRM que auxilia no aumento das suas vendas, na conquista de uma oportunidade, no entendimento das necessidades/dores do seu consumidor e em outros serviços.

Para isso, você precisa de uma ferramenta de vendas que lhe dê acesso a informações de contatos importantes, mas ainda mais, que possa ajudar a acessar o que realmente importa para influenciar e conhecer os clientes.

Para exemplificarmos, vamos dizer que você tenha uma reunião com um cliente hoje à tarde. Para isso, iniciou-se uma conversa com ele no início do ano, porém sua empresa não estava pronta para avançar. Nesse momento, vocês encontram-se prontos e foi solicitada uma reunião. Para tal fim, é necessário saber o que ele lhe disse no início do ano.

A partir daí, o CRM com sua aplicação de armazenamento de dados e históricos conseguirá saber das informações e até mesmo entender mais dessa persona, como idade, sexo, área de atuação e outros pontos. Com essas informações em mãos, você será capaz de utilizá-las para criar uma aproximação ou na criação de uma estratégia mais específica baseada nos históricos e interesses da sua persona.

Graças a ferramenta de CRM, você conseguirá ter acesso a essas informações de forma rápida e segura.

CRM como ferramenta de vendas. Meets.
CRM como ferramenta de vendas. Reprodução: www.freepik.com

2. Ferramentas de vídeo

Vivemos em um mundo visual. Hoje, o YouTube é um buscador, e não mais um serviço de hospedagens de vídeo, como era há 15 anos atrás.

A possibilidade de criar vídeos rápidos para se comunicar com potenciais clientes e clientes atuais é uma realidade nos dias de hoje. Vídeos tutoriais, vídeos demonstrativos e outros vídeos podem facilitar e aproximar você de seus clientes.

Para isso, investimos em comunicação externa com uma personalização da marca, criando uma conexão mais humana e real, objetivando a influência e o processo de compra. Geralmente, um vídeo rápido, que pode ser gravado no seu próprio smartphone e enviado para o YouTube pode ser uma ferramenta poderosa de troca entre você e seu cliente.

Mas quando devo utilizar? Indicamos no momento em que você precisará reproduzir um mesmo vídeo repetidas vezes. Por exemplo, na apresentação de sua empresa ou do produto, ele já estará salvo e pronto para ser reproduzido quantas vezes for necessário. Sugerimos também deixar o vídeo como “não listado”, dessa forma, as pessoas que receberam o link específico conseguirão obter acesso.

3. Evernote

Você certamente já ouviu falar da utilização benéfica do Evernote, caso contrário, indicamos que repense sua decisão.

Para quem não conhece ou nunca ouviu falar, o Evernote é uma plataforma que mantém suas informações armazenadas, suas notas sincronizadas, anexa textos, imagens e PDFs, além de adicionar prazos e lembretes. Você pode, por exemplo, gravar uma reunião, fazer notas de áudio após uma conversa com o cliente para poder brifar seu pessoal ou até mesmo anotar insights importantes.

O Evernote é o aplicativo que o seu cérebro precisa para lembrar do que é importante no seu dia a dia de vendas.

4. Internet de qualidade

Ter a capacidade de acessar uma internet de qualidade é algo imprescindível para um vendedor.

Hoje, mais do que em qualquer outro momento, a internet é a ferramenta de vendas que garante a proximidade entre um vendedor e seus clientes, ou entre um vendedor e sua equipe. Em se falando de Brasil, internet de qualidade e velocidade pode ser uma questão mais complicada, não é mesmo?! Porém, mesmo com essas complicações em nosso país, é necessário garantir uma boa internet para atender bem e realizar suas tarefas conectado.

Por isso, um bom plano 4G também faz-se necessário. Muitas vezes, o serviço de uma operadora não é suficiente, sendo requerida uma redundância. Sabemos bem que as operadoras de telefonia e internet conseguem conexão em determinados lugares, porém falham em outros.

Ademais, lembre-se também que o seu smartphone é uma ferramenta. Por essa razão, ela precisa estar bem municiada.

Internet como ferramenta de vendas.  Meets
Internet como ferramenta de vendas. Reprodução: www.freepik.com

5. Baterias de reserva

Essa é uma ferramenta de vendas complementar ao item acima. Juntos, elas equipam uma das principais ferramentas de um vendedor contemporâneo.

Nós sabemos que a sua bateria do telefone e/ou laptop vai acabar em algum momento, na maioria das vezes, isso ocorre quando não deveria. Para evitar essa situação que só atrapalha sua rotina de vendas, carregue consigo baterias extras (sim, no plural), para permitir que você esteja online enquanto os outros não estão.

Já que falamos sobre bateria, vamos dar uma dica especial para que você cultive novos relacionamentos. Uma das coisas mais legais que você pode fazer, seja em uma reunião, em um evento, ou qualquer coisa do tipo é emprestar seu carregador portátil (ou power bank), quando ver que o telefone de alguém ao seu lado morreu.

Acredite, isso vai fazer com que você tenha um amigo pro resto da sua vida. E, obviamente, essa é uma maneira de se conectar com as pessoas.

6. Ferramentas de conexão com cliente

Analise quais ferramentas você e a sua rotina requerem exclusivamente para que você esteja conectado com seus clientes. Isso pode significar um telefone extra, teclados para digitação em smartphones e tablets e tudo que for necessário para dar a sensação de estar sempre – ou quase sempre – online.

Esteja sempre preparado e faça o que precisa ser feito. Seus clientes e os potenciais, vão agradecer.

7. Aprenda rápido

Uma das habilidades mais importantes que você pode adquirir em um mundo em rápida mudança é a capacidade de aprender rapidamente.

Nós falamos um pouco sobre isso no texto “Aprenda a vender todo o dia: aperfeiçoe suas habilidades”. Isso significa ler rápido, entender rápido e possuir uma boa capacidade de memorização. Outra habilidade crítica é aprender a ler as pessoas rapidamente.

Para esse fim, descubra o que as pessoas gostam e o que não gostam, além de combinar isso ao seu estilo, sendo visto como um recurso por essas pessoas.

8. Google Drive

Atualmente, utiliza-se também o Google Drive. O software do Google é responsável por armazenamento e sincronização de arquivos, integrando com outras ferramentas e aplicando a tecnologia de IA (Inteligência Artificial). Ademais, eles garantem que seu conteúdo esteja seguro e criptografado.

Você está pronto para implementar essas ferramentas de vendas no seu dia a dia?

Estas são algumas ferramentas de vendas que podem ajudá-lo a obter uma vantagem competitiva e se aproximar dos seus clientes e potenciais clientes.

Lembre-se, um vendedor próximo sempre será mais lembrado do que um vendedor distante. Ao mostrar uma conexão humana com seus prospects, você vai causar uma boa impressão e terá a oportunidade de levar o relacionamento para um novo nível. Com isso, chegará nos resultados esperados.

Agora que você já conhece novas ferramentas para aumentar o seu desempenho, sugerimos que comece a implantá-las de maneira modular. Para isso, inicie o uso contínuo de uma ferramenta e só passe para a próxima quando isso se tornar hábito. Dessa forma, você consegue mensurar realmente o impacto de cada uma delas no seu dia a dia e no seu resultado de vendas.

Outrossim, sugerimos que você aplique o Meets. Um CRM descomplicado, de bom armazenamento e históricos, com boas integrações e um excelente funil de vendas. Não vale a pena investir e não obter um retorno positivo, não é mesmo? Então conte agora mesmo com o Meets para mudar esse cenário, faça um teste grátis da nossa ferramenta ou converse com os nossos colaboradores.

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