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Você sabe o que é a inteligência em vendas? Sabe como utilizá-la a seu favor e aumentar seu faturamento? Aprenda agora como usar a inteligência para planejar suas estratégias, analisar seus dados e mensurar resultados.
A inteligência em vendas é essencial para qualquer organização. A partir dela, as empresas criam estratégias, práticas, técnicas e planejamentos que otimizam o trabalho do time de vendas e aumentam o crescimento do negócio. A tecnologia será uma aliada na coleta, integração e análise de dados e informações que ajudem a empresa a vender mais. Dessa maneira, haverá também uma facilidade de compreensão e personalização de abordagem para o público-alvo.
Algumas plataformas, como o CRM (Customer Relationship Management), ajudam no cruzamento de dados para reconhecimento do perfil ideal do consumidor (ICP) e geração das leads.
DICA DE LEITURA MEETS: Conheça mais sobre os tipos de dados que são tratados e cruzados por uma plataforma de CRM, texto disponível no Blog do Meets!
Quais as vantagens da inteligência de vendas?
A inteligência em vendas traz diversas vantagens para sua organização, são elas:
- Manter um banco de informações e dados sobre as leads e clientes;
- Reduzir o custo de aquisição por clientes (CAC);
- Mais assertividade e agilidade na tomada de decisões;
- Aumentar a produtividade da sua equipe comercial;
- Melhorar o acompanhamento do funil de vendas;
- Gerar mais valor para o cliente;
- Melhorar os resultados.
![Vantagens da inteligência em vendas. Meets.](https://blog.meets.com.br/wp-content/uploads/2022/03/vantagens-da-inteligencia-em-vendas.jpg)
O que fazer, na prática, com a inteligência de vendas?
Para implementar a inteligência de vendas no seu negócio e utilizá-lo no seu dia a dia, indicamos iniciar um planejamento estratégico baseado em 5 etapas. São elas:
- Planejamento;
- Metas S.M.A.R.T.;
- Análise de dados;
- Avaliação de dados;
- Consolidação e divulgação.
1. Planejamento
Inicialmente, esse será o ponto introdutório para determinar quais as estratégias necessárias para aumentar a conversão e resolver problemas internos e externos. Observe o andamento das leads qualificadas, quais suas dores, se seu produto/serviço atende a necessidade do prospect e se o ciclo de vendas está bem determinado.
Feito isso, identifique como irá resolver os problemas listados no planejamento e os desafios que serão enfrentados por você e sua equipe. Em seguida, determine os responsáveis por cada ação e coloque a “mão na massa”.
2. Definição de metas S.M.A.R.T.
As metas S.M.A.R.T. é uma metodologia eficiente para criação de metas inteligentes. No próprio planejamento, sua empresa já pode definir seus objetivos estratégicos: S (specific ou específica), M (measurable ou mensurável), A (attainable ou atingível), R (relevant ou relevante) e T (time base ou temporal).
O “S” traz a importância de realizar a avaliação para que os objetivos propostos sejam alcançados a partir de metas claras e específicas. Para esse ponto, indica-se realizar um autoquestionamento sobre o que pretende alcançar com essa meta, quem serão os responsáveis e como conquistá-la.
O “M” já nos remete à base de dados mensurável. Ela avalia o tempo e o dinheiro investido e acompanha o desempenho, contando com avaliações dos KPIs. O “A” irá determinar que uma meta seja atingível, não algo simplesmente “jogado” ou inalcançável.
A letra “R” na sigla determina a relevância das metas para os gestores e a equipe. Essa parte da metodologia será importante para que não haja desânimo e desinteresse da equipe, apostando na designação de determinado funcionário para cada atividade específica e fortalecendo o espírito de equipe.
Por fim, a letra “T” estabelece um tempo ou um prazo para a realização daquela meta. Nesse último ponto, faz-se necessário o período de estabelecimento da meta para que a mesma não fique indefinida.
3. Análise de dados e métricas
Para essa segunda prática, faz-se necessário analisar os dados presentes no seu banco. Os dados gerados pela interação do público com a empresa, as pesquisas sobre seu nicho de mercado, a satisfação do cliente e a taxa de conversão mostram-se essenciais para a coleta, principalmente para auxiliar a equipe de marketing.
As métricas estabelecidas também são levadas em consideração neste segundo tópico, pois, serão a partir delas que sua organização prepara estratégias de marketing mais objetivas e analisa o desempenho, por exemplo.
4. Avaliação de dados
Após analisar os dados, avalie-os. Esse passo será necessário para o gestor avaliar os dados coletados, entender quais são relevantes e extrair informações de valor que melhorem as vendas. A partir daí, ele já poderá criar metas S.M.A.R.T para atingir determinados resultados esperados e mapear as oportunidades.
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Possíveis riscos ou falhas também devem aparecer na avaliação de dados para criação de possíveis caminhos caso uma estratégia não vá bem. Por isso, sempre tenha uma carta na manga e esteja preparado para colocar segundas ideias que possam substituir uma primeira que não deu muito certo.
5. Consolidação e divulgação
Como último ponto, destacamos a consolidação das estratégias e divulgação interna. Após a consolidação das estratégias, apresente gráficos e relatórios que demonstre os resultados aos seus colaboradores.
Utilize ferramentas necessárias para comunicação interna e para aplicação das estratégias na comunicação externa, alcançando o seu público ideal em um momento ideal. O uso do Facebook Marketing, por exemplo, para acompanhamento de métricas e relatórios pode ser indispensável para comunicação efetiva e captação das leads.
DICA DE LEITURA MEETS: Que tal aprender a gerar e captar as melhores leads B2C? Conheça mais sobre este modelo de negócio e quais as alternativas que podem te ajudar!
Através dessas táticas e práticas, você conseguirá converter as leads em vendas e aumentar sua receita. Além, é claro, de diminuir seu CAC e gerar conhecimento e valor para seu consumidor final.
Como usar a inteligência de vendas a seu favor
Para a utilização esperada da inteligência de vendas e retorno ao seu favor, temos algumas dicas que demonstram a importância desse processo de vendas inteligente.
O uso de um CRM
O uso de um CRM é indispensável para sua inteligência e pode ser seu aliado para diversos serviços na sua empresa. Com ele, sua organização cria funis de vendas personalizados e compreende cada estágio em que a lead se encontra, tem a disponibilidade de um sistema em nuvem que pode ser acessado por computadores ou smartphones, além da integração facilitada com outras ferramentas de automação, como a de marketing, por exemplo. O software ainda registra os motivos de perda, cria gatilhos inteligentes, disponibiliza relatórios personalizados e calcula automaticamente o ROI (Retorno Sobre o Investimento) e o ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade).
O Meets, um CRM acessível e estruturado, pode ser a plataforma que sua empresa procura para dar adeus às planilhas de vendas e conquistar ainda mais clientes.
A aplicação da venda consultiva
Você deve usar a metodologia da venda consultiva a seu favor na inteligência de vendas. Para isso, compreenda mais das estratégias e transforme seus vendedores em consultores da sua marca.
Com a venda consultiva, o vendedor trabalha em conjunto com o cliente, prestando consultoria e fazendo perguntas de necessidade, avaliando desafios e a viabilidade da negociação. Ela poderá ser adotada para essencialmente todos os tipos de negociações, desde negociações simples à mais complexas, entre empresas ou que tenham valores elevados, como por exemplo na indústria.
Dessa maneira, consultores terão como papel identificar tanto problemas quanto quaisquer oportunidades de implantar melhorias. A venda consultiva se diferencia de outras metodologias pois têm como foco a solução – o valor agregado para o cliente, ou seja, um bom custo-benefício.
Ela é um ponto chave na inteligência de vendas para personalizar negociações, diminuir as objeções de vendas, agilizar o seu processo de vendas, melhorar seu Net Promoter Score (NPS) e alavancar vendas.
![Venda consultiva na inteligência de vendas. Meets.](https://blog.meets.com.br/wp-content/uploads/2022/03/venda-consultiva-na-inteligencia-de-vendas.jpg)
Pronto para usar a inteligência de vendas na sua organização e atingir resultados?
Está preparado(a) para utilizar a inteligência de vendas a seu favor e atingir os resultados planejados? Então não perca mais tempo, inicie seu planejamento com sua equipe, trace estratégias assertivas, defina metas S.M.A.R.T, analise dados e divulgue resultados.
Outrossim, não se esqueça de acompanhar as métricas de perto e avaliá-las. Lembre-se sempre que tempo é dinheiro, então procure realizar as atividades com foco e relembrando as táticas da venda consultiva.
Um CRM será seu aliado para realizar a inteligência de vendas. Com o Meets, um software de CRM facilitado e acessível, você conhecerá as diversas integrações disponíveis no “iphone do CRM” como somos conhecidos. Ademais, sua empresa poderá contar com uma central de atendimento e vendas integrada com o WhatsApp e aplicada a um número para vários atendentes.
O Meets mudará a perspectiva comercial da sua marca e facilitará o dia a dia dos seus colaboradores. A comunicação também fluirá mais facilmente, já que todos obterão acesso personalizado aos dados e informações da lead, oferecendo um atendimento assertivo de acordo com a etapa do funil de vendas ou de atendimento.
Sua empresa não está com notoriedade no nicho em que atua? Sua marca não consegue atingir os resultados e metas desejados? Não possui automações que facilitariam o dia a dia da sua equipe e pouparia atividades que demandam mais tempo do seu time comercial?
Então está na hora de conhecer o Meets e transformar sua organização. Faça agora mesmo um teste gratuito da nossa plataforma ou, se preferir, solicite uma demonstração com nossos consultores. Não deixe de comentar abaixo e siga nossos perfis nas redes sociais.
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