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Inteligência de vendas: saiba o que fazer e como usar a seu favor

Você sabe o que é a inteligência em vendas? Sabe como utilizá-la a seu favor e aumentar seu faturamento? Aprenda agora como usar a inteligência para planejar suas estratégias, analisar seus dados e mensurar resultados.

A inteligência em vendas é essencial para qualquer organização. A partir dela, as empresas criam estratégias, práticas, técnicas e planejamentos que otimizam o trabalho do time de vendas e aumentam o crescimento do negócio. A tecnologia será uma aliada na coleta, integração e análise de dados e informações que ajudem a empresa a vender mais. Dessa maneira, haverá também uma facilidade de compreensão e personalização de abordagem para o público-alvo.

Algumas plataformas, como o CRM (Customer Relationship Management), ajudam no cruzamento de dados para reconhecimento do perfil ideal do consumidor (ICP) e geração das leads.

DICA DE LEITURA MEETS: Conheça mais sobre os tipos de dados que são tratados e cruzados por uma plataforma de CRM, texto disponível no Blog do Meets!

Quais as vantagens da inteligência de vendas?

A inteligência em vendas traz diversas vantagens para sua organização, são elas:

  • Manter um banco de informações e dados sobre as leads e clientes;
  • Reduzir o custo de aquisição por clientes (CAC);
  • Mais assertividade e agilidade na tomada de decisões;
  • Aumentar a produtividade da sua equipe comercial;
  • Melhorar o acompanhamento do funil de vendas;
  • Gerar mais valor para o cliente;
  • Melhorar os resultados.
Vantagens da inteligência em vendas. Meets.
Vantagens da inteligência em vendas. Reprodução: www.pexels.com

O que fazer, na prática, com a inteligência de vendas? 

Para implementar a inteligência de vendas no seu negócio e utilizá-lo no seu dia a dia, indicamos iniciar um planejamento estratégico baseado em 5 etapas. São elas:

  1. Planejamento;
  2. Metas S.M.A.R.T.;
  3. Análise de dados;
  4. Avaliação de dados;
  5. Consolidação e divulgação.

1. Planejamento

Inicialmente, esse será o ponto introdutório para determinar quais as estratégias necessárias para aumentar a conversão e resolver problemas internos e externos. Observe o andamento das leads qualificadas, quais suas dores, se seu produto/serviço atende a necessidade do prospect e se o ciclo de vendas está bem determinado.

Feito isso, identifique como irá resolver os problemas listados no planejamento e os desafios que serão enfrentados por você e sua equipe. Em seguida, determine os responsáveis por cada ação e coloque a “mão na massa”.

2. Definição de metas S.M.A.R.T.

As metas S.M.A.R.T. é uma metodologia eficiente para criação de metas inteligentes. No próprio planejamento, sua empresa já pode definir seus objetivos estratégicos: S (specific ou específica), M (measurable ou mensurável), A (attainable ou atingível), R (relevant ou relevante) e T (time base ou temporal).

O “S” traz a importância de realizar a avaliação para que os objetivos propostos sejam alcançados a partir de metas claras e específicas. Para esse ponto, indica-se realizar um autoquestionamento sobre o que pretende alcançar com essa meta, quem serão os responsáveis e como conquistá-la.

O “M” já nos remete à base de dados mensurável. Ela avalia o tempo e o dinheiro investido e acompanha o desempenho, contando com avaliações dos KPIs. O “A” irá determinar que uma meta seja atingível, não algo simplesmente “jogado” ou inalcançável.

A letra “R” na sigla determina a relevância das metas para os gestores e a equipe. Essa parte da metodologia será importante para que não haja desânimo e desinteresse da equipe, apostando na designação de determinado funcionário para cada atividade específica e fortalecendo o espírito de equipe.

Por fim, a letra “T” estabelece um tempo ou um prazo para a realização daquela meta. Nesse último ponto, faz-se necessário o período de estabelecimento da meta para que a mesma não fique indefinida.

3. Análise de dados e métricas

Para essa segunda prática, faz-se necessário analisar os dados presentes no seu banco. Os dados gerados pela interação do público com a empresa, as pesquisas sobre seu nicho de mercado, a satisfação do cliente e a taxa de conversão mostram-se essenciais para a coleta, principalmente para auxiliar a equipe de marketing.

As métricas estabelecidas também são levadas em consideração neste segundo tópico, pois, serão a partir delas que sua organização prepara estratégias de marketing mais objetivas e analisa o desempenho, por exemplo.

4. Avaliação de dados

Após analisar os dados, avalie-os. Esse passo será necessário para o gestor avaliar os dados coletados, entender quais são relevantes e extrair informações de valor que melhorem as vendas. A partir daí, ele já poderá criar metas S.M.A.R.T para atingir determinados resultados esperados e mapear as oportunidades.

Possíveis riscos ou falhas também devem aparecer na avaliação de dados para criação de possíveis caminhos caso uma estratégia não vá bem. Por isso, sempre tenha uma carta na manga e esteja preparado para colocar segundas ideias que possam substituir uma primeira que não deu muito certo.

5. Consolidação e divulgação

Como último ponto, destacamos a consolidação das estratégias e divulgação interna. Após a consolidação das estratégias, apresente gráficos e relatórios que demonstre os resultados aos seus colaboradores.

Utilize ferramentas necessárias para comunicação interna e para aplicação das estratégias na comunicação externa, alcançando o seu público ideal em um momento ideal. O uso do Facebook Marketing, por exemplo, para acompanhamento de métricas e relatórios pode ser indispensável para comunicação efetiva e captação das leads.

DICA DE LEITURA MEETS: Que tal aprender a gerar e captar as melhores leads B2C? Conheça mais sobre este modelo de negócio e quais as alternativas que podem te ajudar!

Através dessas táticas e práticas, você conseguirá converter as leads em vendas e aumentar sua receita. Além, é claro, de diminuir seu CAC e gerar conhecimento e valor para seu consumidor final.

Como usar a inteligência de vendas a seu favor

Para a utilização esperada da inteligência de vendas e retorno ao seu favor, temos algumas dicas que demonstram a importância desse processo de vendas inteligente.

O uso de um CRM

O uso de um CRM é indispensável para sua inteligência e pode ser seu aliado para diversos serviços na sua empresa. Com ele, sua organização cria funis de vendas personalizados e compreende cada estágio em que a lead se encontra, tem a disponibilidade de um sistema em nuvem que pode ser acessado por computadores ou smartphones, além da integração facilitada com outras ferramentas de automação, como a de marketing, por exemplo. O software ainda registra os motivos de perda, cria gatilhos inteligentes, disponibiliza relatórios personalizados e calcula automaticamente o ROI (Retorno Sobre o Investimento) e o ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade). 

O Meets, um CRM acessível e estruturado, pode ser a plataforma que sua empresa procura para dar adeus às planilhas de vendas e conquistar ainda mais clientes.

A aplicação da venda consultiva

Você deve usar a metodologia da venda consultiva a seu favor na inteligência de vendas. Para isso, compreenda mais das estratégias e transforme seus vendedores em consultores da sua marca.

Com a venda consultiva, o vendedor trabalha em conjunto com o cliente, prestando consultoria e fazendo perguntas de necessidade, avaliando desafios e a viabilidade da negociação. Ela poderá ser adotada para essencialmente todos os tipos de negociações, desde negociações simples à mais complexas, entre empresas ou que tenham valores elevados, como por exemplo na indústria.

Dessa maneira, consultores terão como papel identificar tanto problemas quanto quaisquer oportunidades de implantar melhorias. A venda consultiva se diferencia de outras metodologias pois têm como foco a solução – o valor agregado para o cliente, ou seja, um bom custo-benefício.

Ela é um ponto chave na inteligência de vendas para personalizar negociações, diminuir as objeções de vendas, agilizar o seu processo de vendas, melhorar seu Net Promoter Score (NPS) e alavancar vendas.

Venda consultiva na inteligência de vendas. Meets.
Venda consultiva na inteligência de vendas. Reprodução: www.freepik.com

Pronto para usar a inteligência de vendas na sua organização e atingir resultados?

Está preparado(a) para utilizar a inteligência de vendas a seu favor e atingir os resultados planejados? Então não perca mais tempo, inicie seu planejamento com sua equipe, trace estratégias assertivas, defina metas S.M.A.R.T, analise dados e divulgue resultados.

Outrossim, não se esqueça de acompanhar as métricas de perto e avaliá-las. Lembre-se sempre que tempo é dinheiro, então procure realizar as atividades com foco e relembrando as táticas da venda consultiva.

Um CRM será seu aliado para realizar a inteligência de vendas. Com o Meets, um software de CRM facilitado e acessível, você conhecerá as diversas integrações disponíveis no “iphone do CRM” como somos conhecidos. Ademais, sua empresa poderá contar com uma central de atendimento e vendas integrada com o WhatsApp e aplicada a um número para vários atendentes.

O Meets mudará a perspectiva comercial da sua marca e facilitará o dia a dia dos seus colaboradores. A comunicação também fluirá mais facilmente, já que todos obterão acesso personalizado aos dados e informações da lead, oferecendo um atendimento assertivo de acordo com a etapa do funil de vendas ou de atendimento.

Sua empresa não está com notoriedade no nicho em que atua? Sua marca não consegue atingir os resultados e metas desejados? Não possui automações que facilitariam o dia a dia da sua equipe e pouparia atividades que demandam mais tempo do seu time comercial?

Então está na hora de conhecer o Meets e transformar sua organização. Faça agora mesmo um teste gratuito da nossa plataforma ou, se preferir, solicite uma demonstração com nossos consultores. Não deixe de comentar abaixo e siga nossos perfis nas redes sociais.

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