Você precisa conhecer os benefícios de um CRM para sua empresa de energia solar
Conheça os benefícios de um CRM para sua empresa de energia solar
Como anda as vendas, a construção de projetos e instalações de sistemas solares ofertados pela sua empresa?
Como está a relação da sua marca com os clientes?
Por falar nestes, você possui controle sobre os dados deles e da sua empresa?
Quando falamos controle, é um controle real e com total segurança!
Como estão as negociações? Qual o ritmo delas na sua empresa? Qual a velocidade delas?
Enfim…são inúmeros questionamentos que você pode realizar para tentar entender a posição e a projeção da sua empresa de energia solar no mercado.
No contexto empresarial brasileiro, hoje, um dos mercados que mais crescem e que apresentam ótimas expectativas para o futuro é o de energia solar.
A venda e instalação de produtos e equipamentos, bem como a venda de projetos, para empresas, casas, comércios, entre outras localidades, encontra-se em um estado de crescente progressão, o que anima as pessoas que se debruçam sobre esse mercado e atraem novos investidores.
Para se ter uma ideia da expressividade desse mercado, atualmente, na dinâmica do Brasil, o nosso país é um dos que mais crescem em todo o mundo no que diz respeito à energia solar.
Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), indicaram que em 2020, mesmo diante da pandemia da COVID-19, o mercado de energia solar teve uma expansão de aproximadamente 70% no país. O Brasil passou, entre 2019 e 2020, da 12ª posição para a 9ª no ranking mundial de instalações de energia solar.
Mas, qual a importância desses dados?
O mercado está em crescimento e com tendência de manter esta crescente. Devido a isto, no segmento se estabeleceu uma intensa concorrência entre as empresas. Neste ritmo, cada vez mais novos investimentos no ramo vem surgindo, tornando a competitividade ainda maior.
Em face desse cenário, se você quer vencer a concorrência e alavancar as suas vendas, é importante que a sua marca se destaque no mercado de energia solar.
Para isso, é essencial estabelecer novas práticas e uma nova cultura dentro da sua empresa, colocando o público no centro das ações e buscando cada vez mais ser assertivo nas ações.
Suas vendas estão estagnadas ou em passos lentos?
Você acha que pode conquistar cada vez mais clientes e se destacar no mercado de energia solar?
Chegou a hora de você investir na sua marca e passar a contar com uma solução que otimize a gestão de clientes e das demais demandas da sua empresa de energia solar.
Se você quer otimizar as práticas dentro da sua empresa, captar ainda mais clientes, ser mais assertivo, alavancar as vendas, este artigo foi feito para VOCÊ!
Com o suporte de um CRM, a sua empresa está pronta para se destacar no mercado.
Quer saber como?
Continue a leitura para aprender sobre os benefícios de um CRM para a sua empresa de energia solar.
Para começo de conversa, mais algumas considerações sobre o mercado de energia solar no Brasil
O mercado de energia solar, no Brasil, apareceu, ainda que de forma incipiente, em 2012. É fato que em anos anteriores já se utilizava sistema energético solar, todavia, foi só em 2012 que a energia solar foi regulamentada através da Resolução Normativa 482. Desse modo, foram pontuadas regras de geração e distribuição da energia, sendo, portanto, o primeiro marco legal no nosso país.
Segundo dados da ABSOLAR, a energia fotovoltaica está dividida em três situações, aqui no Brasil, sendo elas: energia para residências (72,6%), comércios e serviços (17,9%) e fazendas (6,25%), apresentando avanço em todos os setores nos últimos anos.
Ainda conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, em 2020, primeiro ano de pandemia da COVID-19, o mercado de energia solar apresentou um retorno de R$15,9 bilhões, gerando cerca de 100 mil empregos nas áreas de serviços. Desde o começo das instalações e de operação dessa fonte energética aqui no país, o acúmulo de investimentos já alcançou a casa de R$42 bilhões de reais.
Quais as perspectivas para o futuro?
De acordo com ABSOLAR, o setor fotovoltaico promete garantir retornos bastante positivos para a economia brasileira e, consequentemente, para toda a população. A expectativa é de que até 2050, tenhamos um retorno de R$139 bilhões de novos investimentos e cerca de um milhão de novos empregos.
Sendo assim, os benefícios chegam, concomitantemente, diretamente ao bolso dos consumidores e ao meio ambiente, na medida em que o investimento pode trazer uma economia de até R$150 bilhões (em contas) e evitar o despejo de 8,3 milhões de toneladas na produção de dióxido de carbono (CO²), o qual é um dos principais gases poluentes que afeta a atmosfera.
A importância do relacionamento com o cliente para uma melhor projeção da sua marca no mercado de energia solar
Para o sucesso de qualquer empresa, é fundamental que a marca tenha uma boa relação com os clientes. Não obstante, a realidade e a necessidade no mercado de energia é semelhante.
O relacionamento da sua empresa de energia solar com os clientes não deve ser restrito às vendas de produtos, projetos e serviços, nem somente à instalação de painéis.
O relacionamento com o cliente, ou melhor, o bom relacionamento com o cliente faz parte de uma cadeia muito mais ampla, que engloba os processos de pré-venda, venda e pós-venda.
Saiba porque você precisa gerenciar o relacionamento com clientes
Hoje, os clientes estão cada vez mais exigentes. Assim, eles esperam que a sua empresa oferte muito mais do que um produto de qualidade, mas que ofereça um atendimento que passe segurança, conforto e os deixem otimistas e satisfeitos.
Tais sentimentos são responsáveis por criar uma rede muito maior que colocará sua empresa cada vez mais em evidência
Um bom atendimento não é mais apenas uma estratégia de mercado que uma empresa pode utilizar, mas sim um ato obrigatório e necessário para alavancar as vendas.
Quando falamos de atendimento, nos referimos a todos os profissionais que entram em contato com potenciais clientes e clientes ao longo do processo comercial, desde as atendentes por telefone, a equipe de vendas, bem como os responsáveis por realizarem os serviços de instalação e manutenção dos painéis solares. Todo o time deve estar alinhado para a construção de uma boa relação com o público.
Na busca por otimizar o atendimento ao público e gerenciar de modo mais assertivo o relacionamento com os clientes, muitas empresas passaram a adotar o uso de um CRM, como o Meets. A nossa solução em CRM auxilia as empresas a entenderem as necessidades dos consumidores e, assim, facilitar o planejamento e a execução de estratégias focais em todos os setores da empresa.
Além disso, o CRM permite que você acompanhe de forma detalhada todos os contatos realizados com os clientes, o que contribui com a construção de um bom serviço de atendimento.
O Meets dá suporte para a sua empresa de energia solar se destacar no mercado e melhorar os resultados. A nossa solução simplifica e alavanca as suas vendas e torna mais fácil o acompanhamento das atividades da sua organização. Assim, fica mais fácil tomar as decisões e se tornar mais assertivo, o que é de grande importância em um mercado tão competitivo como o de energia solar.
Mas, afinal, o que é CRM?
CRM é uma sigla que se refere ao termo em inglês Customer Relationship Management, que em português significa “Gestão do Relacionamento com o Cliente”.
Portanto, o CRM coloca o público como prioridade das práticas da sua empresa, apresentando um grande potencial para ajudar a sua marca na elaboração de estratégias e na execução de ações mais assertivas.
Em um cenário de mercado de grande concorrência, a exemplo do segmento de energia solar, o uso de um CRM se torna indispensável para as empresas que buscam otimizar e organizar os dados dos clientes e potenciais clientes, além das informações de negociações.
Para isso, um bom CRM, como o Meets, oferece uma variedade de ferramentas que auxiliam a sua equipe a aumentar a produtividade e alavancar os resultados da sua marca no mercado.
Uma das principais virtude de um CRM de qualidade é a centralização de todos os dados em um único lugar, o que permite que você e a sua equipe acesse as informações necessárias com maior facilidade para a tomada de decisões diante das demandas exigidas.
Mais à frente destacamos mais benefícios de um CRM para sua empresa de energia solar. Siga a leitura!
Para que serve um CRM?
Um CRM dispõe de uma série de informações de grande relevância para que a sua marca alcance os objetivos e metas traçadas, conquiste e fidelize cada vez mais clientes, planeje e execute ações mais assertivas de vendas e marketing e gerencie de modo otimizado todas as demandas da empresa.
Tudo isso é possível a partir da alimentação constante de dados de clientes e da empresa por sua equipe que, de modo integrado, permite que o seu time possa utilizá-los na elaboração e execução de estratégias de grande valor.
CRM para sua empresa de energia solar: conheça os benefícios
Para otimizar a gestão da sua empresa de energia solar, é fundamental contar um bom CRM, a exemplo do Meets.
Com o Meets, você tem em mãos condições para gerenciar de maneira mais organizada e sistemática todas as propostas e para administrar as suas equipes, tanto as que trabalhamos no bastidores, quanto aquelas que estão na prática realizando as instalações de painéis e oferecendo serviços/produtos. Além disso, você conta com uma excelente integração das equipes com o marketing, a partir de dados centralizados pelo CRM.
Com essa integração, fica mais fácil se tornar assertivo na captação de clientes, na gestão daqueles que já contam com os seus serviços e nas negociações.
A sua empresa ainda não conta com um CRM?
Você conhece os benefícios de um CRM para melhorar o trabalho da sua equipe, para a gestão de leads e de todos os clientes ativos, para a automação de marketing, bem como para a gestão do seu negócio como um todo?
- Com um CRM você acelera o processo de vendas;
- Otimiza a gestão de leads e clientes;
- Com o Meets CRM, a sua empresa gera propostas automaticamente;
- Você acessa relatórios e indicadores personalizados que auxiliam na tomada de decisões;
- Acompanhar todos os projetos que foram encerrados e que estão em andamento, além daqueles que já estão em pauta.
Conheça os benefícios de um CRM, como o Meets, para a sua marca de energia solar
Com o suporte de um CRM na sua empresa de energia solar, você visualiza com quantos contatos já ocorreram negociações, qual o status e/ou como terminaram, e consegue compreender os melhores caminhos para tratar com o cliente que está resistente e que você precisa convencê-lo que a solução é a ideal para ele é a sua marca.
Ademais, um bom CRM permite que você acompanhe por completo os seus leads, dando condições para que você não perca oportunidades reais de negócios.
Vamos conhecer os benefícios:
Centralização de informações
Com um CRM você reúne todos os dados essenciais e relevantes para o seu negócio e mantém toda a sua equipe alimentada com essas informações. Com o acesso integrado dos dados, você consegue estabelecer um alinhamento entre os times da sua empresa, o que contribui no alcance dos resultados.
Saiba que tipos de dados são tratados e cruzados por uma plataforma de CRM?
Armazenando os dados de modo centralizado em nuvem, todos os colaboradores da sua empresa de energia solar conseguem acesso a eles a partir de diferentes dispositivos para, assim, solucionar problemas, estabelecer novas ações e tomar decisões de forma mais rápida e eficaz.
Com o Meets CRM, a sua empresa fica por dentro de vários pontos dos clientes. Através da nossa solução, você realiza o cadastro do cliente a partir de campos personalizados, realizando a divisão dos perfis de clientes. Para isso, você dispõe de tags e outras ferramentas que otimizam a abordagem do time comercial.
Ganho de produtividade de toda a equipe
Com os dados centralizados, com todo o time da sua empresa alinhado, tendo todas as informações de clientes e de negociações com fácil acesso, possibilitando a tomada de decisão de maneira mais rápida, o aumento da produtividade acontece naturalmente.
Saiba como aumentar a produtividade de sua equipe com um CRM
Auxilia no relacionamento com o cliente e valoriza a sua marca
O CRM coloca o cliente no foco de todos os processos da sua empresa, até porque o cliente é a peça-chave do seu negócio, sem ele, a sua marca não encontra resultados. O CRM otimiza o relacionamento da sua empresa com os clientes, para que você ofereça o melhor atendimento possível.
Com um bom atendimento, a valorização da sua marca é consequência, visto que, hoje, diante de consumidores que estão mais exigentes quando o assunto é o atendimento e agilidade para ter a solução do seu problema o mais rápido possível e a satisfação é um sentimento de grande importância.
Alavanque as suas vendas
Com um CRM que alinha a sua equipe, otimiza os processos, melhora o atendimento, coloca a sua marca em destaque, entre outros pontos, a suas negociações tendem a ter cada vez mais assertividade. Assim, provavelmente, mais pessoas começarão a lhe procurar para saber mais sobre a sua solução e o que diferencia o seu negócios das demais marcas no mercado de energia solar.
Fique por dentro da jornada de compra do cliente
Com o suporte de um CRM, você consegue acompanhar o seu cliente ou potencial cliente ao longo da evolução do funil.
Você sabe qual a importância de mapear a jornada de compra do cliente?
Você pode mapear o prospect e, apesar de o processo ser mais lento comparado ao de empresas de outros nichos, todo o processo de evolução do potencial cliente pode ser acompanhado pelo CRM.
Suporte no pós-venda
Como já falamos, a relação com o cliente não se encerra na venda. Na verdade, o relacionamento com o cliente envolve os processos de pré-venda e venda e pós-venda. Em muitas situações, uma equipe da sua marca é enviada ao local para avaliar a casa, empresa ou qualquer outro estabelecimento para o recebimento das placas solares. Com esse passo executado, você já consegue mapear e definir as estratégias do pós-venda no CRM a partir do que analisou no local.
Desse modo, o procedimento será acompanhado de modo integral, prezando pela boa experiência do público e com um serviço de qualidade.
Conte com uma Central de Atendimento para otimizar o atendimento
Com o CRM do Meets, você conta com uma central de atendimento pelo WhatsApp integrada à solução. Assim sendo, o seu time consegue estabelecer um atendimento mais sólido e otimizado aos clientes, facilitando todos os processos e garantindo maior assertividade nas ações.
Conte com o Meets para alavancar os resultados da sua empresa de energia solar
Como você deve ter percebido, um CRM de qualidade, como o Meets, é indispensável para que a sua marca se destaque no mercado de energia solar, cada dia mais competitivo. O CRM Meets auxilia a sua empresa em diversos aspectos, ajudando na construção de um bom relacionamento com o cliente, mapeando os problemas da sua empresa e os pontos fortes, entre outros aspectos.
Com tudo isso, você pode progredir cada vez mais e se destacar no nicho.
Ainda restam dúvidas em relação à importância de um CRM para o seu negócio? Conheça o Meets e faça o teste.
Ainda não tem uma conta? Comece aqui.
[…] exemplo, vamos supor que a sua marca atua no mercado de energia solar, comercializando painéis […]